Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouMarianne Caram Alterado mais de 10 anos atrás
1
Audioteca Virtual Hispânica: Repositório Acessível
Angelise Fagundes (UFSM) Marcus Fontana (UFSM)
2
Introdução Livro acessível Audioteca Audioteca Virtual Hispânica
O processo Audiodescrição Referências Bibliográficas
3
Livro acessível A lei nº , ou Lei do Livro, de 30 de outubro de 2003, institui a Política Nacional do Livro (PNL), cujas diretrizes em destaque são: assegurar ao cidadão o pleno exercício do direito de acesso e uso do livro; promover e incentivar o hábito da leitura e assegurar às pessoas com deficiência visual o acesso à leitura. (MELO: 2010, p.8)
4
Áudio Livros Fora os livros digitais que permitem o acesso por leitores de tela, livros em formato Daisy, Livros com letras ampliadas, há os Áudio Livros, que, em geral, são livros gravados (voz humana) em CD/DVD ou MP3. (MELO: 2010, p.12)
5
Audioteca A Audioteca é uma biblioteca de áudios, que pode disponibilizar este tipo de arquivo (MP3) para download ou para acesso online.
6
Audioteca Virtual Hispânica
Além da Visão (UFSM) Arquivos com textos literários Alunos deficientes visuais do Curso de Espanhol online nos A audioteca repositório virtual de áudio
7
Audioteca Virtual Hispânica
A Audioteca Virtual Hispânica tem como objetivo “situar o estudante no processo evolutivo da língua espanhola através de seus autores mais destacados, gerando um processo de ambientação à língua meta” (FONTANA, 2010).
8
Sitio do Projeto Além da Visão
9
Audioteca Virtual Hispânica
10
O processo de elaboração da Audioteca Virtual Hispânica
O processo de elaboração da Audioteca Virtual Hispânica envolve quatro etapas: Seleção (Literatura Espanhola e hispanoamericana) Postagem* dos arquivos Gravação Edição (vinheta) *
11
Os ledores e as gravações
12
As audiodescrições
13
Considerações Finais Atualmente, a audioteca conta com cerca de quarenta e cinco áudios. Os ledores da audioteca auxiliam também o Curso de Espanhol online para deficientes visuais, desenvolvido pelo projeto Além da Visão.
14
Referências Bibliográficas
FONTANA, Marcus Vinícius Liessem. Leio para que leias: literatura hispânica on-line para deficientes visuais. In: IX Encontro do Círculo Linguístico do Sul, 2010, Palhoça - SC. Anais do IX Encontro do CELSUL. Palhoça - SC : Editora da Unisul, v. 9. p MELO, Amanda Meincke. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: Livro acessível e informática acessível. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial: Universidade Federal do Ceará, 2010.
15
Site do projeto: http://w3.ufsm.br/alemdavisao
іMuchas Gracias! Site do projeto: Contato:
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.