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MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO REMEC/SP

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Apresentação em tema: "MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO REMEC/SP"— Transcrição da apresentação:

1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO REMEC/SP
PDE – ESCOLA São Paulo (SP),23 de setembro de 2010 Prof. Esp. Daiane Cristina Cavalcante

2 Quadro 8. Dependências escolares e condições de uso.
a) Na coluna “Condições de Utilização” indicar a quantidade de dependências adequadas e inadequadas. Adequada é a dependência cuja estrutura e organização permite sua plena utilização. Inadequada é a dependência cuja estrutura e organização não permite sua plena utilização

3 . Dependências Quantidade O que está inadequado? Adequada Inadequada
Condições de utilização O que está inadequado? Adequada Inadequada Diretoria 01 ------ Secretaria Muito pequena. Sala de professores Não comporta todos professores. O espaço é pequeno. Sala de coordenação pedagógica Pequena, escura, sem ventilação. Sala de orientação educacional ----- Sala de leitura ou biblioteca Sala de TV e vídeo Funciona junto com a biblioteca, atrapalhando as atividades desta. Sala de informática Uso só para funcionários, por causa do nº insuficiente de micros. Não está preparada para PROINFO Sala de multimeios Sala de ciências / laboratório Auditório Sala de aula 22 Almoxarifado Adaptado no corredor da secretaria. Depósito material limpeza Pequeno, sem ventilação. Despensa Pequena com umidade e sem ventilação. Refeitório Muito quente, sem mesas. Serve o lanche, onde ele é feito. Recreio coberto O espaço coberto é pequeno. Quadra de esportes descoberta Quadra de esportes coberta Circulações internas 06 05 Muitas goteiras. Cozinha Junto com refeitório. Área de serviço Área descoberta. Sanitário dos funcionários 02 Sanitário dos alunos Vasos inadequados ao tamanho dos alunos da educação infantil e inadequados aos alunos portadores necessidades especiais Vestiário dos alunos

4 ASPECTOS IMPORTANTES OFICINA 1
→ Sempre colocar a fonte; Ex: INEP → O Censo Escolar é com base no último censo; → Matrícula Inicial = matrícula final + transferência – admitidos após março; → taxa de aprovação = nº de aprovados mi +admitidos após março- transferidos após março

5 Ficha Resumo 1 Colocar problemas (no máximo 3) considerados prioritários para combater em: * Desempenho; * Gestão e * Qualificação Técnico – Gerencial da Equipe Escolar. Utilizar como base os dados e informações do instrumento 1.

6 Com base nos problemas considerados prioritários (no máximo 9) em: desempenho, gestão e qualificação técnico – gerencial da equipe escolar escolher cinco que devem ser atacados prioritariamente e que sejam da governabilidade da escola.

7 Qualificação Técnico – Gerencial da Equipe Escolar 3 Gestão Desempenho
Cinco problemas prioritários e dentro da governabilidade da escola

8 Instrumento 2 Análise dos Critérios de Eficácia Escolar
→ Não ficar no “achismo”; →Não usar critério da média, escolher a evidência que representa melhor a escola;

9 →Se a evidência INCONTESTÁVEL, vale mais do que falado; → Ficha 1 – Funil da Criticidade – pontuação mais baixo e sendo trabalhado vai trazer um impacto maior.

10 CRITÉRIOS DE EFICÁCIA ESCOLAR
1 - ENSINO - APRENDIZAGEM Principal processo da escola, diz respeito à aquisição de conhecimento e habilidades por parte dos alunos, à proposta pedagógica, ao planejamento pedagógico, método pedagógico, às estratégias de ensino, práticas educacionais e avaliação da aprendizagem, ao material didático e pedagógico em quantidade e qualidade suficientes.

11 CRITÉRIOS DE EFICÁCIA ESCOLAR
2 - CLIMA ESCOLAR Atmosfera geral da escola, liderança, ordem, disciplina, segurança, confiança, companheirismo, cooperação, ambiente propício à aprendizagem.

12 CRITÉRIOS DE EFICÁCIA ESCOLAR
3 – PAIS E COMUNIDADES Participação e cooperação institucional dos pais e da comunidade na escola, contribuição dos pais e de outros parceiros para o sucesso acadêmico dos alunos e para o melhor desempenho da escola.

13 CRITÉRIOS DE EFICÁCIA ESCOLAR
4 – GESTÃO DE PESSOAS Existência de definição de funções e atribuições, formação continuada, aperfeiçoamento dos profissionais, experiência apropriada, compromisso e motivação da equipe escolar, métodos de avaliação de desempenho.

14 CRITÉRIOS DE EFICÁCIA ESCOLAR
5 – GESTÃO DE PROCESSOS Clara compreensão da missão da escola, objetivos claros e amplamente difundidos, planejamento estratégico, método gerencial definido, gerenciamento da rotina, trabalho em equipe, informações gerenciais, existência de indicadores e de avaliações de gestão.

15 CRITÉRIOS DE EFICÁCIA ESCOLAR
6 – INFRA - ESTRUTURA Condições materiais de funcionamento (instalações, equipamentos) para que o ensino e a aprendizagem aconteçam de forma adequada.

16 CRITÉRIOS DE EFICÁCIA ESCOLAR
7 – RESULTADOS Desempenho geral da escola: taxas de aprovação, reprovação, abandono, distorção idade-série, índice de satisfação dos alunos, pais, colaboradores e sociedade, indicadores de melhoria das práticas de gestão, cumprimento das metas estabelecidas.

17 CRITÉRIOS DE EFICÁCIA ESCOLAR
Se esses critérios forem bem trabalhados teremos a ESCOLA IDEAL.

18 Ficha Resumo 2 Ficha “A” – é possível visualizar os critérios mais críticos; Ficha “B” – Funil da criticidade – identificar três requisitos e três características mais críticas . Ficha “C” – dois critérios de eficácia são compulsórios (Ensino – Aprendizagem e Resultados)e escolhe um terceiro (crítico).

19 OBSERVAÇÃO: Os critérios de eficácia se transformam em objetivos estratégicos. Os requisitos vão sinalizar as Estratégias (caminhos que vão ajudar a trabalhar). As características darão as metas e futuras ações.

20 INSTRUMENTO 3 SÍNTESE DE AUTO - AVALIAÇÃO
QUADRO 1 – Identificar os problemas que a escola pretende atacar relacionando com os Critérios de Eficácia.

21 INSTRUMENTO 3 SÍNTESE DE AUTO - AVALIAÇÃO
QUADRO 2 – Dos sete problemas identificados, listar as causas prováveis e as principais ações.

22 Posso resolver vários problemas
Atacando um causa Posso resolver vários problemas

23 INSTRUMENTO 4 PLANO DE SUPORTE ESTRATÉGICO
( Critérios de Eficácia Escolar) Objetivos Estratégicos Ex: 1- Elevar o desempenho acadêmico dos alunos; Estratégias (requisitos) Ex: 1.1 – Aprimorar uma sistemática de formação de professores na fase introdutória;(práticas efetivas dentro da sala de aula) 1.2 – Envolver os pais na aprendizagem de seus filhos; (Envolvimento dos pais na aprendizagem)

24 Metas (características) Ex: 1. 1
Metas (características) Ex: – Oferecer cursos de capacitação/formação aos professores da fase introdutória; (As disciplinas críticas raramente recebem atenção por parte da escola e dos professores); Observação: As metas precisam ser quantificadas Ex:1.1.2 – Promover reuniões para troca de experiências entre professores;

25 Ação 2 – Realizar reunião na DRE para apresentação da proposta de capacitação, bem como os temas sugeridos pela equipe da UE. Início/Término Responsável Resultado Esperado: Aprovação da DRE e previsão de datas Indicador: Ofício deliberando os cursos Custo: R$7.000,00 Quem financia: SEE/SP

26 Ação 1 – Realizar reunião com coordenação e professores para definir os temas a serem trabalhados na capacitação. Início/Término Responsável Resultado Esperado: Lista de Temas Indicador: Ata de Reunião Custo Quem financia?

27 Grupo de trabalho constituído
Plano de Suporte Estratégico Desdobramento das Metas em Plano de Ação Nome da Escola: Escola Municipal D. Pedro II Objetivo Estratégico: 1. Melhorar o desempenho dos alunos Líder do Objetivo: Coord. Pedagógica Maria Paula Estratégia: 1.1. Implementar a proposta pedagógica da escola Meta: Revisar a proposta pedagógica da escola Indicador da Meta: Documento contendo a proposta pedagógica revisada. Gerente do Plano de Ação: Prof.º Paulo Início: Jan/10 Revisão: mensal Término: Mai/10 Nº. Ação Período Responsável Resultado Esperado Indicador Custo Quem Financia Início Término Capital Custeio 01 Constituir grupo de trabalho para coordenar a revisão da proposta pedagógica. Jan/10 Geraldo Grupo de trabalho constituído Documento contendo a constituição do grupo de trabalho - 02 Realizar uma reunião com a equipe escolar para definir os procedimentos e cronograma para revisar a proposta pedagógica da escola. Fev/10 Mª Paula Reunião realizada Documento contendo os procedimentos e cronograma definidos 03 Contratar um consultor para capacitar 30 funcionários do corpo técnico da escola - professores, coordenadores pedagógicos e direção em metodologia de ensino – 20 horas. Mar/10 Consultor contratado Contrato assinado 1.200,00 PAF 04 Adquirir 10 livros técnicos diversificados sobre currículo para encontro de trabalho com os professores, coordenadores pedagógicos e direção para revisar os referenciais curriculares da escola. izabel 10 livros adquiridos Nota fiscal. 500,00

28 ATENÇÃO: * Ter uma sequência lógica de ações; * Evitar colocar ações rotineiras, mas impactantes. Ex: Verificar se o professor está executando o plano de aula.

29 A EXECUÇÃO, o MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO ocorrem concomitantemente
A EXECUÇÃO, o MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO ocorrem concomitantemente. Reuniões setorizadas e não longas e Sinalizar a situação atual.

30 Acompanhamento do Plano de Ação
Nome da Escola: Objetivo Estratégico: Líder do Objetivo: Estratégia: Meta: Indicador da Meta: Gerente do Plano de Ação: Início: Revisão: Término: Relatório nº: Data: Responsável pelo preenchimento: Item 01 Custeio Capital Término Início Custo Realizado Resultado Alcançado Resultado Esperado Responsável Período de Realização Ações 30 30

31 Problemas / Soluções propostas
Item 02 Problemas / Soluções propostas Item 03 Observações e/ou recomendações 31 31

32 DESPESAS DE CAPITAL As despesas de capital, ou custos de inversão, referem-se aos itens de grande durabilidade que se caracterizam como material permanente, passíveis de serem tombados para o patrimônio do município ou do estado, conforme a vinculação administrativa da escola.

33 DESPESAS DE CUSTEIO As despesas de custeio, ou custos de manutenção,referem-se à aquisição de bens de consumo ou à contratação de serviços necessários à melhoria do desempenho da escola

34 DESPESAS DE CUSTEIO As despesas de custeio, ou custos de manutenção,referem-se à aquisição de bens de consumo ou à contratação de serviços necessários à melhoria do desempenho da escola

35 EXEMPLOS DE DESPESAS DE CUSTEIO/CAPITAL E PARCELA COMPLEMENTAR

36 PARCELA COMPLEMENTAR O preenchimento da Autoavaliação é pré-condição para acessar a Parcela Complementar. Pressupõe-se o máximo de franqueza e honestidade nas respostas, visando contribuir com o desenho do programa. Conteúdo oferece a possibilidade de conhecer procedimentos essenciais da execução financeira, avaliar as formações, o atendimento do MEC, os resultados parciais etc.

37 EXEMPLOS DE DESPESAS DE CUSTEIO/CAPITAL E PARCELA COMPLEMENTAR

38 ALTERAÇÕES NO PLANO Se forem feitas alterações, É IMPRESCINDÍVEL que a escola: Reúna o Grupo de Sistematização e elabore a proposta de alteração; Submeta a proposta ao Conselho Escolar e ao Comitê Estratégico, devidamente justificada; Se aprovadas as mudanças, a(s) ata(s) de aprovação deve(m) ser anexada(s) ao dossiê do programa (prestação de contas) e no próprio SIMEC (demonstrar). Em todos os casos, só poderão ser adquiridos itens financiáveis, previstos no Manual do PAF e Resolução do PDDE.


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