A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fundamentos da Educação Ambiental

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fundamentos da Educação Ambiental"— Transcrição da apresentação:

1 Fundamentos da Educação Ambiental

2 Professor: Nilton

3

4 Diferença entre Homem e Mulher

5 Quando saber que uma mulher e um Homem não estão muito bem no seu dia?
Como agir nessas determinadas situações?

6

7

8 APELIDOS  Mulheres : Se Adriana, Silvana, Débora e Luciana vão almoçar juntas, elas chamarão umas às outras de Dri, Sil, Dé e Lu. Homens : Se Leandro, Carlos, Roberto e João saem juntos, eles afetuosamente se referirão uns aos outros como Gordo, Cabeção, Rato e Negão.

9

10 COMENDO FORA Mulheres : Quando as garotas recebem sua conta, aparecem as calculadoras de bolso e todas procuram pelas moedinhas exatas dentro da bolsa. Homens : Quando a conta chega, Paulo, Carlos, Roberto e João jogam na mesa R$ 20,00 cada um, mesmo sendo a conta apenas R$ 32,50. Nenhum deles terá trocado e nenhum vai ao menos admitir que quer troco - logo o troco será convertido em saideiras.

11 BANHEIROS Mulheres : A quantidade média de itens em um banheiro feminino é de 756. E um homem não consegue identificar a maioria deles. Homens : Um homem tem seis itens em seu banheiro: escova de dentes, pente, espuma de barbear, barbeador,

12 Mulheres : Uma mulher tem a última palavra em qualquer discussão.
DISCUSSÕES Mulheres : Uma mulher tem a última palavra em qualquer discussão. Homens : Por definição, qualquer coisa que um homem disser depois disso, já é o começo de uma outra discussão..

13

14 DIVIDINDO Mulheres : Uma mulher dividirá seus pensamentos e sentimentos mais profundos com um completo estranho que lhe dê atenção. Homens : Um homem só dividirá seus pensamentos e sentimentos mais profundos quando questionado por um advogado artimanhoso, sob juramento, e mesmo assim, apenas quando isso puder diminuir a sua pena.

15 Quando viram as costas vêm o comentário: "Nossa como ela tá gorda!“
AMIZADE Mulheres : A mulher encontra com outra na rua: "Nossa como você tá linda!!!". Quando viram as costas vêm o comentário: "Nossa como ela tá gorda!“

16

17 Filmes Mulheres : A idéia que uma mulher faz de um bom filme é aquele em que uma só pessoa morre bem devagarzinho, de preferência por amor. Homens : Um homem considera um bom filme aquele em que muita gente morre bem depressa, se possível com balas de metralhadora ou em grandes explosões.

18

19 DINHEIRO Mulheres : Uma mulher pagará R$ 1,00 por um item que vale R$ 2,00, mas que ela não precisar. Homens : Um homem pagará R$ 2,00 por um item que vale R$ 1,00, mas que ele precisa.

20

21 FUTURO Mulheres : Uma mulher se preocupa com o futuro até conseguir um marido. Homens : Um homem nunca se preocupa com o futuro até que consiga uma esposa.

22

23 Quando viram as costas vêm o comentário: "Nossa como ela tá gorda!"
MUDANÇAS Mulheres : Uma mulher casa-se com um homem esperando que ele mude, mas ele não muda. Homens : Um homem casa-se com uma mulher esperando que ela não mude, mas ela muda.  AMIZADE Mulheres : A mulher encontra com outra na rua: "Nossa como você tá linda!!!". Quando viram as costas vêm o comentário: "Nossa como ela tá gorda!" Homens : Um homem encontra com outro na rua: "Fala seu gordo-careca-bichona!!!". Quando viram as costas vem o comentário: "Pô, esse cara é gente fina!"

24 A Ecologia

25

26 A palavra ecologia deriva de duas palavras gregas: oikos (casa) e logos (estudo); “O estudo da casa”; O que estuda? Estuda as relações entre os seres vivos e entre eles e o meio em que vivem; Está em pleno desenvolvimento (interferência humana).

27

28 Ecossistemas Ecossistema é uma comunidade de organismos que interagem entre si e com o meio ambiente ao qual pertencem. Podemos citar como exemplo de meio ambiente: lago, floresta, savana, tundra, etc.

29 Os componentes estruturais de um ecossistema
Componentes Abióticos Podem ser: Físicos: Radiação Solar, Luz, Temperatura, umidade e ventos; Químicos: Nutrientes; Geológicos: Solo.

30 Componentes Bióticos: Os componentes bióticos (seres vivos), são representados em vários níveis, eles estão classificados da seguinte forma: Produtores – ex.: autótrofos – são seres vivos capazes de produzir seu próprio alimento através de substâncias inorgânicas, como, por exemplo, as plantas que realizam a fotossíntese através da luz solar.

31 Consumidores – ex.: heterótrofos – são seres que se alimentam de outros seres, pois, ao contrário dos autótrofos, não são capazes de produzir seu próprio alimento. Dentro desta classificação, incluem-se todos os animais, a maioria dos fungos e algumas plantas.

32 Decompositores – ex.: saprófitos – organismos que se alimentam de outros organismos em estágio de decomposição. Dentre eles estão os fungos e as bactérias.

33

34 Cadeia Alimentar A cadeia alimentar ou trófica é uma sequência de seres vivos/populações que se alimentam uns dos outros.   É a maneira de expressar as relações de alimentação entre os organismos de uma comunidade/ecossistema, iniciando-se nos produtores e passando para os consumidores (herbívoros, predadores) e decompositores, por esta ordem. 

35 Ao longo da cadeia alimentar há uma transferência de energia e de nutrientes, sempre no sentido dos produtores para os consumidores. 

36

37  Um organismo pode se alimentar de diferentes seres vivos, além de servir de alimento para diversos outros. O resultado é que as cadeias alimentares se cruzam na natureza, formando o que chamamos de teia alimentar.

38

39

40

41 Habitat O habitat é o lugar na natureza onde uma espécie vive. Por exemplo, o habitat da planta vitória régia são os lagos e as matas alagadas da Amazônia, enquanto o habitat do panda são as florestas de bambu das regiões montanhosas na China e no Vietnã.

42 Nicho Ecológico O nicho é um conjunto de condições em que o indivíduo (ou uma população) vive e se reproduz. Pode se dizer ainda que o nicho é o "modo de vida" de um organismo na natureza. E esse modo de vida inclui tanto os fatores físicos - como a umidade, a temperatura, etc - quanto os fatores biológicos - como o alimento e os seres que se alimentam desse indivíduo.

43

44 Tipos de Ecossistemas

45 Há grande diversidade de ecossistemas: Ecossistemas naturais - bosques, florestas, desertos, prados, rios, oceanos, etc. Ecossistemas artificiais - construídos pelo Homem: açudes, aquários, plantações, etc. Atendendo ao meio físico, há a considerar: Ecossistemas terrestres Ecossistemas aquáticos

46 Biomas Tundra - Característica das regiões de clima frio. Predominam musgos, líquenes, gramíneas e algumas árvores anãs. Taiga - Clima frio, mas menos frio que o da tundra. Há mais água no estado líquido. Árvores com copas em forma de cone e com folhagem persistente. Deste modo, há melhor aproveitamento da fraca energia luminosa: os ramos superiores não fazem sombra sobre os inferiores e a fotossíntese realiza-se todo o ano (folhagem persistente).

47 Tundra e taiga

48 Deserto - Clima seco e grandes amplitudes térmicas diurnas: Vegetação pouco desenvolvida e pouco variada. Animais capazes de suportar estas condições adversas. Floresta temperada - Floresta de árvores de folhagem caduca, característica das zonas temporadas.

49 Deserto e Floresta Temperada

50 Savana - Pradaria característica das regiões tropicais, com algumas arvores espalhadas. Locais de pastagem para muitos herbívoros. Floresta equatorial - Floresta luxuriante, com variadíssimas espécies de arvores de grande porte.

51 Savana e Floresta equatorial

52 Ecossistemas Brasileiros
Amazônia - América Latina, Mata Atlântica, Pantanal, Cerrado, Caatinga, Campos, Mata de Araucárias do Brasil.

53

54 ECOSSISTEMAS AQUÁTICOS Costeiros Restingas Manguezais

55 Ecossistemas aquáticos
Costeiros Restingas

56

57 A Biodiversidade É derivada da expressão diversidade biológica e consiste no total de genes, espécies e ecossistemas de uma determinada região.

58 As três diferentes categorias complementares de Biodiversidade
A diversidade Genética; A diversidade das espécies; A diversidade dos ecossistemas.

59 Diversidade Genética Refere-se à variação de genes dentro de uma espécie; Espécie: è um individuo capaz de se reproduzir gerando filhos férteis; Ex.: Égua X Burro Leão X Tigre Quando o número de indivíduos de uma mesma espécie é muito pequeno, verifica-se a degeneração do grupo pela redução da biodiversidade genética, podendo ocasionar o seu desaparecimento.

60 Diversidade de Espécies
É o número de diferentes espécies de uma determinada região; Diversidade Taxonômica; A biodiversidade é mar no mar ou na terra?

61 Diversidade de Ecossistemas
Os seres vivos se alteram; Os seres vivos se adaptam as condições do meio ( Sistema em equilíbrio) entre a biota e os componentes abióticos.

62 Desequilíbrio Ecológico
 Há na natureza um equilíbrio dinâmico entre os organismos vivos (biocenose) e o ambiente em que vivem (biocenose), compartimentos estes que, formam o ecossistema, com suas trocas e influências entre organismos e entre eles e o meio.

63 Fator de desequilíbrio é qualquer acontecimento ou evento que venha a perturbar as características naturais de um ecossistema.

64 Fatores naturais de desequilíbrio
São eventos muito esporádicos, imprevisíveis, como grandes furacões, terremotos, tempestades, maremotos, vendavais, etc., os quais tendem a gerar intensa destruição nos ambientes onde ocorrem.

65 Fatores de desequilíbrio induzidos pelo homem
Nesta categoria encontram-se todos os tipos de estresse produzido pelo homem na natureza: poluição atmosférica, poluição dos rios e lagos, poluição dos mares e oceanos, desmatamento de florestas, matas cilliares e mangues, depredação e captura de espécies para comércio, macacos, aves, focas, sobrepesca (captura excessiva de peixes, captura de peixes muito jovens e peixes em época reprodutiva), aquecimento global (efeito estufa), redução na camada de ozônio, explosão demográfica, etc..


Carregar ppt "Fundamentos da Educação Ambiental"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google