A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SUPORTAR A TENTAÇÃO Lição 3 18 de outubro de 2014.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SUPORTAR A TENTAÇÃO Lição 3 18 de outubro de 2014."— Transcrição da apresentação:

1 SUPORTAR A TENTAÇÃO Lição 3 18 de outubro de 2014

2 Tiago 1:12-21 «Bem-aventurado o homem que sofre a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam.» (Tiago 1:12) Tiago 1:13-14. A origem da tentação. Tiago 1:15. A tentação e o pecado. Tiago 1:16-18. A tentação e o novo nascimento. Tiago 1:19-20. A tentação, as palavras e a ira. Tiago 1:21. Como resistir a tentação?

3 Como podemos fazer frente a esta tentação?
A ORIGEM DA TENTAÇÃO «Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta. Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência.» (Tiago 1:13-14) Em primeiro lugar, Tiago nos mostra que Deus NÃO É a origem da tentação. Tiago absolve enfaticamente a Deus de ser o originador de qualquer insinuação para que alguém peque. A continuação nos mostra a verdadeira origem da tentação: o pecado que habita em nós, nossos próprios maus desejos (concupiscências) Como podemos fazer frente a esta tentação? Como fez Jesus: «Está escrito» [tomando «a espada do Espírito, que é a palavra de Deus» (Efésios 6:17)]

4 A TENTAÇÃO E O PECADO Estamos condenados a morte O pecado é consumado
«Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte.» (Tiago 1:15) Somos tentados Nosso desejo gera o pecado O pecado é consumado Estamos condenados a morte A tentação nos vence porque desejamos pecar. O pecado nasce em nossa mente e se consuma em atos pecaminosos.

5 «Temos uma obra a fazer a fim de resistirmos à tentação
«Temos uma obra a fazer a fim de resistirmos à tentação. Aqueles que não querem ser presa dos ardis de Satanás devem bem guardar as entradas da alma; devem evitar ler, ver ou ouvir aquilo que sugira pensamentos impuros. A mente não deve ser deixada a divagar ao acaso em todo assunto que o adversário das almas possa sugerir. “Cingindo os lombos do vosso entendimento”… Diz Paulo: “Tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.”Filipenses 4:8. Isto exigirá oração fervorosa e incessante vigiar. Devemos ser auxiliados pela influência permanente do Espírito Santo, que atrairá a mente para cima, e habituá-la-á a ocupar-se com coisas puras e santas. E devemos fazer estudo diligente da Palavra de Deus. “Como purificará o mancebo seu caminho? observando-o conforme a Tua Palavra.” “Escondi a Tua Palavra no meu coração”, diz o salmista, “para eu não pecar contra Ti.” Salmos 119:9-11.» E.G.W. (Patriarcas e profetas, cp. 41, pg. 436)

6 A TENTAÇÃO E O NOVO NASCIMENTO
«Não erreis, meus amados irmãos. Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação. Segundo a sua vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como primícias das suas criaturas.» (Tiago 1:16-18) Ante a perspectiva de pensar em Deus como tentador, ou ante a ideia de sucumbir ante o pecado, Tiago nos dirige à esperança. O Pai das luzes é plenamente confiável porque não muda. Ele tem o poder de nos fazer novas criaturas através de sua palavra, transformando nossos pensamentos e nossos desejos. Deus nos ama tanto que, mesmo sem merecê-lo, nos dá «toda boa dádiva e todo dom perfeito»; incluindo o melhor dos dons, Jesus, e o novo nascimento.

7 A TENTAÇÃO, AS PALAVRAS E A IRA
«Por esto, mis amados hermanos, todo hombre sea pronto para oír, tardo para hablar, tardo para airarse; porque la ira del hombre no obra la justicia de Dios» (Santiago 1:19-20) Natureza humana Tardio para ouvir Pronto para falar Pronto para se irar Nova natureza Pronto para ouvir Tardio para falar Tardio para se irar Evitamos cair em tentação ao dedicar tempo para ouvir a Palavra de Deus, cuidar nossas palavras, e evitar a raiva (Lc. 8:8; Pr. 10:19; Jó 5:2) «Trabalhai desinteressada, amante e pacientemente por todos aqueles com quem vos relacionais. Não mostreis impaciência. Não profirais nem uma palavra que não seja amavel. Permiti que o amor de Cristo habite em vossos corações, a lei da bondade em vossos lábios» E.G.W. (Serviço cristão, pg. 285)

8 COMO RESISTIR À TENTAÇÃO?
«Por isso, rejeitando toda a imundícia e superfluidade de malícia, recebei com mansidão a palavra em vós enxertada, a qual pode salvar as vossas almas.» (Tiago 1:21) Rejeitar toda imundícia. Tirar nossas roupas vís e vestirnos de Cristo (Zac. 3:3-4) Rejeitar a malícia. Toda forma de erro de sobre a vida cristã (1P. 2:1) Receber com mansidão a palavra implantada. Como a semente morre ao ser plantada e germinar, devemos entregar-nos completamente a Jesus, escolhendo morrer aos nossos caminhos pecaminosos e permiti-lo criar-nos à sua imagem.

9 «Deus conclama os que conhecem Sua vontade, a serem praticantes de Sua Palavra. Fraquezas, indiferença e indecisão convidam os assaltos de Satanás; e os que permitem que esses traços de caráter aumentem, serão irremediavelmente tragados pelos vagalhões da tentação. De todo que professe o nome de Cristo se requer que cresça até à estatura completa de Cristo, a cabeça viva do cristão.» E.G.W. (Testemunhos, vol 5, pg. 263)


Carregar ppt "SUPORTAR A TENTAÇÃO Lição 3 18 de outubro de 2014."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google