A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Audioteca Virtual Hispânica: Repositório Acessível Angelise Fagundes (UFSM) Marcus Fontana (UFSM)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Audioteca Virtual Hispânica: Repositório Acessível Angelise Fagundes (UFSM) Marcus Fontana (UFSM)"— Transcrição da apresentação:

1 Audioteca Virtual Hispânica: Repositório Acessível Angelise Fagundes (UFSM) Marcus Fontana (UFSM)

2 Introdução Livro acessível Audioteca Audioteca Virtual Hispânica O processo Audiodescrição Referências Bibliográficas

3 Livro acessível A lei nº , ou Lei do Livro, de 30 de outubro de 2003, institui a Política Nacional do Livro (PNL), cujas diretrizes em destaque são: assegurar ao cidadão o pleno exercício do direito de acesso e uso do livro; promover e incentivar o hábito da leitura e assegurar às pessoas com deficiência visual o acesso à leitura. (MELO: 2010, p.8)

4 Áudio Livros Fora os livros digitais que permitem o acesso por leitores de tela, livros em formato Daisy, Livros com letras ampliadas, há os Áudio Livros, que, em geral, são livros gravados (voz humana) em CD/DVD ou MP3. (MELO: 2010, p.12)

5 Audioteca A Audioteca é uma biblioteca de áudios, que pode disponibilizar este tipo de arquivo (MP3) para download ou para acesso online.

6 Audioteca Virtual Hispânica Alunos deficientes visuais do Curso de Espanhol online nos Arquivos com textos literários A audioteca repositório virtual de áudio Além da Visão (UFSM)

7 Audioteca Virtual Hispânica A Audioteca Virtual Hispânica tem como objetivo situar o estudante no processo evolutivo da língua espanhola através de seus autores mais destacados, gerando um processo de ambientação à língua meta (FONTANA, 2010).

8 Sitio do Projeto Além da Visão

9 Audioteca Virtual Hispânica

10 O processo de elaboração da Audioteca Virtual Hispânica O processo de elaboração da Audioteca Virtual Hispânica envolve quatro etapas: Seleção (Literatura Espanhola e hispanoamericana) Seleção (Literatura Espanhola e hispanoamericana) Postagem* dos arquivos Gravação Edição (vinheta) Edição (vinheta) *

11 Os ledores e as gravações

12 As audiodescrições

13 Considerações Finais Atualmente, a audioteca conta com cerca de quarenta e cinco áudios. Os ledores da audioteca auxiliam também o Curso de Espanhol online para deficientes visuais, desenvolvido pelo projeto Além da Visão.

14 Referências Bibliográficas FONTANA, Marcus Vinícius Liessem. Leio para que leias: literatura hispânica on-line para deficientes visuais. In: IX Encontro do Círculo Linguístico do Sul, 2010, Palhoça - SC. Anais do IX Encontro do CELSUL. Palhoça - SC : Editora da Unisul, v. 9. p MELO, Amanda Meincke. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: Livro acessível e informática acessível. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial: Universidade Federal do Ceará, 2010.

15 іMuchas Gracias! Site do projeto: Contato:


Carregar ppt "Audioteca Virtual Hispânica: Repositório Acessível Angelise Fagundes (UFSM) Marcus Fontana (UFSM)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google