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GESTÃO COM PESSOAS COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL

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Apresentação em tema: "GESTÃO COM PESSOAS COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL"— Transcrição da apresentação:

1 GESTÃO COM PESSOAS COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL
Profa. Msc. Fátima Frayha

2

3 A primeira necessidade?
Comunicar-se.

4 O Esquema de uma Comunicação.
O que é a comunicação? A comunicação nada mais é do que entender e se fazer entender, logo a comunicação é composta pelos seguintes tópicos: Emissor Canal Receptor Mensagem

5 O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO
OCORRE EM MÚLTIPLOS NÍVEIS SIMULTÂNEOS: Consciente / volutária Inconsciente /involuntária POR MEIO DE MÚLTIPLOS CANAIS: • –    Verbal •        Oral •        Escrita –  -   Não-verbal •        Gestual, o olhar, expressão corporal •        Desenhos. Sons Entonação da voz.   Modo de vestir

6 Comunicação Consciente e Inconsciente
É aquela comunicação onde a pessoa fala uma coisa mas seus gestos demonstram outra totalmente oposta... Eu estou calmo...

7 As comunicações Verbais
Comunicação Oral. Mensagem “...não esqueça da reunião de amanhã...” “...não se preocupe, tudo vai dar certo...” Canal Verbal Emissor Receptor

8 Comunicação verbal escrita.
É o tipo de comunicação que não necessita da fala para ser compreendida!! Pode ser encontrada em revistas, cartazes, placas, faixa...

9 NÃO VERBAL Comunicação por mímica Comunicação pelo olhar
Comunicações posturais Comunicação consciente e inconsciente NÃO VERBAL

10 Comunicação Não-Verbal
Comunicação por Mímicas Comunicação por gestos das mão, do corpo, face, caretas, entre outras formas...

11 Comunicação pelo Olhar.
Muitas vezes essa forma de comunicação supera a comunicação verbal propriamente dita, afinal quem foi que nunca emitiu uma determinada mensagem ou à recebeu através de um olhar?!

12 Comunicação Postural. Comunicação através do comportamento físico e postural ou seja o corpo demonstra uma determinada mensagem...

13 ASPECTOS FUNDAMENTAIS DA COMUNICAÇÃO DO GESTOR
•   Comunicação Individual: –        Escrita (Disciplina Comunicação Empresarial) –        Verbal •  Comunicação Organizacional: –        Fluxos e Gestão da Informação –        Marketing e Negociação –        Administração de Conflitos –       Aspectos Políticos, Culturais, Simbólicos e Tecnológicos

14 ESTILOS COMUNICACIONIAS
As pessoas têm estilos comunicacionais diferentes ESTILOS COMUNICACIONIAS Os estilos aqui apresentados são um modelo reducionista, simplificador mas ajudam a compreender algumas diferenças comunicacionais importantes Entender essas diferenças pode ajudar a minimizar dificuldades e conflitos na comunicação interpessoal.

15 ALGUMAS BARREIRAS À COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL
Manipulação / distorção da informação pelo emissor para que o receptor a receba de maneira mais favorável. FILTRAGEM Receptor decodifica / distorce as mensagens seletivamente com base em suas próprias necessidades, motivações, interesses e expectativas e experiências. PERCEPÇÃO SELETIVA SOBRECARGA DE INFORMAÇÃO Quando a quantidade de informações é muito grande, há perda na sua compreensão e a comunicação fica menos eficaz. DEFESA Quando as pessoas se sentem ameaçadas, a tendência é uma reação para reduzir a ameaça, por meio de mecanismos de defesa LINGUAGEM Diferenças de idade, formação, profissão, cultura, nacionalidade etc. criam barreiras lingüísticas. O uso de jargão técnico também pode criar barreiras

16 As Barreiras nas Organizações.
Os Intermediários Intermediários Você soube ? O “fulano” caiu e morreu!! Hauhauhuahua Finalmente.... Receptor Ele caiu e se machucou... Emissor

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18 Posição Hierárquica. Os que ocupam cargos mais elevados recebem maior numero de informações do que os que estão no fim da linha, isso se reflete diretamente sobre o “moral” do pessoal. Moral Moral Menor nº de informações R$$ Maior nº de informações R$$$$$$$$

19 A “parede” do silêncio. É quando inexistem comunicações horizontais entre os órgãos do mesmo escalão hierárquico. Moral e produtividade Moral e produtividade Falta de Comunicação

20 Barreiras Psicológicas da Comunicação
Opiniões e Atitudes O receptor só ouve ou lê o que lhe interessa, ou recebe a mensagem de modo que coincida com a sua opinião mesmo se o conteúdo for contrario ao de sua vontade.

21 Barreiras Psicológicas da Comunicação
O Egocentrismo É o tipo de conduta que impede uma pessoa de enxergar e aceitar o ponto de vista de seu próximo, importando dessa forma apenas a sua opinião...uma pessoa egocêntrica também sempre procura debater e principalmente contrariar o que o outro disse, sem ao menos ouvir o que o seu próximo queria realmente dizer...Normalmente esse tipo de pessoa se envolve em situações ridículas sem ao menos perceber. Eu sou o cara...

22 Barreiras Psicológicas da Comunicação
A Competição. Pode ser chamado de: “Monólogo coletivo” ou “Diálogo de surdos”, ninguém ouve ninguém...

23 Barreiras Psicológicas da Comunicação
A Competição

24 Barreiras Psicológicas da Comunicação
A Frustração. Nada tem solução! Negativismo puro...pode muitas vezes ser passado para a pessoas que são facilmente influenciadas pela opinião de terceiros.

25 Barreiras Psicológicas da Comunicação
Transferência Inconsciente de Sentimentos. Sentimento nutrido por uma pessoa parecida com o interlocutor, pode determinar uma predisposição favorável ou não.

26 Barreiras Psicológicas da Comunicação
A Projeção. A pessoa simplesmente se vê no lugar do interlocutor, dessa forma ele toma “emprestado” as ações e intenções de quem ele observa.

27 Barreiras Psicológicas da Comunicação
Inibição. Sentimento em que o emissor sente-se “preso” diante de seu receptor ou vice - versa... É comum quando é necessário a apresentação em público.

28 A Percepção. Tem uma conotação que nos leva a ouvir com atenção ou não, ou esperar de antemão certas reações, influenciada por preconceitos ou estereótipos, como: Negro, Branco, Árabe, Judeu,Viúva, Rico, Pobre, Operário, Latinos, entre outros...

29 FeedBack. FeedBack é uma palavra inglesa, traduzida por RETROALIMENTAÇÃO, que significa “verificar o próprio desempenho e corrigi-lo se for necessário ”. “Como estou agindo? Vocês estão me entendendo? Estou sendo claro?” Todos nós precisamos de feedback, tanto positivo quanto negativo. Necessitamos saber o que estamos fazendo inadequadamente, como também o que conseguimos fazer com adequação, de modo a poder mos corrigir as deficiências e mantermos os acertos.

30 PERCEPÇÃO

31 Percepção é o processo pelo qual indivíduos organizam e interpretam suas impressões sensoriais a fim de dar sentido ao seu ambiente. O que alguém percebe pode ser muito diferente da realidade objetiva. Feqüentemente há desacordos. O comportamento das pessoas é baseado em suas pecepções do que a realidade é e não na realidade em si.

32 FATORES QUE INFLUENCIAM A PERCEPÇÃO:
Quem percebe: atitudes, motivações, interesses, experiências passadas, expectativas/preconceitos Objeto ou alvo: relação do alvo com seu pano de fundo, proximidade dos eventos, semelhança dos eventos Contexto da situação: local onde ocorre, Tempo, características de temperatura etc

33 FEEDBACK É um processo de ajuda para mudança de comportamento. É a comunicação a uma pessoa ou grupo, no sentido de fornecer-lhes informações sobre como a sua atuação e/ou comportamento está afetando as outras pessoas. CRITÉRIOS PARA DAR FEEDBACK EFICAZ DIRETO. FATOS DO PRESENTE. ÊNFASE NO ATO INDIVIDUAL. DESCRITIVO E NÃO AVALIATIVO. SOLICITADO E NÃO IMPOSTO. ÊNFASE EM FACILITAR MUDANÇAS. CRITÉRIOS PARA RECEBER FEEDBACK ATITUDE RECEPTIVA E NÃO DEFENSIVA. ESCLAREÇA, PARAFRASEANDO O QUE OUVIU. CHECANDO COM OS OUTROS. PEÇA EXEMPLOS.

34 A IMPORTÂNCIA DO FEEDBACK E DO DIÁLOGO
•          DICAS AO DAR FEEDBACK SOBRE O TRABALHO OU DESEMPENHO DE ALGUÉM: Não demore. Quanto mais próximo dos acontecimentos, melhor. Vise a aprendizagem. Dê feedback para melhorar a relação e o desempenho. Evite subjugar ou humilhar o outro. Considere o contexto. Sempre avalie o contexto e sua disposição para falar e para ouvir, bem como a do outro. Seja o mais específico possível. Ser vago pode dar margem a erros de interpretação. Seja mais descritivo e menos emocional.

35 Focalize os fatos e não a pessoa.
A IMPORTÂNCIA DO FEEDBACK E DO DIÁLOGO Focalize os fatos e não a pessoa. Se você está fornecendo um feedback crítico, enfoque a ação, os fatos e não a pessoa. Evite críticas e repreensões em público.

36 Evite a sobrecarga de informações.
A IMPORTÂNCIA DO FEEDBACK E DO DIÁLOGO Evite a sobrecarga de informações. Aborde o que é importante, essencial.

37 A IMPORTÂNCIA DO FEEDBACK E DO DIÁLOGO
Evite só focar no erro. Dê também feedbacks positivos. Aponte os acertos. Indique como o erro pode ser evitado ou corrigido. Elogie individualmente e em público.

38 A IMPORTÂNCIA DO FEEDBACK E DO DIÁLOGO
Observe as reações e a compreensão do outro e esteja preparado para ouvi-lo. Considere que você pode estar errado. Após falar, peça para o outro lhe dizer o que pensa, qual a sua opinião a respeito

39 A RESPONSABILIDADE DOS GESTORES NA COMUNICAÇÃO
•   Os gestores detêm o poder nas organizações •   A palavra é sua principal ferramenta •  Suas palavras têm um peso maior e mais duradouro sobre os subordinados. •   Por meio das palavras, os gestores: Podem motivar as pessoas e construir relações positivas de trabalho Podem anular as pessoas e destruir relações de trabalho

40 A RESPONSABILIDADE DOS GESTORES NA COMUNICAÇÃO
•  A anulação do diálogo pode ser agravada por meio de: Discursos gerenciais vazios, repleto de jargões, modismos e receitas artificiais. Eufemismos e termos “politicamente corretos“, que ocultam a realidade e bloqueiam a reflexão. – Fala autoritária, uni-direcional, repleta de frases no imperativo e com pouca solicitação de feedback. – Restrições ao diálogo informal na organização.

41 A RESPONSABILIDADE DOS GESTORES NA COMUNICAÇÃO
  Formas de violência verbal: •        Resposta tangencial: cortar a palavra, desviar o assunto, desqualificar a fala do outro com piadas, sarcasmo etc. •        Dupla restrição: passar mensagens contraditórias sobre o que se deve fazer. Exemplo: um chefe diz para fazer algo de uma maneira e o outro diz para fazer de outra maneira. •        Agressões verbais diretas •        Humilhações públicas •        Assédio moral

42 É quando a comunicação entre as pessoas está em Rapport!!
O Bom Comunicador. É quando a comunicação entre as pessoas está em Rapport!! Você sabe o que é Rapport? Rapport é está em perfeita sintonia com alguém; comunicação plena; perfeita conexão. Eu sou igual a você!! Pode confiar em mim!! Compreensão mútua.

43 A responsabilidade da comunicação é do Comunicador
Um relacionamento melhor Você deseja?? Então a responsabilidade é sua! É seu objetivo que está em jogo! Não espere iniciativas do próximo para começar. Tome a Iniciativa. A responsabilidade pela sua felicidade é apenas e unicamente SUA

44 JANELA DE JAHARI

45 Joseph Luft e Harry Inghan criaram um diagrama conhecido pelo nome de Janela de Johari, onde através de quatro retângulos, dispostos em forma de uma janela, podemos analisar o processo de nossa percepção sobre nós mesmos e sobre os outros

46 JANELA DE JOHARI – como fazer
RECEBO FEEDBACK DOS OUTROS 10 1 IMAGEM CEGA OU OLHAR DOS OUTROS Só os outros sabem IMAGEM ABERTA OU ARENA Eu sei e os outros também DOU FEEDBACK AOS OUTROS IMAGEM SECRETA OU FACHADA Só eu sei IMAGEM DESCONHECIDA OU SUBTERRÂNEA Nem eu sei e nem os outros sabem 10

47 IMAGEM ABERTA : Eu sei quem sou e os outros também. É a parte da janela que mostra a parte fundamental do nosso relacionamento com os outros, porque somos capazes de revelar-nos conscientemente. Esta parte se abre na medida em que a confiança e a verdade aumentam. Esta arena dá a segurança pessoal e é a que mais o ajuda a se desenvolver.

48 JANELA DE JOHARI RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS
Eu e os outros conhecemos EU ABERTO Menos erros de interpretação. Norma de franqueza. Espontaneidade. Menos gasto de energia. Confiança mútua. Criatividade.

49 IMAGEM CEGA : É o que não percebemos de nós mesmos mas que os outros percebem. Os outros também tiram conclusões a nosso respeito e não revelam com medo de magoar-nos ou até porque, às vezes, não permitimos. É difícil aceitar críticas, sugestões sobre o nosso modo de ser. Até as pessoas mais chegadas desistem de querer ajudar-nos, pois não aceitamos que os outros se intrometam em nossa vida.

50 JANELA DE JOHARI RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS
O grupo conhece e eu desconheço EU CEGO Crítico. Egocêntrico. Exagerado nas convicções. Autoritário. Gera hostilidade.

51 IMAGEM SECRETA : É o que sabemos de nós mesmos mas não revelamos: é nossa parte secreta, a nossa intimidade. São aquelas coisas que pensamos ou fazemos e que não queremos revelar por insegurança, por vergonha. Temos medo de que os outros saibam e possam nos condenar, nos dominar e até cortar o relacionamento conosco.

52 JANELA DE JOHARI RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS
Eu conheço e o grupo desconhece EU SECRETO Pergunta sobre si. Sabe a posição dos outros. Sentimento de rejeição. Baixo risco. Controle dos outros. Desconfiança/reserva. Irritação/retraimento.

53 IMAGEM DESCONHECIDA : É a parte desconhecida de nós e dos outros. É tudo o que se passou em nossa história e que está inconsciente e que ainda não foi explorado.

54 JANELA DE JOHARI RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS
Eu e o grupo desconhecemos EU DESCONNHECIDO Potencial inexplorado. Criatividade reprimida. Relacionamento interpessoal. Comportamentos rígidos. Aversão a riscos. observador. Burocrata.

55 Os estudiosos concluíram que quanto maior for a 1a
Os estudiosos concluíram que quanto maior for a 1a. parte da janela mais há possibilidade do auto-conhecimento e de acertos em nossa vida

56 ABERTURA É compartilhar com outras pessoas informações que temos, mas que, até o presente momento, os outros não sabem. TIPOS DE ABERTURA INFORMAÇÕES. IDÉIAS. SENTIMENTOS. OPINIÕES. INTENÇÕES. CRITÉRIOS PARA ABERTURA EFICAZ APROPRIADA À SITUAÇÃO. AUTENTICIDADE. QUE NÃO SEJA EXIBICIONISTA. QUE NÃO SEJA INCOMPLETA. QUE NÃO SEJA SEM SUPORTE. QUE NÃO SEJA HISTÓRICA (PASSADO).

57 O Significado da comunicação é a resposta que despertamos na outra pessoa!
Ouça com atenção o que os outros dizem! Concentre-se! Absorva, analise e só depois responda! Não tenha preconceitos com quem vos fala! Para ter sucesso na sua comunicação, considere que 70% dela não é verbal! A expressão facial causa simpatia e aproximação! As palavras são mágicas! Elas podem construir ou destruir um indivíduo ! E por Fim...

58 Até breve !!!! Fátima Frayha


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