A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Atuação do TCE-RJ no Controle da Transparência nos municípios

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Atuação do TCE-RJ no Controle da Transparência nos municípios"— Transcrição da apresentação:

1 Atuação do TCE-RJ no Controle da Transparência nos municípios
Sergio Lino da Silva Carvalho Assessor da Coordenadoria de Auditoria e Desenvolvimento

2 Qual a importância da Informação?
Sociedade da Informação; informação como principal ativo das organizações. Informação:

3 Qual a importância da Informação?
“dados, processados ou não, que podem ser utilizados para produção e transmissão de conhecimento, contidos em qualquer meio, suporte ou formato”. (Art. 4º, inciso I, da LAI) Informação como insumo para o controle social.

4 Qual a importância da Informação?
Torres (2007) aponta a assimetria de informações entre representantes e representados. Os eleitores não possuem todas as informações que deveriam possuir, tanto para decidirem o que os políticos devem fazer, quanto para julgarem se eles tomaram as melhores decisões (MANIN, 2006). Precisamos de instituições que forneçam informações independentes sobre o governo aos cidadãos – agências de prestação de contas.

5 Legislação Atribuição das Cortes de Contas de fiscalizar a LRF (Art. 59); recebimento de denúncias pelo art. 73-A da Lei Complementar nº 131/2009; A transparência é um dos pilares da LRF (art. 48); Lei Complementar nº 131/2009 (Lei da Transparência); disponibilização, em “tempo real”, de informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira dos entes federados; criação dos conhecidos “Portais da Transparência”.

6 Evolução Legislativa Lei de Acesso à Informação (LF nº 12.527/2011);
Sigilo da informação é exceção, sendo o livre acesso à informação a regra; Cria conjunto de informações com caráter obrigatório de divulgação e outras que podem ser acessadas mediante solicitação; Abrange também as entidades privadas sem fins lucrativos que recebam recursos públicos para a realização de ações de interesse público; Providências quanto a instâncias recursais, definição de autoridade de monitoramento e a instalação e operacionalização de Serviços de Informação ao Cidadão (SIC) deverão ser regulamentados em legislação própria.

7 Previsão no Planejamento Estratégico
Atricon – objetivo 4: estimular a transparência das informações, das decisões e da gestão dos Tribunais de Contas; Compromisso na Carta de Campo Grande (2012); “Cumprir e garantir que os seus jurisdicionados observem os requisitos de Transparência Pública previstos em lei, especialmente a Lei de Acesso à Informação e a Lei de Responsabilidade Fiscal”. Portal Fiscaliza Rio 2016.

8

9 Previsão no Planejamento Estratégico
TCM-RJ – objetivo 2: ampliar a transparência da gestão pública e das ações do TCMRJ; TCM-RJ – objetivo 9: incentivar o controle social; TCE-RJ – objetivo 3: elevar a transparência e estimular o controle social.

10 Outros atores relevantes
Ministério Público do ERJ; Poderes legislativos dos entes federados; Sistemas de controle interno; Sociedade.

11 Reportagem recente Lei de Acesso ainda enfrenta resistências (O Globo, dia ); 98% dos pedidos de informação realizados foram respondidos; percentual de satisfação de 94%; Apenas 12 estados haviam regulamentado a lei; Das capitais, apenas 17%; das cidades com mais de cem mil habitantes, somente 8%.

12 Prazos para cumprimento (LRF, art. 73-B)
I – 1 (um) ano para a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios com mais de (cem mil) habitantes; (maio de 2010); II – 2 (dois) anos para os municípios que tenham entre (cinquenta mil) e (cem mil) habitantes; (maio de 2011); III – 4 (quatro) anos para os municípios que tenham até (cinquenta mil) habitantes (maio de 2013).

13 Conceitos constantes da LAI
Transparência Ativa: a iniciativa do órgão público de dar divulgação a informações de interesse geral ou coletivo, ainda que não tenha sido expressamente solicitada; Transparência Passiva: se dá quando algum órgão ou ente é demandado pela sociedade a prestar informações que sejam de interesse geral ou coletivo, desde que não sejam resguardadas por sigilo.

14 Conceitos e princípios constantes da LAI
Disponibilidade; Integridade e primariedade; Atualidade; Proteção da informação sigilosa e da informação pessoal (confidencialidade).

15 Conceitos constantes da LAI
Acessibilidade: direito de facilidade de acesso e de encontrar as informações públicas; direito das pessoas portadoras de necessidades especiais de acessarem a informação.

16 Requisitos previstos na LAI
1. Conter ferramenta de pesquisa de conteúdo que permita o acesso à informação de forma objetiva, transparente, clara e em linguagem de fácil compreensão; 2. Possibilitar a gravação de relatórios em diversos formatos eletrônicos, inclusive abertos e não proprietários, tais como planilhas e texto, de modo a facilitar a análise das informações; 3. Possibilitar o acesso automatizado por sistemas externos em formatos abertos, estruturados e legíveis por máquina;

17 Requisitos previstos na LAI
4. Divulgar em detalhes os formatos utilizados para estruturação da informação; 5. Garantir a autenticidade e a integridade das informações disponíveis para acesso; 6. Manter atualizadas as informações disponíveis para acesso; 7. Indicar local e instruções que permitam ao interessado comunicar-se, por via eletrônica ou telefônica com o órgão ou entidade detentora do sítio; e 8. Adotar as medidas necessárias para garantir a acessibilidade de conteúdo para pessoas com deficiência.

18 Rol de informações obrigatórias
1. Institucionais; 2. Receitas e Despesas; 3. Licitações e Contratos; 4. Ações e Programas; 5. Perguntas Frequentes.

19 O que fazer para cumprir os normativos legais?
Criar um Portal da Transparência; Disponibilizar PPA, LOA e LDO; Permitir o acompanhamento de licitações em andamento e consulta a licitações concluídas, inclusive aos respectivos contratos; Disponibilizar os Balanços Financeiro, Orçamentário e Patrimonial; Disponibilizar endereços, telefones e horários de atendimento de Prefeituras, Câmaras, seus setores internos, e também de Fundações e Autarquias.

20 O que fazer para cumprir os normativos legais?
Divulgar o RGF com conteúdo atualizado; Divulgar o RREO com conteúdo atualizado; Divulgar os Demonstrativos da Receita com conteúdo atualizado; Divulgar os Demonstrativos da Despesa com conteúdo atualizado; Disponibilizar as informações obrigatórias com fácil acesso para o cidadão.

21 O que fazer para cumprir os normativos legais?
Disponibilizar ferramenta de pesquisa; Possibilitar a gravação de relatórios; Disponibilizar canal de comunicação com o órgão (fale conosco); Disponibilizar mapa do site; Disponibilizar canal que possibilite o exercício da transparência passiva; Questões associadas à acessibilidade.

22 E a atuação do TCE-RJ?

23 Abordagens de Auditoria de TI
Governança de TI Segurança da informação Sistemas de informação Dados Contratações Programas e políticas E-Gov e Transparência Auditorias Operacionais ou de Conformidade

24 Abordagens de Auditoria de TI
Governança de TI Segurança da informação Sistemas de informação Dados Contratações Programas e políticas E-Gov e Transparência Auditorias Operacionais ou de Conformidade E-Gov e Transparência

25 Decreto nº 7.185/10 Preconiza a adoção de um sistema integrado de administração financeira e controle; Integrarão o SISTEMA todas as entidades da administração direta, as autarquias, as fundações, os fundos e as empresas estatais dependentes; As soluções de tecnologia da informação que, no todo ou em parte, funcionando em conjunto, suportam a execução orçamentária, financeira e contábil do ente.

26 Decreto nº 7.185/10 Define a Internet como meio para cumprimento da legislação, sem exigência de senhas e cadastramento prévio; Requisitos do SISTEMA: integridade, confiabilidade e disponibilidade das informações; Padrões de interoperabilidade (e-PING) e acessibilidade (e-MAG).

27 Necessários... Planejamento estratégico de TI;
Profissionais capacitados (parte tecnológica e gerenciamento de contratações de TI); Requisitos tecnológicos: Hardware e Infraestrutura; Sistemas de informação integrados (Diversos modelos possíveis); Ferramenta de Portal; Segurança da Informação.

28 Atuação do TCE-RJ Realização de um Levantamento em (processo TCE-RJ nº /13); Verificação de 91 Prefeituras do ERJ; Diagnóstico dos Portais da Transparência dos governos municipais quanto ao cumprimento da Lei Complementar Federal nº 131/09, da Lei Federal nº /11, da Lei Complementar nº 101/00, bem como do Decreto nº 7.185/10.

29 Atuação do TCE-RJ Criação de um indicador de transparência (iTAI)
Permite medir o grau de cumprimento à legislação; Permite a comparabilidade desejada entre os jurisdicionados; Permite a utilização de técnicas de seleção de futuros trabalhos de auditoria; Caráter estruturante.

30 Atuação do TCE-RJ Indicador de transparência (iTAI); Dimensões:
conteúdo; tempestividade; e acessibilidade; Média ponderada das dimensões conteúdo, tempestividade e acessibilidade (60, 25 e 15, respectivamente).

31 Aspectos metodológicos
Verificação dos sites oficiais mediante acesso à Internet; Execução entre e ; Até três tentativas de acesso nesse período; Abordagem por mesorregião (IBGE).

32 Resultados da Auditoria
Nenhum dos municípios cumpre integralmente os normativos legais que regem a matéria; Alguns municípios sequer tinham sites operacionais; mais de 60% dos municípios estão classificados no nível inicial (iTAI<0,33); O nível intermediário abrange 34% dos municípios jurisdicionados; Apenas 5,6% dos municípios figuram no nível avançado (iTAI>0,66).

33 Cotejamentos do Indicador

34 Proposta de Encaminhamento
Determinações aos Prefeitos para que cumpram integralmente os normativos legais; iTAI igual a 1; Recomendações a municípios com população menor que habitantes; Itens considerados boas práticas para tais municípios.

35 Outros trabalhos Realização no exercício de 2013 de auditoria de conformidade no Portal da Transparência do Governo do Estado (processo TCE-RJ nº /13); Previsão de realização de monitoramento nas prefeituras municipais jurisdicionadas; Previsão de trabalhos de fiscalização nas Câmaras Municipais.

36 “A nova fonte de poder não é o dinheiro nas mãos de poucos, mas informação nas mãos de muitos.”
John Naisbitt.

37 Sergio Lino da Silva Carvalho Assessor do Núcleo de TI da CAD


Carregar ppt "Atuação do TCE-RJ no Controle da Transparência nos municípios"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google