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Diagnóstico Apsen nas mídias sociais

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Apresentação em tema: "Diagnóstico Apsen nas mídias sociais"— Transcrição da apresentação:

1 Diagnóstico Apsen nas mídias sociais
Agosto a janeiro

2 Objetivos do Diagnóstico
Identificar e analisar os conteúdos relacionados à Apsen, alguns concorrentes e o mercado. Traçar uma linha de como a Apsen é retratada nas mídias sociais. Identificar as oportunidades para a empresa neste universo.

3 Metodologia Definição das palavras-chave para a busca.
Busca, pela ferramenta de monitoramento Ketchum Chat Trax, de menções nas principais mídias sociais ativas no Brasil: blogs, Facebook, Twitter, Orkut, YouTube, Linkedin, Yahoo!Respostas. Filtragem de menções de período de seis meses, de 17/08/2011 a 17/01/2012. Qualificação (como positiva, neutra ou negativa) das menções à Apsen.

4 Palavras-chave “Laboratório farmacêutico” “Laboratórios farmacêuticos”
“Farmacêutica” “Apsen” “Arpadol” “Alois” “Donaren” “Eurofarma” “EMS”

5 Mercado farmacêutico

6 Mercado – Panorama geral
A grande maioria dos conteúdos refere-se à repercussão de imprensa, principalmente matérias de negócio. Não notamos uma maior exposição de um laboratório, somente alguns casos em que o laboratório recebe destaque pelas suas ações, como Medley e Eurofarma devido ao patrocínio à Stock Car. A Medley também foi posicionada em pesquisa como empresa mais ativa nestas mídias, porém todas as ações são referentes à Stock Car.

7 Mercado - blogosfera Posts sobre novos medicamentos, estudos sobre novas substâncias Anúncios de vagas de emprego Ações e campanhas do governo Críticas, denúncias, conspirações contra a indústria farmacêutica Notícias do setor Patrocínios

8 Mercado - blogosfera

9 Mercado - blogosfera

10 Mercado - Orkut Mais de mil citações dos termos, em comunidades sobre as indústrias, comentários sobre vagas de emprego e repercussão de notícias de imprensa. 14 comunidades com o termo “Indústria Farmacêutica”. 3 comunidades com “laboratório farmacêutico” Nenhuma com “laboratórios farmacêuticos”

11 Mercado - Orkut

12 Mercado - YouTube Vídeos sobre conspirações da indústria farmacêutica como a criação de medicamentos desnecessários. Vídeos com orientações sobre saúde / campanhas.

13 Mercado - YouTube

14 Mercado - Twitter Repercussão de notícias do setor feitas pelos próprios veículos de imprensa ou repassadas por usuários.

15 Mercado - LinkedIn Há 50 empresas com páginas no LinkedIn que usam o termo “indústria farmacêutica”, somente um com “laboratório farmacêutico” e 10 com “laboratórios farmacêuticos”. As questões e publicações sobre o tema estão sempre relacionadas a vagas de emprego.

16 Mercado - LinkedIn

17 Mercado - Wikipedia Verbetes de atividades ou profissões que envolvem a indústria farmacêutica Verbetes de medicamentos ou nomes farmacológicos Verbetes de laboratórios e cidades, regiões que possuem laboratórios ou unidades

18 Mercado - Wikipedia

19 Mercado - Facebook Páginas de diversos laboratórios Citações de:
Polêmica das próteses de silicone francesas Vagas, cursos Notícias do setor Conspirações

20 Mercado - Facebook

21 Mercado – Yahoo! Respostas
Dúvidas que incluem orientações de farmacêuticos, principalmente sobre anticoncepcionais e gravidez Perguntas sobre carreiras relacionadas

22 Mercado – Yahoo! Respostas

23 Apsen

24 Apsen - Panorama Geral 36 resultados no total 23 resultados

25 Apsen – menções por rede

26 Apsen – menções por tom

27 Apsen - Blogosfera Na blogosfera a maioria dos resultados são repercussões de matérias de imprensa. Não há indícios de relacionamento com os blogs, ações e pautas destinadas para este público. As citações aparecem em matérias sobre o mercado farmacêutico e a empresa é citada também em pautas sobre o Santos F.C., como patrocinadora de ações. O tom das mensagens é sempre positivo, destacando o patrocínio e as ações da empresa, ou neutro, quando citada nas matérias de negócios.

28 Apsen - Blogosfera

29 Apsen - Orkut 3 comunidades, voltadas para funcionários
Citações em 5 tópicos de discussão: Citada entre outras marcas em pergunta sobre genéricos de Mesalazina, em comunidade sobre Crohn e retocolite ulcerativa. Uma pessoa menciona que trabalha na Apsen na comunidade Camp Pinheiros, de um centro de aprendizagem. Citada em tópico de discussão sobre tratamentos, em comunidade sobre Alzheimer. Citada em comunidade sobre fribromialgia, em tópico sobre presença da doença em crianças. Citada em comunidade focada em Bem Estar, citando o fitoterápico para escaras.

30 Apsen - Orkut

31 Apsen - YouTube 3 vídeos em seis meses:
Sobre o projeto “100 anos de Futebol Arte”, no CT do Santos, no perfil oficial do Santos Sobre o cuidado com os idosos, no perfil da STI Projetos Audiovisuais Vídeo sobre a sala de passagem da Apsen que ganhou pintura

32 Apsen - YouTube

33 Apsen - Twitter Não há citações de usuários
Encontramos um perfil com 87 seguidores

34 Apsen - Twitter

35 Apsen - LinkedIn Não há questões sobre a empresa e ela também não é citada nos grupos de discussão. Há uma página da Apsen, sem informações.

36 Apsen - LinkedIn

37 Apsen - Wikipedia Não há resultados.

38 Apsen – Facebook Não há resultados.

39 Apsen – Yahoo!Respostas
Não há resultados.

40 Medicamentos Arpadol, Donaren, Alois

41 Arpadol

42 Arpadol - Blogosfera Não há citações.

43 Arpadol - Orkut Não há comunidades.
Há quatro citações em tópicos de discussão, uma em comunidade sobre discopatia degenerativa, duas em comunidades sobre miastenia e uma sobre fibromialgia.

44 Arpadol - Orkut

45 Arpadol - YouTube Não há vídeos com o medicamento citado.

46 Arpadol - Twitter Não há citações.

47 Arpadol - LinkedIn Não há citações.

48 Arpadol - Facebook Não há citações.

49 Arpadol - Wikipedia Não há citações.

50 Arpadol – Yahoo! Respostas
Duas questões no período, uma sobre zumbidos causados pelo medicamento e outra sobre atuação do medicamento para quem tem síndrome do intestino irritável. Ambas tem respostas inconclusivas.

51 Arpadol – Yahoo! Respostas

52 Donaren

53 Donaren - Blogosfera Cinco resultados no período, ligados à depressão e disfunção erétil.

54 Donaren - Blogosfera

55 Donaren - Orkut Cerca de 30 citações em tópicos de discussão, em comunidades sobre insônia, depressão, TOC, autismo, ansiedade, disfunção erétil, síndrome do pânico.

56 Donaren - Orkut

57 Donaren - YouTube Não há vídeos com o medicamento citado.

58 Donaren -Twitter Uma citação de perfil pouco relevante.

59 Donaren - LinkedIn Não há citações.

60 Donaren - Facebook Uma citação de perfil relevante, com mais de 3500 amigos.

61 Donaren - Wikipedia Presença em verbete sobre o princípio ativo Trazodona e em verbete sobre antidepressivo.

62 Donaren - Wikipedia

63 Donaren – Yahoo! Respostas
17 citações: perguntas sobre uso, tratamento, etc. Citações em questões sobre depressão, transtorno bipolar, insônia.

64 Donaren – Yahoo! Respostas

65 Alois

66 Alois - Blogosfera Duas citações no período.

67 Alois - Blogosfera

68 Alois - Orkut 11 citações:
8 da mesma comunidade “Doença de Alzheimer e Diário” As outras 2 citações são na comunidade “Doença de Alzheimer”

69 Alois - Orkut

70 Alois - Twitter Não há citações.

71 Alois - YouTube Não há vídeos que citam o produto na descrição.

72 Alois - LinkedIn Não há citações.

73 Alois - Facebook Não há citações.

74 Alois - Wikipedia Não há citações.

75 Alois – Yahoo! Respostas
Não há citações.

76 Concorrentes Eurofarma e EMS

77 Eurofarma

78 Eurofarma – Blogosfera
1410 resultados Grande maioria de notícias relacionadas à Stock Car ou repercussões de notícias de imprensa, sempre voltadas para negócios. Há poucas citações sobre apoio da empresa a iniciativas ambientais, como coleta de medicamentos fora da validade, e iniciativas sociais, como o programa Integrar Arte & Vida.

79 Eurofarma - Blogosfera

80 Eurofarma - Orkut 32 comunidades, maior delas com 684 membros, voltada para funcionários. Citada em 20 tópicos de discussão, sobre: Filtro solar - citação do Photoderm MAX da Eurofarma Stock Car Reclamação de protetores de animais devido a folder que indicava o gato como causador de rinites, feito pela Eurofarma Campanha de descarte de medicamentos vencidos Indicação de genérico da marca para disfunção erétil Pedido de indicação de genéricos para Tamoxifeno Comentário sobre genérico para Bupropiona

81 Eurofarma - Orkut

82 Eurofarma - YouTube Cerca de 40 vídeos no período, sendo a grande maioria sobre Stock Car. Há também vídeos dos seguintes temas: estande em feira, premiação Lupa de Ouro 2011, Copa Eurofarma, festa da empresa, além de vídeos do blog da empresa, entre outros.

83 Eurofarma - YouTube

84 Eurofarma - Twitter 6 perfis com Eurofarma
Um principal com 578 seguidores 18 tuítes em uma semana – principalmente vagas de emprego ou pessoas que trabalham no laboratório comentando

85 Eurofarma - Twitter

86 Eurofarma - LinkedIn Página da empresa com poucas informações.
A companhia é citada em grupo criado para divulgar vagas de empresas situadas na cidade de Jurubatuba.

87 Eurofarma - LinkedIn

88 Eurofarma - Facebook Página com mais de 3400 fãs. Os posts são relacionados aos patrocínios na área de esporte e cultura. Aba de promoções sem nenhuma ativa no momento. Cerca de 2 posts por dia, sobre patrocínios, promoções em farmácia, pessoas que trabalham na empresa. Dois aplicativos: Corrida Eurofarma e Leilão de Prêmios Eurofarma (ambos sem usuários ativos).

89 Eurofarma - Facebook

90 Eurofarma - Wikipedia 21 resultados
Citações em verbetes sobre medicamentos, mas grande maioria relacionada à Stock Car.

91 Eurofarma - Wikipedia

92 Eurofarma – Yahoo! Respostas
Duas questões relacionadas a futebol (Copa Eurofarma).

93 EMS

94 EMS - Blogosfera Cerca de 220 resultados, grande maioria em repercussões de matérias da imprensa sobre negócios do mercado farmacêutico e genéricos. Há algumas citações de projetos de cunho social / ambiental.

95 EMS - Blogosfera

96 EMS - Orkut 5 comunidades sobre a empresa.
28 citações em comunidades variadas, principalmente dúvidas sobre eficácia de medicamentos genéricos, comentários sobre tratamentos, etc.

97 EMS - Orkut

98 EMS - YouTube Sete vídeos no período, a maioria do próprio laboratório, campanhas e vídeos informativos. Há também vídeo de merchandising de Gerovital.

99 EMS - YouTube

100 EMS - Twitter 15 citações em sete dias, sendo a maioria check-ins nos escritórios da EMS feitos pelo Foursquare. Não foi encontrado perfil institucional da empresa.

101 EMS - Twitter

102 EMS - LinkedIn Há somente a página da empresa.

103 EMS - Facebook Não há páginas sobre a empresa.
Publicações e compartilhamentos de hotel oferecido aos colaboradores, aparentemente, para algum evento da empresa. Dúvida sobre genérico e comentário sobre viagem.

104 EMS - Facebook

105 EMS - Wikipedia Verbete sobre o laboratório, com somente alguns medicamentos listados.

106 EMS - Wikipedia

107 EMS – Yahoo! Respostas Três questões nos últimos seis meses, sobre genéricos.

108 EMS – Yahoo! Respostas

109 Conclusão e recomendações

110 Conclusão e recomendações
O diagnóstico aqui mostrado aponta o potencial de divulgação da Apsen nas mídias sociais. As poucas ações divulgadas tiveram repercussão espontânea, o que nos aponta que, se forem trabalhadas, o resultado pode ser bastante positivo. A análise da concorrência também nos aponta isso, já que suas ações, principalmente patrocínios e ações sociais, foram repercutidas.

111 Conclusão e recomendações
Os canais da Eurofarma nos mostram que há potencial para crescimento daqueles que criamos para Apsen, principalmente tendo em vista que temos a oportunidade de falar de diversas ações e não somente focar em uma, como Stock Car. A análise dos medicamentos aponta que há menções espontâneas dos produtos, mesmo isso não sendo estimulado. Com o trabalho de imprensa e institucional, essa exposição tende a aumentar muito.

112 Conclusão e recomendações
Recomendamos um trabalho contínuo que aumente a relevância da Apsen nas mídias sociais por meio de seus patrocínios e ações sociais. É importante também que haja uma mobilização interna dos colaboradores para que eles também participem dos canais, assim como acontece na concorrência, e ajudem na repercussão dos assuntos de interesse. Algumas ações dos produtos podem ser trabalhadas, utilizando os porta-vozes internacionais para relacionamento, por exemplo.

113 Dúvidas? Ana Flávia Lacchia Ana.flavia@ketchum.com.br (11) 5090-8972
Fernando Neves (11) Dúvidas?


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