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Marketing Internacional

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Apresentação em tema: "Marketing Internacional"— Transcrição da apresentação:

1 Marketing Internacional
Ênfase em Marketing Marketing Internacional CONTEXTUALIZAÇÃO

2 Projeto de Desenvolvimento Pessoal - Revisão
Marketing Pessoal Projeto de Desenvolvimento Pessoal - Revisão Planejou? Revise periodicamente Faça um contrato / compromisso consigo mesmo Grandes empresas adotam o Planejamento de longo prazo

3 Contextualização Importância da economia como ciência
Impacto das transformações nas relações de troca Desenvolvimento ser precedentes: Tecnológico / Econômico e Social Transações internacionais aceleram a globalização Filósofos: As mudanças, inovações no mundo será constante e cada vez mais rápido Heráclito 492ac “tudo flui, muda constantemente” Exigências do Processo: Capacidade e competência das empresas e pessoas

4 Contextualização Empresas multinacionais
Ampliam o foco de atuação Consideram os aspectos global, além da nação Praticam fusões, incorporações, aquisições, associações Desempenho maior que países (Uruguai, Colômbia...) Criação da OMC (Organização Mundial do Comércio) Organização e fórum dos embates entre países Criação e fortalecimento dos blocos comerciais Novas regras para políticas macroeconômicas Corrida para conquistar novos mercados – nações/empresas

5 Contextualização Crescimento Econômico do Brasil
Não depende só do mercado interno Ser consistência, ser mais que tentativas esporádicas Mudar a forma de pensar e atuar no cenário mundial: Ter um Ministério do Comércio Exterior atuante Buscar novos mercados Praticar um Marketing Internacional melhor Promover a marca Brasil no exterior Participação efetiva em foros internacionais Conquistar valorização e respeito internacional

6 Contextualização Crescimento Econômico do Brasil
Ter uma política externa consistente, sintonizada e duradora: Administrar e formular políticas macro e micro-econômicas Centralizar as operações e controles Orientar, uniformizar e desburocratizar as operações Atuar na sociedade: Estar consciente e alerta do estágio atual e necessidades Incentivar e motivar a inserção social de modo efetivo Criar massa crítica sobre a questão do Mkt Internacional

7 Contextualização Economia Globalizada
Todos (nações/empresas) buscam compradores Uma “aldeia global” em batalha que exige preparação Obter crescimento mundial está cada vez mais difícil Países precisam de superávit comercial para sobreviver É imprescindível capacitar empresas, empresários, staff A ênfase em Marketing é um pedaço do caminho

8 Contextualização Economia Brasileira
É a 5ª em extensão territorial e 17ª em PIB, mas já foi 7ª Iniciou em 1500 exportando “Pau Brasil” Teve ciclos de exportação – borracha, café, açucar, minérios... Produtos primários ou extrativos, de baixo valor agregado Reconhecido exportador de commodities e produtos primários Ultimamente exportou aviões a jato, mísseis de longo alcance...(exceções) México: 50% da população do Brasil, saltou do 17 PIB (1995) para 15 (2003)

9 Contextualização Economia Brasileira – Momento
“Entendemos que o atual momento econômico que o mundo e principalmente o Brasil atravessa pode ser a oportunidade fundamental para conscientização e consolidação junto a empresários, estudantes de comércio exterior e a sociedade como um todo, sobre a importância do marketing internacional como forma estratégica de desenvolvimento sustentado, alavancando as empresas e como conseqüência o país”. Nosé (2005)

10 Contextualização Globalização O Brasil está preparado?
Políticas de exportação Empresas com visão e normatizadas Capacitação profissional Cultura Educação Usos e costumes Comunicações Formação econômica e de mercados

11 Contextualização Globalização
Empresas globais lançam inovações diariamente As barreiras precisam continuar caindo Empresas mudam de país para ser mais competitivas Surgem as empresas “virtuais” Empresas locam espaços e não mais constroem O capital especulativo meche com as economias em segundos Empresas nacionais são atacadas por todos os lados A mídia é mundial e instantânea (efeito dominó) Exportar para existir / sobreviver / lucrar

12 Contextualização - Globalização
“O Brasil será, segundo algumas renomadas instituições internacionais, umas das três maiores plataformas exportadoras do mundo, nos próximos 20 anos, junto com a China e a Índia.” (Nosé – 2005) “O grande desafio lançado é conscientizar e ajudar a formar profissionais que eliminem de uma vez por todas a idéia de que a aplicação de técnicas de marketing internacional é exclusividade de empresas estrangeiras ou de grande porte.” (Nosé – 2005) “Temos que nos preparar e utilizar nosso potencial em benefício de todos! Com base nesse cenário, pretendemos mostrar ao “aluno” no decorrer do “período”a importância da aplicação de técnicas de marketing internacional para a consolidação das empresas e do País, no comércio internacional”. (Nosé – 2005)

13 Fronteiras do Marketing Internacional
TEXTO: 40 ANOS DE DESENVOLVIMENTO (EXAME 10/10/07)

14 Texto da Revista Exame Quais são os muitos pontos que o Brasil tem para aprender com a China? O que o Brasil deveria modificar na sua carga tributária para tornar-se mais competitivo internacionalmente? O Brasil tem condições para ter um crescimento econômico igual a China? Quais foram as grandes mudanças ocorridas no comportamento dos consumidores dos brasileiros no período? Por que o texto considera que a educação é a chave para o sucesso nacional? Quais são as transformações ocorridas na sociedade brasileira com a explosão urbana? Analise, debata e critique o ranking e desempenho das grandes companhias do pais? Avalie, debata e critique o quadro de indicadores econômicos e sociais do Brasil? Aponte e justifique o grande destaque encontrado no texto.

15 Marketing Internacional (exame – 10/10/2007)
Brasil Moderno – 40 anos de desenvolvimento Indicadores econômicos e sociais PIB: 31 x Bi de US$ Renda per capita: x US$ Educação/analfabetismo: 39% x 11% Matriculas Ensino Superior: x 4,4 milhões Frota Veículos: 1,6 x 46,3 milhões Consumo Energia elétrica: x GWh Residências c/Energia elétrica: 43% x 97%

16 Marketing Internacional (exame – 10/10/2007)
Brasil Moderno – 40 anos de desenvolvimento Capacidade empreendedora Redução da participação do estado no PIB Crescimento da Exportação: 1,6 x 137 Bi US$ (198 em 2008) Crescimento da Importação: 1,4 x 91 Bi US$ (173 em 2008) N. Empresas: x 5,4 Milhões (2004) Multinacionais em as 500 maiores: 169 (1979) x 212 Investimento internacional: 115 milhões x 32 Bilhões US$

17 Marketing Internacional (exame – 10/10/2007)
Brasil Moderno – 40 anos de desenvolvimento Perfil do consumidor População: 90 x 190 milhões População urbana 45% x 84% (só 16% continua rural) Idade da população: até14 anos 57% x 26%; Mais 60 anos 4% x 10%; 15 a 24 anos 15% x 19%; 25 a 59 anos 24% x 45%. Classes sociais: A/B de 15% para 24%; C de 16% para 34%; D/E de 69% para 42%

18 Marketing Internacional (exame – 10/10/2007)
Brasil Moderno – 40 anos de desenvolvimento Educação como diferencial Aprender com outros países Seguir as tendências apontados nos estudos 1) Investir no capital o humano (educar, treinar, motivar) 2) Investir em tecnologia (estimular, inovar, produzir) 3) Ter uma política governamental sólida Gary Becker, Prof. Da universidade de Chicago, Prêmio Nobel de economia


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