A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Recordando alguns pontos da aula passada...

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Recordando alguns pontos da aula passada..."— Transcrição da apresentação:

1 Recordando alguns pontos da aula passada...

2 Minha filha não tem hora de dormir ou acordar...
Minha filha anda saindo com um cara estranho... Vocês têm como me ajudar a descobrir se ela tá usando droga? Meus filhos querem assistir a tudo na TV... Eu sei que vocês preparam pro vestibular, mas dava pra ter uma orientação vocacional? Será que vocês podiam ensinar meu filho a comer salada??? Não sei porque meus filhos não têm limites... ???????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????? Boletim??????? Que boletim?????????

3 GESTÃO Utilização racional de recursos para atingir objetivos determinados, de modo eficiente e eficaz.

4 Que racionalidade orienta a Gestão?
Utilização Racional: Que racionalidade orienta a Gestão? Recursos: Recursos “Materiais” e Recursos “Humanos” Objetivos determinados: Por quem? Como? Com que finalidades? Eficiência e Eficácia: Fazer bem feito o que deve ser feito. Quais são e como são determinados os critérios de qualidade?

5 Acessar o site www.arturmotta.com
PARA A PRÓXIMA AULA Acessar o site Estudar o primeiro texto (O que é Administração Escolar) e o segundo texto (Escola e Paradigmas de Gestão), da página 25 à página 33. O restante do segundo texto será trabalhado durante a aula. Dúvidas:

6 Trabalhando o texto de Anisio Teixeira
Que paradigma orienta esse pensamento?

7 O “novo” paradigma 1:20:15

8 é o elemento que faz com que a capacidade de realizar trabalho,
Uma atividade que tem por objetivo assegurar a eficácia e a eficiência do processo escolar, a partir da utilização racional dos recursos e da coordenação do esforço humano coletivo, realiza uma mediação entre os recursos (meios) e os resultados (fins) alcançados, isto é, é o elemento que faz com que a capacidade de realizar trabalho, presente potencialmente nos recursos (materiais e humanos), se manifeste de forma dinâmica e produza os resultados esperados.

9 Essa mediação realizada pela administração, no caso da escola,
é orientada pelo projeto político-pedagógico e se manifesta na prática como aquelas ações que podem contribuir para que, com os recursos existentes e disponíveis, se ‘produza’ o máximo de educação possível, ou seja, que a escola atenda o maior número de alunos com a melhor (qualidade?).

10 Modelos “Tradicionais” Modelos “Contemporâneos”
Modelos de gestão Modelos “Tradicionais” Modelos “Contemporâneos” Planejar Desenvolver Controlar Avaliar Mediar Articular Coordenar Capacitar

11 Enfrentamento como categoria
ARTICULAÇÃO ENTRE OS MEIOS E OS FINS Discussão coletiva Enfrentamento como categoria PARTICIPAÇÃO EM GRUPOS DE ESTUDO E DISCUSSÃO, SINDICATO, ASSOCIAÇÕES, ETC

12 NECESSIDADES DOS SUJEITOS E GRUPOS Função-representação
Clima Institucional NECESSIDADES DOS SUJEITOS E GRUPOS Bons Resultados MEDIAÇÃO Função-representação Função-autoridade

13 Clima de Cooperação, Solidariedade e Corresponsabilidade
COORDENAÇÃO Clima de Cooperação, Solidariedade e Corresponsabilidade ARTICULAÇÃO MEDIAÇÃO

14 Cada atividade cotidiana é um espaço de formação permanente
CAPACITAÇÃO Cada atividade cotidiana é um espaço de formação permanente Reflexão sobre as práticas Junto aos demais Professores

15 Novos paradigmas de gestão
Modelos “Tradicionais” Modelos “Contemporâneos” Planejar Desenvolver Controlar Avaliar Mediar Articular Coordenar Capacitar

16 Acessar o site www.arturmotta.com Dúvidas: arturmotta@gmail.com
PARA A PRÓXIMA AULA Acessar o site 3 O sistema de organização e gestão da Escola 4 Implicações do caráter político da Educação… 5 Sobre organograma Dúvidas:


Carregar ppt "Recordando alguns pontos da aula passada..."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google