A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

APRENDIZAGEM COOPERATIVA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "APRENDIZAGEM COOPERATIVA"— Transcrição da apresentação:

1 APRENDIZAGEM COOPERATIVA
por Katia Maria Alves Barata UNIMONTE, jul09

2 “Nenhum de nós é tão bom e inteligente quanto todos nós...”
Marilyn Ferguson

3 Aprendizagem Cooperativa
O que é Aprendizagem Cooperativa Por que Aprendizagem Cooperativa? Princípios Efeitos Atividades para: desenvolvimento do espírito de time e de classe, domínio de conteúdos, habilidades de pensamento e de comunicação, troca de informações, tomada de decisões. Aprendizagem Cooperativa e os Quatro Pilares da Educação

4 Aprendizagem Cooperativa
Aprendizagem Cooperativa se refere a uma série de estratégias de instrução que incluem, como parte integrante do processo de aprendizagem, a interação cooperativa aluno-aluno sobre um tema de estudo. Um grupo cooperativo é de usualmente quatro alunos, unidos por um objetivo comum, num contexto de interdependência positiva. Na Aprendizagem Cooperativa “socialização” não está relegada à hora do recreio, nem é considerada algo que atrapalha a aprendizagem. Ao contrário, a aprendizagem emerge não apenas do que transpira entre aluno e professor, ou entre aluno e texto, mas também do que acontece entre os alunos. A interação pode ser tão simples como ter alunos em pares discutindo brevemente os pontos de uma leitura. Ou a Aprendizagem Cooperativa pode ser muito complexa incluindo: desenvolvimento de times; desenvolvimento de uma atmosfera de classe cooperativa; treinamento especiais em papeis sociais, habilidades de comunicação e habilidades de grupo; estabelecimento de papeis especiais para os alunos nos times; tarefas especiais para os times; alunos consultando alunos de outros times; lições complexas e com objetivos múltiplos para ensino do currículo e habilidades de raciocínio; e um sistema de notas, reconhecimento e recompensa especial para indivíduos, times e classes.

5 Por que Aprendizagem Cooperativa?
A lacuna da socialização: Estrutura familiar Televisão Alunos não vêm com os mesmo valores pró-sociais antes comuns (respeitosos, prestativos, cooperativos, cuidadosos)‏ A perda desses valores e comportamentos é resultados de uma convergência de vários fatores econômicos e sociais Estrutura familiar Famílias se mudam , separando da influência da comunidade e da vizinhança As mães entraram no mercado do trabalho e as crianças passam menos tempo com a pessoa mais preocupada com seus desenvolvimento Aumento das famílias que têm apenas um dos pais vivendo em casa Famílias menores, filhos únicos – menor contato com primos e avós. Televisão conteúdo antisocial – atos de violência propagandas - se você está infeliz, se você quer se sentir mais potente, poderoso ou bem sucedido, compre algo. Erosão da comunicação familiar – com a TV ligada diminui a interação familiar.

6 Por que Aprendizagem Cooperativa?
Conseqüências da lacuna da socialização Falta de habilidades sociais e vínculos. Não reconhecer a solução cooperativa para problemas  tendência a adotar estratégias competitivas Taxas de suicídio. Taxas de crimes contra pessoas e propriedade nas escolas. Vandalismo Muitos alunos saem das escolas sem habilidades sociais necessárias para manterem um emprego. Se usarmos exclusivamente estruturas tradicionais as crianças se tornam mais competitivas; se estruturas cooperativas são usadas, as crianças se tornam mais cooperativas. Então, a questão não se, mas como nós iremos impactar o desenvolvimento social de nossos alunos. Grupos de Aprendizagem Cooperativa envolvem mais interação encorajadora e facilitadora. Os alunos se tornam mais capazes de resolver problemas que demandam cooperação para solucioná-los, mais capazes de se colocar no lugar do outro; e mais dispostos a ajudar e recompensar os outros. Como os alunos podem obter essas habilidades se não trabalharem uns com os outros? Os professores fazem 80% da fala na maioria das salas. É espantoso que uma nação que se orgulha da democracia, estabeleceu um sistema educacional que socializa sua juventude para serem participantes passivos em uma autocracia.

7 Por que Aprendizagem Cooperativa?
A economia transformada Baseada na informação, na alta tecnologia e interdependente necessidades de habilidades de pensamento complexo, de comunicação e sociais (a regra é a interação). Por causa da rápida mudança de nossa base de informações, muito do conteúdo que nós ensinamos estará desatualizado quando os alunos saírem da escola. Devemos equilibrar nossa ênfase no conteúdo com uma ênfase no processo, não apenas o que a ciência sabe, mas como sabe. Devemos preparar nossos alunos para serem flexíveis, estarem preparados para trabalharem em diferentes cenários. No mundo do futuro os indivíduos com várias habilidades sociais serão premiados. Os alunos deverão aprender a se comunicar e trabalhar bem em várias situações sociais, especialmente aquelas que envolvem, estruturas sociais fluídas, diversidade humana e interdependência.

8 Por que Aprendizagem Cooperativa?
Mudanças populacionais: Diversidade social, econômica, linguística e racial Urbanização Vive-se muito próximo de outros com quem não temos interdependência sentimental, emocional ou econômica  espírito de competição, auto-engrandencimento, e exploração mútua. Crianças em ambiente urbano valorizam menos os comportamentos sociais como cuidar, compartilhar, ajudar e cooperar.

9 Princípios da Aprendizagem Cooperativa (Kagan, 1994)‏
Interação simultânea Participação igual Interdependência positiva Responsabilidade individual

10 Princípios da Aprendizagem Cooperativa INTERAÇÃO SIMULTÂNEA
Sala tradicional – uma pessoa fala por vez, uma após a outra (professor ou aluno, se chamado)  estrutura sequencial  pouco tempo para participação ativa. Sala cooperativa – alunos trocam idéias em pares  estrutura simultânea  mais tempo para participação ativa. John Goodlad (1984) – professores fazem 80% da fala na sala. (de cada 50 minutos, 10 são para participação ativa). Como a participação é seqüencial - 1o um aluno, depois outro - a média é de 20 segundos por aluno. Não é à toa que o sentimento dominante é de tédio: falam 20s e ouvem 49 minutos e 40 segundos. Embora numa classe de aprend. cooperativa um professor nunca fosse usar 40 minutos para falar, vamos supor, para comparação, que houvesse também 10 minutos para os alunos falarem. Adotando o princípio da simultaneidade e usando, por exemplo, discussão em pares, cada aluno falaria 5 minutos (15 X mais) e os outros 5 minutos seriam muito mais ativos porque os alunos ficam mais envolvidos quando alguém fala diretamente para ele.

11 Estrutura sequencial X simultânea

12 Princípios da Aprendizagem Cooperativa PARTICIPAÇÃO IGUAL
Todos os alunos devem participar igualmente, assim, todos se tornam membros ativos do processo de aprendizagem. Alunos aprendem pela interação com o conteúdo e com os colegas. Participação é um ingrediente essencial para o sucesso de um aluno; participação igual é o ingrediente essencial para o sucesso de todos os alunos. Em salas tradicionais não há igual participação. Numa discussão que envolva a classe toda a participação é quase exclusivamente pelos melhores alunos e mais extrovertidos. E os que têm menores notas? E os introvertidos? Nosso objetivo não é educar todos? Quando fazemos uma pergunta para a classe e escolhemos um aluno que se voluntariou para responder, chamamos aquele que menos precisa ser chamado

13

14 Como criar participação igual
Designação da vez de participar  norma de participação, espera-se que o aluno contribua na sua vez. Divisão de trabalho  cada um tem uma parte da tarefa para executar

15 Princípios da Aprendizagem Cooperativa INTERDEPENDÊNCIA POSITIVA
Ocorre quando o ganho dos indivíduos ou times estão correlacionados positivamente. Ganho de um ligado ao ganho do outro. Interdependência positiva forte: sucesso de cada membro depende do sucesso /da contribuição de cada outro membro. sucesso do time não é possível sem o sucesso/contribuição de cada membro. Interdependência positiva fraca: o sucesso de cada membro pode contribuir para o sucesso dos outros. O sucesso do time pode ser facilitado pelo sucesso dos membros individualmente. Time recebe uma recompensa, mesmo que alguém vá muito mal.

16 Como criar interdependência positiva
Estrutura da tarefa – não podemos fazer sozinho Estrutura da recompensa – baseada na contribuição de todos Objetivos – todos temos um mesmo objetivo. Recursos – divididos entre os elementos do time. Papéis – complementares e necessários Estrutura da tarefa – não podemos fazer sozinho (ter um produto único para o time ou classe, incluir divisão de trabalho, limitar recursos, ou Ter uma regra que um grupo não possa progredir numa unidade de lição até que todos tenham completado um exercício). Estrutura da recompensa – baseada na contribuição de todos (pontuação do time é a média das pontuações individuais ou a soma de quantos alunos atingiram um critério pré-definido, escolher um trabalho selecionado aleatoriamente para a pontuação do time, selecionar a menor pontuação para ser a pontuação do time. Objetivos – todos temos um mesmo objetivo. Um mural do time, ensaio, maquete, reportagem... Recursos – eu tenho a tesoura, você o papel, João a cola, Maria a canetinha. Papéis – complementares e necessários: monitor de materiais, Comandante das perguntas, Técnico, Encorajador, Capitão silêncio, Líder de torcida, Gravador, Elogiador, Conferente, Porteiro, Chefe de serviço.

17 Princípios da Aprendizagem Cooperativa RESPONSABILIDADE INDIVIDUAL
Cada membro do grupo é responsável por seu próprio aprendizado ou contribuição.

18

19 Responsabilidade individual por desempenho
A pontuação do grupo é a soma da pontuação individual A contribuição de cada um é codificada com cores. Apresentação de minitópicos ou cada alunos é responsável por uma parte do projeto.

20 Responsabilidade individual por participação / pela escuta
Prof. pede que aluno liste as ideias compartilhadas no time Alunos resumem como foi sua participação Compartilhar ideias ditas por um aluno específico.

21 Princípios da Aprendizagem Cooperativa (Johnson, Johnson e Holubec, 1986)‏
Interdependência positiva Responsabilidade individual Interação face a face Habilidades sociais Processamento grupal

22 Efeitos da Aprendizagem Cooperativa
Impacto positivo na auto-estima grupos bem estruturados  ambiente de suporte  aumenta chances de sucesso acadêmico  autoconfiança, resiliência face ao fracasso e senso que a falha está em suas mãos ao invés de a mercê de forças externas

23 Efeitos da Aprendizagem Cooperativa
Melhora nas relações sociais ver o outro mais favoravelmente amizade entre etnias aceitação de alunos deficientes melhora o clima da classe capacidade de compreender o ponto de vista do outro passar a gostar mais de ir à escola e aprender resolver problemas que necessitam de cooperação para serem solucionados

24 Efeitos da Aprendizagem Cooperativa
Realização melhor desempenho acadêmico efeitos positivo quanto a compreensão, estratégias para resolver problemas, criatividade e memorização

25 “A vida é como jogar uma bola na parede:
Se for jogada uma bola azul, ela voltará azul; Se for jogada uma bola verde, ela voltará verde; Se a bola for jogada fraca, ela voltará fraca; Se a bola for jogada com força, ela voltará com força. Por isso, nunca “jogue uma bola na vida” de forma que você não esteja pronto a recebê-la. A vida não dá nem empresta; Não se comove nem se apieda. Tudo quanto faz é retribuir e transferir aquilo que nós lhe oferecemos”. Albert Einstein

26 Domínios de utilidade espírito de time espírito da classe
domínio de conhecimentos habilidades de pensamento habilidades de comunicação compartilhar informações tomar decisões

27 Há bilhões de pessoas no mundo, e cada uma delas é especial
Há bilhões de pessoas no mundo, e cada uma delas é especial. Nenhuma outra no mundo é igual a você. Muhammad Ali Quão bem sua equipe se conhece? Vcs se beneficiam da diversidade? Os relacionamentos são fortes o suficiente para atravessar tempos difíceis? É seguro discordar? Há confiança? Vcs riem juntos? (Como líderes devemos fazer mais que prevenir motins (nosso sucesso depende em quão bem desenvolvemos relacionamentos produtivos.)‏ Padrões de isolamento – tiram energia da criatividade e da aprendizagem./ diminuem visão sistêmica / falta de suporte social/emocional diminui o sistem. imunológico o que diminui habilidade de lidar c/ stress físico e mental (

28 TEAMBUILDING (desenvolvimento do espírito de time)‏
5 objetivos: Conhecer-se Identidade do time Suporte mútuo Valorizar as diferenças Desenvolver sinergia 1. Conhecer-se Atividades que ajudam os colegas a saberem mais sobre cada um, ajudam a construir um sentimento de conforto entre os colegas e um sentimento de pertencimento. 2. Identidade de time Um time forma uma identidade definindo-se de uma maneira única, como criando seu próprio nome, cumprimento ou solução para um problema. 3. Suporte Mútuo o time ganha força se os membros sentem que podem contar uns com os outros para suporte. Jogos cooperativos de confiança. 4. Valorizar diferenças atividades designadas para: a) clarificar seus próprios valores; b) clarificar os valores de seus colegas; c) perceber que não há certo ou errado. 5. Desenvolver sinergia refere-se à energia amplificada que existe quando os indivíduos estão trabalhando em cooperação. Qdo um + um é mais que 2.

29 Conhecer-se!

30 UMA COISA QUE VOCÊ FAZ BEM

31 Entrevista de Time Cada aluno é entrevistado, cada um na sua vez, por um tempo determinado. Idéias p/ minha aula: Camiseta

32 Identidade do time!

33 Espaçonave macarrônica (projeto cooperativo)‏
Objetivo: construir uma nave espacial feita com espaguetes e jujubas. A Materiais disponíveis: 16 espaguetes (4 para cada um)‏ 8 jujubas (2, de uma única cor, p/ cada um)‏ 4 cores de papel (1 cor para cada um)‏ 2 tesouras e 1 cola (todos podem usar)‏

34 “E é tão bonito quando a gente entende
que a gente é tanta gente onde quer que a gente vá. É tão bonito quando a gente sente que nunca está sozinho por mais que pense estar” Gonzaguinha Quão bem sua equipe se conhece? Vcs se beneficiam da diversidade? Os relacionamentos são fortes o suficiente para atravessar tempos difíceis? É seguro discordar? Há confiança? Vcs riem juntos? (Como líderes devemos fazer mais que prevenir motins (nosso sucesso depende em quão bem desenvolvemos relacionamentos produtivos.)‏ Padrões de isolamento – tiram energia da criatividade e da aprendizagem./ diminuem visão sistêmica / falta de suporte social/emocional diminui o sistem. imunológico o que diminui habilidade de lidar c/ stress físico e mental (

35 CLASSBUILDING (desenvolvimento do espírito de classe)‏
5 objetivos: Conhecer-se Identidade do classe Suporte mútuo Valorizar as diferenças Desenvolver sinergia objetivos: Ampliar a rede de relacionamentos Ver-se como parte de um grupo maior Como fazer: Encontros de classe Atividades Encontros de classe: anúncios; suporte mútuo, resolver problemas; planejar eventos

36 Valorizando diferenças!

37 Alinhamento de valores
Alunos se alinham em relação a seus colegas baseados onde eles se posicionam sobre determinada questão. Os extremos geralmente são concordo/discordo, pró/contra, gosto/não gosto, sim/não. Idéias p/ minha aula: Se você pudesse escolher, viveria no futuro ou na idade média?

38 Suporte mútuo!

39 Quem Eu Sou Cartões / etiquetas são colocados nas costas dos alunos.
Alunos se misturam e formam pares. Cada um faz 3 perguntas (resposta sim/não) p/ seu colega. Aluno que acerta se torna ajudante (anjo) e só poderá dar dicas sutis. Idéias p/ minha aula: profissões

40 ...vamos precisar de todo mundo, um mais um é sempre mais que dois...
Beto Guedes Nenhuma decisão irá atender a todas às necessidades em cada situação. Compartilhar a responsabilidade criar significado pessoal e empoderamento necessário uma comunidade positiva. Stress, ansiedade e medo diminui as funções cerebrasis num nível que a habilidade de pensar criticamente e criativamente é diminuida.

41 Atividades para domínio de CONTEÚDOS
Prática e revisão de informações, fixação de conteúdos, memorização.

42 Prática Fixação

43 Cabeças Pensando Juntas
1. Alunos se numeram. 2. Professor apresenta um problema. “Tenham certeza que todos saibam a resposta” 3. Cabeças juntas, bumbum p/ cima. 4. Um no é chamado e responde. Idéias p/ minha aula: gráfico de vendas

44

45 Confira em Pares P/ iniciar: 2 folhas de atividade por time.
1. Time se divide em 2 duplas. A trabalha, B observa e ajuda se necessário. 2. B confere. 3. B elogia / dá um estímulo. 4. Troca de papéis. 5. Time se reúne e compara respostas. 6. Time celebra.

46 Revisão

47 Revisão Vire Quatro P/ iniciar: 4 conjuntos de cartões (Cartão da Pergunta, Cartão da Resposta; Cartão da Resposta e Cartão do Elogio ou Ajuda) para cada time Alunos se numeram: de 1 a 4 Virar Cartão da Pergunta: alunos viram os cartões onde estão escritas frases como “aluno 2 lê a pergunta 6”. Então o aluno 2 lê a pergunta solicitada. Alunos têm um tempo para que pensem na resposta (sem conversa neste momento).

48 Revisão Vire Quatro Viram um Cartão da Resposta: Este cartão indica qual aluno irá responder: “Aluno 4 responda à pergunta”. Aluno 4 responde e os demais pensam sobre o que ele disse. Viram o Cartão da Checagem: Este cartão diz qual o aluno que irá liderar o grupo na correção da resposta do colega: “Aluno 2, lidere o time na checagem”. Os alunos, como um time, decidem se a resposta foi correta.

49 Revisão Vire Quatro Viram o Cartão do Elogio ou da Ajuda: o cartão seleciona o aluno que irá elogiar, se a resposta foi correta, ou ajudar, se ela foi incorreta: “Aluno 1: lidere o time no elogio ou na ajuda”. Se o cartão indicar o aluno que respondeu, ele pode se auto-elogiar ou indicar outro alunos que vá conferir a resposta. Repetir de 2 a 5: fazer outras rodadas até que todas as respostas foram dadas.

50 Revisão Vire Quatro Líder da Virada: a cada rodada, o aluno que sorteia o cartão é trocado. Variação: para ser mais rápido, use dois conjuntos de cartões: Cartões das Perguntas, Cartões das Resposta. Idéias p/ minha aula: Estados brasileiros

51

52 Grandes descobertas e façanhas invariavelmente envolvem a cooperação de muitas mentes.
Alexander Graham Bell Nenhuma decisão irá atender a todas às necessidades em cada situação. Compartilhar a responsabilidade criar significado pessoal e empoderamento necessário uma comunidade positiva. Stress, ansiedade e medo diminui as funções cerebrasis num nível que a habilidade de pensar criticamente e criativamente é diminuida.

53 Atividades para desenvolvimento de HABILIDADES DE PENSAMENTOS
Questionar, combinar, dividir, categorizar, avaliar e aplicar informações. Habilidade de criar e trocar idéias únicas com baixo grau de consenso.

54 Alinhamento lógico Para começar: cada time de quatro alunos precisa de 4 cartões para seqüenciar. Alunos ficam em pé, ombro a ombro, cada um c/ um cartão. Professor lê a primeira pista do problema O aluno mencionado na pista descreve como ele vai se alinhar. Ele espera que o grupo concorde para se mover para o seu novo lugar.

55 Alinhamento lógico Depois que o prof. lê cada pista, os alunos repetem passos 3 e 4. Prof. seleciona um time para descrever a sua ordem e compartilhar a sua lógica. Idéias p/ minha aula: família em um carro

56 Quem não se comunica se estrumbica.
Chacrinha Quão bem sua equipe se conhece? Vcs se beneficiam da diversidade? Os relacionamentos são fortes o suficiente para atravessar tempos difíceis? É seguro discordar? Há confiança? Vcs riem juntos? (Como líderes devemos fazer mais que prevenir motins (nosso sucesso depende em quão bem desenvolvemos relacionamentos produtivos.)‏ Padrões de isolamento – tiram energia da criatividade e da aprendizagem./ diminuem visão sistêmica / falta de suporte social/emocional diminui o sistem. imunológico o que diminui habilidade de lidar c/ stress físico e mental (

57 Atividades para desenvolvimento de HABILIDADES DE COMUNICAÇÃO
Atividades para regular a comunicação Atividades que constroem habilidades de comunicação específicas.

58 Conversa de Astronauta
Para iniciar: dois conjuntos de peças para cada time, barreiras. 1. Time constrói barreiras e se dividem em duas duplas (Mensageiros e Receptores). 2. Mensageiros criam figura usando peças. 3. Receptores reproduzem (sem olhar / as duplas se comunicam o máximo possível para isso). 4. Quando estiverem prontos, time confere. Comemoração. Idéias p/ minha aula: tangram

59 O modo de obter boas idéias é ter um montes de idéias e então jogar as ruins fora.
Linus Pauling Nenhuma decisão irá atender a todas às necessidades em cada situação. Compartilhar a responsabilidade criar significado pessoal e empoderamento necessário uma comunidade positiva. Stress, ansiedade e medo diminui as funções cerebrasis num nível que a habilidade de pensar criticamente e criativamente é diminuida.

60 Atividades para TOMADA DE DECISÕES
Dar a todos uma voz, gerar alternativas aumentar responsabilidade.

61 Gaste um real Cada aluno recebe 4 moedas para gastar dentre as alternativas. Cada aluno deve gastar suas moedas em mais de um item. Idéias p/ minha aula: festa temática em agosto

62 O milagre é este: quanto mais compartilhamos, mais temos.
Leonard Nimoy Nenhuma decisão irá atender a todas às necessidades em cada situação. Compartilhar a responsabilidade criar significado pessoal e empoderamento necessário uma comunidade positiva. Stress, ansiedade e medo diminui as funções cerebrasis num nível que a habilidade de pensar criticamente e criativamente é diminuida.

63 Atividades para TROCA DE INFORMAÇÕES
Compartilhar informações dentro dos times, ou entre os times. Nos times: importante para TB, ensino mútuo, desenvolvimento de conteúdo, Entre time: CB, desenvolver pensamento de alto nível.

64 Quebra-cabeças Cada aluno receberá uma parte de um texto para ler.
Após um tempo determinado, compartilhará o que aprendeu com seus colegas de time.

65 Para saber mais... ALVES, Rubens. A Escola que sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir. Campinas: Papirus, 2001. CARVALHO, Frank V. Pedagogia da Cooperação - uma Introdução à Metodologia da Aprendizagem Cooperativa. S. Paulo: Imprensa Universitária Adventista, 2000. DELORS, Jacques (coord.) Educação: um tesouro a descobrir. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. S. Paulo: Cortez; Brasília: UNESCO, GRINESKI, Steve. Cooperative Learning in Physical Education. Champaign : Human Cinetics,

66 KAGAN, Spencer. Cooperative learning
KAGAN, Spencer. Cooperative learning. San Juan Capistrano : Kagan Cooperative Learning, 1994. KAGAN, Spencer; Kyle, Patricia; Scott, Sally. Win-win discipline. San Clemente: Kagan Cooperative Learning, 2004. KOHN, Alfie. No contest: the case against competition. New York : Houghton Mifflin, 1986. ____________ . Punish by rewards: - The trouble with gold stars, incentive plans, A’s, praise and other bribes. New York : Houghton Mifflin Company, 1993. RIMMERMAN, Harlan (ed.) Resources in Cooperative Learning. San Juan Capistrano : Kagan Cooperative Learning, 1996. SINGER, Helena. República de Crianças. S. Paulo: FAPESP/Hucitec, 1996.

67 Outras informações

68 fone: (11) 3661-8223 e-mail: katiabarata@uol.com.br
contatos fone: (11)


Carregar ppt "APRENDIZAGEM COOPERATIVA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google