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Veículos Elétricos Universidade Estadual de São Paulo

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Apresentação em tema: "Veículos Elétricos Universidade Estadual de São Paulo"— Transcrição da apresentação:

1 Veículos Elétricos Universidade Estadual de São Paulo
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto Veículos Elétricos Marketing II Prof. Dr. Marcos Fava Neves Jeam Lima Barcelos Ferreira Daniel Ferreira da Costa

2 ELÉTRICO Como funciona: motor elétrico movido a baterias
Vantagens: abastecimento em qualquer lugar; não emite gás carbônico Desvantagens: tempo de abastecimento longo; autonomia pequena

3 HÍBRIDO Como funciona: dois motores (convencional, de combustão interna; elétrico, alimentado por baterias) - motor a combustão acionado em situações de mais esforço ou quando as baterias descarregam

4 HÍBRIDO Há dois tipos: - híbrido convencional: baterias carregadas quando o motor a combustão é acionado - híbrido plug-in: baterias alimentadas pela rede elétrica

5 HÍBRIDO Vantagem: autonomia superior à dos carros elétricos
Desvantagem: os híbridos convencionais podem gastar tanta gasolina quanto um carro convencional

6 Toyota Prius Lançado em 1997, carro do ano de 2004 nos EUA
Motor 1,5L com 110hp Hibrído convencional 22 mil dóllares

7 Toyota Prius Plug-in Protótipo para 2008
Produção de 400 unidades em 2009 Motor 1,5L com 136 hp Vem com pacote extra de bateria (recarregável na tomada) Um pouco mais caro que o Prius

8 Mitsubishi iMiEv baterias de íon-litio painéis solares no teto,
gerador instalado na grade dianteira sistema que transforma a energia cinética dispersada nas frenagens em eletricidade até 180km/h e 200 km de autonomia

9 Projeto Palio Elétrico
Parceria entre Itaipu e Fiat Alta economia – como se fizesse 60km/L de gasolina Sem estepe – 65 kilos de bateria

10 Perfil do comprador do Prius na Inglaterra
Usuários entusiasmados com as últimas tecnologias e aparelhos Predominantemente homem Profissionais ou executivos na faixa dos quarenta com renda acima da média Organizam suas vidas em agendas eletrônicas ou palm-tops Iriam normalmente dirigir um dos carros esportivos a díesel Aceitam pagar valor “extra” pelo baixo consumo e as baixas emissões, devido ao menor impacto no meio ambiente

11 Por que comprar? Incentivos Menores emissões Novidade Economia
Bateria não precisa ser carregada na tomada (híbrido) Garantias especiais Politicamente correto

12 Por que não comprar? Há taxas de registro adicionais em certo estados americanos Maior preço de aquisição Componentes mais caros e difíceis de encontrar Motores elétricos de alta performance ainda não disponíveis Ênfase atual na economia e não na aceleração Não há híbrido no modelo que usa

13 Mercado de híbridos

14 Eletropostos

15 Mercado Potencial brasileiro para VEs
182 milhões de habitantes 30 milhões de veículos de 4 rodas Vendas anuais: 1.3 – 1.7 milhões 6 milhões de motocicletas Vendas anuais: ~1 millhão 60 milhões de bicicletas Vendas anuais: ~5 milhões Capacidade de fabricação para suprir os mercados internos e de exportação Indústria eletro-eletrônica bem equipada para suprir os componentes de VEs

16 Obrigado! GM – Voltz Fontes: Revista Exame USA Today
INEE – Instituto Nacional de Eficiência Energética


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