A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TRABALHO EM EQUIPE. 2 FEEDBACK COMO DAR FEEDBACK PARA QUE ELE SEJA ACEITO E UTILIZADO DE FORMA CONSTRUTIVA? Para que o feedback possa ser efetivo e positivo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TRABALHO EM EQUIPE. 2 FEEDBACK COMO DAR FEEDBACK PARA QUE ELE SEJA ACEITO E UTILIZADO DE FORMA CONSTRUTIVA? Para que o feedback possa ser efetivo e positivo."— Transcrição da apresentação:

1 TRABALHO EM EQUIPE

2 2 FEEDBACK COMO DAR FEEDBACK PARA QUE ELE SEJA ACEITO E UTILIZADO DE FORMA CONSTRUTIVA? Para que o feedback possa ser efetivo e positivo dentro da equipe, é preciso que você: Leve sempre em conta que feedback eficaz é o que ajuda as pessoas ou equipes a melhorar seu desempenho e alcançar seus objetivos. Crie e mantenha o costume dentro da equipe de dar e receber feedback. Estabeleça uma relação de respeito e confiança mútua.

3 3 A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO EM EQUIPE

4 4 TRABALHO EM EQUIPE Desenvolvendo equipe ORGANIZAÇÃO: A organização de uma equipe é caracterizada pela definição de papéis e pela divisão dos trabalhos. ORGANIZAÇÃO: A organização de uma equipe é caracterizada pela definição de papéis e pela divisão dos trabalhos. INTERAÇÃO: É a ação que se exerce mutuamente entre duas ou mais pessoas. Com o passar, a equipe passa por vários estágios de desenvolvimento e os resultados tendem a se tornar melhor. INTERAÇÃO: É a ação que se exerce mutuamente entre duas ou mais pessoas. Com o passar, a equipe passa por vários estágios de desenvolvimento e os resultados tendem a se tornar melhor. COMUNICAÇÃO: É o ato de emitir, transmitir e receber; é o centro de relacionamento entre as pessoas. COMUNICAÇÃO: É o ato de emitir, transmitir e receber; é o centro de relacionamento entre as pessoas.

5 5 TRABALHO EM EQUIPE Esse grupo passa a se constituir numa equipe na medida em que passa a entender sua forma de operar e procurar resolver os problemas que afetam o seu funcionamento

6 6 TRABALHO EM EQUIPE Esse processo de auto exame e avaliação são contínuos e, com o tempo torna-se natural e característico da equipe em todas as ocasiões e não somente em circunstâncias específicas. Porém para que se desenvolva nesse sentido, uma equipe deve ter uma organização e seus integrantes precisam aperfeiçoar, entre outras, as suas habilidades de interação e de comunicação.

7 7 TRABALHO EM EQUIPE Características que definem o trabalho em equipe Todos são capazes de resolver problemas e contribuir para os resultados esperados. Todos são capazes de resolver problemas e contribuir para os resultados esperados. Os objetivos, as metas e a missão são compartilhados. Os objetivos, as metas e a missão são compartilhados. Envolvimento e o comprometimento de todos no processo de trabalho. Envolvimento e o comprometimento de todos no processo de trabalho. Respeito às diferenças individuais. Respeito às diferenças individuais. Elevado grau de cooperação. Elevado grau de cooperação. Comunicação clara, objetiva e constante. Comunicação clara, objetiva e constante.

8 8 TRABALHO EM EQUIPE ALTO GRAU DE DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL COMPETIÇÃO X COOPERAÇÃO Por muito tempo o paradigma era: A competição é a mola que move a empresa.

9 9 TRABALHO EM EQUIPE O trabalho em equipe só terá expressão real e verdadeira, quando os membros do grupo desenvolverem sua competência interpessoal. Como trabalhar bem com as outras pessoas? Como trabalhar bem com as outras pessoas? Como perceber os sentimentos e as necessidades do outro? Como perceber os sentimentos e as necessidades do outro? Como entender e fazer-me entender? Como entender e fazer-me entender? Por que as pessoas percebem a mesma situação de formas diferentes? Por que as pessoas percebem a mesma situação de formas diferentes?

10 10 TRABALHO EM EQUIPE Estas e outras perguntas dão a dimensão das dificuldades da convivência humana, em especial de trabalho. Para que as relações possam acontecer com respeito, compreensão, colaboração, interação, comunicação adequada, refletir no trabalho e proporcionar mais produtividade, vários aspectos são de fundamental importância, entre eles, a empatia, o auto-conhecimento, a percepção e comunicação eficaz.

11 11 TRABALHO EM EQUIPE Ninguém Consegue Fazer Tudo Sozinho, e Nem Deve Tenta-lo. Quando um trabalho é partilhado, os resultados aparecem mais facilmente, os erros podem ser minimizados, reduzidos ou até mesmo eliminados. Os grupos ficam confiantes e passam a ser confiáveis. De uma forma ou de outra todos ganham.

12 12 TRABALHO EM EQUIPE O sentido de equipe nasce da integração indivíduo-organização, evidenciada pela adesão espontânea do trabalhador aos compromissos e metas da empresa, sem imposição de valores ou procedimentos. Assim, só existe equipe quando todos os que integram um grupo estão verdadeiramente comprometidos com a mesma meta.

13 13 TRABALHO EM EQUIPE SÓ EXISTE EQUIPE QUANDO TODOS CONHECEM OS OBJETIVOS, ESTÃO CIENTES DA NECESSIDADE DE ALCANÇÁ-LOS E DESENVOLVEM UMA VISÃO CRÍTICA A RESPEITO DO DESEMPENHO DE CADA UM E DO GRUPO COMO UM TODO

14 14 TRABALHO EM EQUIPE As oportunidades surgem para quem está preparado. Conhecimento a respeito do trabalho, atenção, disponibilidade para colaborar, humildade para procurar ajuda, quando necessário, são algumas das condições que propiciam o aproveitamento de oportunidades.

15 15 TRABALHO EM EQUIPE Quando um do grupo não participa, todos os outros sofrem uma sobrecarga. Integrar um grupo pressupõe a participação ativa. Ninguém deve ficar esperando que o outro faça aquilo que pode ser realizado em conjunto. Responsabilidade, participação e cooperação devem estar presentes nas relações de um grupo.

16 16 TRABALHO EM EQUIPE Cooperar é fundamental O empenho de cada um em dar a sua contribuição, de preferência superando as expectativas, e a disposição de todos em favor da cooperação mútua são condições naturais para a consecução dos objetivos individuais e da organização como um todo. Quando ajudamos um colega que está em dificuldades em atingir a sua meta estamos, na verdade, ajudando a própria empresa e adquirindo mais experiências pessoais para enfrentar desafios.

17 17 O QUE É NEGOCIAR?

18 18 TRABALHO EM EQUIPE A negociação implica esforço das partes envolvidas, exigindo bastante capacidade de relacionamento. Acontece que o relacionamento humano nem sempre é feito harmoniosamente. Pontos de vista diferentes podem ocasionar discussões sem necessidade, e acabamos muitas vezes no terreno pessoal. Neste caso a conversa acaba num bate-boca, não produzindo nada de prático.

19 19 TRABALHO EM EQUIPE Alguns pontos que podem ser considerados para refletirmos sobre o assunto: Negociar exclusivamente as idéias é fundamental Negociar exclusivamente as idéias é fundamental Um profissional consciente busca as idéias propostas concretas não se preocupa em debater assuntos pessoais. Buscar Um diálogo competente é fundamental Buscar Um diálogo competente é fundamental Idéias devem conter argumentos, apresentados sempre de forma bem clara, para que todos entendam a proposta e se posicionem contra ou a favor. Empatia Empatia O profissional não teme o conflito. Ao contrário, ele precisa aprender a conviver com eles e administra-los. Os conflitos sempre ocorrem e são saudáveis, desde que saiba tirar deles o melhor proveito para o sucesso da negociação.

20 20 TRABALHO EM EQUIPE ATENÇÃO! CONFLITOS E IDÉIAS CONFLITANTES NÃO SIGNIFICAM DESAVENÇAS! SIGINIFICAM, APENAS QUE DIFERENTES PESSOAS TÊM DIFERENTES PONTOS DE VISTAS CONFLITOS E IDÉIAS CONFLITANTES NÃO SIGNIFICAM DESAVENÇAS! SIGINIFICAM, APENAS QUE DIFERENTES PESSOAS TÊM DIFERENTES PONTOS DE VISTAS

21 21 TRABALHO EM EQUIPE Negociar é um verbo para ser conjugado na primeira pessoa do plural. O pronome eu é seguramente, um termo proibido, quando se fala em equipe e na prática da negociação. A tentativa de dominar alguém por meio de imposições traz sempre um efeito desastroso.

22 22 TRABALHO EM EQUIPE Quando uma idéia é ampliada ou modificada, diz-se, que ocorreu uma construção. A nova idéia será resultado da ação de dois, de um grupo, de uma equipe, e certamente contribuirá mais do que soluções individuais, que desconsiderem interesses alheios

23 23 TRABALHO EM EQUIPE EXERCÍCIOS Resolver em Dupla

24 24 TEXTO PARA REFLEXÃO AS TRÊS PENEIRAS

25 25 AS 3 PENEIRAS Um rapaz procurou Sócrates e disse-lhe que Precisava contar-lhe algo sobre alguém. Sócrates ergueu os olhos do livro que estava Lendo e perguntou: - O que você vai me contar já passou pelas - O que você vai me contar já passou pelas Três peneiras? - Três peneiras? Indagou o rapaz. - Três peneiras? Indagou o rapaz. - Sim! A primeira peneira é a - Sim! A primeira peneira é a VERDADE.

26 26 AS 3 PENEIRAS O que você quer me contar dos outros é um Fato? Caso tenha ouvido falar, a coisa deve Morrer aqui mesmo. Suponhamos que seja verdade. Deve, então, Passar pela segunda peneira: A BONDADE.

27 27 AS 3 PENEIRAS O que você vai contar é uma coisa boa? Ajuda a construir ou destruir o caminho, A fama do próximo? Se o que você quer contar é verdade E é coisa boa, deverá passar ainda Pela terceira peneira: A NECESSIDADE.

28 28 AS 3 PENEIRAS Convém contar? Resolve alguma coisa? Ajuda a comunidade? Pode melhorar o planeta? Arremata Sócrates: Se passar pelas três peneiras, conte! Tanto eu, como você e seu irmão iremos nos beneficiar. Caso contrário esqueça e enterre tudo. Será uma boa fofoca a menos para envenenar o Ambiente e fomentar a discórdia entre Irmãos e colegas do planeta. Irmãos e colegas do planeta.

29 29 FIM


Carregar ppt "TRABALHO EM EQUIPE. 2 FEEDBACK COMO DAR FEEDBACK PARA QUE ELE SEJA ACEITO E UTILIZADO DE FORMA CONSTRUTIVA? Para que o feedback possa ser efetivo e positivo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google