Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouThomaz De Armas Alterado mais de 10 anos atrás
1
Observação e registro Programa de estudos pós graduados em psicologia experimenta: análise do comportamento Flávia vieira de Souza Leite
2
Objetivos da aula Discussão sobre:
Os objetivos da observação científica; As transduções utilizadas e As formas de mensuração.
3
Objetivos da observação científica
1º Transformação dos eventos em dados que representem as características do comportamento selecionadas pelo experimentador : TRANSDUÇÃO
4
2 º Obter um registro do comportamento do sujeito que seja completo e preciso.
Completo: Todas as instâncias do comportamento que ocorreram durante a observação; Preciso: o que de fato ocorreu.
5
3º Informar não só o experimentador mas toda a comunidade científica, sobre determinado evento. Isto irá influenciar o comportamento dos mesmos e promover mudanças em procedimento, por exemplo.
6
É o olhar para os gráficos e pensar o que eles têm a ver com os meus dados. Concordo? Não concordo? Por quê? Importância de analisar o nosso comportamento quanto pesquisadores: descobertas/informações úteis
7
Desafio da observação é a detecção dos aspectos da resposta-alvo, sendo possível a utilização de máquinas e humanos para isso.
8
Transdutores Máquinas
Fazem a mesma coisa várias vezes; Não são influenciadas por nenhum “evento interno”; Seguem, exatamente, os parâmetros estabelecidos (sem influência de outros eventos)
9
Transdutores Máquinas
Necessidade de calibragem: outputs em relação ao input- a diferença tem que estar dentro de limites aceitáveis; Necessidade de haver operando a máquina selecionada para o experimento.
10
Transdutores Humanos Flexibilidade quanto a mudanças imprevistas durante a observação; Monitoração das variáveis do experimento e do ambiente como um todo
11
Transdutores Humanos Cuidados:
1º O que deve ser feito para observar e registrar um determinada classe de respostas? Necessidade do ÓTIMO estabelecimento da classe de respostas
12
Transdutores Humanos 2º Quem serão esses observadores? Necessário:
Escolha de observadores considerando a história passada dos mesmos; Treino dos observadores;
13
Transdução Humana Avaliação/ Treinamento para a manutenção do desempenho; Respostas dos participantes devem gerar reforçamento para serem mantidas em níveis aceitáveis.
14
Como será a feita a mensuração?
Mensuração direta: Fenômeno foco do experimento é o que está sendo medido; Mensuração Indireta: o que está sendo medido é diferente daquilo que é o foco do experimento
15
Como será feita a mensuração?
O dever da mensuração é provar, pelos dados obtidos que estes reflitam, de fato, o foco do experimento.
16
Qual mensuração? Todas as instancias/ocorrências do comportamento: Observação completa; “Todas as instâncias possíveis da classe de respostas podem ser detectadas, razão porque este é claramente um padrão ideal de observação”.
17
Qual mensuração? Parcialmente as instâncias/ocorrências do comportamento: observação incompleta Observação contínua: dados precisos Observação descontínua: há alguma imprecisão na detecção do comportamento, uma vez que este é contínuo.
18
“Observadores, então, devem ser fotógrafos de fenômenos; suas observações devem, com precisão, representar a natureza. Devemos observar sem quaisquer idéias pré-concebidas; a mente do observador deve ser passiva, isto é, deve manter a sua paz; ela escuta a natureza e escreve aquilo que a natureza dita”. Claude Bernard
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.