A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O que é Pesquisa? Pesquisa é o procedimento racional e sistemático que tem como meta proporcionar respostas aos problemas propostos para a investigação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O que é Pesquisa? Pesquisa é o procedimento racional e sistemático que tem como meta proporcionar respostas aos problemas propostos para a investigação."— Transcrição da apresentação:

1

2 O que é Pesquisa? Pesquisa é o procedimento racional e sistemático que tem como meta proporcionar respostas aos problemas propostos para a investigação. A pesquisa científica exige um mergulho nos conhecimentos disponíveis e a utilização cuidadosa de métodos, técnicas e outros procedimentos científicos que envolvem inúmeras fases, desde a adequada formulação do problema até a satisfatória apresentação dos resultados (Gil, 1996).

3 Pesquisa acadêmica A pesquisa acadêmica é realizada no âmbito da academia (universidade, faculdade ou outra instituição de ensino superior), conduzida por pesquisadores que comumente são docentes, estudantes universitários e pesquisadores independentes. A pesquisa acadêmica é um dos três pilares da atividade universitária, junto com o ensino e a extensão. Visa produzir conhecimento para uma disciplina acadêmica, bem como investigações relacionadas à prática dos processos de ensino-aprendizado. Visa também relacionar os aspectos objetivos e subjetivos da realidade que envolve o objeto a ser pesquisado.

4 Qual é o perfil do pesquisador?
Alguns atributos são fundamentais ao bom pesquisador, vejamos: Conhecimento sobre o assunto Curiosidade Autonomia intelectual Humildade para autoavaliação e autocorreção Disciplina e planejamento Paciência Boa leitura Domínio da escrita

5 Segmentos de ensino condicionados à produção de conhecimentos científicos
Graduação : (monografias, artigos científicos, projetos de pesquisa) Especialização lato sensu: (monografias, artigos científicos ou projetos) Especialização strictu sensu : Mestrado (dissertações) / Doutorado (teses)

6 Monografia é o produto final de uma pesquisa científica em nível de Graduação e Pós graduação lato sensu. O tema tratado precisa obedecer ao rigor de método científico. A monografia implica em um amplo e rigoroso estudo, bem estruturado, com objetivos bem definidos e o uso de métodos e técnicas de pesquisa. Artigo Científico é o trabalho acadêmico que apresenta resultados sucintos de uma pesquisa realizada de acordo com o método científico aceito por uma comunidade de pesquisadores. Por esse motivo, considera-se científico o artigo que foi submetido a exame por outros cientistas, que verificam as informações, os métodos e a precisão lógico-metodológica das conclusões ou resultados obtidos.

7 Projeto de pesquisa é o documento que possui as idéias principais de uma pesquisa que será realizada, cada um de seus itens deve aparecer em sequência e sem mudança de folha a cada novo item. Dissertação é a apresentação dos resultados de uma pesquisa, com metodologia própria. Exige defesa pública para o título de mestre. Tese é a apresentação de solução para os problemas, formulados para uma pesquisa de perfil original, normalmente comprova a validade da verdade e a consistência teórica da solução encontreda. Exige defesa pública para obtenção de título de doutor.

8 Caracterização da Pesquisa
Pesquisa Quantitativa – considera que tudo pode ser quantificável, o que significa traduzir em números opiniões e informações para classificá-los e analisá-los. Pesquisa Qualitativa – considera que há uma relação dinâmica entre o mundo real e o sujeito, isto é, um vínculo indissociável entre o mundo objetivo e a subjetividade do sujeito, que não pode ser traduzido em números.

9 Qualidade Política e Formal da Pesquisa (Demo, 1991)
Qualidade Política - refere-se fundamentalmente aos conteúdos, aos fins e a substância do trabalho científico. Qualidade Formal – diz respeito aos meios e formas usados na produção do trabalho. Refere-se ao domínio das técnicas e os procedimenbtos que serão adotados ao longo da pesquisa.

10 Você já elaborou um plano de ação para dar início ao seu
Projeto de Pesquisa? O que será pesquisado? Onde vou pesquisar? Qual é o tipo de desenho da minha pesquisa? Que procedimentos serão seguidos? Quais os instrumentos que serão utilizados?

11 ETAPAS DA PESQUISA CIENTÍFICA
Escolha do tema Formulação e delimitação do problema Seleção do Referencial Teórico (problematização) Definição dos objetivos e justificativas Elaboração das hipóteses e/ou questões norteadoras do estudo Metodologia do estudo (instrumento para coleta de dados) Tabulação dos dados, análise e apresentação dos resultados Redação Referências

12


Carregar ppt "O que é Pesquisa? Pesquisa é o procedimento racional e sistemático que tem como meta proporcionar respostas aos problemas propostos para a investigação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google