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Guia para Medir o Valor para os Negócios

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Apresentação em tema: "Guia para Medir o Valor para os Negócios"— Transcrição da apresentação:

1 Guia para Medir o Valor para os Negócios

2 Sumário Pauta I. Introdução II. Medidas qualitativas
III. Medidas quantitativas Pauta A. Painel de Análises B. Exportação de Dados C. API de Exportação de Dados D. Aplicativos de terceiros

3 I. Introdução

4 Entenda os três temas principais
O valor para os negócios é definido por análises quantitativas e qualitativas de sua rede, medidas em relação à sua visão das redes sociais empresariais – uma visão inspirada por um ou mais destes três temas. Ouvir. Adaptar-se. Crescer. Ouça as conversas que importam. Adapte-se e tome decisões mais inteligentes. Inove, desenvolva produtos melhores e aperfeiçoe a experiência do cliente.

5 Tenha os casos de uso em mente
Os três temas inspiram a visão das redes sociais empresariais de sua empresa e oferecem um contexto para identificar os resultados de negócios prioritários e os casos de uso individuais. A identificação de casos de uso permite definir resultados práticos e concretos, que podem ser medidos. Visão Casos de uso Resultados de negócios prioritários

6 Entenda os resultados das conversas
Esistem três etapas principais para descobrir o valor da sua rede para os negócios. Fazer as pessoas falarem na sua rede é uma etapa importante, mas não saber sobre o que elas estão falando torna mais difícil entender o valor disso. É útil saber sobre o que as pessoas estão falando, mas não conhecer os resultados das conversas torna mais difícil entender o valor disso. Entender os resultados dessas conversas é fundamental para descobrir seu valor para os negócios. Pessoas falando Valor para os negócios Pessoas falando sobre as vendas Pessoas falando sobre as vendas, aumentando assim a receita.

7 O valor para os negócios depende da maturidade da rede
Lembre-se de que as conexões em uma rede crescem quase exponencialmente com o número de usuários da rede. Como resultado, é importante ter pessoas ativas o suficiente na sua rede Yammer antes de se concentrar no seu valor para os negócios. Conforme sua rede se desenvolve, ajuste seus objetivos em relação aos resultados de negócios e o valor para os negócios. Em outras palavras: No início, concentre-se na adoção e em outras medidas quantitativas de saúde da rede – de forma simples: faça as pessoas conversarem na rede. Em seguida, concentre-se na interação, o que significar fazer as pessoas falarem sobre áreas e tópicos de negócios específicos. Por fim, concentre-se na geração de valor para os negócios.

8 Adapte seus casos de uso à maturidade da rede
Ao considerar os casos de uso, tenha em mente o nível de maturidade da rede. Redes maduras são melhores para tratar de casos de uso sofisticados, que promovem mais valor para os negócios. Simplificação de funções ou tarefas relacionadas aos negócios Criação de conteúdo em conjunto Compartilhamento de práticas recomendadas Substituição de reuniões Compartilhamento de perguntas frequentes de equipes e departamentos Reconhecimento de funcionários Conexão dos funcionários Iniciativas culturais Compartilhamento de artigos e notícias do setor

9 Medidas quantitativas e qualitativas
A medição do valor para os negócios requer análises quantitativas e qualitativas. Ao descrever medidas quantitativas, nos referimos às estatísticas da rede obtidas no painel de análises do Yammer e à exportações de dados. Essas estatísticas fornecem um instantâneo rápido da saúde da rede, que é especialmente útil para redes novas. Ao descrever medidas qualitativas, nos referimos a histórias de sucesso que ilustram o valor para os negócios oferecido pela sua rede Yammer. Essas histórias são mais difíceis de conseguir, mas são a forma mais eficaz de demonstrar o valor para os negócios, pois identificam o assunto das interações do Yammer, além dos resultados de negócios que produzem.

10 II. Medidas qualitativas

11 Medidas qualitativas do valor para os negócios
As medidas qualitativas são a melhor forma de entender o valor do Yammer para os negócios. Isso porque as redes sociais empresariais são como uma infraestrutura, em contraposição a uma ferramenta. Enquanto as ferramentas podem ser facilmente medidas em termos de ROI, o impacto de valor da infraestrutura, inclusive de uma infraestrutura de rede social como o Yammer, pode ser difícil de prever. Basta pensar: você prefere ter na sua rede 100 pessoas apenas batendo papo ou 25 pessoas aumentando a receita das vendas com o compartilhamento de exemplos que as ajudaram a fechar seus maiores negócios?

12 A relevância das medidas qualitativas
Em vez de medir (o que sugere coleta de dados quantitativos), em minha opinião, contar histórias é uma forma muito mais eficaz de demonstrar a utilidade, os benefícios e o retorno do investimento. Muitas vezes, um caso de sucesso pode superar o custo de uma rede social empresarial de um ano. Kai Riemer Na CIO Strategy Summit O verdadeiro valor de uma rede social empresarial não se reflete nos dados mensuráveis apresentados em um painel, mas em sua capacidade de fortalecer a rede informal que gera interações e alimenta a realização do trabalho em sua empresa. CMS Wire

13 Quatro etapas para a medição qualitativa
Lembre-se de sua visão. Analise sua rede em relação à sua visão de como o Yammer ajudará sua organização a ouvir, adaptar-se e crescer. Faça uma pesquisa de opinião. Use pesquisas para medir o envolvimento de seus colegas de trabalho e funcionários. Você pode incluir perguntas nas pesquisas anuais com funcionários que sua empresa já realiza. Acompanhe os #YamWins. Para acompanhar as boas conversas no Yammer, crie um tópico no Yammer, por exemplo, #YamWin. Adicione o tópico a todas as conversas que demonstrarem o valor para os negócios, de forma que se possa localizá-las facilmente na rede. Compatilhe histórias. Incentive os membros da rede a compartilhar seu próprio sucesso ou momentos de satisfação no Yammer, para que outras pessoas possam aprender com isso.

14 Lembre-se da sua visão Uma visão clara é importante porque: Permite que os funcionários antevejam o valor que o Yammer trará à organização e pessoalmente a eles Possibilita uma clareza da finalidade, o que ajuda a assegurar a adesão e o apoio Define de forma ampla como o Yammer pode ajudar a vencer as barreiras na comunicação Reflete os objetivos das pessoas por toda a organização

15 Faça uma pesquisa de opinião
Uma das maneiras mais fáceis de descobrir se sua rede está obtendo valor para os negócios é conversar com seus colegas de trabalho ou os membros da rede. Você pode criar uma pesquisa de opinião ou um levantamento para avaliar o nível de adoção da rede social empresarial, coletar feedback e identificar oportunidades de melhorar a rede. Veja aqui algumas perguntas de exemplo que você pode fazer: Quais são algumas das maneiras principais como você usa o Yammer? Com que frequência você usa o Yammer? Com que frequência você usa o Yammer para fins relacionados aos negócios? Em que extensão você obteve valor por meio do uso do Yammer como parte de seu fluxo de trabalho?

16 Acompanhe os #YamWins Um funcionário da equipe noturna sinaliza um problema não rotineiro. Charleston Dallas Identifique conversas que demonstrem a colaboração e o trabalho de equipe entre funções diferentes. Marque essas conversas com o tópico #YamWin para acompanhar seu progresso. Pesquise o tópico #YamWin ao fazer uma análise da rede para localizar rapidamente as conversas que demonstram valor para os negócios. Outras lojas por todo o país confirmam o problema. Salt Lake City Phoenix Um executivo admite o problema. Este thread demonstra o seguinte: Identificação de um trabalho não rotineiro. O trabalho não rotineiro implica em mais decisões a serem tomadas e critério por parte do colaborador individual. As empresas precisam de ferramentas como o Yammer para ajudar funcionários individuais a tomar decisões com base e mais informações e a realizar trabalhos não rotineiros. Acesso a ferramentas de comunicação que não estavam disponíveis antes para funcionários que não têm /não estão na linha de frente. Identificação de problemas por funcionários separados geograficamente. Resolução e comunicação do problema pela liderança. Esse thread foi originado por um funcionário que trabalha no turno noturno. Esse funcionário também não tem um endereço de , então o Yammer deu a ele uma forma que antes era inexistente para interagir com o restante da empresa. Ele identifica um problema com algum produto que sua loja recebeu. As três respostas seguintes mostram a confirmação de lojas em outras partes do país que tiveram o mesmo problema. Em um local, a empresa é capaz de identificar um problema que está afetando lojas em pelo menos três outros locais a partir do feedback original do funcionário. A vice-presidente de produção e compras interfere, reconhecendo o problema. Posteriormente, ela continua com uma solução para o problema. Chicago O problema é resolvido.

17 Compartilhe histórias
Obter e compartilhar histórias sobre o sucesso de sua rede e momentos #YamWin é uma das melhores formas de demonstrar valor para os negócios. Ao compartilhar uma história sobre sua rede Yammer, inclua estes detalhes: Hora. A história deve começar com um marcador de tempo para que o público saiba quando ela aconteceu. Personagens. A história deve apresentar nomes para que o público saiba quem estava envolvido. Eventos. A história deve relatar os eventos ocorridos. Elementos visuais. O público deve ser capaz de visualizar o que aconteceu. Histórias de valor para os negócios podem ser facilmente compartilhadas internamente por meio de um grupo de Histórias de Sucesso do Yammer na rede. Você também pode compartilhar histórias externamente com a comunidade mais ampla do Yammer por meio da Yammer Customer Network.

18 Exemplos de histórias de sucesso
Veja aqui alguns exemplos de histórias de sucesso de clientes. Crie um grupo Histórias de Sucesso do Yammer na sua rede para compartilhar seus próprios sucessos com sua organização. Quando a Red Robin apresentou o hamburger Pig Out com bacon, a gerência ficou desapontada com a ausência de feedback dos clientes na página da Red Robin no Facebook, mas descobriu muito com a agitação considerável que houve no Yammer. “Os gerentes começaram a conversar sobre maneiras para ajustar a receita do Pig Out e, quatro semanas depois, tínhamos uma versão melhoradas testada em nossa cozinha para distribuir para os restaurantes. Antes, esse processo teria levado de 12 a 18 meses.” Chris Laping CIO “Temos muitos eventos em centros de compras, e a funcionalidade móvel do Yammer torna mais fácil para a equipe no local da operação postar atualizações e vídeos, oferecendo para o resto de nós um feed das atividades conforme elas acontecem.” Quando o vencedor do The X Factor Austrália fez uma excursão por diversos centros, “a equipe produziu um feed ao vivo de fotos e vídeos de diversos locais. Isso foi incrível, não apenas como uma forma de compartilhar o entusiasmo, mas também nos ajudou a aprender e melhorar cada aparição com base na anterior”. Andy Hedges Administração de centros de compras Technovision é um documento interno anual que descreve como os clientes de setores diferentes podem melhor implantar a tecnologia. Ele é preparado por um pequeno número de CTOs mas, em 2012, eles compartilharam o relatório preliminar no Yammer e solicitaram feedback. “Nossos relatórios Technovision sempre foram baseados nas experiências de alguns tecnólogos muito experientes, muito inteligentes… Mas o documento deste ano é ainda mais poderoso, pois pessoas de toda a empresa puderam ver essas ideias e desenvolvê-las, recorrendo a exemplos de trabalho de clientes ao redor do mundo. O Yammer ajudou nossos CTOs a refinar o relatório por meio da exploração da perspectiva das pessoas em nossa rede – e eles fizeram isso em duas semanas. Você certamente não conseguiria fazer isso por .” Tom Barton Chefe de comunicação

19 Outros recursos Confira estes recursos para obter mais informações sobre como medir o valor para os negócios da perspectiva qualitativa. CMS Wire - The Enterprise Social Networking Data Party is Over  Enterprise Social Network Analytics vs. Scoring; Why One Works and the Other Doesn’t Post do blog - Measuring Business Value Kai Riemer Keynote on Enterprise Social Network Adoption

20 III. Medidas quantitativas

21 A importância das medidas quantitativas
O monitoramento e acompanhamento do desempenho de sua rede permite observar sua saúde, controlar como sua organização está usando o Yammer e identificar oportunidades de crescimento. A medição quantitativa é especialmente relevante para medir o crescimento em redes jovens, caso elas ainda não tenham alcançado seu potencial total em relação ao valor para os negócios. Nós oferecemos várias ferramentas para auxiliar na medição quantitativa. Nos slides a seguir, explicamos como essas ferramentas ajudam a analisar os dados da rede: Painel de Análises Exportação de Dados API de Exportação de Dados Aplicativos de terceiros

22 As métricas quantitativas destacam oportunidades
As métricas quantitativas destacam áreas de crescimento em sua rede, para que você possa agir de forma a promover a adoção e o envolvimento em toda a empresa. Por exemplo: Se o uso de arquivos e notas for baixo, organize sessões de treinamento sobre a colaboração usando essas ferramentas. Se o uso da mobilidade for baixo, lance uma campanha para aumentar a visibilidade e promover sua utilização. Se um grupo específico for popular, convide os administradores do grupo para compartilhar práticas recomendadas para manter o grupo ativo.

23 Como posso começar a medir?
Depois de examinar os recursos nesta seção do conjunto, comece analisando as métricas quantitativas da sua rede: Examinando seu Painel de Análises Planejando um cronograma de Exportação de Dados Executando uma Exportação de Dados Criando uma tabela dinâmica no Excel usando seus dados Compartilhando o tipo de relatório que você criou (e como você o criou) na Yammer Customer Network

24 A. Painel de Análises

25 Usando seu Painel O Painel de Análises do Yammer fornece determinadas estatísticas de atividade da rede que podem ajudar a avaliar a saúde da rede, especialmente em redes jovens. Essas estatísticas são ótimas para ilustrar o crescimento de sua rede e confirmar que ela está ativa. Por exemplo, uma tendência ascendente do número de postagens indica que a rede está ativa e que os funcionários estão interagindo com ela. Os slides a seguir explicam as métricas principais, que incluem: Número de membros Número de curtições Número de postagens Número de grupos

26 Visão geral das análises de sua rede
DICA Para analisar como um evento de lançamento afeta os níveis de interação, compare as métricas da visão geral antes e depois do evento. Alterne para ver a atividade da rede nos últimos 7 ou 28 dias.

27 Quantifique os membros envolvidos
DICA Analise o número de membros envolvidos em relação ao total. Um membro envolvido: Enviou uma mensagem privada, iniciou um thread, respondeu um thread, curtiu ou compartilhou uma conversa. Visualizou uma conversa completa ou clicou para expandir uma postagem.

28 Entenda o volume de mensagens
DICA Analise o número de mensagens postadas em um grupo em relação às mensagens privadas. Meça o número de mensagens mensais postadas nos seis últimos meses.

29 Analise a atividade dos grupos
DICA Examine a porcentagem de grupos ativos na rede. Se um grupo específico for popular, convide os administradores do grupo para compartilhar práticas recomendadas para manter o grupo ativo.

30 Quantifique o compartilhamento de arquivos
DICA Veja o número total de arquivos que foram carregados na rede ao longo do tempo. Se o uso de arquivos for baixo, organize uma sessão de treinamento sobre práticas recomendadas de colaboração.

31 Entenda o uso de notas DICA
Analise o número de notas que foram criadas ao longo do tempo e o número de edições e exibições exclusivas de notas. Se o uso de notas for baixo, organize uma sessão de treinamento sobre práticas recomendadas de colaboração.

32 Entenda o uso de notas DICA
Analise como os membros estão usando notas com base no número de exibições e na finalidade da nota (por exemplo, notas relacionadas aos negócios ou projetos x conversas sobre o bebedouro).

33 Identifique os pontos de acesso de logon
DICA Identifique como os membros acessam o Yammer, por exemplo, na Web, em dispositivos móveis, no desktop ou pelo SharePoint. Existem oportunidades de melhorar a conscientização sobre determinados pontos de acesso?

34 Analise o uso de dispositivos móveis
DICA Identifique as plataformas móveis que seus usuários utilizam. Depois, realize um treinamento para o aplicativo móvel da plataforma mais popular. Se o uso de aplicativos móveis for baixo, organize uma campanha para promover o uso do Yammer em dispositivos móveis.

35 B. Exportação de Dados

36 O que é possível exportar do Yammer?
A Exportação de Dados do Yammer compacta e exporta todas as mensagens (públicas e privadas), notas, arquivos, tópicos, usuários e grupos. A Exportação de Dados do Yammer está disponível somente para Administradores Verificados. Os dados serão exportados em arquivos .CSV separados. Os arquivos .CSV conterão detalhes de cada tipo de dados, como ID das mensagens, carimbos de data/hora, participantes, nomes de grupos etc.  Os arquivos estarão em seu formato nativo, e as notas serão exportadas em formato .html. As exportações conterão apenas os arquivos e as notas criados ou modificados durante o período especificado para a exportação.

37 O que posso fazer com meus dados?
Criar uma Tabela Dinâmica, um recurso do Microsoft Excel que permite agregar e visualizar os dados exportados. Ao analisar o arquivo Messages.csv, você pode: Encontrar os dez grupos principais com base em postagens ou conversas; faça drill down para ver a análise por dia. Encontrar as dez pessoas que mais postam; faça drill down para ver a análise por dia. Ao analisar o arquivo Topics.csv, você pode: Analisar o número de tópicos criados por dia.

38 Comparando o Painel e a Exportação de Dados
O Painel de Análises e a Exportação de Dados do Yammer dão acesso a métricas diferentes. Painel do Yammer Crescimento da rede, semanal ou mensal Membros envolvidos Número de mensagens postadas Número de grupos, total e ativos Número de arquivos, total e carregados Número de notas, total e criadas Principais notas e arquivos Como sua organização está acessando o Yammer Dispositivos móveis usados Exportação de Dados e Excel Usando fórmulas, pesquisar por palavras-chave, como uma campanha específica ou um nome de projeto Usando tabelas dinâmicas, fazer drill down ou agregar seus dados em nível mais detalhado, como: Crescimento da rede em nível diário Número de mensagens postadas por dia, semana ou mês Número de mensagens postadas em cada grupo Criar diagramas e gráficos para exibir as análises O Yammer pode fornecer uma visão geral de sua rede; o uso da exportação de dados e do Microsoft Excel permite fazer drill down de forma mais detalhada.

39 C . API de Exportação de Dados

40 O que é a API de Exportação de Dados?
A API de Exportação de Dados permite ao administrador de TI configurar e personalizar exportações recorrentes automáticas para sua rede. Isso possibilita maior controle, flexibilidade e personalização. URL: Método: GET Autenticação: token de acesso OAuth 2, o usuário deve ser um administrador verificado. Consulte a Rede de Desenvolvedores do Yammer para gerar um token de acesso.

41 Parâmetros de consulta
access_token – o token do portador OAuth de um administrador verificado. model - indica os modelos que devem ser exportados. Todos os modelos disponíveis serão exportados, se não for especificado nenhum. Vários modelos podem ser especificados com vários parâmetros com o nome do 'modelo'. Os modelos disponíveis incluem: User Group Message Topic UploadedFileVersion DocumentVersion since - indica a data de início da exportação. Todas as alterações exportadas terão ocorrido em ou após essa data. Deve ser codificado como uma data ISO-8601. include – defines se os anexos de arquivos devem ou não ser incluídos. As opções são ‘csv’ (sem anexos) ou ‘all’ (incluir anexos). network – quais redes você deseja exportar. Deve ser acessível usando o token de portador OAuth fornecido, ou seja, a rede associada com o token ou redes externas associadas. include_ens – se ‘true’, incluir automaticamente todas as redes externas relacionadas à rede associada com o token de portador OAuth.

42 D. Aplicativos de terceiros

43 GoodData O que é? GoodData é um aplicativo de parceiros do Yammer que permite ao administrador verificado extrair e analisar os dados exportados usando a API. Trata-se de um aplicativo de análises e relatórios criado com base nas práticas recomendadas e principais indicadores de desempenho para medir as redes Yammer. O aplicativo baseia-se na avançada plataforma de inteligência de negócios do GoodData e consiste em painéis pré-empacotados. O que ele pode fazer? As principais áreas de foco analítico incluem o rastreamento de atividades de grupos, a identificação de pessoas influentes e adeptos, assuntos em alta e análises de viralidade. O GoodData pode: Ser facilmente estendido e personalizado para atender às necessidades exclusivas de sua organização. Incluir outras fontes de dados para fornecer uma exibição completa dos investimentos de sua organização em redes sociais, incluindo fontes como Facebook, Twitter, Google+, outras redes sociais empresariais ou fontes internas de dados.  Acompanhar e analisar o uso e a adoção internos do Yammer, garantindo que sua organização obtenha o máximo de seu investimento em redes sociais empresariais. 

44 ViewPoint Enterprise O ViewPoint Enterprise é um aplicativo parceiro do Yammer que fornece visibilidade federada das plataformas Yammer e SharePoint de sua empresa. Com o ViewPoint, você pode: Observar as mudanças na adoção por usuários e grupos ao longo do tempo. Ver quais grupos e sites são mais e menos ativos – por postagens, curtições, compartilhamentos, documentos e outros. Identificar seus usuários mais influentes de toda a empresa. Para obter mais informações sobre o ViewPoint Enterprise, consulte a ViewDo Labs:

45 Apêndice

46 Consultas da API de Exportação de Dados de exemplo
Exportar todos os dados desde 9 de fevereiro de 2012: Exportar todos os dados desde 9 de fevereiro de 2012, mas excluir os anexos de arquivos: Exportar os dados de mensagens desde 9 de fevereiro de 2012 e excluir os anexos:

47 Dicas para criar uma Tabela Dinâmica
Faça uma cópia de seus arquivos .CSV Expanda todas as colunas Separe suas colunas de data (“created_at”, “deleted_at” etc.) em apenas uma coluna Date Em uma coluna vazia, dê o nome “Date” e inclua esta fórmula na linha adjacente: "=CONCATENATE(LEFT(X#,10))", onde "X#" é uma célula de data/hora para essa linha. Por exemplo, no arquivo Messages.csv: Na célula U1, coloque o título “Create Date” Na célula U2, insira a fórmula “=CONCATENATE(LEFT(S2,10))" Adicione uma coluna para o número de dias desde que ocorreu a última atividade e inclua esta fórmula: “=TODAY()-X#”, onde “X#” é a célula resultante da acima.

48 Recursos de Tabela Dinâmica
Estes são alguns ótimos recursos da Equipe do Microsoft Office para começar com as Tabelas Dinâmicas: Criar uma Tabela Dinâmica para analisar dados da planilha Usar a Lista de Campos para organizar os campos em uma Tabela Dinâmica Atualizar dados em uma Tabela Dinâmica Filtrar dados em uma Tabela Dinâmica Classificar dados em uma Tabela Dinâmica Excluir uma Tabela Dinâmica

49 Recursos do GoodData Para obter informações de preços, entre em contato Para obter outras informações, confira: GoodData for Yammer Grupo GoodData na rede YCN


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