A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Oficina de Apropriação de Resultados

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Oficina de Apropriação de Resultados"— Transcrição da apresentação:

1 Oficina de Apropriação de Resultados
Sabe 2013

2 Oficina de Apropriação de Resultados de CIÊNCIAS HUMANAS
Sabe 2013 Oficina de Apropriação de Resultados de CIÊNCIAS HUMANAS por Heitor Loureiro, Júlia Miranda e Tomás Garcia

3 Sabe 2013 Objetivo Analisar e compreender os resultados das avaliações aplicadas no Sistema de Avaliação Baiano da Educação – Sabe (constituído pelos programas de avaliação Avalie Alfa e Avalie Ensino Médio).

4 Sabe 2013 Conhecendo o outro... Formação do grupo!

5 Sistema de Avaliação Baiano da Educação
Edições: 2011, 2012, 2013. Etapas avaliadas em 2013: 2º ano EF; 1ª , 2ª e 3ª séries do EM; Educação Profissional Integrada (2ª, 3ª e 4ª ´serie). Disciplinas avaliadas em 2013 Avalie Alfa: 2º ano do EF em Língua Portuguesa (leitura e escrita) Avalie EM: Linguagens, Códigos e suas tecnologias; Matemática e suas tecnologias; Ciências Humanas e suas tecnologias e Ciências da natureza e suas tecnologias.

6 Sabe 2013 Matriz de Referência

7 Matriz de Referência de Avaliação de Ciências Humanas
Sabe 2013 Matriz de Referência de Avaliação de Ciências Humanas I - Memória e representações. II - Formas de conhecer e suas apropriações. III – Sujeitos, identidades e alteridades. IV – Relações e formas de poder. V – Instituições e ordem social. VI - Espacialidades, temporalidades e suas dinâmicas. VII – Natureza, ambiente e cultura. VIII – Trabalho, economia e sociedade. IX – Ética, cidadania e direito.

8 Referenciais Curriculares e Matriz de Referência
Sabe 2013 Referenciais Curriculares e Matriz de Referência

9 SABE 2013

10 Atividade – Matriz de Referência
Sabe 2013 Atividade – Matriz de Referência Formação de grupos com 4 pessoas. Atividade de cada grupo: descrever e distinguir os conteúdos trabalhados em cada um dos domínios da disciplina (o grupo poderá relacionar conteúdos de modo geral, para todas as etapas de escolaridade, ou limitar apenas uma etapa avaliada pelo sistema). Discutir com os participantes da turma, os conteúdos apontados.

11 Atividade – Matriz de Referência
Sabe 2013 Atividade – Matriz de Referência Cada grupo ficará responsável por um domínio da disciplina. Dividir os tópicos entre os grupos. Atividade de cada grupo: discutir os conteúdos do tópico selecionado; desenvolver uma atividade para sala de aula, com base em um ou mais conteúdos apresentados. Entregar a Matriz de Referência.

12 Atividade – Matriz de Referência
Sabe 2013 Atividade – Matriz de Referência Atividade de cada grupo: Associar os conteúdos das atividades com os descritores da matriz. Quais os conteúdos abordados na atividade? Quais deles estão presentes na matriz? Quais desses conteúdos não estão presentes na matriz? Apresente possíveis motivos para esses conteúdos não serem avaliados pelo sistema. Cada grupo apresentará sua atividade, apontando os conteúdos trabalhados e associando com o currículo e os descritores da matriz.

13 Sabe 2013 Atividades e itens

14 Sabe 2013 Atividades e itens

15 SABE 2013 Este item avalia a identificação de diferentes ritmos e durações temporais em tempos históricos distintos (D70). Trata-se de um item de fácil entendimento, pois as imagens fornecem elementos que permitem que o estudante conclua que se trata de uma sala de aula, com carteiras e estudantes devidamente posicionados para atividades de ensino. O vestuário dos indivíduos, retratados nas duas imagens, e o ambiente (nele incluído o mobiliário) levam à assertiva de que é uma sala de aula em tempos históricos distintos.

16 Atividades e Itens – História 2 EM
Sabe 2013 Atividades e Itens – História 2 EM

17 Sabe 2013 Este item avalia a identificação de diferentes instituições sociais produzidas e legitimadas pelas relações de força e poder (D60), e mobiliza o estudante sobre as leis no Brasil Império. Este é considerado um item difícil, pois foi demandado do estudante o conhecimento sobre aspectos jurídicos do Brasil no início do século XIX, entre eles a especificidade da renda para a candidatura a um cargo no Senado do Império. O suporte utilizado, uma situação-problema, fornece essas informações de renda e idade na legislação eleitoral, além de deixar claro o período histórico ao qual se refere. No comando, especifica-se que se trata de um órgão governamental, fornecendo subsídios para o estudante responder. Gabarito: alternativa C

18 Atividades e Itens – Sociologia 1 EM
SABE 2013 Atividades e Itens – Sociologia 1 EM

19 Atividades e Itens – Filosofia 1 EM
SABE 2013 Atividades e Itens – Filosofia 1 EM

20 Atividades e Itens - Geografia
Sabe 2013 Atividades e Itens - Geografia Este item tem o objetivo de verificar a habilidade do estudante em relacionar as dinâmicas da natureza (clima, relevo, vegetação, hidrografia) às transformações humanas do espaço geográfico.

21 Atividades e Itens - Geografia
Sabe 2013 Atividades e Itens - Geografia O item acima busca aferir a habilidade de o estudante reconhecer as transformações nas paisagens da Terra, em tempos diversos, a partir da associação das forças naturais e/ou das ações humanas. Nesse sentido, enfatiza a capacidade de identificação dos mecanismos tecnológicos que produzem as transformações ambientais.

22 Sabe 2013 O que podemos notar? As atividades podem propiciar o desenvolvimento de diversas habilidades. O item avalia apenas uma habilidade. Atividades são desenvolvidas com base em diversos instrumentos e recursos didáticos. O item é, geralmente, desenvolvido por meio de questões de múltipla escolha.

23 Característica da Matriz de Referência
Sabe 2013 Característica da Matriz de Referência Apresenta habilidades que estão no currículo. Podem apresentar descrições de habilidades diferentes do que está apresentado no currículo, mas relacionado ao mesmo conteúdo. Apresenta habilidades possíveis de aferir em um teste de múltipla escolha.

24 Sabe 2013 Análise de Itens

25 Sabe 2013 Análise de Itens Para compreender melhor o que avaliam esses descritores e quais são as possibilidades de resposta dadas pelos estudantes , vamos analisar alguns itens.

26 Sabe 2013 Análise de Itens Vamos apresentar alguns itens e solicitamos que observem os seguintes aspectos: Qual a habilidade avaliada? Qual a resposta correta? Quais são as possíveis estratégias de resolução deste item?

27 Sabe 2013 Análise de Itens Vamos apresentar alguns itens e solicitamos que observem os seguintes aspectos: Em relação aos distratores (respostas incorretas), quais são as possíveis estratégias utilizadas, pelos estudantes, para encontrar tal resultado? Como trabalhar o conteúdo com os estudantes que assinalaram essas respostas incorretas (a partir das possíveis estratégias utilizadas por eles ao responderem o item de modo incorreto)?

28 Sabe 2013 Análise de Itens Vejamos os exemplos:

29 Atividades e Itens – História 2 EM
SABE 2013 Atividades e Itens – História 2 EM

30 Este item avalia a identificação de discursos e práticas políticas dos diferentes grupos e movimentos sociais (D51). É considerado de fácil resolução, sendo requisitado do estudante a compreensão a respeito de uma importante reivindicação proveniente da Revolução Francesa: a igualdade jurídica.

31 SABE 2013 – ANÁLISE DE INTEM DE HISTÓRIA
Os estudantes que marcaram a alternativa A, possivelmente, interpretaram que os revolucionários franceses defendiam a educação em tempo integral para todas as pessoas da nação francesa. Os estudantes que marcaram a alternativa B acertaram, compreendendo essa defesa dos revolucionários, haja vista que a igualdade jurídica foi uma importante conquista a exercer influência sobre o mundo ocidental a partir de 1789, o ano da Revolução Francesa. É possível que os estudantes que assinalaram a alternativa C tenham compreendido a redução da jornada de trabalho como uma reivindicação já consolidada pelos revolucionários nessa época, e que se estenderia a todos os trabalhadores da Nação.

32 SABE 2013 – ANÁLISE DE ITEM DE HISTÓRIA
Os estudantes que assinalaram a alternativa D podem ter considerado que havia noções de seguridade social nesse período, as quais, a seu ver, não contemplariam a totalidade da nação francesa, o que teria impulsionado o processo revolucionário. Os estudantes que assinalaram a alternativa E, possivelmente, vincularam a Revolução Francesa ao período que a antecedeu, época baseada no modo de produção feudal.

33 Atividades e Itens – Sociologia 1 EM
SABE 2013 Atividades e Itens – Sociologia 1 EM

34 Item Gabarito Opção A Opção B Opção C Opção D Opção E S100003F5 E 14,9% 13,9% 11,8% 43,2%

35 Atividades e Itens – Filosofia 1 EM
SABE 2013 Atividades e Itens – Filosofia 1 EM

36 Item Gabarito Opção A Opção B Opção C Opção D Y100002F5 E 21,9% 9,0% 25,8% 18,5%

37 Sabe Geografia

38 Sabe 2013 - Geografia Item Gabarito Opção A Opção B Opção C Opção D
Opção E G100022F 5 D 37,3% 14,7% 19,4% 11,7% 15,6%

39 Sabe Geografia A habilidade (D9) requerida neste item é a de compreender a importância das representações cartográficas, enquanto estratégia para reconhecimento de diferentes realidades socioespaciais. Sendo assim, o item busca trabalhar a capacidade do estudante em relacionar as representações cartográficas às diferentes intencionalidades. O uso de elementos da cartografia é de suma importância nos estudos geográficos, pois contribui para a representação do espaço. Desta forma, a imagem de satélite torna-se essencial para a obtenção de informações e, no caso específico deste item, interliga a inicial obtenção de informações via satélite às questões de poder.

40 Sabe 2013 A alternativa A aponta para a utilização inicial das informações via satélite, com o objetivo de difundir notícias pelos telejornais. Todavia, o uso de satélites para a difusão de notícias pelos telejornais é mais recente do que o uso para fins militares. Isso pode ter confundido os estudantes, fazendo com que alguns assinalassem essa alternativa. A alternativa B destaca a troca de dados através da internet. O uso de satélites para essa troca é mais recente do que o uso para fins militares. Dessa forma, uma das possibilidades para a escolha dessa alternativa pelos estudantes é a falta de atenção para o comando, que pede a origem do uso das imagens de satélites.

41 Sabe 2013 A alternativa C indica as informações via satélite como fornecedoras de dados demográficos. O desenvolvimento de técnicas, como o sensoriamento remoto, possibilitou a difusão dessa representação cartográfica. Entretanto, o uso de satélites para o fornecimento de informações demográficas é mais recente do que o uso para fins militares. A alternativa D (gabarito) apresenta a possibilidade de reconhecimento de territórios através do uso de satélites, o que é ressaltado no suporte quando este indica que, inicialmente, as informações via satélite eram de cunho científico e militar. Sendo assim, acredita-se que o estudante atingiu a habilidade aferida pelo item.

42 Sabe 2013 O monitoramento de reservas ambientais é uma possibilidade advinda do uso de satélites, porém é mais recente do que o uso para fins militares. O estudante que não se atenta ao período solicitado, ou até mesmo por ser um tema da mídia, ao uso de tecnologias no monitoramento, assinala incorretamente a alternativa E.

43 Intervalos da Escala de Proficiência – Níveis
Sabe 2013 Intervalos da Escala de Proficiência – Níveis

44 Atividade – Escala de Proficiência
Sabe 2013 Atividade – Escala de Proficiência Dividir a turma em grupos com 4 pessoas. Entregar cada bloco com a dinâmica dos níveis. Atividade de cada grupo: Discutir e associar o desenvolvimento das habilidades em cada padrão de desempenho (ordem de desenvolvimento); Buscar habilidades semelhantes em cada nível, observando o desenvolvimento dos alunos para habilidades diferentes. Apresentar o gabarito e esclarecer possíveis dúvidas. Buscar itens que representem o desenvolvimento de determinadas habilidades ou competências.

45 Padrões de Desempenho Nomenclatura:
Sabe 2013 Padrões de Desempenho Nomenclatura: muito crítico; crítico; básico; avançado. Como são estipulados? Quais os valores mínimo e máximo de cada intervalo?

46 Cortes dos Padrões de Desempenho de Ciências Humanas
Sabe 2013 Cortes dos Padrões de Desempenho de Ciências Humanas 1ª série do Ensino Médio muito crítico: até 450 pontos; crítico : de 450 até 550 pontos; básico: de 550 até 650 pontos; avançado: acima de 650 pontos.

47 Atividade - Padrões de Desempenho
Sabe 2013 Atividade - Padrões de Desempenho Solicitar que os participantes observem o desenvolvimento dos estudantes nas diferentes etapas em um mesmo padrão de desempenho (p.e. Crítico). O que difere o desenvolvimento dos estudantes da 1ª para a 2ª série do EM nesse padrão? Quais as habilidades que um estudante da 1ª série no padrão Crítico precisa desenvolver para, na 2ª série, alcançar um resultado de padrões superiores?

48 Sabe 2013 Resultados

49 Resultados Resultados por Estado, DIREC, Escola proficiência média;
Sabe 2013 Resultados Resultados por Estado, DIREC, Escola proficiência média; participação; percentual de estudantes por padrão; resultados de proficiência média e percentual por padrão nas avaliações de 2012 e 2013; percentual de estudantes por nível de proficiência.

50 Sabe 2013 - Resultados – História, 1 EM

51 Sabe 2013 - Resultados – História, 1 EM

52 Sabe 2013 - Resultados Geografia 1EM

53 Sabe 2013 Resultados Apresentaremos os resultados das avaliações desenvolvidas pelos estudantes e indicamos algumas formas de análise e apropriação desses dados. Indicamos algumas orientações nos próximos slides e no documento Word anexo.

54 Resultados Entregar os resultados para os grupos.
Sabe 2013 Resultados Entregar os resultados para os grupos. Comparar os resultados, quando possível, de ciclos diferentes em uma mesma escola. O que podemos notar ao observar a proficiência média dos estudantes as avaliações desses dois ciclos? E em relação ao percentual de alunos em cada padrão de desempenho nesses dois ciclos? Encontramos diferenças? Quais seriam?

55 Resultados Sabe 2013 Observe a participação dos estudantes na escola.
O percentual de participação é significativo? Em relação à participação, o número de alunos avaliados corresponde ao número de alunos que frequentam a escola? Quem são os alunos que não fizeram a avaliação? Como melhorar a participação desses alunos nas próximas avaliações?

56 Sabe 2013 Resultados Observe a proficiência média da sua escola em cada etapa de escolaridade. O que podemos observar ao associar a proficiência média aos padrões de desempenho em cada etapa? Quais são as habilidades desenvolvidas pelos alunos em cada etapa de escolaridade, considerando o resultado da proficiência média? Quais seriam os conhecimentos mínimos esperados em cada etapa de escolaridade? (quais as habilidades que os alunos ainda não desenvolveram?)


Carregar ppt "Oficina de Apropriação de Resultados"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google