A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Integrando Team-based Learning & PBL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Integrando Team-based Learning & PBL"— Transcrição da apresentação:

1 Integrando Team-based Learning & PBL
Mark A. Serva, Ph.D. University of Delaware

2 TBL – Aprendizagem baseada em times
Criada por Larry Michaelson em 1970 na Universidade de Oklahoma Procurava um método para se conectar com estudantes em aulas longas, em demoradas sessões, sem usar a aula expositiva. Descobriu que os alunos não só passaram a participar mais, a se interessarem durante o longo período das aulas, como também prosperaram.

3 Quatro princípios fundamentais do TBL
Grupos muito bem formados e gerenciados. Os estudantes devem ser responsabilizados por seu trabalho individual e em grupo. Os trabalhos em grupo devem promover tanto a aprendizagem quanto o desenvolvimento da equipe. Os estudantes devem frequente e oportunamente receber devolutivas, ser informados sobre seu desempenho. Michaelson, L., Knight, A., and Fink, D. (2002). Team-based Learning: A Transformative Use of Small Groups, Praeger Publishers: Westport, CT.

4 O Que é a aprendizagem baseada em times - TBL?
Fase de planejamento O instrutor divide o curso em 5-7 módulos, cada um com aproximadamente 2-3 weeks de duração. O instrutor identifica o objetivo “chave” da aprendizagem durante cada módulo. Os objetivos da aprendizagem devem enfatizar o “fazer” tanto quanto o “saber”. Fase de preparação Antes do inicío de cada módulo, aos alunos são dadas leituras, exercícios, vídeos ou outro material de preparação. O objetivo não é o domínio, mas, em vez disso, uma introdução aos conceitos, ideias da área. (TOC versus index) No início da primeira aula do módulo, um RAP (garantia de preparação prévia ) será administrado.

5 TBL (continuação) Fase de Aplicação (o mais ”divertido"!). Times, equipes: Resolver problemas (PBL!) Aplicar os conceitos de forma realizável, tangível. Foco na avaliação formativa, não somativa. Os alunos são continuamente desafiados com problemas cujas dificuldades aumentam conforme o avanço dos módulos. Fase de Avaliação: Permite aos estudantes demonstrar seu domínio, seu profundo conhecimento. Avaliação somativa e responsabilidade individual.

6 Sequência das atividades de aprendizagem
Preparação Aplicação Avaliação RAP Individual RAP no time Apelações Trabalho em Grupo Projeto da Equipe ou Exame, prova. Trabalho em grupo Na aula Fora da aula Leitura tarefa tarefa revisão Duração: uma ou duas semanas; um módulo ou tópico do curso.

7 Fase de preparação: processo de garantia de preparação prévia
Atribuir leituras e vídeos na fase de preparação. RAP Individual (iRAP). Cada aluno recebe um teste com 5 até 10 questões sobre o material recebido e estudado. Rap do Time (tRAP). Cada time recebe o mesmo teste do material estudado e o realiza usando the IFAT. Durante esse tempo, os iRATs receberão a pontuação correspondente . Apelações/recursos. Os alunos podem apelar para conseguir a pontuação perdida em uma questão, escrevendo uma curta defesa das respostas dadas por eles. Devolutiva/ Feedback oral dado pelo instrutor. Tendo por base o desempenho no RAP, o instrutor adapta seu comentário.

8 Por que o RAP (processo de garantia de preparação prévia) é eficaz para dar início a um módulo?

9 Fase de aplicação No TBL recomenda-se usar a abordagem dos 4S para o desenvolvimento de problemas: Os recurso mnemônico dos 4S - em português -significam: 1. Problema significativo: aos estudantes são apresentados problemas originais e relevantes. 2. Mesmo problema: Cada equipe trabalha com o mesmo problema, caso ou pergunta. 3. Escolha específica: cada equipe aplica os conceitos teóricos to fazer uma escolha específica. Exige-se do time, da equipe a habilidade de sintetizar o trabalho realizado por meio de respostas oesas. Relatos simultâneos: todos as equipes relatam suas escolhas simultaneamente, não sequencialmente. 4s –1. significant problem; 2.same problem;3. specific choice; 4.simultaneously Report.

10 Exemplo dos 4S: Probabilidade e Estatística
Para aumentar o interesse, desenhe uma linha numérica no quadro para que as equipes coloquem um X nas respostas escolhidas. Todos ao mesmo tempo. Exemplo dos 4S: Probabilidade e Estatística Você é o responsável pela organização da noite de cassino em sua faculdade, e deve estruturar um jogo de loteria para aquela noite (ganha quem acertar 6 números). Cerca de 200 pessoas são esperadas para o evento. Portanto, é necessário pensar especialmente em: Dentro do universo de quantos números cada jogador poderá escolher? Com base no exposto, esteja preparado para discutir (1) A probabilidade de que alguém vai ganhar (2) quanto um vencedor ganharia, e (3) por que a sua escolha é a ideal?

11 PBL versus TBL Tamanho do grupo: Natureza dos problemas:
PBL : pode variar, mas, normalmente, 4-5. TBL: 5-7. Natureza dos problemas: TBL: foco no modelo 4S. PBL: é mais aberto, com foco em problemas desafiadores. Na prática, mas semelhantes do que diferente.

12 Integração doTBL com PBL
TBL fornece um modelo útil e eficaz “ao redor”, próximo do PBL. O RAP fornece um mecanismo para a responsabilização dos alunos, uma crítica comum ao PBL. PBL fornece um contexto mais amplo para os problemas de sala de aula, enquanto oTBL, uma abordagem mais direcionada. Ambos TBL and PBL podem ser usados para mudar uma aula e aumentar a aprendizagem.

13 Sinergias TBL TBL fornece um método para garantir a responsabilização dos alunos por meio do RAP. TBL também fornece uma estrutura direcionada para a criação de exercícios em classe. PBL Oferece um quadro mais amplo para os problemas em sala de aual. Concentra-se “no problema”, como motivação para a aprendizagem. Flipping Aproveita os novos recursos disponíveis para permitir tanto o PBL quanto o TBL Todos podem (deveriam?) ser integrados para melhorar a experiência de aprendizagem em sala de aula?


Carregar ppt "Integrando Team-based Learning & PBL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google