A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Metodologia de Ensino e Extensão

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Metodologia de Ensino e Extensão"— Transcrição da apresentação:

1 Metodologia de Ensino e Extensão
para Educação à Saúde Prof. Luciene Santoro

2 ANALISEM AS IMAGENS ABAIXO:
O que parece estar acontecendo em cada uma? Qual a diferença entre o processo de ensino e o processo de aprendizagem?

3 O QUE SE TEM HOJE?

4 DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA ÊNFASE NO PROCESSO DE ENSINO
CONTEUDISTA AVERIGUAÇÃO TRANSMISSÃO

5 O QUE SE ESPERA TER?

6 DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA ÊNFASE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
TOTALIDADE CONTINUIDADE INTERAÇÃO SOCIAL

7 O QUE É PRECISO MUDAR?

8 O PROFESSOR SUA CONSCIÊNCIA SUA VISÃO DE MUNDO
SUA CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA O TIPO DE HOMEM QUE PRETENDE FORMAR

9 Num trabalho junto à comunidade, a maior ênfase está no ensino ou na aprendizagem?

10 O PLANEJAMENTO DEIXARÁ DE SER UM DOCUMENTO OBRIGATÓRIO
SÓ COM ESSA MUDANÇA, O PLANEJAMENTO DEIXARÁ DE SER UM DOCUMENTO OBRIGATÓRIO E PASSARÁ A SER UM REFERENCIAL PARA PROFESSOR E ALUNO!

11 Planos de Ensino Determinação dos objetivos
FASE DE PREPARAÇÃO: Determinação dos objetivos Seleção e organização dos conteúdos Seleção e organização das estratégias Seleção de recursos Seleção de procedimentos de avaliação

12 OBJETIVOS Para que elaborá-los? FUNÇÕES:
Definir o que se espera do aluno. Orientar para seleção de conteúdos, estratégias, recursos e avaliação. Orientar o aluno acerca do que o curso se propõe.

13 CLASSIFICAÇÃO: QUANTO AO NÍVEL DE ESPECIFICAÇÃO GERAL ESPECÍFICO
QUANTO AO DOMÍNIO COGNITIVO AFETIVO PSICOMOTOR

14 OBJETIVO GERAL Tem caráter finalístico – indica o que deverá ser possível ao final do curso ou disciplina. É alcançável em período mais amplo. OBJETIVO ESPECÍFICO Tem caráter intermediário – indica o que deverá ser possível ao final de cada unidade ou aula. É alcançável em menor tempo.

15 CARACTERÍSTICAS DOS OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
1. Referências ao desempenho dos alunos “Ao final da aula, o aluno será capaz de...” 2. Clareza e precisão Utilização de verbos de ação - Operacionais definir – citar – identificar – apontar – comparar – grifar... 3. Realismo

16 DOMÍNIOS DE APRENDIZAGEM:
Cognitivo Ligado a conhecimentos, informações ou capacidades intelectuais. Afetivo Ligado a sentimentos, emoções, gostos ou atitudes. Psicomotor Ligado ao uso e coordenação dos músculos.

17 DOMÍNIO COGNITIVO: Memorização Compreensão Aplicação Análise Síntese
Avaliação citar – identificar – listar – definir... ilustrar – exemplificar – traduzir... aplicar – demonstrar – usar – inferir... analisar – distinguir – discriminar... resumir – formular – deduzir... avaliar – criticar – julgar – decidir...

18 DOMÍNIO AFETIVO: Receptividade Resposta Valorização Organização
escutar – atender – aceitar... concordar – acompanhar – responder... reconhecer – apreciar – aceitar... organizar – formar – desenvolver...

19 DOMÍNIO PSICOMOTOR: Movimentos básicos fundamentais
Habilidades perceptivas Habilidades físicas Movimentos de habilidades Comunicação não discursiva agarrar – saltar – rastejar... discriminar – distinguir... resistir – parar – tolerar.. nadar – correr – digitar... gesticular – expressar...

20 Todos entenderam? Então, vamos ao teste!!

21 Qual a classificação dos objetivos do Plano de Anatomia distribuído?
Verbos utilizados: Nível de especificação: Domínio: Conceituar Identificar Compreender Descrever Nomear Reconhecer ESPECÍFICO COGNITIVO ESPECÍFICO COGNITIVO GERAL COGNITIVO COGNITIVO ESPECÍFICO ESPECÍFICO COGNITIVO GERAL AFETIVO

22 TRAÇADOS OS OBJETIVOS, É POSSÍVEL SEGUIR PARA A PRÓXIMA ETAPA: OS CONTEÚDOS!

23 Que critérios usar para sua seleção?
Mas qual é sua função? Que critérios usar para sua seleção? Como ordená-los?

24 CONTEÚDO FUNÇÃO: Proporcionar resultados significativos, concretizando os objetivos. CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO: Vinculação aos objetivos Validade Significação Flexibilidade Utilidade Adequação ao nível dos alunos Adequação ao tempo ORDENAÇÃO

25 Em um largo rio, de difícil travessia, havia um barqueiro que atravessava as pessoas de um lado para o outro. Em uma das viagens, iam um advogado e uma professora. Como quem gosta de falar muito, o advogado pergunta ao barqueiro: – Companheiro, você entende de leis? – Não! - respondeu o barqueiro. E o advogado compadecido: – É pena, você perdeu metade da vida.

26 Não há saber maior ou saber menor. Há saberes diferentes.
A professora, muito social, entra na conversa: – Seu barqueiro, você sabe ler e escrever? – Também não, respondeu o barqueiro. – Que pena! - Condói-se a mestra - Você perdeu metade de sua vida! Nisso chega uma onda bastante forte e vira o barco. O barqueiro, preocupado, pergunta: – Vocês sabem nadar? – NÃO! - Responderam eles rapidamente. – Então é uma pena! - conclui o barqueiro - Vocês perderam toda a vida! Não há saber maior ou saber menor. Há saberes diferentes.

27 - Paulo Freire -

28 TRABALHO INDIVIDUAL PARA CASA
Análise e parecer do material apresentado no site: que trata sobre Simulação Virtual Orientada - Suporte Básico. Como Salvar a Vida de uma Criança?

29 LEITURAS COMPLEMENTARES:
Textos: Planejamento Objetivos de Ensino e Conteúdos Ensino e Aprendizagem Bom fim de semana!!!


Carregar ppt "Metodologia de Ensino e Extensão"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google