A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ENEM 2010.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ENEM 2010."— Transcrição da apresentação:

1 ENEM 2010

2

3

4 Como o trabalho constrói a dignidade humana?
PLANEJANDO A REDAÇÃO ENEM 2010 – O TRABALHO NA CONSTRUÇÃO DA DIGNIDADE HUMANA, apresentando experiência ou proposta de ação social, que respeite os direitos humanos. Questione o tema: Como o trabalho constrói a dignidade humana? De que forma a dignidade humana é desrespeitada no trabalho? Há trabalhos que priorizam a dignidade humana e outras que a denigrem? Assunto: Trabalho Objetivo: Mostrar que a dignidade humana pode ser construída ou denegrida no contexto do trabalho.

5 Argumentos: - A realidade e necessidade do trabalho na sociedade; - Apesar da abolição da escravatura ainda há patrões que exploram de empregados; - Horários excessivos, baixas remunerações, péssimas condições de trabalho são exemplos de trabalho degradante; - Desenvolvimento de novas tecnologias muda alguns setores do trabalho e proporciona mais dignidade ao trabalhador; * Aprimorar e colocar em prática as leis de proteção ao trabalhador; * Qualificar a mão-de-obra do trabalhador para que ele se adapte às novas tecnologias do serviço.

6 Do indigno ao digno Em 1936, Charles Chaplin, no filme “Tempos Modernos”, interpretou um operário que exercia uma ação repetitiva de apertar parafusos, a qual lhe resultou uma séria estafa. Os anos passaram e as formas de trabalho ganharam diversos contornos. Ainda existem lugares onde as condições trabalhistas exploram exageradamente o funcionário e há aqueles em que elas são mais benéficas.

7 Após a assinatura da Lei Áurea, em 1888, esperava-se que o trabalho escravo deixaria de existir, no entanto a realidade, hoje, continua a apresentar contornos de exploração escravista. Alguns mercados, como exemplo o agropecuário e o carvoeiro, possuem trabalhadores cumprindo horários além do permitido legalmente, sem carteira assinada e com salários incompatíveis com a função exercida. A dignidade humana, desse modo, torna-se precária e o caso se complica uma vez que não há como abandonar o trabalho. Muitos trabalhadores, além da necessidade do emprego para sobreviver, às vezes devem a seus patrões adiantamentos e/ou material utilizado no serviço prestado, o que dificulta se desligar dele.

8 A situação degradante de alguns trabalhadores choca-se com as boas condições existentes em outros setores empregatícios. O desenvolvimento de inúmeras tecnologias propiciou mais segurança e facilitou o manuseio de elementos que outrora geravam riscos à vida do funcionário. Atualmente é possível trabalhar em casa e fazer o retorno do serviço via internet, ou seja, o empregado faz seu horário e cumpre suas metas. Resultantes também desse avanço são os novos meios de prestação de serviços que vieram munidos de maquinários mais seguros. Tais mudanças permitem às pessoas terem uma atividade mais digna e sem exploração exagerada. Ainda corroborou para uma melhora na vida do trabalhador a criação de diversos direitos trabalhistas nas leis brasileiras.

9 A dignidade do homem via o trabalho tem a face da exploração e da tranquilidade. A alteração desse quadro, para que se tenha apenas as benesses, pode vir da cobrança mais exaustiva das leis de proteção ao trabalhador, com fiscalização rígida àqueles que exploram. Mas é importante que as pessoas se qualifiquem mais afim de se tornar uma mão-de-obra específica e desse modo se beneficiar das ofertas de emprego mais dignas.

10 Em 1936, Charles Chaplin lançava o filme “Tempos Modernos”, em que apresentava uma cena de um operário em uma ação repetitiva que lhe resultou uma séria estafa. Os anos se passaram e as condições de trabalho ganharam diversos contornos. Ainda existem lugares que exploram exageradamente do trabalhador e há aqueles em que as condições são mais benéficas. Em 1936, Charles Chaplin, no filme “Tempos Modernos”, interpretou um operário que exercia uma ação repetitiva de apertar parafusos, a qual lhe resultou uma séria estafa. Os anos passaram e as formas de trabalho ganharam diversos contornos. Ainda existem lugares onde as condições trabalhistas exploram exageradamente o funcionário e há aqueles em que elas são mais benéficas. (introdução final/revisada)


Carregar ppt "ENEM 2010."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google