Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
NÃO PODENDO SER UTILIZADOS EM PARTES.
Na cidade de São Paulo, 11 de março de 2006 ENCONTRO TEMÁTICO REGIONALIZADO EXPOENTE TRAJETÓRIAS E TEMPOS EM EDUCAÇÃO SEGUEM OS SLIDES QUE, QUANDO UTILIZADOS, DEVEM SER SALVOS OS CRÉDITOS PARA O AUTOR, NÃO PODENDO SER UTILIZADOS EM PARTES.
2
A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO: UM DESAFIO NO DIA-A-DIA
NA ESCOLA
3
O PENSAR AO CONHECIMENTO
Conferência em continuidade do livro: O PENSAMENTO PARECE UMA COISA À-TOA... CAMINHOS QUE LEVAM O PENSAR AO CONHECIMENTO DE:
4
PAULO AFONSO CARUSO RONCA
Prof. Dr. em Psicologia Educacional pela UNICAMP e escritor.
5
Onde mora o conhecimento?
6
O que vocês observam no discurso dos jovens?
7
ou Têm conhecimentos? Têm informações?
Uma questão inicial: Aquelas crianças falando... falando... Têm conhecimentos? ou Têm informações?
8
Para que serve o seu discurso?
Que dimensões e funções tem?
9
1º) Função econômica 2º) Função existencial 3º) Função social 4º) Função política 5º) Exercício de poder
10
Há algo que acontece com
eles e com o seu discurso.
11
Falam muito, entendem menos. Há mais texto do que contexto. Há um “fazer” que se sobrepõe à “mobilidade do pensar”.
12
Estão Longe da compreensão e com Pouca consistência
13
Possíveis Compreensão e Consistência
Há preconceitos no eslaide anterior: Compreensão e Consistência Possíveis
14
Onde mora o conhecimento?
15
pensar Mora na possibilidade de nos debruçarmos sobre o “objeto”
do conhecimento e... pensar
16
O pensamento parece uma coisa à-toa...
...mas como é que a gente voa quando começa a pensar !
17
O pensamento é uma A Ç Ã O
18
O Pensamento: 1 – Um presente da Natureza (herança genética) 2 – A grande conquista do humano: ( uma construção)
19
3 – Uma construção individual
(a Teoria dos Presentes) 4 – Uma construção coletiva (o Pensamento é um produto coletivo)
20
O Humano é um ser criador !!
Ele cria o andar Ele cria o correr Ele cria a linguagem Ele cria o pensamento
21
A CRIANÇA CONSTRÓI O CONHECIMENTO, SOZINHA, PELA EXPERIÊNCIA, COM A MINHA AJUDA!
22
AS HABILIDADES OPERATÓRIAS DO PENSAMENTO:
23
Função geradora E o que é PENSAR? CLASSIFICAR ANALISAR COMPARAR SERIAR
EXPLICAR RESUMIR JUSTIFICAR COMENTAR CRITICAR ORDENAR INTERPRETAR CONCLUIR HIPOTETIZAR SELECIONAR ARGUMENTAR Função geradora EXPLICAR
24
“ Um aluno pode reter importantes informações ou manejar com perfeição modernos computadores; pode ter excelente redação, fazer com rapidez cálculos e passar nos vestibulares. Todavia, se não tiver desenvolvido o espírito de cidadania, será aluno incompleto, fruto de trabalho incompleto.” in: O pensamento parece uma coisa à-toa...
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.