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O CAMINHO Educação e função social da escola.

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Apresentação em tema: "O CAMINHO Educação e função social da escola."— Transcrição da apresentação:

1 O CAMINHO... 1. Educação e função social da escola.
2. Um conceito inicial de currículo. 3. Teorias do currículo. 4. O currículo como projeto educativo da escola e do professor.

2 “A educação escolar busca construir a humanidade em cada indivíduo.”
EDUCAÇÃO: PROCESSO DE HUMANIZAÇÃO DO HOMEM “A educação escolar busca construir a humanidade em cada indivíduo.” Saviani (2007).

3 Apropriação da cultura produzida historicamente.
FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA: FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA PLENA Apropriação da cultura produzida historicamente.

4 Desenvolvimento da capacidade de pensamento crítico e autônomo.
FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA: FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA PLENA Desenvolvimento da capacidade de pensamento crítico e autônomo.

5 Preparação para a vida em sociedade (formação política).
FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA: FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA PLENA Preparação para a vida em sociedade (formação política).

6 Preparação para prosseguir nos estudos.
FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA: FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA PLENA Preparação para prosseguir nos estudos.

7 O que é necessário ensinar nos anos iniciais?
Por que ensinar? Como ensinar? Como a criança aprende? “O pensador” Auguste Rodin, 1902

8 CAMINHO, CURSO, PERCURSO,
CURRÍCULO DO LATIM CURRICULUM CAMINHO, CURSO, PERCURSO, ATO DE CORRER.

9 Legitimação de parte do patrimônio cultural e intelectual produzido pela humanidade, considerado merecedor de ser preservado e transmitido . Forquin, 1993.

10 Seleção de elementos da cultura considerados necessários (por uma dada sociedade num determinado contexto histórico-cultural) para a formação de suas crianças e jovens. Sacristán, 2000.

11 O Currículo Escolar expressa e materializa o projeto de educação (de uma sociedade, país, estado, cidade, escola, professor...). Apple e Buras, 2008.

12 Há muitos e muitos anos atrás...
Trivium: lógica, gramática e retórica. Quadrivium: aritmética, música, geometria e astronomia. Objetivo: compreensão, ciência, sabedoria, prudência e arte.

13 EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA
Passando pelo surgimento das escolas públicas... EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA FRANCÊS HISTÓRIA NATURAL CANTO ORFEÔNICO

14 MATEMÁTICA SEXUALIDADE CIÊNCIAS OFICINAS INGLÊS FAMÍLIAS TECNOLOGIAS ALFABETIZAÇÃO ÉTICA AVALIAÇÃO PROJETOS ARTE GEOGRAFIA MEIO AMBIENTE HISTÓRIA LÍNGUA PORTUGUESA SAÚDE EDUCAÇÃO FÍSICA

15 CONTEXTO HISTÓRICO E POLÍTICO
De onde vêm os conteúdos do nosso currículo escolar? CULTURA CONTEXTO HISTÓRICO E POLÍTICO Exemplos: Canto orfeônico (Lei 9.494/1946). Educação Ambiental (Decreto 4.281/2002).

16 SELEÇÃO CULTURAL CONTEÚDOS ESCOLARES
Quem escolhe os “pedaços” da cultura e porquê? Como os saberes oriundos da cultura geral tornam-se conteúdos?

17 Conceituais Procedimentais Atitudinais
CONTEÚDOS ESCOLARES Conceituais Procedimentais Atitudinais CONCEPÇÕES TEORIAS POLÍTICAS HÁBITOS PROJETOS PROBLEMAS... ZABALA, 1998.

18 TEORIAS DO CURRÍCULO TRADICIONAIS CRÍTICAS PÓS-CRÍTICAS

19 TEORIAS TRADICIONAIS DE CURRÍCULO ALGUMAS CARACTERÍSTICAS...

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24 TEORIAS TRADICIONAIS DE CURRÍCULO PRINCIPAIS AUTORES:
JHON FRANKLIN BOBITT – THE CURRICULUM (1918). Princípios da administração científica aplicados à educação. Padronização dos processos pedagógicos. RALPH TYLER – PRINCÍPIOS BÁSICOS DE CURRÍCULO E ENSINO (1949). Objetivos escolares – disciplinarização/especialistas. Organização eficiente das experiências educacionais. HILDA TABA – DESENVOLVIMENTO CURRICULAR: TEORIA E PRÁTICA (1962). Sequências didáticas.  Operações mentais.

25 TEORIAS CRÍTICAS DO CURRÍCULO
ALGUMAS CARACTERÍSTICAS: EDUCAÇÃO ESCOLAR COMO PROCESSO DE EMANCIPAÇÃO HUMANA E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL. CURRÍCULO: APROPRIAÇÃO DA CULTURA (CIÊNCIA, ARTES E TÉCNICAS) ASSOCIADA À FORMAÇÃO DO PENSAMENTO CRÍTICO E AUTÔNOMO E DA VIVÊNCIA POLÍTICA. DENÚNCIA DAS DESIGUALDADES SOCIAIS QUE SE REFLETEM NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO: VIOLÊNCIA SIMBÓLICA E CURRÍCULO OCULTO.

26 TEORIAS CRÍTICAS DE CURRÍCULO PRINCIPAIS AUTORES:
PIERRE BOURDIEU E JEAN-CLAUDE PASSERON – A REPRODUÇÃO (1970). MICHAEL APPLE – IDEOLOGIA E CURRÍCULO (1980). DERMEVAL SAVIANI – EDUCAÇÃO: DO SENSO COMUM À CONSCIÊNCIA FILOSÓFICA (1980).

27 TEORIAS PÓS-CRÍTICAS DE CURRÍCULO
PÓS-MODERNISMO, PÓS-ESTRUTURALISMO, PÓS-COLONIALISMO (MULTICULTURALISMO). CRÍTICA AO PROJETO “MODERNO” DE SOCIEDADE. O CONHECIMENTO É INCERTO, INDETERMINADO, MANIPULÁVEL – IMPOSSIBILIDADE DE VERDADES ABSOLUTAS. INTERDISCIPLINARIDADE E DISCURSO. ESTUDOS CULTURAIS: RAÇA/ETNIA, GÊNERO, ORIENTAÇÃO SEXUAL, CULTURA LOCAL, COTIDIANO.

28 TEORIAS PÓS-CRÍTICAS DE CURRÍCULO PRINCIPAIS AUTORES:
JACQUES DERRIDA – ESTRUTURA, SIGNO E JOGO NO DISCURSO DAS CIÊNCIAS HUMANAS (1972) GILES DELEUZE E FELIX GUATTARI – O ANTI-ÉDIPO (1975). JEAN-FRANÇOIS LYOTARD – A CONDIÇÃO PÓS-MODERNA (1979). ZYGMUNT BALMAN – MODERNIDADE LÍQUIDA (2001). SANDRA MARIA CORAZZA – QUE QUER UM CURRÍCULO? (2001). REGINA LEITE GARCIA (ORG.) – CURRÍCULO NA CONTEMPORANEIDADE (2003).

29 O CURRÍCULO COMO PROJETO EDUCATIVO DA ESCOLA E DO PROFESSOR
1º PASSO: SITUAR A ESCOLA QUE TEMOS Compreensão do atual contexto político e social. Clareza do projeto educativo que se faz necessário.  Visão crítica das dificuldades enfrentadas na organização e realização do trabalho pedagógico.

30 A teoria na prática não é outra! Formação continuada.
O CURRÍCULO COMO PROJETO EDUCATIVO DA ESCOLA E DO PROFESSOR 2º PASSO: CONHECIMENTO PROFUNDO DOS PROCESSOS DO ENSINAR E DO APRENDER A teoria na prática não é outra! Formação continuada. Relação universidade - escolas.

31 3º PASSO: ESTUDAR, PLANEJAR E REALIZAR O CURRÍCULO
O CURRÍCULO COMO PROJETO EDUCATIVO DA ESCOLA E DO PROFESSOR 3º PASSO: ESTUDAR, PLANEJAR E REALIZAR O CURRÍCULO Organização do currículo por áreas do conhecimento: Linguagem, Artes, Matemática, Ciências Naturais, Ciências Humanas – integração curricular. Espaço-tempo para práticas interdisciplinares: projetos pedagógicos, projetos de pesquisa, centros de interesse, estudo do meio, solução de problemas, ateliers/oficinas, temas geradores... A atividade do aluno como eixo da organização das unidades didáticas.

32 PARA COMEÇAR A PENSAR O CURRÍCULO DOS ANOS INICIAIS...
CELSO DOS SANTOS VASCONCELLOS: “Currículo: a atividade humana como princípio educativo”, Libertad, 2009. DUARTE,Newton. Vigotski e o aprender a aprender: crítica às apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria vigotskiana. São Paulo: Autores Associados, 2006. LIBÂNEO, José Carlos. O declínio da escola pública brasileira: apontamentos para um estudo crítico”. Conferência proferida no VIII Seminário Nacional do Histedbr, Disponível em: LOPES, Alice Casimiro e MACEDO, Elizabeth: Disciplina e integração curricular. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. SAVIANI, Nereide. Saber escolar, currículo e didática. Problemas da unidade conteúdo/método no processo pedagógico. São Paulo: Autores Associados, 2003.

33 Referências: BURAS, Kristen L.; APPLE, Michael W. Currículo, poder e lutas educacionais. Porto Alegre: Artmed, 2008. FORQUIN, J. C. Escola e Cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993. SACRISTÁN, José Gimeno . O currículo. Uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: ArtMed, 2000. SAVIANI, Dermeval. Educação: do senso comum à consciência filosófica. São Paulo: Autores Associados, 2007. ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Editora Artes Médicas Sul Ltda., 1998.


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