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PublicouFelipe Casimiro Alterado mais de 10 anos atrás
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Pensamento crítico: o que é, para que serve e porquê ensiná-lo.
Ludwig Krippahl 6º ENPF, 5/9/2008
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O que é John Dewey Robert Ennis Richard Paul ...
Consideração activa, persistente e cuidadosa de uma crença ou suposto conhecimento à luz do seu fundamento e das conclusões a que leva. Robert Ennis Pensamento racional e reflexivo focado em decidir o que fazer ou em que acreditar. Richard Paul O modo de pensar no qual o pensador melhora o seu pensar tomando conta das estruturas inerentes ao pensamento e impondo-lhe padrões intelectuais. ...
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O que é John Dewey Robert Ennis Richard Paul ...
Consideração activa, persistente e cuidadosa de uma crença ou suposto conhecimento à luz do seu fundamento e das conclusões a que leva. Robert Ennis Pensamento racional e reflexivo focado em decidir o que fazer ou em que acreditar. Richard Paul O modo de pensar no qual o pensador melhora o seu pensar tomando conta das estruturas inerentes ao pensamento e impondo-lhe padrões intelectuais. ...
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O que é... na prática «O mês de Setembro traz boas perspectivas para ao nativos de Caranguejo que terão, face à influência da Roda da Fortuna, um mês muito activo, dinâmico, que pode abanar a personalidade de Caranguejo duma forma muito positiva.[...]» Acredito na astrologia. É um mistério; nunca se poderá saber. É tudo um disparate.
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O que é... na prática «O mês de Setembro traz boas perspectivas para ao nativos de Caranguejo que terão, face à influência da Roda da Fortuna, um mês muito activo, dinâmico, que pode abanar a personalidade de Caranguejo duma forma muito positiva.[...]» Acredito na astrologia. É um mistério; nunca se poderá saber. É tudo um disparate.
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O que é... na prática «O mês de Setembro traz boas perspectivas para ao nativos de Caranguejo que terão, face à influência da Roda da Fortuna, um mês muito activo, dinâmico, que pode abanar a personalidade de Caranguejo duma forma muito positiva.[...]» Hã?...
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O que é... na prática «O mês de Setembro traz boas perspectivas para ao nativos de Caranguejo que terão, face à influência da Roda da Fortuna, um mês muito activo, dinâmico, que pode abanar a personalidade de Caranguejo duma forma muito positiva.[...]» Qual o objectivo ou conclusão? É uma recomendação? Qual? Descreve algo? O quê? É um juízo de valor? ...
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O que é... na prática «O mês de Setembro traz boas perspectivas para ao nativos de Caranguejo que terão, face à influência da Roda da Fortuna, um mês muito activo, dinâmico, que pode abanar a personalidade de Caranguejo duma forma muito positiva.[...]» Qual o objectivo ou conclusão? Quais os fundamentos apresentados? Factos (verdadeiro ou falso), razões ou causas Valores (podemos partilhar ou não)
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O que é... na prática «O mês de Setembro traz boas perspectivas para ao nativos de Caranguejo que terão, face à influência da Roda da Fortuna, um mês muito activo, dinâmico, que pode abanar a personalidade de Caranguejo duma forma muito positiva.[...]» Qual o objectivo ou conclusão? Quais os fundamentos apresentados? As premissas são aceitáveis? Adequadas?
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Modelo: Argumento Premissas Inferência Conclusão
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Modelo: Argumento Premissas Inferência Conclusão
Aceitamos cada uma das premissas? ? ? ?
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Modelo: Argumento Premissas Inferência Conclusão
Cada premissa é relevante? ? ? ?
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? Modelo: Argumento Premissas Inferência Conclusão
Em conjunto, são adequadas? ?
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Exemplo Vendedor: “Deve escolher este carro porque não consome combustível.”
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Exemplo Relevante Adequada Inaceitável não consome combustível
escolher este carro
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Exemplo Aceitável Irrelevante (outras razões?...) O meu tio tem um
Falácias... (outras razões?...) O meu tio tem um escolher este carro
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Exemplo Relevante Aceitável Inadequado estofos de cabedal
leitor de CDs escolher este carro
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O que é Argumentar consigo próprio. Análise do processo de decisão.
Acerca da verdade. Acerca de uma recomendação. Acerca de juízo de valor. Acerca de uma acção. ...
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Para que serve? Erros de percepção e de raciocínio. Antagonismo.
Ética e cidadania. Vale por si.
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Percepção
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Percepção
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Percepção
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Percepção Concentração e distracções Memória visual
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Raciocínio Uma vogal tem que estar com um número par A 2 K 3
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Raciocínio Uma vogal tem que estar com um número par A 2 K 3
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Raciocínio Quem bebe álcool tem que ser adulto 3 K 2
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Raciocínio 4 8 16 é uma sequência correcta. Qual é a regra? Duplicar:
Tendência para confirmação. é uma sequência correcta. Qual é a regra? Duplicar: 2 4 8 1 2 4 ...
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Raciocínio Avaliação de riscos
Sobrevalorizar experiência pessoal. E.g: 15 vezes mais mortalidade nas estradas que por crimes violentos.
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Antagonismo Entre pessoas Entre ideias e crenças
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Antagonismo Entre pessoas Entre familiares a amigos
No local de trabalho Políticos Prof. Bambo Vendedores
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Antagonismo Entre pessoas Entre ideias e crenças Sistemas políticos
Crença religiosas Criacionismo «Preparação e concretização de uma Exposição sobre a Natureza e o ponto de vista criacionista.»
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Antagonismo Entre pessoas Entre ideias e crenças
Entre crenças e evidências
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Antagonismo
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Antagonismo
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Antagonismo
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Antagonismo
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Ética Honestidade intelectual “É assim porque eu acredito”
Responsabilidade de quem defende uma posição Pais, educadores, eleitores. “Respeito” por crenças e tradições Confundir o direito a crer com a legitimidade da crença.
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Cidadania Participação democrática Questionar
Procurar e partilhar informação Defender posições fundamentadas Abertura (crítica) a posições diferentes
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Porque sim. Conhece-te a ti próprio
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Ensinar O Pensamento Crítico aplica-se a qualquer tema.
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Ensinar O Pensamento Crítico aplica-se a qualquer tema.
Mas é difícil de ensinar em paralelo com outros conteúdos.
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Ensinar Em geral: Problemas têm solução, que é o objectivo.
Treina-se em vez de criticar. O aluno tem que dominar o conteúdo.
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Ensinar Solução Problemas abertos. Aquecimento global?
Como reduzir a criminalidade? A astrologia pode ser uma ciência?
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Ensinar Solução Problemas abertos.
Discutir antes de explicar o método. Argumentação Análise de modelos científicos Decisão
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Ensinar Solução Problemas abertos.
Discutir antes de explicar o método. Mais prática e menos matéria. Criar e analisar argumentos Analisar relatos de experiências, dados estatísticos ou modelos causais. Discutir problemas éticos Como tomar decisões.
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Ensinar Programa Argumentação Estrutura de argumentos
Criação de argumentos Falácias Discussão oral
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Ensinar Programa Argumentação Análise de modelos científicos
Erros comuns Modelo, Realidade, Dados, Previsões Informação suficiente? Aplicação de estatística elementar Causalidade e correlação. Revisão de crenças
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Ensinar Programa Argumentação Análise de modelos científicos Decisão
Considerar alternativas Avaliar consequências Estimar riscos e benefícios Diagnosticar falta de informação
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Ensinar Dificuldades iniciais Estruturar argumentos Ser objectivo
Distinguir entre modelos e dados E.g. Explicar o rapto por extraterrestres ou Explicar o relato do rapto. Considerar alternativas
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Conclusão
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