A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Produzindo Rádio na Escola

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Produzindo Rádio na Escola"— Transcrição da apresentação:

1 Produzindo Rádio na Escola
4º. ENCONTRO Curso Aprender & Comunicar Programa Nas Ondas do Rádio SME/SP São Paulo, 2011

2 Para início de conversa...
Vamos aprender e comunicar com o meu, o seu, o nosso Programa Nas Ondas do Rádio!

3 Como usar o rádio na sala de aula?
Fomentar a audição de programas educativos em sala de aula. Promover a leitura crítica de programas comerciais, culturais e educativos. Usar o rádio como um recurso para a produção e abordagens de conteúdos pedagógicos. Folhei este livro no link abaixo:

4 = Voz Silêncio Elementos da linguagem radiofônica
Ilustrações: Acervo NCE/USP

5 Características do rádio
Objetividade: falar as coisas de modo direto e coloquial. Clareza: transmitir com a maior nitidez e naturalidade possível. Brevidade: passar a mensagem no menor espaço de tempo. Fonte: Acervo NCE/USP

6 Características do rádio
Dinamismo: notícias com grande repercussão. Diversidade: opiniões variadas em programas de debate. Regionalismo: a valorização das expressões características de cada região. Imediatismo: a transmissão dos fatos no instante em que ocorrem.

7 Características do Rádio
Identificação pessoal: o rádio se dirige a cada um de nós num discurso direto como se falasse exclusivamente conosco. Sensorialidade: envolve o ouvinte, estimulando sua imaginação. Imediatismo: a transmissão dos fatos no instante em que ocorrem Adaptabilidade: a atenção à mensagem radiofônica por ser dividida, permite exercer outras atividades. Rádio Jacaré (EMEI) Antônio Munhoz Bonilha

8 Características do Rádio
Grande potencial de alcance Alcance humano: o rádio atinge a grande parcela da população. Alcance geográfico: o rádio chega a diferentes locais e lugares distantes. Essencialidade: a informação transmitida no rádio assume, quase sempre, a forma de manchetes. Programa Nas Ondas do Rádio – SME/SP Alunos repórteres

9 Outras características
Utilidade pública: prestação de serviços à sociedade Simplicidade de Produção Flexibilidade e rapidez Baixo custo Repetição/ instantaneidade

10 Destaque da Semana O propósito básico da repetição no projeto gráfico é unificar e acrescentar interesse visual. No rádio, a repetição favorece o entendimento da informação veiculada, tendo em vista a instantaneidade na transmissão da mensagem.

11 Curiosidades HORA CERTA: tornou-se comum as pessoas se informarem sobre a hora através do rádio. Por isso, é importante que qualquer programa de rádio divulgue a hora certa de forma mais coloquial, em curtos intervalos de tempo. DICA: Evite falar 23h e 15min, mas sim 11 e 15 (não precisa dizer que é da noite, porque o programa está ao vivo!).

12 Linguagem radiofônica
Gêneros e Formatos Cultural e Educativo Radiodramaturgia, musical, documentário Publicitário Spot, vinheta, jingle, anúncio/reclame Jornalístico Notícia, entrevista, reportagem, comentários, debate Entretenimento Programa de variedades, game show (quiz), esportivo

13 Leitura crítica Vale a pena ouvir de novo! Exemplos
Ponto de Encontro Banco de Áudios

14 Ferramentas e Softwares

15 Vamos produzir? Discutir a pauta baseada no protagonismo infanto-juvenil Determinar os quadros e vinhetas dos programas. Pensar no formato e gênero que mais atraia o ouvinte. Programa Nas Ondas do Rádio – SME/SP EMEF Carlos Pasquale

16 Desafios Permitir o resgate da oralidade no ambiente escolar.
Desenvolver a capacidade crítica. Melhorar a auto-estima e a forma de expressão dos alunos. Programa Nas Ondas do Rádio – SME/SP Imprensa Jovem

17 Livro e Artigo Livro e artigo Sites
CONSANI, Marciel. Como Usar o Radio na Sala de Aula. São Paulo, Editora Contexto: 2007 MCLEISH, Robert. Produção de Rádio. São Paulo: Summus, 2002. Sites Portal Secretaria Municipal de Educação da Cidade São Paulo Rede Nas Ondas do Rádio Biblioteca digital – Domínio Público

18 Quem somos? Equipe de Formadores Alda Ribeiro Carlos E. Fernandez
Realização Secretaria Municipal de Educação da Cidade São Paulo Programa Nas Ondas do Rádio – DOT/SME Coordenação do Programa Nas Ondas do Rádio Carlos Alberto Mendes de Lima Equipe de Formadores Alda Ribeiro Carlos E. Fernandez Carmen Gattás Eveline Araujo Izabel Leão Marciel Consani Paola Prandini Silene Araujo


Carregar ppt "Produzindo Rádio na Escola"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google