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Marketing Internacional

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Apresentação em tema: "Marketing Internacional"— Transcrição da apresentação:

1 Marketing Internacional
Prof.Luiz A. Cabañas

2 Marketing Internacional
Definições; Conceito de Mkt internacional; O ambiente do Mkt internacional; Orientação das Administrações; O composto mercadológico; Gerenciamento do Mkt internacional; Sistemas de informação de Mkt; Sistema de pesquisa de Mkt. Prof.Luiz A. Cabañas

3 Marketing Internacional
Todos os princípios fundamentais da competência de marketing doméstico se aplicam igualmente bem ao trabalho internacional. Mudança no ambiente Mudança no comportamento Mudança na ação dos concorrentes Prof.Luiz A. Cabañas

4 Marketing Internacional
O marketing internacional canaliza seus recursos para a identificação de oportunidades e riscos do mercado internacional. Uma das diferenças entre o marketing doméstico e o internacional reside no escopo das atividades. “ pensar globalmente e agir localmente” Prof.Luiz A. Cabañas

5 O AMBIENTE DE MARKETING
COMPOSTO POR FORÇAS EXTERNAS AO MARKETING QUE AFETAM A CAPACIDADE DA ADMINISTRAÇÃO EM DESENVOLVER E MANTER BONS RELACIONAMENTOS COM SEUS CONSUMIDORES. OFERECE OPORTUNIDADES E AMEAÇAS Prof.Luiz A. Cabañas

6 MARKETING MIX FATORES QUE AFETAM O AMBIENTE DE MARKETING CULTURAS
TECNOLOGIA CULTURAS CONFLITOS MARKETING MIX LOGÍSTICA LEGISLAÇÃO DEMOGRAFIA POLÍTICA CAMBIAL Prof.Luiz A. Cabañas

7 Marketing Internacional
Orientação das administrações: ( visão de mundo de uma empresa) Orientação etnocêntrica: Supõe que o país de origem seja superior ao resto do mundo. Produtos bem sucedidos no país de origem são superiores e portanto, aceitos em qualquer outro lugar. São conhecidas como EMPRESAS INTERNACIONAIS Prof.Luiz A. Cabañas

8 Marketing Internacional
Orientação das administrações: Orientação policêntrica: É oposta da primeira e acredita na singularidade de cada país em que a empresa atua. São conhecidas como EMPRESAS MULTINACIONAIS Prof.Luiz A. Cabañas

9 Marketing Internacional
Orientação das administrações: Orientação Regiocêntrica e Geocêntrica: - A administração vê as regiões como singulares e procura desenvolver estratégias regionais. Ex. Estratégias para o Mercosul. São conhecidas como EMPRESAS GLOBAIS OU TRANSNACIONAIS. Prof.Luiz A. Cabañas

10 Gerenciamento do Marketing Internacional
A decisão de entrada em mercados internacionais vão influenciar fortemente outras decisões de composto de marketing da empresa. Seleção de mercado alvo, Composto de marketing ou marketing mix. Prof.Luiz A. Cabañas

11 Vencendo nos mercados globais
Processo n.1: Mobilidade – Capital, Pessoas, Idéias. Processo n.2: Simultaneamente – Em todos os lugares ao mesmo tempo. Processo n.3: Desvio – Múltiplas escolhas. Processo n.4: Pluralismo – “O Centro não pode dominar”. Prof.Luiz A. Cabañas

12 Segmentação do mercado global
Segundo Kotler (1998), para escolher seus mercados e atendê-los, as empresas devem visar seus mercados. Marketing de alvo envolve três atividades: segmentação de mercado, mercado-alvo e posicionamento de mercado. Em razão da proliferação de mídias de propaganda e canais de distribuição estarem dificultando a prática de marketing de massa pelas empresas, elas estão, crescentemente, adotando micromarketing em quatro níveis: segmentos, nichos, áreas locais e indivíduos. Prof.Luiz A. Cabañas

13 Segmentação do mercado global
Segmentos de mercado são grandes grupos identificáveis em um mercado. Nicho é um grupo muito bem definido, geralmente identificado ao se dividir um grupo com um conjunto de traços distintos que pode buscar uma combinação especial de benefícios. Em nível local, as empresas estão customizando suas campanhas para áreas comerciais, vizinhanças e até para lojas individuais. Em nível individual, as empresas estão praticando customização individual e em massa. É provável que no futuro teremos mais automarketing, forma de marketing individual em que os consumidores individuais assumem maior responsabilidade em determinar que produtos e marcas comprar. Prof.Luiz A. Cabañas

14 Posicionamento de produto
As decisões de segmentação são também instrumentos para definição da estratégia de posicionamento de produto da empresa. Uma vez selecionados os segmentos-alvos, a administração precisa desenvolver uma estratégia de posicionamento para ocupá-los. Basicamente, a empresa deve decidir como deseja posicionar seus produtos ou serviços na mente dos consumidores-alvo potenciais. Prof.Luiz A. Cabañas

15 Sistema de Informação de Marketing
A informação como vantagem competitiva. “Uma estrutura contínua e em interação de pessoas, equipamentos e procedimentos para juntar, classificar, avaliar e distribuir informações pertinentes, oportunas e precisas para o uso por tomadores de decisão de marketing para melhorar o planejamento, a execução e o controle de marketing”.(Kotler, 1998, p.111) Prof.Luiz A. Cabañas

16 Sistema de Pesquisa de Marketing
“Pesquisa de marketing é o planejamento, coleta, análise e apresentação sistemática de dados e descobertas relevantes sobre a situação específica de marketing enfrentada por uma empresa”.(Kotler, 1998, p.114) Prof.Luiz A. Cabañas

17 INFORMAÇÃO HOJE O PROBLEMA NÃO É A INFORMAÇÃO E SIM COMO GERENCIÁ-LA. COMO FAZER O MELHOR USO DA INFORMAÇÃO? COMO POSSO CHEGAR ATÉ A INFORMAÇÃO? Prof.Luiz A. Cabañas

18 INFORMAÇÃO SECEX SECRETARIAS CNI FEDERAÇÕES SEBRAE BNDES MRE/DPR
CENTROS DE PROMOÇÃO DE IMPORTAÇÃO MRE/DPR BrazilTradeNet SECOM BANCOS INFORMAÇÃO CNI FEDERAÇÕES SEBRAE BNDES CONSULTORES/ ADVOGADOS CÂMARAS DE COMÉRCIO INTERNET PUBLICAÇÕES Prof.Luiz A. Cabañas

19 Prof.Luiz A. Cabañas

20 Sistema Drawback Eletrônico
Prof.Luiz A. Cabañas

21 ENCOMEX - ENCONTROS DE COMÉRCIO EXTERIOR
Prof.Luiz A. Cabañas

22 Trabalho em equipes Objetivo: Lançamento de um produto inovador do setor sucroalcooleiro para exportação. Definir produto; Definir viabilidade produtiva; Composto mercadológico; Mercado alvo; Estratégia de entrada; Prof.Luiz A. Cabañas

23 Canais de Distribuição
MARKETING MIX - 4 P’S PRODUTO Qualidade Embalagem Design Marca Adaptação PROMOÇÃO Feiras e Eventos Missões Comerciais Propaganda PREÇO Preço Créditos Pagamentos Descontos Serviços PRAÇA Canais de Distribuição Armazenamento Transporte Logística Prof.Luiz A. Cabañas

24 v PRODUTO Qualidade Embalagem Design Marca Adaptação
Prof.Luiz A. Cabañas

25 O PRODUTO ESTÁ ADEQUADO PARA EXPORTAÇÃO ?
COM BASE NA PESQUISA E ANÁLISE DE MERCADO, VOCÊ SABERÁ SE O SEU PRODUTO PODE SER SELECIONADO COMO EXPORTÁVEL, CUMPRE OS REQUERIMENTOS LEGAIS DO MERCADO-ALVO E É COMPETITIVO Prof.Luiz A. Cabañas

26 Impacto da Qualidade Controle de Qualidade - Produção;
Gestão da qualidade Qualidade total - Visão Global; Séries ISO : 9000 14000 Prof.Luiz A. Cabañas

27 EMBALAGEM DESIGN O IMPACTO DO DESIGN NA EMBALAGEM PROTEÇÃO FÍSICA
QUALIDADE PROMOÇÃO DO PRODUTO INFORMAÇÃO DO PRODUTO EFICIÊNCIA NO USO CONVENIÊNCIA APELO COMERCIAL Prof.Luiz A. Cabañas

28 MARCA SÍMBOLO QUE TEM COMO FUNÇÃO DIFERENCIAR PRODUTOS DE UMA EMPRESA, SENDO UM INSTRUMENTO DE DIVULGAÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO. Prof.Luiz A. Cabañas

29 MARCA POSICIONAMENTO NO MERCADO ESTABILIDADE INTERNACIONALIDADE
OS ASPECTOS QUE IMPRIMEM MAIOR OU MENOR IMPACTO SÃO: POSICIONAMENTO NO MERCADO ESTABILIDADE INTERNACIONALIDADE PROMOÇÃO E SUPORTE TENDÊNCIA REGISTRO LEGAL - a impossibilidade de outros a utilizarem Prof.Luiz A. Cabañas

30 Condições de Venda/Incoterms
PREÇO Condições de Venda/Incoterms Forma de Pagamento Prazos Descontos Serviços Prof.Luiz A. Cabañas

31 ESTABELECIMENTO DE UMA POLÍTICA DE PREÇOS
1- DEFINIÇÃO DO OBJETIVO DO PREÇO 2 -DETERMINAÇÃO DA DEMANDA 3 - ESTIMATIVA DOS CUSTOS 4 - ANÁLISE DA CONCORRÊNCIA 5 - SELEÇÃO DO MÉTODO 6 - SELEÇÃO DO PREÇO FINAL Prof.Luiz A. Cabañas

32 ESTABELECIMENTO DE UMA POLÍTICA DE PREÇOS
DEFINIÇÃO DO OBJETIVO DO PREÇO . SOBREVIVÊNCIA . MAXIMIZAÇÃO DE LUCROS . CONQUISTAR PARCELAS DE MERCADO . SOMAR TODOS OS CUSTOS E ADICIONAR MARGEM DE LUCRO SELEÇÃO DO MÉTODO . VALOR PRESUMIDO DO PRODUTO . SEGUIR O LÍDER Prof.Luiz A. Cabañas

33 Canais de Distribuição
PRAÇA Canais de Distribuição Armazenamento Transporte Logística Prof.Luiz A. Cabañas

34 PROMOÇÃO Feiras e Eventos Missões Comerciais Publicidade Propaganda
Prof.Luiz A. Cabañas

35 INSTRUMENTOS PROMOCIONAIS DE ACESSO A MERCADOS
FEIRAS COMERCIAIS HOME-PAGES CATÁLOGOS VISITAS PESSOAIS MISSÕES COMERCIAIS PROMOÇÕES ESPECIAIS EM LOJAS Prof.Luiz A. Cabañas


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