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PublicouCaíque Fosco Alterado mais de 10 anos atrás
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Veículos Elétricos Universidade Estadual de São Paulo
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto Veículos Elétricos Marketing II Prof. Dr. Marcos Fava Neves Jeam Lima Barcelos Ferreira Daniel Ferreira da Costa
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ELÉTRICO Como funciona: motor elétrico movido a baterias
Vantagens: abastecimento em qualquer lugar; não emite gás carbônico Desvantagens: tempo de abastecimento longo; autonomia pequena
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HÍBRIDO Como funciona: dois motores (convencional, de combustão interna; elétrico, alimentado por baterias) - motor a combustão acionado em situações de mais esforço ou quando as baterias descarregam
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HÍBRIDO Há dois tipos: - híbrido convencional: baterias carregadas quando o motor a combustão é acionado - híbrido plug-in: baterias alimentadas pela rede elétrica
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HÍBRIDO Vantagem: autonomia superior à dos carros elétricos
Desvantagem: os híbridos convencionais podem gastar tanta gasolina quanto um carro convencional
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Toyota Prius Lançado em 1997, carro do ano de 2004 nos EUA
Motor 1,5L com 110hp Hibrído convencional 22 mil dóllares
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Toyota Prius Plug-in Protótipo para 2008
Produção de 400 unidades em 2009 Motor 1,5L com 136 hp Vem com pacote extra de bateria (recarregável na tomada) Um pouco mais caro que o Prius
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Mitsubishi iMiEv baterias de íon-litio painéis solares no teto,
gerador instalado na grade dianteira sistema que transforma a energia cinética dispersada nas frenagens em eletricidade até 180km/h e 200 km de autonomia
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Projeto Palio Elétrico
Parceria entre Itaipu e Fiat Alta economia – como se fizesse 60km/L de gasolina Sem estepe – 65 kilos de bateria
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Perfil do comprador do Prius na Inglaterra
Usuários entusiasmados com as últimas tecnologias e aparelhos Predominantemente homem Profissionais ou executivos na faixa dos quarenta com renda acima da média Organizam suas vidas em agendas eletrônicas ou palm-tops Iriam normalmente dirigir um dos carros esportivos a díesel Aceitam pagar valor “extra” pelo baixo consumo e as baixas emissões, devido ao menor impacto no meio ambiente
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Por que comprar? Incentivos Menores emissões Novidade Economia
Bateria não precisa ser carregada na tomada (híbrido) Garantias especiais Politicamente correto
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Por que não comprar? Há taxas de registro adicionais em certo estados americanos Maior preço de aquisição Componentes mais caros e difíceis de encontrar Motores elétricos de alta performance ainda não disponíveis Ênfase atual na economia e não na aceleração Não há híbrido no modelo que usa
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Mercado de híbridos
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Eletropostos
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Mercado Potencial brasileiro para VEs
182 milhões de habitantes 30 milhões de veículos de 4 rodas Vendas anuais: 1.3 – 1.7 milhões 6 milhões de motocicletas Vendas anuais: ~1 millhão 60 milhões de bicicletas Vendas anuais: ~5 milhões Capacidade de fabricação para suprir os mercados internos e de exportação Indústria eletro-eletrônica bem equipada para suprir os componentes de VEs
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Obrigado! GM – Voltz Fontes: Revista Exame USA Today
INEE – Instituto Nacional de Eficiência Energética
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