A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Drogas?! Para quê??.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Drogas?! Para quê??."— Transcrição da apresentação:

1 Drogas?! Para quê??

2 Criminalidade e Ilegalidade
na Noite

3 Introdução Este tema surgiu da curiosidade dos elementos do grupo acerca dos perigos que a noite oferece. Achámo-lo interessante, uma vez que é um problema que, cada vez mais, abrange os jovens da sociedade actual. É preocupante, deve ser estudado, visto que hoje em dia, diversão nocturna pode ser sinónimo de ameaça, violência, agressividade e insegurança.

4 Objectivos do Trabalho
Conhecer melhor o “Mundo Nocturno”; Sensibilizar a comunidade escolar para os perigos provenientes da noite; Identificar os conhecimentos dos estudantes acerca deste tema; Identificar os meios de intervenção médica no caso de violência ocorridas na noite; Dar a conhecer os perigos das drogas e do álcool;

5 Conhecer as preocupações dos pais quando os filhos saem à noite;
O que para os pais significa a expressão “confiar”; Revelar as possíveis consequências de actos ilegais cometidos pelos jovens; Identificar as principais ilegalidades praticadas pelos adolescentes na noite; Dar a conhecer as entidades que podem disponibilizar apoio aos jovens no caso de consumo de drogas e álcool. Realizar uma campanha de sensibilização contra o consumo de drogas.

6 Definição de Droga… Na linguagem do quotidiano, a palavra droga, tem o significado de coisa má, sem qualidade. Mas a verdade, é que a palavra droga está associada à medicina, que a define como qualquer substância capaz de modificar a função dos organismos vivos, provocando mudanças fisiológicas ou de comportamento.

7 Efeitos da Droga Provoca: Alucinações auditivas e visuais;
Flashback’s; Paranóia; Confusão; Depressão; Ansiedade; Euforia; Despreocupação; Auto-confiança; Desinibição e sociabilidade; Agitação.

8 Álcool Nome Químico: Etanol
O álcool é um líquido incolor produzido a partir de cereais, raízes e frutos. A sua comercialização e consumo são legais. O álcool é consumido por via oral e é um desinibidor e depressor. Após a sua ingestão, começa a circular na corrente sanguínea, afectando todo o organismo, em especial o fígado. Este é a droga mais conhecida e aceite socialmente e não proibida por lei.

9 Efeitos do álcool Efeitos Psicológicos e Físicos: Desinibição;
Euforia; Falsa segurança em si próprio; Agressividade; Relaxamento; Sonolência; Turvação da visão; Descoordenação muscular; Diminuição da capacidade de reacção; Diminuição da capacidade de atenção e compreensão; Períodos de amnésia; Fadiga muscular;

10 Trabalhos Realizados

11 Ao longo do ano…

12 Realizámos: Inquérito; Entrevistas;
Pesquisa e Análise de artigos sobre o nosso tema; Conferências; Artigo para o site da Escola; Barraca informativa com a Dr.ª Mónica do IDT.

13 Realização de Inquéritos e sua análise

14 Destacamos os seguintes dados:
Ao analisarmos o gráfico chegámos à conclusão que 65,2% dos inquiridos entraram pela primeira vez num bar/discoteca entre os anos. A maioria dos inquiridos (79%) respondeu que sim, as pessoas com que foram a um bar/ discoteca tinham idade para entrar. Apenas 14% responderam que não.

15 Ao observarmos o gráfico, concluímos que 72% dos inquiridos nunca ingeriram drogas e 27,7% dos inquiridos já ingeriram drogas. Ao analisarmos o gráfico chegamos á conclusão que 80,5% dos inquiridos tem conhecimento de pessoas que consomem droga.

16 Entrevistas Realizámos ao longo de todo o nosso projecto várias entrevistas, entre elas: no Hospital de Faro, ao Enfermeiro Argel; à PSP, ao Comandante José Leonel; ao IDT, à Dr.ª Mónica; e a alguns pais e algumas mães.

17 Entrevista ao Enfermeiro Argel
Grupo de Área De Projecto – “No Hospital Central de Faro nos serviços de urgências dão entrada, muitos adolescentes vindos da noite? Quais são as principais causas dessa vinda?”

18 Grupo de Área De Projecto - “Dá entrada nos serviços de urgência muitos jovens vítimas de violência em bares ou discotecas? Fazem queixa formal nos serviços policiais?”

19 Grupo de Área De Projecto - “Normalmente os pais ou familiares têm conhecimento do que se passa com o adolescente, que entra nas urgências? Como reagem estes?”

20 Entrevista ao Comandante Leonel, da PSP
Violência… Grupo de Área De Projecto – “É frequente violência em bares, discotecas ou na via pública? E os pedidos de intervenção partem dos gerentes dos bares ou de pessoas que assistem ao acto?”

21 Grupo de Área De Projecto - Quem mais se mete em confusões os jovens ou adultos? Grupo de Área De Projecto - “No geral, como é o perfil do agressor?” Comandante José Leonel, da PSP

22 Droga... Grupo de Área De Projecto - “Recebem muitas chamadas a denunciar posse de droga em bares\discotecas? O que acontece à droga apreendida e a quem é apanhado?”

23 Entrada de menores em bares/discotecas…
Grupo de Área De Projecto -“Se encontrarem um jovem menor de 16 anos num bar ou discoteca, como procedem? Existe alguma multa relativa á entrada destes jovens menores em discotecas? Qual a sua quantia quer para o adolescente, quer para a discoteca?”

24 Entrevista aos Pais “Para si, o que significa confiança?”.
Nela as resposta não foram muito variadas, pois a maioria respondeu-nos que confiar no seu/sua filho(a) é acreditar nele(a), dar-lhe liberdade para que seja ele(a) a decidir as suas acções, embora com limites. “Caso o seu filho o desiludisse, qual a sua reacção?” A esta as resposta foram um pouco mais diversificadas. Uns disseram que seria complicado voltar a confiar, pois ele(a) havia ido contra aquilo que sempre acordaram. Outros por sua vez utilizariam os “castigos” como melhor opção.

25 Pesquisa de artigos e notícias de situações de violência na noite portuguesa e elaboração dos respectivos comentários. Realizámos estas pesquisas com o intuito de sabermos se os meios de comunicação social nos informam dos casos ocorridos durante a noite e também para termos presente alguns casos verídicos no nosso trabalho, de forma a enriquecê-lo Pesquisámos estes artigos em revistas, em jornais e na Internet.

26 Conferência Dr.ª Mónica

27 Realização de um artigo a ser colocado no site da Escola
Ocorreu-nos a ideia de publicar um artigo no site da escola, onde informaríamos, com maior precisão alguns dos perigos que a diversão nocturna pode trazer de forma a “tocar” os alunos. Podem consultar este artigo visitando o site da escola através do endereço: .

28 Palestra com o Subcomissário Brás
A realização de uma palestra destinada aos 12º anos foi outro dos trabalhos pensados e cuja realização ocorrerá no dia 13 de Maio, pelas 10.20h, e será dada por um agente da autoridade. Terá como fim alertar e esclarecer os jovens presentes dos perigos provenientes da noite.

29 “Barraca” sobre as Drogas
No dia 16, será possível aos alunos do 11º ano dirigir-se, pelas 14.30h, a uma “barraca” que contará com a presença da psicóloga Mónica para clarificar algumas ideias e alertar para os perigos que a diversão nocturna traz. Esta será maioritariamente sobre o tema “Drogas?!Não.”

30 Conselhos!!! -- Não experimentem drogas, pois por vezes é no experimentar que tudo começa… -- Diverte-te sem drogas e bebidas alcoólicas. -- Uma noite é bem passada quando no dia seguinte nos lembramos da noite anterior… -- frequentem bares/discotecas de confiança, onde não haja risco de colocarem droga nas vossas bebidas. -- Esqueçam os conflitos…

31 Agradecimentos!!! Professora Eurídice Paula Emídio
Conselho Executivo da Escola Dr.ª Mónica, do IDT Comandante José Leonel Subcomissário Brás Professor Décio Sofia Domingues Professora Dulce Campina E a todo o 12º E

32 Trabalho Realizado por:
Rita Trindade Ana Raquel Tiago Ramos Denise Sousa Nadine Centeio

33 Obrigado!!!


Carregar ppt "Drogas?! Para quê??."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google