A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LEITURA E INFORMAÇÃO PARA A CIDADANIA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LEITURA E INFORMAÇÃO PARA A CIDADANIA"— Transcrição da apresentação:

1 LEITURA E INFORMAÇÃO PARA A CIDADANIA
13o ENCONTRO REGIONAL DO PROGRAMA DE INCENTIVO À LEITURA (PROLER) Profa Magda Chagas LEITURA E INFORMAÇÃO PARA A CIDADANIA Blumenau, 2010.

2 SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO
Verificar multas de Trânsito. SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO Falar ao telefone. Pesquisar e estudar. Comprar diferentes produtos. Ler jornais, mantendo-se atualizado. Assistir à TV. Movimentar conta bancária. Trocar mensagens com o outro lado do planeta.

3 Sociedade da Informação
Utilização ampla de tecnologias de armazenamento e transmissão de dados e informação de baixo custo.

4 Sociedade da Informação:
Esta generalização da utilização da informação e dos dados é acompanhada por inovações organizacionais, comerciais, sociais e jurídicas que vem alterando profundamente o modo de vida tanto no mundo do trabalho como na sociedade em geral.

5 As tecnologias de informação e comunicação “fizeram a humanidade entrar na era da comunicação universal”, colocando informações mais rigorosas e atualizadas à disposição de qualquer pessoa, em qualquer parte do mundo e permitindo uma interatividade “sem limite de distância ou tempo” (DELORS, J. (Org.) Educação: um tesouro a descobrir: Relatório para a Unesco da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI. São Paulo: Cortez, )

6 O acesso à leitura e à informação apresentam-se como elementos essenciais para o avanço do conhecimento. São um direito fundamental que permite aos cidadãos participar de forma efetiva da sociedade na qual estão inseridos.

7 simples meio de decodificar uma mensagem
LEITURA simples meio de decodificar uma mensagem elemento extremamente importante no processo de formação dos indivíduos

8 LEITURA Grande fonte de energia que impulsiona a descoberta, elaboração e difusão do conhecimento.

9 A Leitura possibilita:
a aquisição de conhecimentos, a formação de valores, a reflexão, o pensamento crítico e, auxilia no convívio em sociedade.

10 A Leitura na escola: Papel importante desde o período de alfabetização, quando a criança é introduzida no mundo das letras e das palavras escritas.

11 A Leitura na escola: No decorrer da evolução educacional, a necessidade da leitura vai se acentuando, considerando que os livros e outras formas gráficas são utilizados como instrumento básico para as atividades de ensino-aprendizagem.

12 A leitura nos coloca em contato com a informação, considerando que praticamente todo o registro do conhecimento encontra-se em livros, periódicos, jornais e outras formas gráficas.

13 É a noção, idéia ou mensagem contida num documento.
INFORMAÇÃO É a noção, idéia ou mensagem contida num documento. É sempre incorpórea, por isso foi definida como matéria-prima abstrata. É sinônimo de poder.

14 INFORMAÇÃO: CONHECIMENTO.
O processo tradicional de aquisição de CONHECIMENTO baseia-se na observação humana de fatos ocorridos ao longo do tempo, aos quais se agrega valor, transformando-os em informação e incorporando-os ao conhecimento. INFORMAÇÃO: conjunto de elementos formadores do CONHECIMENTO.

15 A Sociedade da Informação acentua:
a necessidade de aptidões intelectuais e cognitivas, a exigência de pessoas formadas para a inovação, “capazes de evoluir, de se adaptar a um mundo em rápida mudança e capazes de dominar essas transformações”. (DELORS et al., p. 72).

16 Brasil: Diferenças sociais, econômicas, educacionais.
Diferentes oportunidades de acesso à informação e ao conhecimento.

17 Livro Verde: Dados ali publicados mostram o avanço, nunca antes conhecido, de uma tecnologia de informação e comunicação: a Internet, em 4 anos, atingiu, nos EUA, 50 milhões de pessoas; a TV levou 13 anos; o computador pessoal, 16; o rádio, 38. (TAKAHASHI, Tadao. Sociedade da Informação no Brasil: livro verde. Brasília: Ministério da Ciência e da Tecnologia, set. 2000).

18 Internet no Brasil: Um dos 12 países mais bem posicionados;
apenas 5% da população utiliza os serviços de rede; existe um grande déficit de meios físicos para acesso à Internet; poucos conteúdos em português (85% deles são em inglês); existem metas muito tímidas conquistadas pelos projetos governamentais de informatização das escolas públicas (só 3,3% das 165 mil escolas de ensino fundamental estão conectadas). (VOGT, Carlos. Informação e Simulacro Disponível em: < Acesso em: 08 maio 2010.)

19 É um direito fundamental, um direito primário, o primeiro de todos os direitos, pois sem ele não se tem acesso aos outros direitos. O acesso à informação não é apenas um direito.

20 Educação x Sociedade da Informação
“Com a emergência revolucionária e espetacular da sociedade da informação, neste final de século, em que se multiplicam as possibilidades de acesso a dados e a fatos, a educação deve permitir que todos possam recolher, selecionar, ordenar, gerir e utilizar as mesmas informações”. (DELORS et al., 1998, p ).

21 BANCO MUNDIAL: fatores determinantes de um aprendizado efetivo
bibliotecas; tempo de instrução; tarefas de casa; livros didáticos; conhecimentos do professor; experiência do professor; laboratórios; salário do professor; tamanho da classe”. TORRES, Rosa María. Tendências da formação docente nos anos 90. In: WARDE, M. J. (Org.) Novas políticas educacionais: críticas e perspectivas. São Paulo: PUC-SP, p

22 Escola, Professores e demais Educadores:
Buscam a formação de alunos capazes de interagir neste mundo em mudanças, sendo capazes de construir o seu conhecimento, privilegiando a intuição e a descoberta.

23 Problemas Econômicos X Crise de Leitura
Como solucionar esse problema?

24 Bibliotecas Públicas:
A biblioteca pública é o principal meio de proporcionar a todos o livre acesso aos registros dos conhecimentos e das idéias do homem e às expressões de sua imaginação criadora. FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE ASSOCIAÇÕES DE BIBLIOTECAS E INSTITUIÇÕES (IFLA). Manifesto da Ifla/Unesco sobre Bibliotecas Públicas Disponível em: < Acesso em: 29 jun

25 Bibliotecas Públicas:
A biblioteca pública tem a preocupação de reanimar o espírito do homem, proporcionando-lhe livros que divirtam e sejam gratificantes, de assistir ao estudante e de ter à disposição dos interessados informações técnicas, científicas e sociológicas atualizadas. (FEDERAÇÃO, 1994)

26 Bibliotecas Escolares: papel
mediação entre documentos (e o conhecimento ali registrado) e os usuários; apoio a todas as atividades de ensino-aprendizagem; fornecimento de informações atualizadas e adequadas às necessidades da comunidade escolar.

27 BIBLIOTECAS ESCOLARES: características
Devem ser organizadas de acordo com as características de seus usuários; devem seguir, na medida do possível, padrões internacionais de organização; devem possuir acervos atualizados e adequados às características de seus usuários; devem educar os usuários para o uso dos documentos, independente do suporte no qual estejam registrados.

28 BIBLIOTECAS ESCOLARES: realidade
Precariedade de instalações; desatualização, escassez e seleção inadequada do seu acervo; desconhecimento das características do usuário real e potencial; ausência de bibliotecário como profissional qualificado.

29 BIBLIOTECAS ESCOLARES: realidade em Florianópolis
A reprodução da violência social ocorre no espaço escolar e juvenil como uma cópia do comportamento adulto, nas relações entre crianças que carecem de outras referências sociais e culturais para romperem com a vulnerabilidade a que estão submetidas.

30 BIBLIOTECAS ESCOLARES:
Sul e Sudeste = 41,5% escolas com bibliotecas; Norte e Nordeste = 11% (TAKAHASHI, 2000, p. 51). Em 2003: estabelecimentos brasileiros com ensino público fundamental (2003); desses, (22,88%) com bibliotecas (BRASIL. Ministério da Educação. Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE): leitura e bibliotecas nas escolas públicas brasileiras. Brasília: Ministério da Educação, 2008.)

31 BIBLIOTECAS ESCOLARES:
Censo Escolar (2004): 52,8% dos alunos do ensino básico e profissional dispõem de bibliotecas escolares; Total de escolas que participaram deste censo mil; Dessas, apenas, ou seja, (26,4%) possuem bibliotecas; Dessas, apenas 2% possuem bibliotecário (BRASIL. Ministério da Educação. Censo Escolar Brasília: Ministério da Educação, 2005.)

32 Escolas e Bibliotecas na Sociedade da Informação:
Devem organizar um movimento global de renovação cultural, aproveitando-se da riqueza de informações. Devem fornecer uma formação geral na direção de uma educação integral. Devem superar a visão utilitarista de só fornecer informações úteis para a competitividade, para obter resultados.

33 Escolas e Bibliotecas na Sociedade da Informação:
Precisam de projetos; precisam de dados; precisam fazer sua própria inovação; precisam de um novo projeto político pedagógico que inclua a biblioteca como elemento essencial.

34 O Bibliotecário Escolar na Sociedade da Informação:
O bibliotecário é um mediador de conhecimentos, diante do usuário que é o sujeito da sua própria formação. Precisa construir conhecimento a partir do que faz. Precisa ser curioso. Precisa buscar sentido para o que faz. Precisa aprender novos sentidos para o fazer dos seus alunos.

35 O Bibliotecário Escolar na Sociedade da Informação:
Responsabilidade na formação e desenvolvimento de um acervo atualizado e adequado às diferentes faixas etárias que compõem a escola e a comunidade na qual está inserida.

36 O Bibliotecário Escolar na Sociedade da Informação:
O acervo deve ser composto de enciclopédias, dicionários, livros didáticos, literatura, periódicos, entre tantos outros documentos que contribuem para o enriquecimento das atividades desenvolvidas no processo escolar.

37 Livro na escola não basta para formar leitores.
estudantes brasileiros lêem 7,2 livros por ano; 5,5 deles são didáticos ou indicados pela escola; 1,7 livro é lido por vontade e escolha própria;

38 Livro na escola não basta para formar leitores.
46% dos estudantes do país dizem não freqüentar bibliotecas; 17% afirmaram não gostar de ler. Fonte: Pesquisa: Retratos da Leitura, do Instituto Pró-Livro, 2007.

39 Como agir em busca dos direitos à leitura e à informação?
É necessário que as bibliotecas escolares estaduais retomem seu importante papel como instrumento no processo de formação de crianças e jovens, fomentando e disseminando na comunidade local, de forma significativa, a qualificação de leitores críticos e atuantes.

40 Como agir em busca dos direitos à leitura e à informação?
O fundamento político que se deve buscar tem como referência retomar o compromisso com a educação pública para a promoção de mudanças nas relações de precariedade social e estímulo à formação de indivíduos autônomos e cientes da sua condição de sujeito de direito.

41 O fundamento político que se deve buscar tem como referência retomar o compromisso com a educação pública para a promoção de mudanças nas relações de precariedade social e estímulo à formação de indivíduos autônomos e cientes da sua condição de sujeito de direito.

42 OBRIGADA! magda@cin.ufsc.br


Carregar ppt "LEITURA E INFORMAÇÃO PARA A CIDADANIA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google