A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Teorema de Pitágoras.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Teorema de Pitágoras."— Transcrição da apresentação:

1 O Teorema de Pitágoras

2 Índice Introdução Quem era Pitágoras? O teorema de Pitágoras
O método da corda Bibliografia Conclusão

3 Introdução Com este trabalho eu pretendo explicar quem era Pitágoras, em que consistia o seu Teorema e também a forma que os egípcios utilizavam para calcular ângulos rectos.

4 Quem era Pitágoras Pitágoras foi um filósofo grego que nasceu em Samos entre 571 e 570 a.C., tendo falecido em Metaponto entre 497 e 496 a.C. Era um jovem muito objectivo tendo realizado muitas viagens pelo Mediterrâneo e também pelo Médio Oriente. Como consequência dos ensinamentos obtidos durante essas viagens, Pitágoras criou uma escola de pensamentos grega a qual se veio a chamar mais tarde de Escola Pitagórica em sua homenagem, onde se estudava aritmética, música, geometria e astronomia. Uma das características dessa escola era que os conhecimentos aprendidos só eram transmitidos oralmente, não podendo ser registados.

5 O Teorema de Pitágoras O Teorema de Pitágoras consiste em que num triângulo rectângulo, o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos. Ex: Se construirmos quadrados sobre os lados a, b, c do triângulo rectângulo, esses quadrados irão ter de área respectivamente a ao quadrado, b ao quadrado e c ao quadrado. Podemos constatar que a área do quadrado construído sobre a hipótenusa é igual à soma das áreas dos outros dois quadrados construídos sobre os catetos.

6 O Método da corda Os antigos egípcios usavam uma corda com treze nós igualmente espaçados que servia para determinar um ângulo recto e também usavam este método para determinar a perpendicular de uma recta. Esta corda tinha de conter 13 nós e de ficar dividida em doze partes igualmente espaçados.

7 Para determinar um ângulo recto:
O primeiro homem (A) tinha de segurar no 1º e no 13º nó ; o segundo (B) segurava no 4º nó e o terceiro tinha de segurar no 8º nó. Ao afastarem-se e esticarem bem a corda, formava-se um triângulo rectângulo.

8 Bibliografia Para realizar este trabalho precisei da ajuda do motor de busca google : e do livro Enigmat do 8º ano.

9 Conclusão Com este trabalho aprofundei os meus conhecimentos sobre o Teorema de Pitágoras, assim como o método já usado no antigo Egipto para calcularem os ângulos rectos .


Carregar ppt "O Teorema de Pitágoras."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google