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ATENDIMENTO EDUCACIONAL

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Apresentação em tema: "ATENDIMENTO EDUCACIONAL"— Transcrição da apresentação:

1 ATENDIMENTO EDUCACIONAL
Márcia Cristina Lima Pereira DEE MOAB

2 ATENDIMENTO EDUCACIONAL
O início: ASTECA Classes especiais Integração Clientela: Autistas Psicóticos

3 Transtornos Globais do Desenvolvimento
CID 10, versão 2008  F84 Transtornos globais do desenvolvimento Grupo de transtornos caracterizados por alterações qualitativas das interações sociais recíprocas e modalidades de comunicação e por um repertório de interesses e atividades restrito, estereotipado e repetitivo. Estas anomalias qualitativas constituem uma característica global do funcionamento do sujeito, em todas as ocasiões.

4 Transtornos Globais do Desenvolvimento
F84.0 Autismo infantil F84.1 Autismo atípico F84.2 Síndrome de Rett F84.3 Outro transtorno desintegrativo da infância F84.4 Transtorno com hipercinesia associada a retardo mental e a movimentos estereotipados F84.5 Síndrome de Asperger F84.8 Outros transtornos globais do desenvolvimento F84.9 Transtornos globais não especificados do desenvolvimento

5 ATENDIMENTO EDUCACIONAL
MODALIDADES DE ATENDIMENTO Instituições conveniadas (AMA em processo) Centro de Ensino Especial Classe Especial Integração Inversa Inclusão

6 Vamos receber o aluno? Preparação:
ORGANIZAÇÃO FÍSICA Ambiente estruturado (cuidado com os estímulos) Mobiliário: Quadro Carteiras Cadeiras Mesa auxiliar Armário (encostado na parede, que feche) Colchonete

7 Quem é o meu aluno? Avaliação inicial
Plano Pedagógico Individual (dentro das possibilidades) Observação em situações livres e dirigidas: Canais de comunicação Desenvolvimento Formas de exploração Relacionamento com o meio (pessoas e objetos)

8 Comportamento (verbal, rituais, estereotipias,...)
Funcionamento adaptativo: comunicação, auto-cuidado, vida familiar, vida social, autonomia, funcionalidade acadêmica, lazer, trabalho, saúde/segurança Roteiro de observação escala de desenvolvimento: Portage

9 PROPOSTA EDUCACIONAL Rotina preestabelecida (ensino estruturado)
Valorização de elementos da natureza Abordagem vivencial da aprendizagem Participação Generalização Funcionalidade Utilização da música Respeito à condição humana

10 ROTINA DIÁRIA ESTRUTURADA
Por quê? Aluno: Previsibilidade Diminui a ansiedade Situa no tempo Transmite segurança Diminui a angústia Diminui os distúrbios de comportamento Professor: Organização Cumprimento do planejamento

11 ROTINA DIÁRIA ESTRUTURADA
ENTRADA Recepção do aluno Agenda HISTÓRIA Clima Transporte Escola e dependências Natureza Pessoas Elementos mágicos Variáveis: Objetivos Conceitos e conteúdos Comportamento Tempo

12 ROTINA DIÁRIA ESTRUTURADA
ORAÇÃO MÚSICA Atividades específicas Fundo musical TRABALHO Contato com o material Observação da evolução

13 ROTINA DIÁRIA ESTRUTURADA
PASSEIO Promover a interação ao contexto social Estimular a percepção do meio ambiente Estimular a observação e o contato com os elementos da natureza Explorar o ambiente reforçando e promovendo a generalização dos conceitos Trabalhar o aspecto cognitivo, sensorial, perceptivo e comportamental Explorar os aspectos afetivos e psicomotores Vivenciar as atividades Treinamento social e lazer Aprendizagem bilateral

14 ROTINA DIÁRIA ESTRUTURADA
HIGIENE Habilidades e independência no auto-cuidado LANCHE Uso adequado de talheres Hábitos alimentares Partilha ou respeito

15 ROTINA DIÁRIA ESTRUTURADA
ESCOVAÇÃO Habilidades e independência no auto-cuidado RECREIO Integração, interação e adequação comportamental a ambientes não estruturados

16 ROTINA DIÁRIA ESTRUTURADA
TRABALHO Atividades dirigidas, habilidades novas (emergentes) Dividir tarefas em etapas Ajudas físicas Dicas verbais Uso do reforço

17 ROTINA DIÁRIA ESTRUTURADA
RECREAÇÃO Atividades lúdicas, jogos simples, manipulação de objetos (sucata) SAÍDA Organização da sala e despedida

18 INTER-RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO E POSTURA DO PROFESSOR
Olhar nos olhos. Articular devagar, utilizar gestos e mímicas ou ainda dicas físicas. Colocar limites de forma clara, com frases curtas e simples. Cumprir as promessas; não fazer ameaças impossíveis.

19 INTER-RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO E POSTURA DO PROFESSOR
Evitar mudanças bruscas de rotina e, quando acontecerem, comunicar ao aluno. Propiciar, quando necessário, um momento para descanso, para a liberdade. Manter um ambiente organizado, limpo, com poucos estímulos visuais. Evitar comentários inadequados perto da criança, não menosprezando sua capacidade de compreensão e discernimento.

20 INTER-RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO E POSTURA DO PROFESSOR
Pegar pela mão, sem arrastar. Falar no nível da criança: tanto de compreensão quanto no nível físico, para manutenção do contato com os olhos da criança. Concluir as atividades propostas (devem ser vivenciadas de modo agradável, respeitando a fase do desenvolvimento na escolha das mesmas). Diminuir a quantidade e aumentar a qualidade dos estímulos dados.

21 INTER-RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO E POSTURA DO PROFESSOR
Descrever o comportamento desejado com precisão e clareza. Ter cuidados com objetos e brinquedos de grande interesse expostos. Envolver a família.

22 INTER-RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO E POSTURA DO PROFESSOR
Demonstrar estabilidade emocional e constância de humor. Buscar sempre capacitação e reciclagem, sendo auto-crítico no trabalho. Valorizar cada aquisição, e mesmo as tentativas.

23 ATENDIMENTO EDUCACIONAL
Obrigada! Sejam felizes!

24 ATENDIMENTO EDUCACIONAL


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