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Manutenção como Estratégia de Competitividade

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Apresentação em tema: "Manutenção como Estratégia de Competitividade"— Transcrição da apresentação:

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2 Manutenção como Estratégia de Competitividade
Webcast Manutenção como Estratégia de Competitividade

3 Webcast Como organizar o setor de Manutenção;
Definindo metas e parâmetros para manutenção; Gestão da manutenção e o mercado global; Resultados e o processo de melhoria continua.

4 O que é Manutenção Manutenção
Combinação de todas as ações técnicas e administrativas, incluindo as de supervisão, destinadas a manter ou recolocar um item em um estado no qual possa desempenhar uma função requerida.

5 Tipos de Manutenções e suas importâncias
Manutenção Preventiva Manutenção Preditiva Manutenções Detectiva Manutenções Corretivas: Manutenção Corretiva Planejadas Manutenção Corretiva não Planejada Engenharia de Manutenção

6 Como organizar o setor de Manutenção?
Não existe uma fórmula mágica para estruturar o setor de manutenção; Avaliar o cenário atual; Envolver e orientar todos os setores e pessoas envolvidas na mudança; Buscar conhecimento técnico; Projetar as metas de curto e longo prazo; Definir os responsáveis por cada etapa do processo; Buscar a melhoria contínua do setor de manutencao; Iniciar a utilização de indicadores como termômetro da manutenção.

7 Definindo metas e parâmetros para manutenção
Processo Atual Melhoria Proposta Planejamento Execução Análise

8 Definindo metas e parâmetros para manutenção
Elevado número de Corretivas Reduzir o número de Corretivas Intensificar as O.S Preventivas Executar as O.S Preventivas Houve redução do número de Corretivas?

9 Definindo metas e parâmetros para manutenção
Plan Do Check Act

10 Metodologias de Manutenção
5S / 8S TPM – Total Productive Maintenance RCM – Reliability Centered Maintenance QCA – Qualitative Criticallity Assessment Análise de Falhas

11 Metodologias de Manutenção
5S / 8S 1º S - Shikari Yaro – Senso de determinação e união 2º S - Shido – Senso de educação e treinamento 3º S - Seiri – Senso de Utilização 4º S - Seiton – Senso de Organização 5º S - Seiso – Senso de Limpeza 6º S - Seiketsu – Senso de Higiene ou saúde 7º S - Shitsuke – Senso de autodisciplina 8º S - Setsuyaku – Senso de economia e combate ao desperdício

12 Indicadores de Desempenho
“Indicadores são medidas ou dados numéricos estabelecidos sobre os processos que queremos controlar.” Julio Nascif

13 Indicadores de Desempenho
Disponibilidade MTBF – Tempo Médio Entre Falhas MTTR – Tempo Médio de Reparo OEE (Overall Equipment Effectiveness) Backlog % Cumprimento da Programação Custo de Manutenção por Equipamento Horas de Equipamento Parado Interferência produtiva

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21 Gestão da manutenção e o mercado global
Clientes exigem qualidade e preço; Mercado altamente competitivo; Demanda crescente do mercado mundial; Necessidade de reduzir o custo de produção sem perder qualidade; Preocupação crescente com sustentabilidade.

22 Gestão da manutenção e o mercado global
Vantagem competitiva de uma empresa são os distintos fatores que lhe dão uma posição superior ou favorável em relação aos seus concorrentes. A vantagem competitiva é medida em relação aos concorrentes. Vantagem competitiva sustentável é uma vantagem competitiva que pode ser mantida num período de tempo medido em anos.

23 Gestão da manutenção e o mercado global
Tipo Empresa Alta qualidade Toyota Atendimento ao cliente Starbucks Baixo custo de produção ou operação Wal-Mart Design do produto e funcionalidade Hewlett Packard Segmentação de marketing Dell Computer Produto de linha em larga escala Amazon.com Inovação do produto Medtronic Métodos efetivos de venda Pfizer Seleção de produtos Tiffany’s Propriedade intelectual Microsoft

24 Resultados e o processo de melhoria continua.
Aumento de confiabilidade; Melhora da qualidade; Redução dos custos de manutenção; Aumento da vida útil de componentes, equipamentos e instalações; Melhora na segurança de processos, equipamentos, instalações e pessoas; Ganhos expressivos ao meio ambiente;

25 Resultados e o processo de melhoria continua.
Redução das Falhas nas máquinas; Redução do Estoque de reposição; Redução das Horas extras manutenção; Redução do Tempo paradas de máquinas; Aumento da Vida dos equipamentos; Aumento da Lucratividade; Aumento da Produtividade.

26 Agradecemos a sua atenção!
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