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Encontro de Equipes Administrativas
Identidade Luterana e Rede Sinodal de Educação Colégio Martinus
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História 1824 - Chegada dos primeiros imigrantes alemães em
São Leopoldo/RS Instituto Rio Branco 1828 – Colégio Sinodal Tiradentes Campo Bom/RS 1832 – Instituição Evangélica de Novo Hamburgo Novo Hamburgo/RS
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História 1850 – Centro Sinodal de Ensino Médio de Sapiranga
Sapiranga/RS 1866 – Colégio Martinus Curitiba/PR 1870 – Colégio Mauá Santa Cruz do Sul/RS 1872 – Colégio Cônsul Carlos Renaux Brusque/SC
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Por que escolas evangélico-luteranas?
Porque havia poucas escolas no país Para ter a oportunidade de aprender a ler e a escrever, assim como os Imigrantes a tinham no país de origem Para conseguir ler a Bíblia Para preservar a língua alemã e manter a identidade étnica
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História 1874 1924 1912 1937 200 escolas 413 escolas
1ª tentativa de criação de um Departamento de Educação 1937 Criação de um Departamento de Educação pelo Sínodo Rio- Grandense - atendia somente escolas primárias
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História Início dos anos 40 II Guerra Mundial Final dos anos 40
Reabertura das Escolas e novas denominações 1952 Criação do Centro de Diretores de Estabelecimentos de Ensino Secundário - atendia os ginásios 1953 1º Congresso de Professores 1954 1ª Olimpíada Estudantil
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O Departamento de Educação engloba o Centro de Diretores
História 1968 Quatro Sínodos criam a IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil O Departamento de Educação engloba o Centro de Diretores
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História Início dos anos 80
Departamento passa a ter uma autonomia maior Elaboração do 1º Plano de Trabalho conjunto Organização de Seminários de Diretores e Encontros de Professores e Colaboradores de apoio
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História 1990 IECLB elabora um documento chamado “Diretrizes de uma Política Educacional” 2001 Conselho de Educação emite um Parecer denominado “Confessionalidade Luterana” 2005 Princípios Pedagógicos da Rede Sinodal de Educação - aprovados por todas as escolas
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Denominação a partir de 2000
Rede Sinodal de Educação hoje Denominação a partir de 2000 53 escolas filiadas
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Onde estão as escolas da Rede?
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Número de alunos EI,EF,EM,EP,EJA e ES
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Número de Professores e
Colaboradores de Apoio 2014 – e 1.894
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6º Plano de Trabalho 2009 a 2015 Princípios: Autonomia Conhecimento
Ética Busca da Excelência Humildade Abertura ao novo Solidariedade Referencial Luterano
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Missão Promover a interação das instituições sinodais de educação a partir das Diretrizes educacionais evangélico-luteranas. Visão Ser uma Rede de excelência na formação humana e profissional e em todos os níveis e espaços de atuação.
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Opções estratégicas Formação de Lideranças Qualidade Pedagógica
Identidade Luterana Sustentabilidade Institucional Visibilidade e Inovação
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Como assegurar o trabalho em Rede
Encontros e cursos para professores e colaboradores de apoio Encontros e cursos para Equipes Pedagógicas e Diretores Encontros para corpo discente
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Como a Rede se organiza Assembleia Geral
Conselho de Educação da IECLB Direção Executiva (Diretor, Coordenadora, Secretária e Recepcionista) Órgãos de Apoio- GAP, Câmara da EP e Câmara das IES Conselho de Ética Conselho Fiscal
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A Rede é o que nossas escolas são
Nossa Rede Entidade associativa que reúne as Instituições com vínculos evangélico-luteranos A Rede é o que nossas escolas são
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Sua essência são as pessoas Professores/ Colaboradores de apoio:
Os colaboradores de apoio Escola: Sua essência são as pessoas Professores/ Colaboradores de apoio: São as referências para alunos e famílias
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Os Colaboradores de apoio
Projeto Pedagógico e Regimento Escolar História Processos e Planejamento Estratégico
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Os Colaboradores de apoio
Gostar de pessoas Conhecer suas atribuições e dos colegas Trabalho em equipe Cuidar de sua formação formal e continuada Participação ativa Comunicação Falar e sentir-se bem Intercâmbios Importância de todos( secretaria, tesouraria, recepção, administração, ferramenta de gestão, biblioteca...)
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A Escola da Rede Sinodal
A nossa Escola será o que as pessoas que nela trabalham dela fizerem A soma destas Escolas sempre será nossa Rede
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A Rede Sinodal em nosso país
Há sentido para a existência do projeto educacional evangélico-luterano no Brasil de hoje?
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Fazemos a diferença na Comunidade em que estamos localizados?
Como estamos em relação aos nossos concorrentes? Nossa Escola tem hoje uma avaliação de como ela está (acadêmica e administrativamente)? Nossa Escola está preparada para as novas tendências?
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Nossa Escola tem um “plano de voo”?
Ela conta com o capital humano de que precisa para executá-lo? Nossa gestão é profissional? Quais são os diferenciais de nossa Escola? Eles são percebidos?
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Trabalho que fazemos como IECLB é um trabalho de missão
História e tradição da Escola não garantem sua perenidade Trabalho em Equipe com comprometimento, qualidade e resultado
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