A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profª Drª Beatriz Landa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profª Drª Beatriz Landa"— Transcrição da apresentação:

1 Profª Drª Beatriz Landa
ForGRAD Centro-Oeste 27 a 29 de setembro de 2009 Bonito/MS Profª Drª Beatriz Landa

2

3 (35 grupos lingüísticos)
ÍNDIGENAS NO BRASIL População Aldeias Etnias Línguas (35 grupos lingüísticos) FUNASA, Relatório DESAI, 2002:3

4 ÍNDIOS NO ENSINO SUPERIOR
Em torno de 6000 estudantes 213 IESP 43 (20%) apresenta ação afirmativa 28 delas estaduais (65 %) 15 federais (35 %) 10 cursos de licenciatura intercultural Fonte:

5 ÍNDIOS NO ENSINO SUPERIOR

6 Formas de acesso Processo seletivo Vestibular Geral
Reserva de Vagas Licenciatura intercultural Vagas suplementares Acréscimo de pontos/bônus Processo seletivo Vestibular Geral Vestibular Especial

7 2.265.021 habitantes CONTEXTO de MS
Economia: gado, soja, setor sucroalcooleiro Segunda maior população indígena no Brasil

8 CONTEXTO INDÍGENA NO MS
Segunda maior população indígena no Brasil Diversidade Étnica Terras insuficientes para as práticas sócio-culturais

9 Povos Indígenas do Mato Grosso do Sul
FONTE: SITE FUNAI Fonte: Funasa 2008 FONTE: NEPPI – NÚCLEO DE ESTUDOS DE POPULAÇÕES INDÍGENAS/UCDB.

10 Mapa por etnias no MS

11 Momento atual conflitos...

12 Quantos são os acadêmicos no MS?
Atualmente matriculados em diversos cursos oferecidos pelas IES de MS. 45 - UFMS/câmpus Aquidauana 192 - UEMS 44 - UNIGRAN 44 – UCDB Licenciatura indígena – Teko Arandu 100 - UFGD

13 IES-UEMS e o Ensino Superior para indígenas
Alunos inexistentes ou com baixa visibilidade na instituição A pouca inserção dos indígenas nas universidades públicas, antes das cotas implantadas na UEMS

14 UEMS

15 ACESSO Cotas: Lei Estadual nº 2589, de 26/12/2002
Resolução COUNI/UEMS nº 241 de 7/07/2003, com a reserva de 10% de todos os cursos oferecidos

16 Resultados do Processos Seletivos
Vagas Matriculados Vagas Matriculados Vagas Matriculados 139 Vagas Matriculados Vagas Matriculados Vagas Matriculados Total : 490

17 Cursos com indígenas na UEMS
Dourados: Direito, Enfermagem, Ciências Biológicas, Turismo, Ciência da Computação, Matemática, Química, Química Industrial, Sistema de Informação, Física, Letras, Pedagogia Aquidauana : Agronomia, Zootecnia e Engenharia Florestal Amambai : História e Ciências Sociais Jardim : Pedagogia, Letras e Administração Rural Glória de Dourados : Geografia Ponta Porã: Administração- Comércio Exterior Campo Grande: Normal Superior e Pedagogia Naviraí : Direito, Normal Superior e Química Maracaju : Administração Rural, Pedagogia Mundo Novo : Ciências Biológicas Ivinhema : Ciências Biológicas

18 Os principais problemas apontados pelos estudantes da UEMS
1.      Dificuldade para deslocar-se até as unidades, em virtude do preço das passagens ou por problemas com meio de transporte; 2.      Manutenção das despesas com aluguel, alimentação e transporte para a permanência nos municípios onde estão instalados os cursos e quando estão longe da comunidade; 3.      Dificuldade financeira para adquirir as apostilas e xerox, solicitadas pelos docentes no curso das disciplinas   

19 Os principais problemas apontados pelos estudantes da UEMS
4. Dificuldade em compreender os textos indicados pelos docentes, por ser uma linguagem mais elaborada e científica; 5. Desconhecimento no uso dos computadores mesmo das funções mais básicas, assim como acesso à internet; 6. Preconceito tanto de colegas quanto de docentes, que não têm sensibilidade para lidar com as diferenças, embora estejam sendo bem aceitos no âmbito da UEMS.     

20 Os principais problemas apontados pelos estudantes da UEMS
7. Dificuldade na Matemática, Física, Química, pois a base do Ensino Médio não foi adequada, não lhes fornecendo, muitas vezes, as informações básicas necessárias para construir um conhecimento sólido sobre o assunto 8. Na área de Letras, apontam grande dificuldade para compreenderem as línguas estrangeiras com as quais estão tendo contato     

21 :Os principais problemas apontados pelos estudantes da UEMS
9. Dificuldades para produzirem os trabalhos solicitados pelos docentes das disciplinas, pois a estrutura dos mesmos não é de domínio da maioria;

22 Perfil do estudante 2009 Total: 63
Pedagogia : 12 Engenharia Florestal : 8 Administração e Letras/Espanhol e Inglês: 6 História e Turismo: 5 Enfermagem: 4 Direito e Zootecnia: 3 Matem., Agron., Quím. Ind., Ciência da Comp. : 2 Sistema Informação e Ciências Biológicas: 1

23 Perfil do estudante 2009

24 Perfil do estudante 2009

25 Perfil do estudante 2009

26 Perfil do estudante 2009

27 Perfil do estudante 2009

28 ESTUDANTES INDÍGENAS E PERMANÊNCIA

29 ACESSO 490 EVASÃO 190 Percentual médio: 36%

30 Causas mais citadas Econômicas Sociais (casamento, gravidez)
Culturais (saudade) Escolha equivocada de cursos Emprego Mudança de cursos e universidades

31 PERMANÊNCIA Comissão de Acompanhamento dos estudantes cotistas
Programa Rede de Saberes – Fundação Ford Programa Vale Universidade Indígena da UEMS – Governo Estadual

32 AÇÕES EXECUTADAS NA UEMS PELO PROGRAMA REDE DE SABERES UEMS/UCDB/UFGD/UFMS

33 Disponibilização de equipamentos para inserção digital: sede e aldeias

34 Cursos e tutorias Química Matemática Física Disciplinas do Direito
Inglês e Português Estatística Biologia

35 Cursos de capacitação sobre a questão indígena

36 Inserção em projetos de pesquisa e extensão e participação em eventos

37 Promoção de eventos realizados em conjunto com os estudantes

38 Aquisição de bibliografia para os cursos, de acesso especial para os indígenas

39 Fortalecimento da vinculação dos acadêmicos indígenas com suas comunidades e organizações e estudo das possibilidades de inserção profissional após concluir o curso

40 Ações da Associação dos acadêmicos Indígenas da UEMS

41 Outras sugestões Divulgação dos cursos feita pelos indígenas nas áreas abordando o perfil de cada área de conhecimento Políticas públicas para permanência diferenciadas considerando região, nº filhos, cursos

42 Outras sugestões Ofertas cursos de extensão por áreas temáticas: Direito, Saúde, Educação, Sustentabilidade Publicações da produção acadêmica de alunos indígenas e professores Criação de espaços de socialização

43 Outras sugestões Flexibilização curricular Flexibilização na avaliação
Cursos sobre temática indígena Inclusão dos saberes indígenas nas disciplinas

44 Outras sugestões Estimular a interculturalidade na instituição
Cursos sobre temática indígena

45 Momento de descontração
Acadêmicos da UEMS

46 Uma discussão atual a) A "interculturalização" das instituições de ensino superior existentes no Brasil (no sentido de "investir em diversidade") b) Criar novas instituições de ensino superior, de tipo intercultural (como exemplo o caso das universidades interculturais mexicanas)

47 Uma discussão atual c) Apoiar a criação de Universidades "indígenas", que sejam o espaço de formação dos índios sob uma institucionalidade gerida pelos próprios indígenas e apoiada pelo estado. d) Apoiar uma combinação das possibilidades expostas acima

48 Uma discussão atual e) Não mudar nada, as instituições de ensino superior brasileiras estão agindo da forma certa para a integração dos índios

49 OBRIGADA! (67)


Carregar ppt "Profª Drª Beatriz Landa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google