A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROJETO “PRODUTORES DO SABER” - 3º BIMESTRE DE 2009

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROJETO “PRODUTORES DO SABER” - 3º BIMESTRE DE 2009"— Transcrição da apresentação:

1 PROJETO “PRODUTORES DO SABER” - 3º BIMESTRE DE 2009
A REVOLUÇÃO DOS BICHOS GEORGE ORWELL Aula 01 Profa. Carla G. Meassi

2 O AUTOR: George Orwell nasceu em Motihari na Índia, no ano de Completou seus estudos na Universidade de Eton. Seu nome verdadeiro é Eric Arthur Blair. Aos 19 anos entra para a Polícia Imperial Britânica. Passou muitos anos entre a Índia e a Birmânia. Revolta-se com o imperialismo inglês, abandona tudo e volta para a Europa. Renuncia sua origem burguesa e sua fortuna. Considera seu passado vergonhoso, e por isso muda seu nome. Trabalha como operário de fábrica em Paris e depois como professor primário em Londres. Assim, sente pela primeira vez a opressão da classe trabalhadora. E é neste contexto que ele começa a escrever sua literatura. Participa da Guerra Civil Espanhola em 1936, lutando ao lado do P.O.U.M. (Partido Obrero de Unificación Marxista). George Orwell era a favor das classes sociais baixas, e ficou decepcionado com os Partidos Comunistas da época, fiéis aos ditames de Moscou. Era um anti-stalinista, não pelo socialismo, mas contra todo o tipo de totalitarismo. E é em “A Revolução dos Bichos” (1945) que ele tece toda a crítica ao regime.

3 TEMA: CAPITALISMO SOCIALISMO DITADURA
Entender a organização das sociedades a partir de seus regimes de governo. CAPITALISMO SOCIALISMO DITADURA

4 PROBLEMA: O autor concentra-se em fazer uma crítica à sociedade em que vivia através de uma história de ficção e demonstrar a ganância de poder do ser humano, sua ambição. Quer destacar que as pessoas se comportam de acordo com sua proximidade ou distância em relação ao poder político vigente.

5 OBJETIVOS: DO AUTOR: Sensibilizar por meio da literatura e conscientizar as pessoas de sua sociedade sobre a importância de conhecer e exercer os direitos políticos na escolha não só dos governantes, mas da forma de governo

6 OBJETIVOS: DA LEITURA:
1- Demonstrar a atualidade da obra: ao ler o texto é possível traçar um paralelo entre os personagens e figuras conhecidas da política atual e do comportamento da sociedade em geral; 2- Destacar a importância da consciência individual e do poder do conhecimento para lidar com as diferentes possibilidades

7 OBSERVAÇÕES PARA A LEITURA:
1- Procurar relacionar as situações ou personagens a casos reais/ atuais (não só brasileiros e/ou famosos); 2- Fazer uma análise crítica daquilo que lê; 3- Traçar as características dos “tipos” de poder encontrados no texto e ver em que aspectos são parecidos e distantes da realidade

8 O TRABALHO: Para concluir sua leitura crítica você deverá apresentar um texto próprio, sem citações do livro, digitado em letra Times New Roman 12, com espaçamento entre linhas 1,5 e referência bibliográfica ao final. O tamanho mínimo será de 20 linhas. Seu texto poderá ser: 1- Narração: uma nova crônica: outra história criada por você em que o tema dos personagens seja a relação de poder na sociedade o como isso acontece, o que influencia na vida das pessoas; 2- Narração: um capítulo extra para o livro original, em que há uma “saída” para o problema original e o final da história é diferente, mas não se esqueça que a discussão política é o centro da história;

9 PROJETO “PRODUTORES DO SABER” - 3º BIMESTRE DE 2009
A REVOLUÇÃO DOS BICHOS GEORGE ORWELL Aula 02 Profa. Carla G. Meassi

10 POR QUE UMA “REVOLUÇÃO”?
Revolucionar significa: Um rompimento com os sistema jurídico, político, social, econômico ou cultural vigente, e a substituição pela formação de um novo sistema. Em geral, uma revolução fica caracterizada quando o espaço de tempo em que as mudanças ocorrem é curto, pois, se longo, as mudanças passam desapercebidas e acabam sendo consideradas apenas um processo evolutivo. Uma característica geral de uma revolução é a violência. Esta costuma ocorrer pelo de ser difícil que alguma mudança significativa e rápida ocorra sem o uso da força bruta ou sem reação daqueles que deixaram o poder por conta da insurgência ou ascensão revolucionária. Outra necessidade que há para que uma revolução se torne bem caracterizada é o sucesso do movimento revolucionário. Caso contrário apenas pode-se considerá-lo como tentativa de revolução, ou uma revolução sufocada.

11 POR QUE DOS BICHOS? Possibilidades:
1- O uso da fábula para despertar a atenção; 2- Levar o leitor a fazer suas próprias associações e reflexões; 3- Não induzir comparações; 4- Tornar um assunto de difícil discussão mais acessível e aceitável

12 UM RESUMO: A história, desde a expulsão de Jones até a "transformação completa de Napoleão em "humano" durou aproximadamente 6 anos. Na Granja do Solar, situada perto da cidade de Willingdon (Inglaterra), viviam os bichos, que como dono tinham o Sr. Jones. O Velho Major (porco) teve um sonho, sobre uma revolução em que os bichos seriam autossuficientes, sendo todos iguais. Era o princípio do Animalismo. O Major morreu, mas mesmo assim os animais colocaram em prática a ideia do líder, fazendo a Revolução dos Bichos. Depois da Revolução, a Granja passou a se chamar Granja dos Bichos, e quem a administrava era Bola-de-Neve (porco). Bola-de-Neve seguia os princípios do Animalismo, e mesmo sendo superior (em quesitos de inteligência e cultura) em relação aos outros animais, sempre se considerou igual a todos, não tendo privilégios devido à sua condição. Bola-de-Neve tinha um assistente, Napoleão (porco), que na ânsia pelo poder, traiu o amigo, assumindo a administração da Granja. Napoleão mostrou-se competente e justo no começo, mas depois passou a desrespeitar os SETE MANDAMENTOS, os quais firmavam as idéias animalistas.

13 Os SETE MANDAMENTOS do Animalismo eram os seguintes: Qualquer coisa que ande sobre duas pernas é inimigo; Qualquer coisa que ande sobre quatro pernas, ou tenha asas, é amigo; Nenhum animal usará roupas; Nenhum animal dormirá em cama; Nenhum animal beberá álcool; Nenhum animal matará outro animal; Todos os animais são iguais. Depois de aproximadamente 5 anos, Napoleão já ocupava a casa do Sr. Jones, bebia álcool, vestia as roupas do ex-dono , andava somente sobre duas pernas e convivia com seres humanos, enfim agia em benefício próprio, instalando um regime ditatorial, dominando e hostilizando os demais animais, considerados seres inferiores e sem direitos. Por essa época, já não era possível distinguir, quando reunidos à mesa, o porco tirano e os homens com quem se confraternizava. Napoleão conseguiu sair vitorioso graças à ajuda de Garganta, porco servil e obediente e que, através de bons argumentos, convencia os animais de que tudo o que acontecia era para o bem deles. O Senhor Jones era o dono da Granja e, como tal, explorava o trabalho animal em benefício próprio, para acumular capital. Em troca dos serviços prestados, ele pagava com a alimentação, que nem sempre era boa e suficiente.

14 A Revolução que se deu por idéia do "Major", tinha por princípio básico a igualdade; criando assim, o Animalismo, em que todos são iguais, e todos trabalham para o bem comum. A princípio todos participavam de assembléias, dando idéias e sugestões, liderados por Bola-de-Neve, bem aceito pelos animais em geral. Tempos depois instaurava-se na Granja um regime em que não há liberdade de expressão, direito a opiniões etc. Na sede pelo poder e pela riqueza, Napoleão entra em contato com os homens para com eles negociar, comprar, vender, enfim, acumular riquezas e tudo graças ao trabalho dos animais, verdadeiros empregados mal-remunerados, ajudando o "patrão" a ter regalias, bens materiais, capital. A situação fica mais crítica do que quando Jones era o dono da Granja porque, mais do que nunca, os direitos humanos, ou seja, dos animais foram violados de forma cruel e tendo conseqüências gravíssimas como a morte de alguns, o desaparecimento de outros e muita tortura.

15 A DOMINAÇÃO: Com a leitura da obra é possível identificar que em todos os tipos de governo instaurados existe dominação de uns pelos outros. Neste texto podemos identificar dois tipos: 1- a dominação pela sedução: Garganta persuadia os animais com seus argumentos convincentes e eles aceitavam pacificamente as mudanças efetuadas, 2- a dominação pela força bruta: quem se rebelasse contra as ordens era punido fisicamente, torturado por cães treinados e levados até à morte.

16 UM PARALELO COM A ATUALIZADE:
Após ler o livro de George Orwell é possível estabelecer relações entre o que ele escreveu em 1945 e os dias atuais, tanto na política como na sociedade. 1- quanto aos tipo de poder: países que vivem no capitalismo, na ditadura, no socialismo. 2- quanto às pessoas: dominantes e dominados. 3- a presença da dominação em (praticamente) todas as relações, mesmo as que não envolvem a política oficial

17 O TRABALHO: Para concluir sua leitura crítica você deverá apresentar um texto próprio, sem citações do livro, digitado em letra Times New Roman 12, com espaçamento entre linhas 1,5 e referência bibliográfica ao final. O tamanho mínimo será de 20 linhas. Seu texto poderá ser: 1- Dissertação: uma comparação com situações reais: um texto dissertativo que explique um ou mais casos de países ou pessoas que se identificam com personagens ou situações apresentados no livro 2- Dissertação: um texto original que discuta sobre as foras de organização política e a atualidade, relacionando-se à obra lida.

18 OBSERVAÇÕES : 1- Seu texto deverá ser TOTALEMNTE original, textos iguais ou retirados da internet serão desconsiderados; 2- Você deverá fazer uma ANÁLISE CRÍTICA de uma situação que envolva o poder político, ou seja, a forma como uma sociedade se organiza; 3- Só serão aceitos os trabalhos entregues conforme as regras e no prazo estabelecido: 05/10/2009 Boa sorte!


Carregar ppt "PROJETO “PRODUTORES DO SABER” - 3º BIMESTRE DE 2009"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google