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Qualiaids 2010: avaliação dos serviços do SUS que assistem pessoas vivendo com HIV/aids Sistema Qualiaids.

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1 Qualiaids 2010: avaliação dos serviços do SUS que assistem pessoas vivendo com HIV/aids
Sistema Qualiaids

2 EQUIPE QUALIAIDS Maria Ines Battistella Nemes1 Joselita Maria de Magalhães Caraciolo1,2 Cáritas Relva Basso1,2 Maria Teresa Seabra Soares de Britto e Alves3 Regina Melchior4 Wania Maria do Espírito Santo Carvalho1 Ruth Kehrig5 Elen Rose Lodeiro Castanheira6 Maria Altenfelder Santos1 Felipe Campos Vale1 Ana Maroso Alves1 Chizuru Minami Yokaichiya7 Rachel Baccarini8 1 Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Departamento de Medicina Preventiva 2 Coordenação Estadual de DST e Aids de São Paulo, Centro de Referência e Treinamento em DST/Aids 3 Departamento de Saúde Pública da UFMA, São Luis 4 Departamento de Saúde Coletiva da UEL, Londrina 5 Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Mato Grosso 6 Departamento de Saúde Pública da Faculdade de Medicina da UNESP, Botucatu 7 Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, Coordenadoria Regional de Saúde Sul 8 Secretaria Estadual de Saúde de Belo Horizonte Congresso de Prevenção DST/Aids 2010

3 Sistema Qualiaids para avaliação dos serviços: questionário e guia de boas práticas
Objetivo: avaliar e aprimorar a qualidade da assistência dos serviços ambulatoriais do SUS que assistem adultos vivendo com HIV e aids

4 Sistema Qualiaids Questionário Online Auto – avaliativo
Resposta: Gerente e Equipe Guia de Recomendações

5 Elaboração do questionário
Grupos focais: usuários / profissionais Normas do programa Literatura Modelo Delphi Pré-teste e avaliação qualitativa Grupo de experts Questionário

6 Características do Questionário
107 questões de única ou múltipla escolha Organização do trabalho assistencial (42) Disponibilidade de recursos (24) Gerenciamento técnico do trabalho (32) Dimensões da Qualidade

7 99 questões: escala de três pontos
Pontuação 99 questões: escala de três pontos Padrão insuficiente 1 Padrão aceitável 2 Padrão esperado

8 Assinale apenas uma alternativa
Exemplo 25. Caso o paciente com sorologia positiva confirmada não retornar a esse serviço: Assinale apenas uma alternativa (1) Aguarda o retorno espontâneo (2) Convoca, tendo o cuidado de não quebrar o sigilo (3) Convoca, apenas se for gestante, tendo o cuidado de não quebrar o sigilo (4) Não se aplica, pois a testagem é anônima (5) Não se aplica, pois esse serviço não oferece exame

9

10 Aplicabilidade do sistema qualiaids para melhoria da qualidade dos serviços
Objetivo: Instrumentalizar para aprimorar a qualidade

11 Aplicabilidade do sistema qualiaids para melhoria da qualidade dos serviços
Equipes e gerentes dos serviços Gerentes das coordenações municipais e estaduais Objetivo: Instrumentalizar para aprimorar a qualidade

12 Fragilidades do serviço
Aplicabilidade do sistema qualiaids para melhoria da qualidade dos serviços Equipes e gerentes dos serviços Responder em conjunto com equipe possibilita avaliação Ao final: relatório de respostas com pontuação Fragilidades do serviço Consulta do guia Subsídios para pautas de discussão e metas de reorganização. Objetivo: Instrumentalizar para aprimorar a qualidade

13 Gerentes das coordenações Municipais e Estaduais
Aplicabilidade do sistema qualiaids para melhoria da qualidade dos serviços Gerentes das coordenações Municipais e Estaduais Informações sobre a organização dos serviços do município, do município e do Estado e identificação de pontos críticos passíveis de mudanças e intervenções organizacionais e previsão de recursos orçamentários , na PAM, etc. Permite o monitoramento dos serviços classificados nos piores grupos de qualidade e posteriormente, a observação da movimentação dos mesmos nos grupos. Objetivo: Instrumentalizar para aprimorar a qualidade

14 Gerentes das coordenações Municipais e Estaduais
Aplicabilidade do sistema qualiaids para melhoria da qualidade dos serviços Gerentes das coordenações Municipais e Estaduais Devolutivas para os serviços e municípios “I Oficina de Avaliação e Monitoramento da Assistência Ambulatorial às Pessoas que Vivem com HIV no Estado de São Paulo”. Elaboração do plano de ação em subgrupos realização de oficina de qualidade monitoramento presencial dos serviços nos piores estratos divulgação dos dados nos espaços de gestão e científicos: câmara técnica, conselho, treinamentos e encontro de serviços. Objetivo: Instrumentalizar para aprimorar a qualidade

15 Onde encontrar?

16 Onde encontrar?

17 Resultados da avaliação Qualiaids
Participação dos serviços nas três avaliações realizadas Ano Serviços existentes Serviços respondentes N % 2001* 336 322 95,8 2007 636 504 79,2 2010 712 659 92,6 * Validação do questionário e aplicação sob a forma de pesquisa, em 7 estados brasileiros

18 Resultados da avaliação Qualiaids

19 Resultados da avaliação Qualiaids

20 Resultados 2010: disponibilidade de recursos
Porcentagem de serviços segundo indicadores de recursos, Brasil, (N= 659) Referenciamento para proctologia > 45 ou imp

21 Resultados 2010: organização da assistência
Porcentagem de serviços segundo indicadores de assistência, Brasil, (N= 659)

22 Resultados 2010: gerenciamento técnico do trabalho
Porcentagem de serviços segundo indicadores de gerência, Brasil, (N= 659)

23 Resultados 2010: grupos de qualidade
Distribuição das médias por dimensão segundo os grupos de qualidade, Brasil, 2010 (N = 641) Grupos Recursos Gerência Assistência Geral N Média DP Primeiro 1,47 0,17 1,48 0,16 0,14 0,11 214 Segundo 1,37 0,19 1,22 1,28 0,10 102 Terceiro 1,19 0,21 1,14 0,22 1,34 1,24 0,12 79 Quarto 1,25 1,04 0,20 1,15 0,15 1,13 176 Quinto 1,16 0,26 0,78 0,95 0,94 70 p* <0,001 * Teste Kruskal-Wallis

24 Resultados 2010: grupos de qualidade
Grupos de qualidade segundo as médias nas três dimensões, Brasil, (N= 641)

25 Gráfico 4: Distribuição dos Grupos de Qualidade Segundo Região Brasileira, 2010 (N = 641)

26 Gráfico 5: Distribuição dos Grupos de Qualidade Segundo Regiões do Brasil, São Paulo e Rio de Janeiro, Brasil, 2010 (N = 641)

27 Conclusões Aumento da taxa de participação dos serviços em relação à aplicação anterior Mais de 10% dos serviços no 5º grupo de qualidade: requer ações gerenciais imediatas Mais de 30% dos serviços no 1º grupo de qualidade: necessidade de tornar os padrões de qualidade mais exigentes Revisão do questionário, da pontuação e do Guia de Boas Práticas: busca de maior precisão e de atualização das metas de qualidade


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