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O MELHOR DO MCE Apresentador: Américo Marques Ferreira

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Apresentação em tema: "O MELHOR DO MCE Apresentador: Américo Marques Ferreira"— Transcrição da apresentação:

1 O MELHOR DO MCE Apresentador: Américo Marques Ferreira
Sócio-Diretor da AMF - Parceria Organizacional

2 O Perfil da 34ª Conferência Global de Gestores de Recursos Humanos
Slogan: Recursos Humanos na Encruzilhada: Mudar ou ser mudado! Duração: 3 dias Participantes: 535 Países representados: 52

3 DADOS DA CONFERÊNCIA 8 Conferências magnas (9 apresentadores)
21 Sessões Simultâneas (21 apresentadores) 1 Painel Corporativo (3 painelistas) 2 Painéis de Participantes (reações ao dia anterior) 1 Estudo de Caso Interativo

4 MCE versus ASTD Vantagens do MCE Tratamento Personalizado
Infra-estrutura Metodologia Raízes Culturais Desvantagens do MCE Ausência stand com produtos / serviços RH Uma única livraria Predominância do viés anglo saxão

5 DESTAQUES DO MCE Entendendo Pessoas Feedback Star
Como Prevenir que o RH se torne: Irrelevante/Obsoleto/Extinto Lições Aprendidas no Campo de Batalha Ruptura na Liderança

6 Uma Linguagem Comum para Pessoas e Organizações
Entendendo Pessoas: Uma Linguagem Comum para Pessoas e Organizações Andrew Lothian

7 O EXPECTRO DAS CORES / ENERGIA
Compe- titivo Frescor (azul) Cauteloso Meticuloso Ponderado Interrogador Formal Ardente (vermelho) Reinvidicador Determinado Voluntarioso Age Intencional- mente Cuidadoso Encorajador Partilhador Paciente Descontraído Sociável Dinâmico Expansivo Entusiástico Persuasivo Brilho do sol (amarelo) Terra (verde)

8 x  Ardente - Vermelho - Comunicação O QUE FAZER:
Seja direto e no ponto Foco em Resultados Seja sintético e claro O QUE NÃO FAZER: Hesitar ou titubear Focalizar sentimentos Tentar assumir o controle

9 x  Brilho do Sol - Amarelo - Comunicação O QUE FAZER:
Seja amigável e sociável Seja hospitaleiro e estimulante Seja aberto e flexível x O QUE NÃO FAZER: Aborrecê-lo com detalhes Cerceá-lo com rotina Pedir-lhe para trabalhar sozinho

10 x  Terra - Verde - Comunicação O QUE FAZER: Seja paciente e apoiador
Devagar e Constante Peça a opinião dele e lhe dê tempo para responder x O QUE NÃO FAZER: Tirar vantagem de sua boa vontade Pressionar por decisões rápidas Apresentar surpresas de última hora

11 x  Frescor - Azul - Comunicação O QUE FAZER: Esteja bem preparado
Coloque coisas por escrito Deixe-o considerar os detalhes x O QUE NÃO FAZER: Ficar muito perto ou abraçá-lo Ser irreverente em questões críticas Mudar suas rotinas sem aviso prévio

12 FEEDBACK STAR Phillippe Crinelli

13 S ITUAÇÃO - (O CONTEXTO DA AÇÃO)
T AREFA - (O QUE ERA PARA FAZER) A ÇÃO - (O QUE FOI EFETIVAMENTE REALIZADO) R ESULTADO - (CONSEQÜÊNCIAS DA AÇÃO)

14 Como prevenir que o RH se torne: Irrelevante / Obsoleto / Extinto,
num mundo em que todas as coisas estão mudando? Larry Hochman

15 RH não está representado na
Em 9 dentre 10 companhias, RH não está representado na Diretoria Executiva

16 Para que o RH sobreviva no futuro questões de “vida ou morte”
é preciso focar em questões de “vida ou morte” para o negócio.

17 Pense em todas as funções de RH que já foram terceirizadas
porque não eram questões de “vida ou morte” para o negócio.

18 questões de “vida ou morte” que RH precisa se apropriar?
Quais são as questões de “vida ou morte” para o negócio que RH precisa se apropriar?

19 fim do emprego sistematizado da maneira que nós o conhecemos?
Começando com o fim do emprego sistematizado da maneira que nós o conhecemos?

20 extremamente importantes...
Organizações serão extremamente importantes... ...mas como organizações, não como empregadoras. Charles Handy

21 Uma das “questões certas”: Qual será o MAIOR IMPULSIONADOR ESPECÍFICO
da escolha de carreira no futuro??

22 Será ligado a um histórico
lugar comum - “o mais Valioso é o mais Escasso”: O TEMPO

23 “Equilíbrio entre Vida e Trabalho” em sua Organização??
O EQUILÍBRIO entre VIDA e TRABALHO será o maior impulsionador específico para a escolha da carreira no futuro. Você tem um Gestor de “Equilíbrio entre Vida e Trabalho” em sua Organização??

24 Você tem uma cultura na qual
se pode FALAR A VERDADE acerca de questões que são as mais RELEVANTES para as pessoas no negócio?

25 A melhor perspectiva de carreira
a longo prazo que eu posso oferecer às pessoas - é um trabalho desafiador que realce seus valores quando a companhia ainda não necessita deles. Jack Welch

26 Para ser verdadeiramente relevante no futuro,
o RH precisa ser visto como o Guardião e o Arquiteto da CULTURA e dos VALORES do Negócio.

27 Cultura e Valores de uma companhia bem sucedida são questões de “VIDA ou MORTE” que nunca deveriam ser TERCEIRIZADOS.

28 Outras “questões certas”:  Qual é a “BÚSSOLA MORAL” de sua companhia?
 Quem é o NAVEGADOR?  Se não é você... Quem?

29 O maior debate no futuro não será sobre Ciência ou Tecnologia.
ÉTICA E MORALIDADE.

30 Os EMPREGADOS o julgarão de acordo com padrões éticos,
(bem como seus CLIENTES) e tudo será TRANSPARENTE.

31 Para ser verdadeiramente relevante no futuro, o RH precisará ser visto como o responsável pela
BÚSSOLA MORAL e o guardião da ÉTICA. Se não é você... Quem?

32 “Questões de Vida ou Morte” que jamais deveriam
A ÉTICA e a MORALIDADE de uma companhia bem sucedida são “Questões de Vida ou Morte” que jamais deveriam ser terceirizadas.

33 Outra “questão certa”: Que tal construir uma CULTURA na qual a
INOVAÇÃO é compulsória e o meramente competente é INACEITÁVEL?

34 Para ser verdadeiramente relevante no futuro o RH precisa assegurar
que a INOVAÇÃO seja a Competência Essencial e parte integrante de toda e qualquer posição.

35 A maior dificuldade no mundo a de aceitar Novas Idéias
para as pessoas não é a de aceitar Novas Idéias mas a de esquecer as Velhas Idéias. John Maynard Keynes

36 INOVAÇÃO numa companhia realmente bem sucedida é uma questão
de “vida ou morte” que nunca deveria ser terceirizada.

37 Seu trabalho é construir uma Cultura em que Novas Idéias sejam estimuladas.
Se não você... Quem?

38 A fim de ter um futuro em RH você tem de saber as “Questões Certas”
e ter certeza que elas serão compreendidas no mais Alto Nível da Organização.

39 Adapte / Adapte / Adapte!!!
Tudo está mudando: Permanecer onde está é uma DOENÇA TERMINAL Adapte / Adapte / Adapte!!!

40 A mais importante e desejável Qualidade da Liderança
é a VISÃO. Nelson Mandela

41 Lições Aprendidas no Campo de Batalha Aplicáveis ao RH
Christopher Keeble

42 Objetivo: estimular a reflexão ética ponderar sobre as promessas que fazemos manter um clima de abertura e boa vontade

43 Contexto: Dilema: Solução: Guerra das Malvinas.
Drama de um Comandante inglês que não queria infligir baixas no lado argentino. Solução: Negociar com o Comandante argentino para evitar a batalha mediante a rendição.

44 Desdobramentos: 1. Ao negociar a rendição, o Comandante inglês obteve o acordo do Comandante argentino. 2. Comunicou o fato ao seu superior, na Inglaterra. 3. Este, por sua vez, informou a 1ª Ministra, Margareth Tatcher, a qual não autorizou o acordo, exigindo o confronto bélico. 4. Ao ser comunicado desta decisão, o Comandante inglês se recusou a atacar e, foi chamado de volta.

45 Extrapolação: Você já se viu em um dilema que:
a) Ao aceitar ordens superiores teve de executar medidas perversas em seus resultados ou b) Ao seguir seus princípios, optou por sofrer as conseqüências ao contestar a ordem recebida?

46 Desafios: 1. Como adotar medidas que estimulem na Organização os comportamentos: CÍVICO MORAL ÉTICO e a BOA VONTADE?

47 2. Como equilibrar a PERFORMANCE ORGANIZACIONAL com a REPUTAÇÃO INSTITUCIONAL

48 Talvez a missão do RH seja
a de ser o Guardião do Ético e da Boa Vontade.

49 Ruptura na Liderança NOVOS CAMINHOS PARA DESCOBRIR SEU IMENSO POTENCIAL E EXCEDER SOB PRESSÃO NUM MUNDO EM CONSTANTE MUDANÇAS Robert Cooper, PhD.

50 A maioria das pessoas vive num círculo muito restrito de seu potencial.
TODOS NÓS temos reservas de energia e talento para conquistar aquilo que nem sonhamos. William James, 1899

51 O Cérebro é um órgão maravilhoso...
...começa a funcionar no momento em que você acorda pela manhã... ...e não pára até que você começa a trabalhar. Robert Frost

52 Tendências de um Cérebro Embotado:
Quando sob pressão - Nós fazemos mais do mesmo só que de forma mais árdua, mais rápida, mais espalhafatosa e continuadamente. Nós tendemos esperar pelo pior especialmente quando ouvimos mensagens dúbias ou confusas.

53 LIDERANÇA DO SÉCULO 21 Confiança Criando o Futuro Energia &
Efetividade

54 Construindo e Mantendo
Princípio Chave I Construindo e Mantendo Relações de Confiança

55 Quais são os 5 valores que melhor descrevem ou definem quem você é
MECANISMO DE LIDERANÇA 1 Quais são os 5 valores que melhor descrevem ou definem quem você é e o que o simboliza?

56 MECANISMO DE LIDERANÇA 2
RECONHEÇA A PRESENÇA DOS OUTROS Não importa quão ocupado você esteja Neurociência: “Validação através do contato Olhos nos Olhos”.

57 MECANISMO DE LIDERANÇA 3
NÃO PRESUMA: Pergunte e Observe Sempre que você tenta pressupor os motivos ou intenções das outras pessoas, em mais de 90% das vezes você está errado.

58 Individualize o Reconhecimento
MECANISMO DE LIDERANÇA 4 Individualize o Reconhecimento Reconhecimentos Grupais falham porque eles inadvertidamente fazem as pessoas se sentirem invisíveis e desvalorizadas. Identifique e Reconheça Esforços Individuais Específicos.

59 Aumentando a Energia e a Efetividade sob Pressão
Princípio Chave II Aumentando a Energia e a Efetividade sob Pressão

60 Mecanismo de Liderança 1
Encontro das 6ªs feiras Duas Questões: 1. Qual foi a coisa mais sensacional que você fez durante esta semana em seu trabalho? 2. Qual a coisa mais sensacional que você fará durante a próxima semana em seu trabalho?

61 Mecanismo de Liderança 2
* Faça pausas estratégicas * Comprometa-se em separar 30 segundos a cada ½ hora para aumentar sua Energia e Foco * Respire * Re-equilíbre sua Postura (ombros descaídos reduzem 30% do Oxigênio do Cérebro) * Tome goles de água * Encare as coisas com humor * Dirija-se na direção da luz natural * Pratique mudanças visuais e de pensamentos

62 Mecanismo de Liderança 3
Trabalha com Humor Cada Dia Absurdos da Vida e Paradoxos O que de mais engraçado lhe aconteceu hoje?

63 Um pessimista é alguém que...
...diante de duas alternativas desagradáveis, escolhe a ambas. Oscar Wilde

64 Se amanhã você perdesse a pessoa que você mais ama,
como isso mudaria sua vida e seu trabalho?

65 mas nós nunca vivemos verdadeiramente.
Nós sempre estamos dispostos a viver mas nós nunca vivemos verdadeiramente. Emerson

66 Princípio Chave III Criando o Futuro

67 Cada um de nós nasce com um potencial único e específico que define aquilo que seremos.

68 um horizonte mais distante
Procure olhar para um horizonte mais distante do que você tem olhado.

69 Os maiores líderes observam um horizonte de tempo mais longo.
Sistematicamente. Elliot Jaques, MD, PhD.

70 Conclusões

71 Este é o seu tempo! Dos milhões de anos na terra...
...Nunca houve outra pessoa exatamente como você. E nunca haverá outra vez. Este é o seu tempo!

72 O tempo não existe exceto para mudanças *
* Mudança: Em inglês Antigo cambium, “vir a ser”.

73 O tempo é agora, O líder é você!

74 Obrigado!


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