Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouFrancisco Sabio Alterado mais de 10 anos atrás
1
Repositório Acción E/LE Passado, Presente, Futuro
Alan Ricardo Costa Adilson Fernandes Gomes
2
O projeto www.ufsm.br/accionele
Mapeando os recursos didáticos da Internet para o ensino de E/LE – Construindo um repositório. Registro n° (GAP/CAL – UFSM) Financiamento do Programa Especial de Incentivo à Pesquisa para o Servidor Mestre (PEIPSM) 2010 – 2011
3
Quem somos? Vanessa Fialho Marcus Fontana
Émile Lopes, Daiana Sampaio, Adilson F. Gomes, Alan Ricardo Costa, Juliana I. Culau, Geison Oliveira, Clarisse de Sá
4
Objetivos Apresentar o repositório Acción E/LE.
Resgatar os passos já cumpridos para a concretização do site. Apontar metas futuras propostas pelos pesquisadores envolvidos no projeto.
6
O início: revisão de literatura
O passado: 2010 O início: revisão de literatura Leffa (2005); Paiva (2008); Coutinho e Bottentuit Júnior (2007); Veen e Vrakking (2009); Vetromille-Castro (2003)...
7
Levantamento de 33 taxionomias (categorias) de recursos gratuitos da Internet:
Actividades impresas; Actividades online; Asociaciones de profesores; Bibliotecas virtuales y E-Books; Blogs; Buscadores; Chats; Cursos gratuitos; Diccionarios y Conjugadores; Enciclopedias; Foros, Listas de discusión y Grupos de E/LE; Gramáticas; Herramientas de autoría; Herramientas de webconferencia...
8
O presente: 2011 Tutoriais em PdF
9
Organização e revisão dos recursos
10
Exemplo: http://w3.ufsm.br/accionele/ebook.htm
11
Lantof (2001), Leffa (2005) e Wertsch (1999).
Teoria da Atividade Sujeito Objeto Ferramenta Lantof (2001), Leffa (2005) e Wertsch (1999).
12
Trabalhos por concluir em 2011
Terminar de publicar as taxonomias no site; Dar seguimento aos tutoriais em PdF; Publicar os tutoriais; Divulgar o repositório.
13
Assecibilização do site:
O futuro: 2012 Assecibilização do site: Parceria com o projeto Para Além da Visão: um estudo do processo de ensino-aprendizagem de língua espanhola em EaD para deficientes visuais, coordenado pelo professor Marcus Fontana.
14
Objetivo futuro: “Colabore conosco”
Colaboração na Web Objetivo futuro: “Colabore conosco” Avisos sobre recursos indisponíveis Sugestões de novos recursos Dúvidas e questionamentos
15
Outras futuras atividades
Tutoriais multimodais? Em vídeos? Confecção de objetos de aprendizagem com os recursos do repositório? Constante manutenção, atualização e divulgação do repositório?
16
Apoio
17
Publicações Artigos publicados: Em periódicos: 4.
Trabalhos publicados em anais de congressos: Trabalhos completos: 4. Resumos expandidos: 1. Resumos: 6. Cursos de curta duração ministrados: Minicursos: 1. Apresentações de trabalhos: Comunicação oral: 7. Pôster: 3.
18
Referências COUTINHO, Clara P.; BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista. Blog e Wiki: os futuros professores e as ferramentas da Web 2.0. In: IX Simpósio Internacional de Informática Educativa (SIIE 2007), Porto - Portugal: Instituto Politécnico do Porto, p LANTOF, J. P. (2001) Introducing Sociocultural Theory. In: Lantof, J. P. Sociocultural Theory and second language learning. Oxford University press. LEFFA, V. J. Aprendizagem mediada por computador à luz da Teoria da Atividade. Calidoscópio, São Leopoldo, v. 3, n. 1, p , Disponível em: Acesso em 10 de julho de 2011. VETROMILLE-CASTRO, R. A usabilidade e a elaboração de materiais para o ensino de inglês mediado por computador. Rev. Brasileira de Lingüística Aplicada, v. 3, n. 2, Disponível em Acesso em 26 de dezembro de 2010. VEEN, W.; VRAKKING, B. Homo Zapiens: educando na era digital. Porto Alegre: Artmed, 2009. WERTSCH, J. V. Propiedades de la acción mediada. In La mente en acción. Buenos Aires: Aique, 1999.
19
Obrigado www.ufsm.br/accionele
Alan Ricardo Costa Adilson Gomes Fernandes
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.