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O Papel das TIC na Educação de Jovens e Adultos.

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Apresentação em tema: "O Papel das TIC na Educação de Jovens e Adultos."— Transcrição da apresentação:

1 O Papel das TIC na Educação de Jovens e Adultos.
VI CONFINTEA 2009 Belém O Papel das TIC na Educação de Jovens e Adultos. Secretaria de Educação a Distância - MEC 1

2 Desenvolvimento econômico-social
As TIC NA EDUCAÇÃO PÚBLICA i. Importância: Cidadania Desenvolvimento econômico-social Democratização do conhecimento e equidade de oportunidades ii. Finalidade: Inclusão Digital (alunos, professores, gestores, comunidade); Contribuir para dinamizar e qualificar os processos de ensino e de aprendizagem nas escolas; Promover o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas a diferentes formas de aprender a aprender.

3 iii. Algumas políticas e ações do MEC
As TIC NA EDUCAÇÃO PÚBLICA iii. Algumas políticas e ações do MEC ProInfo – Programa Nacional de Tecnologia Educacional A Universidade Aberta do Brasil O plano Nacional de Formação de professores e-tec Brasil: ensino técnico a distância

4 PROINFO INTEGRADO – PROGRAMA NACIONAL DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL
As TIC NA EDUCAÇÃO PÚBLICA – EJA PROINFO INTEGRADO – PROGRAMA NACIONAL DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL Objetivos: Alfabetização digital de professores, gestores e alunos; Promover novas estratégias pedagógicas com a utilização de recursos/conteúdos multimídia/digitais na sala de aula; Estimular a autonomia e autoria do estudante no processo de ensino e aprendizagem com a disponibilização dos laboratórios de informática e recursos multimídia.

5 PROINFO INTEGRADO – PROGRAMA NACIONAL DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL
As TIC NA EDUCAÇÃO PÚBLICA – EJA PROINFO INTEGRADO – PROGRAMA NACIONAL DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL Infraestrutura: laboratórios de informática conectados a internet, projetor multimídia e UCA; Capacitação para a utilização pedagógica das TIC - Professores, gestores e alunos Oferta de conteúdos educacionais e interatividade – Portal do Professor, TV/DVD Escola etc.

6 Escolas em áreas urbanas 9.475 11.249 19.000 15.000*
As TIC NA EDUCAÇÃO PÚBLICA – EJA PROINFO - Infraestutura - Laboratórios de informática: 2006 2007 2008/2009 2010 Escolas em áreas urbanas 9.475 11.249 19.000 15.000* Escolas em áreas rurais 3.750 7.000 20.000* CEJA 2.366* Total de atendimento cumulativo 24.474 50.474 87.840* * Estimativa 6

7 Introdução à Educação Digital – 40h
As TIC NA EDUCAÇÃO PÚBLICA – EJA PROINFO - Formação Continuada de Professores com vistas à utilização pedagógica qualificada das TIC nos processos de ensino-aprendizagem Introdução à Educação Digital – 40h Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC – 100h Elaboração de Projetos - 40h 7

8 As TIC NA EDUCAÇÃO PÚBLICA – EJA
Tv Escola Portal Domínio Público Mais de 128 mil objetos (textos, sons, vídeos e imagens) Portal do Professor Ferramentas para criação e compartilhamento de aulas; Mais de 6 mil objetos educacionais disponíveis. As TIC NA EDUCAÇÃO PÚBLICA – EJA 8

9 PROJETO ENSINO MÉDIO A DISTÂNCIA-EJA
As TIC NA EDUCAÇÃO PÚBLICA – EJA PROJETO ENSINO MÉDIO A DISTÂNCIA-EJA Objetivos Expandir e democratizar a oferta do Ensino Médio a jovens e adultos, valendo-se de metodologias educacionais e TIC da educação a distância; Fomentar o ingresso, a permanência e a conclusão do Ensino Médio por jovens e adultos.

10 POR QUE ENSINO MÉDIO A DISTÂNCIA NA EJA?
As TIC NA EDUCAÇÃO PÚBLICA – EJA POR QUE ENSINO MÉDIO A DISTÂNCIA NA EJA? democratização do conhecimento e de oportunidades educacionais, uma vez que um grande número de jovens e adultos poderá ter acesso formação em nível médio; flexibilização de tempos, locais e horários de estudo, possibilitando que o aluno estude, conciliando as atividades de aprendizagem e aulas com atividades de trabalho e outras necessidades de sua vida cotidiana; proposta de EAD pautada na interatividade pedagógica, orientada pelos princípios de humanização e interação, incluindo a utilização investigativa, criativa e comunicativa das TIC, momentos de estudo coletivo e individual e uma comunicação/troca permanente.

11 As TIC NA EDUCAÇÃO PÚBLICA – EJA
PRINCÍPIOS Processo de ensino e aprendizagem voltado às características, realidades e necessidades específicas de jovens e adultos, assegurando ao educando formação integral indispensável ao exercício da cidadania e contribuindo para sua inserção e progressão no mundo do trabalho e em estudos posteriores; Ensino contextualizado, relacionado e interligado às realidades e as necessidades educacionais de jovens e adultos; Valorização da identidade, das culturas locais e da participação cidadã dos jovens na comunidade; Valorização as experiências, práticas, conhecimentos prévios e história de vida, articulando-os com os saberes escolares;

12 Vinculação com o mundo do trabalho;
As TIC NA EDUCAÇÃO PÚBLICA – EJA PRINCÍPIOS Vinculação com o mundo do trabalho; Promoção da autonomia dos jovens, de modo que eles sejam sujeitos do aprender a aprender em níveis crescentes de apropriação do mundo do fazer, do conhecer, do agir e do conviver; Estimulo ao desenvolvimento de uma consciência social democrática e ambiental sustentável. Respeito aos direitos humanos, garantindo igualdade de oportunidades e direito à diferença;

13 As TIC NA EDUCAÇÃO PÚBLICA – EJA
CARACTERÍSTICAS Parceria com os sistemas de ensino dos entes federados (Pilotos: MT e CE) A oferta é realizada pelo sistema de ensino respectivo, estando o aluno matriculado num centro de educação de jovens e adultos (CEJA) ou escola de ensino médio; Curso a distância semi-presencial – Atividades de estudo e aprendizagem individuais e coletivas; Estudo e atividades efetuado pelos alunos com base nos Livros de Estudo, ambiente virtual de aprendizagem e outros materiais) Memorial (escrita livre aluno acerca de suas vivências ao longo do curso); Projeto social - Projeto do aluno em relação a algum aspecto (social, histórico, cultural, ecológico etc.) de sua realidade local;

14 Ambiente virtual de aprendizagem – e-ProInfo
As TIC NA EDUCAÇÃO PÚBLICA – EJA CARACTERÍSTICAS Proposta curricular integrada: formação em nível médio, com qualificação social e profissional ( eixos: cidadania, trabalho, diversidade, desenvolvimento sustentável, tecnologia). Ambiente virtual de aprendizagem – e-ProInfo Materiais impressos e digitais especialmente desenvolvidos e/ou selecionados de acordo com a proposta pedagógica do programa; Acompanhamento sistemático de professores orientadores; Sistema de avaliação contínua. Inclusão digital e interatividade pedagógica das TIC ( escolas com laboratórios de informática). ;

15 UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
HOJE: 557 POLOS 74 IES 418 CURSOS ALUNOS 15 15

16 PERFIL DO ESTUDANTE COM RELAÇÃO AO TRABALHO

17 Dados do INEP, trabalho de Dilvo Ristoff
PERFIL DO ESTUDANTE COM RELAÇÃO À RENDA Até 3 mínimos Acima de 10 mínimos Dados do INEP, trabalho de Dilvo Ristoff

18 Variação das matrículas em
cursos a distância na graduação É inequívoco que EAD está contribuindo para mudar o quadro de desigualdade social no Brasil ! 2000 5.287 2001 5.359 2002 40.714 2003 49.911 2004 59.611 2005 2006 2007 2008 2009 * * Estimativa Fontes: INEP e SEED/MEC

19 A EJA é direito do cidadão e a inserção das TIC na EJA é uma questão de cidadania e equidade;
As TIC podem contribuir não só com organizações curriculares e pedagógicos pertinentes e motivadoras à EJA, mas , principalmente, com uma educação emancipadora, que resgata os saberes do educando, possibilita-o relacionar a outros saberes e compartilhá-los interativamente com os demais; As TIC na educação contribuem para que o aprender a aprender ao longo da vida seja uma constante e as portas do exercício pleno da cidadania estejam permanentemente abertas para todos.


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