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Interface Humano-Computador

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Apresentação em tema: "Interface Humano-Computador"— Transcrição da apresentação:

1 Interface Humano-Computador
Renato Violin

2 Métodos para avaliação da interface
Avaliar um sistema sob a ótica IHC.

3 Métodos para avaliação da interface
Profissional simula passo a passo o comportamento de um usuário em uma tarefa, por isso ele precisa conhecer bem quem é o usuário, as suas características, as habilidades e as deficiências. Examinar a interface e julgá-la de acordo com os princípios reconhecidos de usabilidade. Aplicado por 3 a 5 pessoas. Considerado rápido e barato. Um conjunto de itens que devem ser considerados na avaliação da interface para observar se ela está, ou não, em conformidade com tais itens. Permite aos projetistas e/ou profissionais na área da IHC verificarem se o conteúdo e as opções existentes na interface estão acessíveis aos usuários Analíticos: não envolvem a participação do usuário. Apenas projetistas ou profissionais. Empíricos: envolvem a participação direta do usuário durante todo o processo. Outras formas: envolvem o usuário apenas em algumas partes

4 Métodos para avaliação da interface
Os usuários observam um sequência de telas e escrevem ou falam quais seriam as ações necessárias para executar uma determinada tarefa, definida por projetista ou por um profissional em IHC. Observar o usuário executando algumas atividades em um determinado sistema. Esse é o principal ponto positivo desse teste, pois nada melhor do que ver o usuário em ação para perceber quais são as dificuldades, facilidades etc Analíticos: não envolvem a participação do usuário. Apenas projetistas ou profissionais. Empíricos: envolvem a participação direta do usuário durante todo o processo. Outras formas: envolvem o usuário apenas em algumas partes

5 Métodos para avaliação da interface
Um conjunto de questões apresentados aos usuários. Por meio desse método é possível identificar facilmente as preferências, as satisfações e as ansiedades dos usuários Ele estipula um tempo possível para que um usuário possa tomar uma decisão, como, por exemplo, pensar em clicar num botão, encontrar um botão, arrastar o mouse, clicar em um botão etc. Analíticos: não envolvem a participação do usuário. Apenas projetistas ou profissionais. Empíricos: envolvem a participação direta do usuário durante todo o processo. Outras formas: envolvem o usuário apenas em algumas partes

6 Avaliação Heurística É um método de inspeção que visa identificar problemas conforme um conjunto de heurística. Pode ser aplicada em especificações em papel, protótipos de baixa, média ou alta-fidelidade ou no sistema final. O grupo de Nielsen e Norman cobra até dólares por uma avaliação heurística em um website. Esse valor não inclui as melhorias.

7 Fases para aplicar a avaliação heurística
Fase: apresentar o protótipo. Discutir bem o que significa cada heurística. Fase: avaliação individual. Ao final cada um terá uma tabela Fase: discussão sobre as heurísticas e severidades Fase: propor melhorias

8 Escala de severidade

9 1ª Visibilidade do Sistema
Os usuários são informados sobre o progresso do sistema com a resposta apropriada dentro de um tempo aceitável? O sistema deve informar aos usuários sobre o que está acontecendo, por meio de mensagens ou de elementos de interface. É sempre importante mostrar a quantidade de passos (1/3) (2/3)...

10 2ª Correspondência entre o sistema e o mundo real
O sistema usa conceitos e linguagens familiares aos usuários ao invés de termos técnicos? Ele usa convenções do mundo real e apresenta as informações de maneira natural e em ordem lógica? O sistema deve falar a linguagem do usuário, com palavras, frases e conceitos familiares e não termos orientados ao sistema. É comum encontrarmos sistemas web para vender produtos, em que a interface exibe o código do produto no carrinho de compras.

11 3ª Controle e liberdade do usuário
Os usuários podem fazer o que querem quando desejam? Frequentemente, os usuários escolhem funções do sistema por tentativa-erro, então a interface deve deixar as saídas claramente marcadas ou dar suporte a desfazer ou refazer. Opções para avançar, voltar, parar.

12 4ª Consistência e padronização
Os elementos de design, como os objetos e as ações, têm o mesmo significado ou efeito em situações diferentes? A interface não deve apresentar palavras, situações ou ações diferentes que possuam um mesmo significado.

13 Os usuários cometem erros que não cometeriam em interfaces melhores?
5ª Prevenção de erros Os usuários cometem erros que não cometeriam em interfaces melhores? Preocupação com o projeto do sistema para que os erros de interação não ocorram. Exemplo: indicação clara do formato do dado esperado. Mascara para CPF, CEP.

14 6ª Ajuda aos usuários para reconhecerem, diagnosticarem e se recuperarem de erros
As mensagens de erros são expressas em linguagem “plena” (sem códigos)? Elas descrevem exatamente o problema e sugerem uma solução? Mensagens de erros devem ser expressas descrevendo o problema, sugerindo soluções e sem linguagem técnica. As mensagens “Erro 404” ou “Você realizou uma operação ilegal”, não são bons exemplos, ou seja, não descrevem exatamente o problema.

15 7ª Reconhecimento em vez de memorização
Os elementos do projeto, como objetos, ações e opções, estão visíveis? O usuário é forçado a lembrar informações de uma parte para outra do sistema? A interface deve ter os seus elementos de interface visíveis. O usuário não tem que se lembrar de informações de uma parte para outra das interfaces do software. É mais facil lembra nomes do que código.

16 8ª Flexibilidade e eficiência de uso
Os métodos das tarefas são eficientes e os usuários podem customizar ações frequentes ou atalhos? Combobox com nomes de cidades, estado, teclas de atalho.

17 9ª Design estético e minimalista
Os diálogos contêm informações irrelevantes ou raramente utilizadas? As informações extras irrelevantes diminuem a visibilidade das informações importantes.

18 10ª Ajuda e documentação Uma ajuda apropriada é fornecida? Essa informação é fácil de ser encontrada e enfocada na tarefa do usuário? A informação da ajuda deve ser útil e fácil de ser encontrada.

19 Tabela para avaliação heurística
Tanto na avaliação individual quanto na tabela final.


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