A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Aluno a Distância e suas Necessidades. Olá! Nesta aula você conhecerá o aluno a distância e suas necessidades. Venha comigo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Aluno a Distância e suas Necessidades. Olá! Nesta aula você conhecerá o aluno a distância e suas necessidades. Venha comigo."— Transcrição da apresentação:

1 O Aluno a Distância e suas Necessidades

2 Olá! Nesta aula você conhecerá o aluno a distância e suas necessidades. Venha comigo.

3 O Aluno a Distância

4 Partindo do pressuposto de que o aluno é o centro do processo educativo, tal deve ser o caso na EaD. O aluno a distância é figura central do processo de aprendizagem e todo o curso é desenvolvido visando à otimização do seu desempenho e à autonomia.

5 Para compreender um aluno considerado autônomo é necessária uma compreensão clara dos significados do termo autonomia e da autonomia do aluno a distância. Segundo Preti (1996), numa relação pedagógica, autonomia implica reconhecimento da capacidade do outro, respeitando-o e compartilhando com ele a construção do conhecimento. O outro lado é o de responsabilizar-se pelo próprio conhecimento, pela sua formação, objetivos e fins: tornar-se sujeito da formação para si mesmo. A partir desse conceito, se percebe que a autonomia tem diversas dimensões e só desenvolve sua autonomia potencial quem sabe o que quer. Pode-se dizer que um aluno autônomo tem as seguintes características: a cooperação, o respeito mútuo, a criatividade individual, a flexibilidade, o criticismo racional e a independência. O Aluno a Distância

6 Mas o que é ser um aluno autônomo? Você sabe? Compreenda a seguir.

7 Aprendiz Autônomo

8 Lebel (1995) define um aprendiz autônomo como uma pessoa que identifica uma necessidade de aprendizagem ao se deparar com um problema, uma habilidade que precisa adquirir ou uma informação que ele não possui. Ele é capaz de formular sua necessidade de aprendizagem em termos de objetivos gerais e específicos e de fixar, de modo mais ou menos explícito, os critérios de realização.

9 Significa dizer que o estudante autônomo passa a ser professor de si mesmo e assume uma postura de auto-docência. Correto?

10 Exato! E lembre-se: esse modelo desafia o tutor e o monitor a adotar uma postura que respeite a autonomia do aluno.

11 Você sabe quem são os alunos que buscam cursos a distância? Veja a seguir.

12 Quem Busca Cursos a Distância?

13 Quem Busca Cursos a Distância? Segundo Peters (2001, p. 37), os estudantes que buscam cursos a distância representam: [...] uma clientela especial. Ela é diferente da do estudo com presença, porque por via de regra se trata de adultos um pouco mais velhos. Sua idade média situa-se entre 20 e 30 anos, sendo que para cima dificilmente se coloca um limite.

14 Ou seja, os alunos que estudam à distância normalmente são adultos, preparados para fazer escolhas e tomar decisões, motivados e com um foco específico definido. Para eles, o mais importante é incorporar novos conhecimentos aos que já possui, para dar respostas às suas necessidades e não aprender por aprender. Por que os adultos optam por cursos a distância e também desistem dos mesmos? Veja a seguir. Quem Busca Cursos a Distância?

15 Procura e Evasão em cursos a Distância

16 Procura e Evasão em Cursos a Distância As razões que levam alunos a optarem por essa modalidade geralmente estão ligadas ao tempo disponível para os estudos, à localização geográfica das instituições que oferecem o tipo de formação que o aluno procura, em relação ao seu local de residência e trabalho e, por fim, às responsabilidades na família.

17 Além dos fatores citados pode haver outros que são também desmotivadores e levam o estudante a abandonar seu curso. Procura e Evasão em Cursos a Distância

18 Fatores técnicos como o acesso à tecnologia e o domínio dela, também podem ser vistos como uma dificuldade a mais pelos estudantes, por isso é importante haver uma estrutura de suporte técnico eficiente. Além disso, o estudante precisa ser preparado para utilizar as mídias adotadas, quando ele inicia o curso. Todas essas ações devem ter em vista a construção da autonomia por parte do aluno, pois essa conquista facilitará o processo de aprendizagem a distância. Esse aluno, mais do que o aluno presencial, tem necessidades específicas. Segundo Moraes (2004), para alguns autores essas necessidades podem ser classificadas como acadêmicas e não acadêmicas. Procura e Evasão em Cursos a Distância

19 Necessidades do Aluno a Distância

20 Necessidades do Aluno a Distância Ainda para Bayless (2001 apud MORAES, 2004), as necessidades comuns aos estudantes estão divididas em seis grupos. Conheça-os a seguir. Acesso aos recursos: o acesso a informações sobre como estudar à distância ou como ser bem-sucedido na EaD deve ser rápido e irrestrito. As informações sobre a instituição e o programa devem ser claras e facilmente acessíveis, assim como as informações relacionadas com a utilização da biblioteca, aquisição de livros e secretaria. Negociação dos processos: a instituição deve ter pessoal preparado para auxiliar o aluno em questões complexas relacionadas aos estudos, como processo de admissão, registro, matrícula, etc.

21 Desenvolvimento pessoal: a instituição deve ter pessoal preparado para orientar o aluno em momentos que ele encontrar dificuldades. Desenvolvimento de habilidades: a instituição deve estar preparada para auxiliar o aluno no desenvolvimento contínuo de competências, com a utilização de novas tecnologias, novas técnicas de leitura e estudo, etc. Relações interpessoais: estudantes a distância devem ser orientados sobre como interagir com seus colegas nos diferentes momentos do curso, pois a relação entre pares é fundamental para o processo de aprendizagem. Aplicação prática de habilidades e conhecimentos: a instituição deve proporcionar oportunidades em que os estudantes possam aplicar os conhecimentos adquiridos na prática, trabalhando em sua comunidade, realizando estágios, etc. Necessidades do Aluno a Distância

22 Alunos a distância podem apresentar outras necessidades, de acordo com o estágio em que se encontram no curso, e as instituições devem dar resposta imediata ao aluno, organizando centrais de atendimento e serviços de apoio, ou seja, monitoria.

23 Você terminou a Aula 3. Na próxima você vai estudar sobre o processo de monitoria.


Carregar ppt "O Aluno a Distância e suas Necessidades. Olá! Nesta aula você conhecerá o aluno a distância e suas necessidades. Venha comigo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google