A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estatística / Informática Prof. Rafael Zorzan Colégio Cenecista Frederico Michalensen - março, 2010.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estatística / Informática Prof. Rafael Zorzan Colégio Cenecista Frederico Michalensen - março, 2010."— Transcrição da apresentação:

1 Estatística / Informática Prof. Rafael Zorzan Colégio Cenecista Frederico Michalensen - março, 2010

2 É a busca por respostas que podem gerar um novo conhecimento. (Prodanov, 2005) É um processo sistemático de construção do conhecimento que tem como metas principais gerar novos conhecimentos e/ou corroborar ou refutar algum conhecimento pré-existente. A pesquisa também pode ser definida como o conjunto de atividades orientadas e planejados pela busca de um conhecimento. (Wikipédia, acesso março 2010)

3 Pesquisar cientificamente significa realizar esta busca de conhecimentos, apoiando-se em procedimentos capazes de dar confiabilidade aos resultados.

4 Bibliográfica: aquela na qual se utiliza, exclusivamente, informações obtidas do meio impresso e/ou eletrônico. Descritiva: a pesquisa descritiva usa padrões textuais como, por exemplo, questionários para identificação do conhecimento. A pesquisa descritiva tem por finalidade observar, registrar e analisar os fenônemos sem, entretanto, entrar no mérito de seu conteúdo. Laboral: tais pesquisas, quer se realizem em recintos fechados ou ao ar livre, em ambientes artificiais ou reais, em todos os casos, requerem um ambiente adequado, previamente estabelecido e de acordo com o estudo a ser realizado.

5 Empírica se dá por tentativa e erro, e é realizada em qualquer ambiente. São investigações de pesquisa que têm como principal finalidade testar hipóteses que dizem respeito a relações de causa e efeito. Campo: procede à observação de fatos e fenômenos exatamente como ocorrem no real, à coleta de dados referentes aos mesmos e, finalmente, à análise e interpretação desses dados, com base numa fundamentação teórica consistente, objetivando compreender e explicar o problema pesquisado.

6 Experimental: envolve a manipulação de tratamentos na tentativa de estabelecer relações de causa-efeito nas áreas investigadas; Acadêmica: realizada no âmbito acadêmico, conduzida comumente por docentes, estudantes universitários e pesquisadores independentes.

7 Tempo disponível para sua realização; Espaço onde será realizado; Recursos materiais necessários; Recursos humanos disponíveis.

8 1. Escolha do assunto; 2. Delimitação do tema; 3. Formulação do problema; Não podemos, a priori, definir um problema de pesquisa sem termos lido nada sobre o assunto. 4. Hipótese: suposição que se faz na tentativa de explicar o que se desconhece.

9 1. Capa 2. Resumo; 3. Introdução; 4. Desenvolvimento; 4. Conclusão; 5. Referências bibliográficas; 6. Anexos.


Carregar ppt "Estatística / Informática Prof. Rafael Zorzan Colégio Cenecista Frederico Michalensen - março, 2010."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google