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PROGRAMAÇÃO Abertura Referenciais Teóricos e Documentos Oficiais Descrição das habilidades Especificidades de cada disciplina A prova de redação Como.

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Apresentação em tema: "PROGRAMAÇÃO Abertura Referenciais Teóricos e Documentos Oficiais Descrição das habilidades Especificidades de cada disciplina A prova de redação Como."— Transcrição da apresentação:

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3 PROGRAMAÇÃO Abertura Referenciais Teóricos e Documentos Oficiais
Descrição das habilidades Especificidades de cada disciplina A prova de redação Como as universidades utilizam o ENEM? Simulado As competências no mercado de trabalho

4 ORGANIZANDO AS IDÉIAS AVALIAÇÃO EIXOS CONCEITUAIS:
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS INTELIGÊNCIA MATRIZ DE COMPETÊNCIAS

5 Referência principal: articulação entre educação básica e cidadania prevista na LDB

6 TÍTULO II Dos Princípios e Fins da Educação Nacional         Art. 2º A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Art. 3º O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:         I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;         II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber;         III - pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas;         IV - respeito à liberdade e apreço à tolerância;         V - coexistência de instituições públicas e privadas de ensino;         VI - gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais;         VII - valorização do profissional da educação escolar;         VIII - gestão democrática do ensino público, na forma desta Lei e da legislação dos sistemas de ensino;         IX - garantia de padrão de qualidade;        X - valorização da experiência extra-escolar;         XI - vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.

7 Exame: individual, voluntário, anual egressos e concluintes
Objetivo principal: auto-avaliação

8 AVALIAÇÃO Desenvolvida com ênfase em memória e construção do conhecimento (ESTRUTURAS MENTAIS) que se desenvolvem a partir das interações com o mundo físico e social

9 Desenvolvidas, transformadas e fortalecidas no ambiente escolar.
FOCO: COMPETÊNCIAS E HABILIDADES Desenvolvidas, transformadas e fortalecidas no ambiente escolar. Conhecimento provém da interação do cidadão individual (mas validada pelo coletivo) com o mundo físico e social traduzido a partir das leis, idéias, conceitos, teorias, pessoas, história, espaço geográfico, manifestações artísticas, meios de comunicação, ética, política, governos e valores decorrentes dos conteúdos formais das Ciências, Artes e Filosofia.

10 Eixos conceituais: Resolução de Problemas
Humanidade se depara com situações problema e enfrentá-las é parte da solução: Passado: conhecer a natureza / compreender seus fenômenos  garantia de sobrevivência Hoje: problemas não imediatos. Globalização impõe novos desafios de sorte que uma solução tem que ser avaliada pois nem sempre traz apenas benefícios

11 “... quanto mais as sociedades contemporâneas avançam em seus conhecimentos tecnológicos e científicos, maior a distância entre o homem e sua humanidade.” Brasil. Ministério da Educação. Relatório Pedagógico ENEM INEP (2002) p. 13

12 Como conhecer ou adquirir novos conhecimentos?
Como aprender a interpretar a realidade em um contexto de contínuas transformações científicas, culturais, políticas, sociais e econômicas? Como aprender a ser, resgatando nossa humanidade e construindo-se como pessoa? Como realizar ações em uma prática que seja simultaneamente pelas tradições do passado e pelo futuro que ainda não o é? Como conviver em um contexto de tantas diversidades, singularidades e diferenças em que o respeito e o amor estejam presentes? ? ? ?

13 Perspectiva psicológica:
Conhecer e Ser formas de compreensão maneiras de interpretar ou atribuir significados saber as razões LEITURA COMPREENSIVA DA REALIDADE Fazer e Conviver formas de realização procedimentos ações que visam determinados objetivos ESCREVER O MUNDO A PARTIR DE MODOS ADEQUADOS

14 São freqüentes... SITUAÇÕES DE DESAFIO NECESSIDADES DE CAPACIDADE DE LEITURA DE UM MUNDO DINÂMICO PEDIDOS DE PARTICIPAÇÃO EFETIVA DOS CIDADÃOS EM PROJETOS SOCIAIS, POLÍTICOS E ECONÔMICOS NUMA VISÃO EDUCACIONAL precisamos ir além da memorização devemos contemplar a construção de... .... HABILIDADES E COMPETÊNCIAS

15 Eixos conceituais: Estruturas de Inteligência
Pressuposto pedagógico: SUJEITO  MUNDO (objetos e outros sujeitos) DIALÓGICA E DINÂMICA

16 Eixos conceituais: Estruturas de Inteligência
estrutura em desenvolvimento, em construção. Howard Gardner: inteligências emocionais psicólogo americano é o autor da teoria das inteligências múltiplas. Definiu 7 inteligências a partir do conceito que o ser humano possui um conjunto de diferentes capacidades.

17 LÓGICO-MATEMÁTICA - está associada diretamente ao pensamento científico ao raciocínio lógico e dedutivo. Matemáticos e cientistas têm essa capacidade privilegiada LINGÜISTICA - está associada à habilidade de se expressar por meio da linguagem verbal, escrita e oral. Advogados, escritores e locutores a exploram bem. ESPACIAL - está associada ao sentimento de direção, à capacidade de formar um modelo mental e utilizá-lo para se orientar. É importante tanto para navegadores como para cirurgiões ou escultores. CORPORAL-CINESTÉSICA - está associada aos movimentos do corpo que pode ser um instrumento de expressão . Dançarinos, atletas, cirurgiões e mecânicos se valem dela. INTERPESSOAL - está associada à capacidade de se relacionar com as pessoas.  De entender as intenções e os desejos dos outros e, conseqüentemente, de se relacionar bem com eles. É necessária para vendedores, líderes religiosos, políticos e, o mais importante, professores. INTRAPESSOAL - está associada à capacidade de se estar bem consigo mesmo, de conseguir administrar os próprios sentimentos, de se conhecer e de usar essas informações para alcançar objetivos pessoais. MUSICAL - está associada à capacidade de se expressar por meio da música, ou seja, dos sons organizando-os de forma criativa a partir dos tons e timbres.

18 "A escola deve considerar as pessoas inteiras e valorizar outras formas de demonstração de competências além dos tradicionais eixos lingüístico e lógico-matemático" Nílson José Machado, professor do Departamento de Metodologia da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP)

19 Quais competências e habilidades utilizamos (e com que eficiência)
nas transformações de informações, ao produzirmos novos conhecimentos, ao reorganizarmos em arranjos cognitivamente inéditos que nos permitem enfrentar e resolver novos problemas?

20 AS COMPETÊNCIAS: Dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica. Construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas. Selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema. Relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentações consistentes. Recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. MAS O QUE É COMPETÊNCIA?

21 ? estrutura da prova do ENEM é diferente:
- 63 questões sem divisão de disciplinas = interdisciplinaridade - redação avaliação do seu desempenho é diferente: nota final da prova dada em porcentagem avaliação de suas competências e habilidades ?

22 Competências: I: Domínio das Linguagens II: Conhecer Fenômenos III: Solucionar Problemas IV: Construir Argumentação V: Elaborar Propostas Enquadram 21 habilidades

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24 21 habilidades: cada uma está ligada a mais de uma competência
      1. Dada a descrição discursiva ou por ilustração de um experimento ou fenômeno, de natureza científica, tecnológica ou social, identificar variáveis relevantes e selecionar os instrumentos necessários para realização ou interpretação do mesmo. Todas as disciplinas Competências: I, II, III, V

25 é mais provável que a dobradiça A arrebente primeiro que a B.
Um portão está fixo em um muro por duas dobradiças A e B, conforme mostra a figura, sendo P o peso do portão. Caso um garoto se dependure no portão pela extremidade livre, e supondo que as reações máximas suportadas pelas dobradiças sejam iguais, A)  é mais provável que a dobradiça A arrebente primeiro que a B. B)  seguramente as dobradiças A e B arrebentarão simultaneamente. C)  o portão quebraria ao meio, ou nada sofreria. D)  é mais provável que a dobradiça B arrebente primeiro que a A. E)  nenhuma delas sofrerá qualquer esforço.

26 Habilidades       2. Em um gráfico cartesiano de variável socieconômica ou técnico-científica, identificar e analisar valores das variáveis, intervalos de crescimento ou decréscimo e taxas de variação Exatas Competências: I, II, III

27 Analisando os gráficos, pode-se concluir que
Para convencer a população local da ineficiência da Companhia Telefônica Vilatel na expansão da oferta de linhas, um político publicou no jornal local o Gráfico I, abaixo representado. A Companhia Vilatel respondeu publicando dias depois o Gráfico II, onde pretende justificar um grande aumento na oferta de linhas. O fato é que, no período considerado, foram instaladas, efetivamente, 200 novas linhas telefônicas. Analisando os gráficos, pode-se concluir que A)  o Gráfico II representa um crescimento real maior do que o do Gráfico I. B)  o Gráfico I apresenta o crescimento real, sendo o Gráfico II incorreto. C)  o Gráfico II apresenta o crescimento real, sendo o Gráfico I incorreto. D)  a aparente diferença de crescimento nos dois gráficos decorre da escolha das diferentes escalas. E)  os dois gráficos são incomparáveis, pois usam escalas diferentes.

28 Habilidades      3. Dada uma distribuição estatística de variável social, econômica, física, química ou biológica, traduzir e interpretar as informações disponíveis, ou reorganizá-las, objetivando interpolações ou extrapolações Exatas, Biológicas, Humanas. Competências: I, III, IV

29 entre 1995 e 1998 nos EUA, em estados com e sem pena de morte.
O gráfico compara o número de homicídios por grupo de habitantes entre 1995 e 1998 nos EUA, em estados com e sem pena de morte. Com base no gráfico, pode-se afirmar que A)  a taxa de homicídios cresceu apenas nos estados sem pena de morte. B)  nos estados com pena de morte a taxa de homicídios é menor que nos estados sem pena de morte. C)  no período considerado, os estados com pena de morte apresentaram taxas maiores de homicídios. D)  entre 1996 e 1997, a taxa de homicídios permaneceu estável nos estados com pena de morte. E)  a taxa de homicídios nos estados com pena de morte caiu pela metade no período considerado.

30 Habilidades            4. Dada uma situação-problema, apresentada em uma linguagem de determinada área de conhecimento, relacioná-la com sua formulação em outras linguagens ou vice-versa. todas as disciplinas Competência: I, III, IV

31 No quadro abaixo estão as contas de luz e água de uma mesma residência
No quadro abaixo estão as contas de luz e água de uma mesma residência. Além do valor a pagar, cada conta mostra como calculá-lo, em função do consumo de água (em m3) e de eletricidade (em kwh). Observe que, na conta de luz, o valor a pagar é igual ao consumo multiplicado por um certo fator. Já na conta de água, existe uma tarifa mínima e diferentes faixas de tarifação. Companhia de Eletricidade Fornecimento Valor - R$ 401 KWH ´ 0, 53,23 Companhia de Saneamento Tarifas de água / m3 Faixas de consumo Tarifa Consumo até 10 5,50 tarifa mínima 11 a 20 0,85 7 5,95 21 a 30 2,13 31 a 50 acima de 50 2,36 Total 11,45 Dos gráficos abaixo, o que melhor representa o valor da conta de água, de acordo com o consumo, é:

32 Habilidades       5. A partir da leitura de textos literários consagrados e de informações sobre concepções artísticas, estabelecer relações entre eles e seu contexto histórico, social, político ou cultural, inferindo as escolhas dos temas, gêneros discursivos e recursos expressivos dos autores. Língua Portuguesa, Humanas Competência: I, III, IV, V

33 A discussão sobre gramática na classe está "quente"
A discussão sobre gramática na classe está "quente". Será que os brasileiros sabem gramática? A professora de Português propõe para debate o seguinte texto: PRA MIM BRINCAR      Não há nada mais gostoso do que o mim sujeito de verbo no infinito. Pra mim brincar. As cariocas que não sabem gramática falam assim. Todos os brasileiros deviam de querer falar como as cariocas que não sabem gramática.      - As palavras mais feias da língua portuguesa são quiçá, alhures e miúde. (BANDEIRA, Manuel. Seleta em prosa e verso. Org: Emanuel de Moraes.4ª ed. Rio de Janeiro, José Olympio, Pág. 19) Com a orientação da professora e após o debate sobre o texto de Manuel Bandeira, os alunos chegaram à seguinte conclusão: A) uma das propostas mais ousadas do Modernismo foi a busca da identidade do povo brasileiro e o registro, no texto literário, da diversidade das falas brasileiras B) apesar de os modernistas registrarem as falas regionais do Brasil, ainda foram preconceituosos em relação às cariocas. C) a tradição dos valores portugueses foi a pauta temática do movimento modernista D) Manuel Bandeira e os modernistas brasileiros exaltaram em seus textos o primitivismo da nação brasileira. E) Manuel Bandeira considera a diversidade dos falares brasileiros uma agressão à Língua Portuguesa.

34 Habilidades       6. Com base em um texto, analisar as funções da linguagem, identificar marcas de variantes lingüísticas de natureza sociocultural, regional, de registro ou de estilo, e explorar as relações entre as linguagens coloquial e formal. Língua Portuguesa Competência: I, II, IV

35 Para falar e escrever bem, é preciso, além de conhecer o padrão formal da Língua Portuguesa, saber adequar o uso da linguagem ao contexto discursivo. Para exemplificar este fato, seu professor de Língua Portuguesa convida-o a ler o texto Aí, Galera, de Luís Fernando Veríssimo. No texto, o autor brinca com situações de discurso oral que fogem à expectativa do ouvinte. Aí, Galera      Jogadores de futebol podem ser vítimas de estereotipação. Por exemplo, você pode imaginar um jogador de futebol dizendo "estereotipação"? E, no entanto, por que não?                                                                                - Aí,   campeão. Uma palavrinha pra galera.      - Minha saudação aos aficionados do clube e aos demais esportistas, aqui presentes ou no recesso dos seus lares.      - Como é?      - Aí, galera.      - Quais são as instruções do técnico?      - Nosso treinador vaticinou que, com um trabalho de contenção coordenada, com energia otimizada, na zona de preparação, aumentam as probabilidades de, recuperado o esférico, concatenarmos um contragolpe agudo com parcimônia de meios e extrema objetividade, valendo-nos da desestruturação momentânea do sistema oposto, surpreendido pela reversão inesperada do fluxo da ação:      - Ahn?      - É pra dividir no meio e ir pra cima pra pegá eles sem calça.      - Certo. Você quer dizer mais alguma coisa?      - Posso dirigir uma mensagem de caráter sentimental, algo banal, talvez mesmo previsível e piegas, a uma pessoa à qual sou ligado por razões, inclusive, genéticas?      - Pode.      - Uma saudação para a minha progenitora.      - Como é?      - Alô, mamãe!      - Estou vendo que você é um, um...      - Um jogador que confunde o entrevistador, pois não corresponde à expectativa de que o atleta seja um ser algo primitivo com dificuldade de expressão e assim sabota a estereotipação?      - Estereoquê?      - Um chato?      - Isso. Correio Braziliense, 13/05/1998.

36 O texto retrata duas situações relacionadas que fogem à expectativa do público. São elas:
a saudação do jogador aos fãs do clube, no início da entrevista, e a saudação final dirigida à sua mãe. B)  a linguagem muito formal do jogador, inadequada à situação da entrevista, e um jogador que fala, com desenvoltura, de modo muito rebuscado. C)  o uso da expressão "galera", por parte do entrevistador, e da expressão "progenitora", por parte do jogador. D)  o desconhecimento, por parte do entrevistador, da palavra "estereotipação", e a fala do jogador em "é pra dividir no meio e ir pra cima pra pegá eles sem calça". E)  o fato de os jogadores de futebol serem vítimas de estereotipação e o jogador entrevistado não corresponder ao estereótipo.

37 Habilidades       7. Identificar e caracterizar a conservação e as transformações de energia em diferentes processos de sua geração e uso social, e comparar diferentes recursos e opções energéticas. Humanas, Exatas, Biológicas Competência: II, III, V

38 não provocarem impacto ambiental.
Em usinas hidrelétricas, a queda d' água move turbinas que acionam geradores. Em usinas eólicas, os geradores são acionados por hélices movidas pelo vento. Na conversão direta solar-elétrica são células fotovoltaicas que produzem tensão elétrica. Além de todos produzirem eletricidade, esses processos têm em comum o fato de A)  não provocarem impacto ambiental. B)  independerem de condições climáticas. C)  a energia gerada poder ser armazenada. D)  utilizarem fontes de energia renováveis. E)  dependerem das reservas de combustíveis fósseis.

39 Habilidades             8. Analisar criticamente, de forma qualitativa ou quantitativa, as implicações ambientais, sociais e econômicas dos processos de utilização dos recursos naturais, materiais ou energéticos Humanas, Exatas, Biológicas Competência: II, IV, V

40 A energia térmica liberada em processos de fissão nuclear pode ser utilizada na geração de vapor para produzir energia mecânica que, por sua vez, será convertida em energia elétrica. Abaixo está representado um esquema básico de uma usina de energia nuclear. Com relação ao impacto ambiental causado pela poluição térmica no processo de refrigeração da usina nuclear, são feitas as seguintes afirmações: I- o aumento na temperatura reduz, na água do rio, a quantidade de oxigênio nela dissolvido, que é essencial para a vida aquática e para a decomposição da matéria orgânica. II- o aumento da temperatura da água modifica o metabolismo dos peixes. III- o aumento na temperatura da água diminui o crescimento de bactérias e de algas, favorecendo o desenvolvimento da vegetação. Das afirmativas acima, somente está(ão) correta(s): I B) II C) III D) I e II E) II e III

41 Habilidades                   9. Compreender o significado e a importância da água e de seu ciclo para a manutenção da vida, em sua relação com condições sócio ambientais, sabendo quantificar variações de temperatura e mudanças de fase em processos naturais e de intervenção humana Exatas, Biológicas Competência: II, III, V

42 aumenta a velocidade dos rios, acelerando o ciclo da água na região.
A construção de grandes projetos hidroelétricos também deve ser analisada do ponto de vista do regime das águas e de seu ciclo na região. Em relação ao ciclo da água, pode-se argumentar que a construção de grandes represas A)  não causa impactos na região, uma vez que a quantidade total de água da Terra permanece constante. B)  não causa impactos na região, uma vez que a água que alimenta a represa prossegue depois rio abaixo com a mesma vazão e velocidade. C)  aumenta a velocidade dos rios, acelerando o ciclo da água na região. D)  aumenta a evaporação na região da represa, acompanhada também por um aumento local da umidade relativa do ar. E)  diminui a quantidade de água disponível para a realização do ciclo da água.

43 Habilidades                   10. Utilizar e interpretar diferentes escalas de tempo para situar e descrever transformações na atmosfera, biosfera, hidrosfera e litosfera, origem e evolução da vida, variações populacionais e modificações no espaço geográfico Humanas, Exatas, Biológicas Competência: II, III, V

44 Habilidade 10 Se compararmos a idade do planeta Terra, avaliada em quatro e meio bilhões de anos (4,5 x 109 anos), com a de uma pessoa de 45 anos, então, quando começaram a florescer os primeiros vegetais, a Terra já teria 42 anos. Ela só conviveu com o homem moderno nas últimas quatro horas e, há cerca de uma hora, viu-o começar a plantar e a colher. Há menos de um minuto percebeu o ruído de máquinas e de indústrias e, como denuncia uma ONG de defesa do meio ambiente, foi nesses últimos sessenta segundos que se produziu todo o lixo do planeta! O texto permite concluir que a agricultura começou a ser praticada há cerca de A)  365 anos. B)  460 anos. C)  900 anos. D)  anos. E)  anos.

45 Habilidades             11. Diante da diversidade da vida, analisar, do ponto de vista biológico, físico ou químico, padrões comuns nas estruturas e nos processos que garantem a continuidade e a evolução dos seres vivos. Exatas, Biológicas Competência: I, II, V

46 Habilidade 11 O hemograma é um exame laboratorial que informa o número de hemácias, glóbulos brancos e plaquetas presentes no sangue. A tabela apresenta os valores considerados normais para adultos. Os gráficos mostram os resultados do hemograma de 5 estudantes adultos. Todos os resultados são expressos em número de elementos por mm³ de sangue. Podem estar ocorrendo deficiência no sistema de defesa do organismo, prejuízos no transporte de gases respiratórios e alterações no processo de coagulação sanguínea, respectivamente, com os estudantes A)  Maria, José e Roberto. B)  Roberto, José e Abel. C)  Maria, Luísa e Roberto. D)  Roberto, Maria e Luísa. E)  Luísa, Roberto e Abel.

47 Habilidades            12. Analisar fatores socioeconômicos e ambientais associados ao desenvolvimento, às condições de vida e saúde de populações humanas, por meio da interpretação de diferentes indicadores Humanas, Exatas, Biológicas Competência: I, II, III, V

48 86% do PIB mundial, enquanto o quinto de menor renda, apenas 1%;
Em 1999, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento elaborou o “Relatório do Desenvolvimento Humano”, do qual foi extraído o trecho abaixo. Nos últimos anos da década de 90, o quinto da população mundial que vive nos países de renda mais elevada tinha: 86% do PIB mundial, enquanto o quinto de menor renda, apenas 1%; 82% das exportações mundiais, enquanto o quinto de menor renda, apenas 1%; 74% das linhas telefônicas mundiais, enquanto o quinto de menor renda, apenas 1,5%; 93,3% das conexões com a Internet, enquanto o quinto de menor renda, apenas 0,2%. A distância da renda do quinto da população mundial que vive nos países mais pobres - que era de 30 para 1, em 1960 — passou para 60 para 1, em 1990, e chegou a 74 para 1, em 1997. De acordo com esse trecho do relatório, o cenário do desenvolvimento humano mundial, nas últimas décadas, foi caracterizado pela: A)   diminuição da disparidade entre as nações. B)  diminuição da marginalização de países pobres. C)  inclusão progressiva de países no sistema produtivo. D)  crescente concentração de renda, recursos e riqueza. E)  distribuição eqüitativa dos resultados das inovações tecnológicas

49 Habilidades            13. Compreender o caráter sistêmico do planeta e reconhecer a importância da biodiversidade para preservação da vida, relacionando condições do meio e intervenção humana Humanas, Exatas, Biológicas Competência: I, II, IV, V

50 “O continente africano há muito tempo desafia os geólogos porque toda a sua metade meridional, a que fica ao sul, ergue-se a mais de metros sobre o nível do mar. (...) Uma equipe de pesquisadores apresentou uma solução desse desafio sugerindo a existência de um esguicho de lava subterrânea empurrando o planalto africano de baixo para cima.” (Adaptado de Revista Superinteressante. São Paulo: Abril, novembro de 1998, p. 12) Considerando a formação do relevo terrestre, é correto afirmar, com base no texto, que a solução proposta é: A)  improvável, porque as formas do relevo terrestre não se modificam há milhões de anos. B)  pouco fundamentada, pois as forças externas, como as chuvas e o vento, são as principais responsáveis pelas formas de relevo. C)  plausível, pois as formas do relevo resultam da ação de forças internas e externas, sendo importante avaliar os movimentos mais profundos no interior da Terra. D)  plausível, pois a mesma justificativa foi comprovada nas demais regiões da África. E)  injustificável, porque os movimentos mais profundos no interior da Terra não interferem nos acidentes geográficos que aparecem na sua superfície.

51 Habilidades            14. Diante da diversidade de formas geométricas planas e espaciais, presentes na natureza ou imaginadas, caracterizá-las por meio de propriedades, relacionar seus elementos, calcular comprimentos, áreas ou volumes, e utilizar o conhecimento geométrico para leitura, compreensão e ação sobre a realidade Exatas Competência: I, II, III, IV, V

52 Uma garrafa cilíndrica está fechada, contendo um líquido que ocupa quase completamente seu corpo, conforme mostra a figura. Suponha que, para fazer medições, você disponha apenas de uma régua milimetrada. Para calcular o volume do líquido contido na garrafa, o número mínimo de medições a serem realizadas é: A)  1 B)  2 C)  3 D)  4 E)  5

53 Habilidades            15. Reconhecer o caráter aleatório de fenômenos naturais ou não e utilizar em situações-problema processos de contagem, representação de freqüências relativas, construção de espaços amostrais, distribuição e cálculo de probabilidades. Exatas, Biológicas Competência: II, III, IV

54 Uma companhia de seguros levantou dados sobre os carros de determinada cidade e constatou que são roubados, em média, 150 carros por ano. O número de carros roubados da marca X é o dobro do número de carros roubados da marca Y, e as marcas X e Y juntas respondem por cerca de 60% dos carros roubados. O número esperado de carros roubados da marca Y é: A)  20. B)  30. C)  40. D)  50. E)  60.

55 Habilidades            16. Analisar, de forma qualitativa ou quantitativa, situações-problema referentes a perturbações ambientais, identificando fonte, transporte e destino dos poluentes, reconhecendo suas transformações; prever efeitos nos ecossistemas e no sistema produtivo e propor formas de intervenção para reduzir e controlar os efeitos da poluição ambiental Humanas, Exatas, Biológicas Competência: II, III, V

56 II. Reduzir as tarifas de importação de papel.
Com o uso intensivo do computador como ferramenta de escritório, previu-se o declínio acentuado do uso de papel para escrita. No entanto, essa previsão não se confirmou, e o consumo de papel ainda é muito grande. O papel é produzido a partir de material vegetal e, por conta disso, enormes extensões de florestas já foram extintas, uma parte sendo substituída por reflorestamentos homogêneos de uma só espécie (no Brasil, principalmente eucalipto). Para evitar que novas áreas de florestas nativas, principalmente as tropicais, sejam destruídas para suprir a produção crescente de papel, foram propostas as seguintes ações: I. Aumentar a reciclagem de papel, através da coleta seletiva e processamento em usinas. II. Reduzir as tarifas de importação de papel. III. Diminuir os impostos para produtos que usem papel reciclado. Para um meio ambiente global mais saudável, apenas: A)  a proposta I é adequada. B)  a proposta II é adequada. C)  a proposta III é adequada. D)  as propostas I e II são adequadas. E)  as propostas I e III são adequadas.

57 Habilidades            17. Na obtenção e produção de materiais e de insumos energéticos, identificar etapas, calcular rendimentos, taxas e índices, e analisar implicações sociais, econômicas e ambientais Humanas, Exatas, Biológicas Competência: II, III, V

58 do gás natural em uma usina termoelétrica.
“Segundo matéria publicada em um jornal brasileiro, "Todo o lixo (orgânico) produzido pelo Brasil hoje - cerca de 20 milhões de toneladas por ano - seria capaz de aumentar em 15% a oferta de energia elétrica. Isso representa a metade da energia produzida pela hidrelétrica de Itaipu. O segredo está na celulignina, combustível sólido gerado a partir de um processo químico a que são submetidos os resíduos orgânicos". O Estado de São Paulo, 01/01/2001. Independentemente da viabilidade econômica desse processo, ainda em fase de pesquisa, na produção de energia pela técnica citada nessa matéria, a celulignina faria o mesmo papel A)  do gás natural em uma usina termoelétrica. B)  do vapor d' água em uma usina termoelétrica. C)  da queda d' água em uma usina hidrelétrica. D)  das pás das turbinas em uma usina eólica. E)  do reator nuclear em uma usina termonuclear.

59 Habilidades            18. Valorizar a diversidade dos patrimônios etnoculturais e artísticos, identificando-a em suas manifestações e representações em diferentes sociedades, épocas e lugares Humanas Competência: I, II, V

60 O texto abaixo foi extraído de uma crônica de Machado de Assis e refere-se ao trabalho de um escravo. “Um dia começou a guerra do Paraguai e durou cinco anos, João repicava e dobrava, dobrava e repicava pelos mortos e pelas vitórias. Quando se decretou o ventre livre dos escravos, João é que repicou. Quando se fez a abolição completa, quem repicou foi João. Um dia proclamou-se a República. João repicou por ela, repicaria pelo Império, se o Império retornasse.” (MACHADO, Assis de. Crônica sobre a morte do escravo João , 1897) A leitura do texto permite afirmar que o sineiro João: A)  por ser escravo tocava os sinos, às escondidas, quando ocorriam fatos ligados à Abolição. B)  não poderia tocar os sinos pelo retorno do Império, visto que era escravo. C)  tocou os sinos pela República, proclamada pelos abolicionistas que vieram libertá-lo. D)  tocava os sinos quando ocorriam fatos marcantes porque era costume fazê-lo. E)  tocou os sinos pelo retorno do Império, comemorando a volta da Princesa Isabel.

61 Habilidades            19. Confrontar interpretações diversas de situações ou fatos de natureza histórico-geográfica, técnico-científica, artístico-cultural ou do cotidiano, comparando diferentes pontos de vista, identificando os pressupostos de cada interpretação e analisando a validade dos argumentos utilizados Humanas, Exatas, Biológicas Competência: III, IV, V

62 “Somos servos da lei para podermos ser livres
“Somos servos da lei para podermos ser livres.” Cícero “O que apraz ao príncipe tem força de lei.” Ulpiano As frases acima são de dois cidadãos da Roma Clássica que viveram praticamente no mesmo século, quando ocorreu a transição da República (Cícero) para o Império (Ulpiano). Tendo como base as sentenças acima, considere as afirmações: I- A diferença nos significados da lei é apenas aparente, uma vez que os romanos não levavam em consideração as normas jurídicas. II- Tanto na República como no Império, a lei era o resultado de discussões entre os representantes escolhidos pelo povo romano. III- A lei republicana definia que os direitos de um cidadão acabavam quando começavam os direitos de outro cidadão. IV- Existia, na época imperial, um poder acima da legislação romana. Estão corretas, apenas: A)  I e II . B)  I e III . C)  II e III . D)  II e IV . E)  III e IV .

63 Habilidades                  20. Comparar processos de formação socioeconômica, relacionando-os com seu contexto histórico e geográfico. Humanas Competência: II, IV, V

64 A Revolução Industrial ocorrida no final do século XVIII transformou as relações do homem com o trabalho. As máquinas mudaram as formas de trabalhar, e as fábricas concentraram-se em regiões próximas às matérias-primas e grandes portos, originando vastas concentrações humanas. Muitos dos operários vinham da área rural e cumpriam jornadas de trabalho de 12 a 14 horas, na maioria das vezes em condições adversas. A legislação trabalhista surgiu muito lentamente ao longo do século XIX e a diminuição da jornada de trabalho para oito horas diárias concretizou-se no início do século XX. Pode-se afirmar que as conquistas no início deste século, decorrentes da legislação trabalhista, estão relacionadas com A)  A expansão do capitalismo e a consolidação dos regimes monárquicos constitucionais. B)  A expressiva diminuição da oferta de mão-de-obra, devido à demanda por trabalhadores especializados. C)  A capacidade de mobilização dos trabalhadores em defesa dos seus interesses. D)  O crescimento do Estado ao mesmo tempo que diminuía a representação operária nos parlamentos. E)  A vitória dos partidos comunistas nas eleições das principais capitais européias.

65 Habilidades                  21. Dado um conjunto de informações sobre uma realidade histórico-geográfica, contextualizar e ordenar os eventos registrados, compreendendo a importância dos fatores sociais, econômicos, políticos ou culturais. Humanas Competência: II, III, IV

66 Um dos fenômenos mais discutidos e polêmicos da atualidade é a “Globalização”, a qual impacta de forma negativa: A)  na mão-de-obra desqualificada, desacelerando o fluxo migratório. B)  nos países subdesenvolvidos, aumentando o crescimento populacional. C)  no desenvolvimento econômico dos países industrializados desenvolvidos. D)  nos países subdesenvolvidos, provocando o fenômeno da “exclusão social”. E)  na mão-de-obra qualificada, proporcionando o crescimento de ofertas de emprego e fazendo os salários caírem vertiginosamente.

67 implicações socio-econômicas da energia
ordenar eventos históricos Conteúdos de Áreas específicas mais frequentes funções da lingugem recursos naturais situação problema gráfico cartesiano concepções artísticas interpolações freqüencia variações populacionais variantes linguísticas litosfera conservação de energia linguagem formal rendimento energético escalas de tempo cálculo de área e volume contexto histórico cultural textos literários consagrados diversidade extrapolações recursos energéticos origem da vida intervenção humana contexto político cultural probabilidade linguagem coloquial espaço amostral transformação de energia propriedades geométricas biosfera estatística hidrosfera recursos materiais atmosfera ciclo da água ecossistema biodiversidade poluentes geometria plana e espacial evolucionismo variações de temperatura Patrimônios etnoculturais e artísticos indicadores de desenvolvimento

68 Física implicações socio-econômicas da energia
ordenar eventos históricos Física funções da lingugem recursos naturais situação problema gráfico cartesiano concepções artísticas interpolações freqüencia variações populacionais variantes linguísticas litosfera conservação de energia linguagem formal rendimento energético escalas de tempo cálculo de área e volume contexto histórico cultural textos literários consagrados diversidade extrapolações recursos energéticos origem da vida intervenção humana contexto político cultural probabilidade linguagem coloquial espaço amostral transformação de energia propriedades geométricas biosfera estatística hidrosfera recursos materiais atmosfera ciclo da água ecossistema biodiversidade poluentes geometria plana e espacial evolucionismo variações de temperatura Patrimônios etnoculturais e artísticos indicadores de desenvolvimento

69 Matemática implicações socio-econômicas da energia
ordenar eventos históricos Matemática funções da lingugem recursos naturais situação problema gráfico cartesiano concepções artísticas interpolações freqüencia variações populacionais variantes linguísticas litosfera conservação de energia linguagem formal rendimento energético escalas de tempo cálculo de área e volume contexto histórico cultural textos literários consagrados diversidade extrapolações recursos energéticos origem da vida intervenção humana contexto político cultural probabilidade linguagem coloquial espaço amostral transformação de energia propriedades geométricas biosfera estatística hidrosfera recursos materiais atmosfera ciclo da água ecossistema biodiversidade poluentes geometria plana e espacial evolucionismo variações de temperatura Patrimônios etnoculturais e artísticos indicadores de desenvolvimento

70 Química implicações socio-econômicas da energia
ordenar eventos históricos Química funções da lingugem recursos naturais situação problema gráfico cartesiano concepções artísticas interpolações freqüencia variações populacionais variantes linguísticas litosfera conservação de energia linguagem formal rendimento energético escalas de tempo cálculo de área e volume contexto histórico cultural textos literários consagrados diversidade extrapolações recursos energéticos origem da vida intervenção humana contexto político cultural probabilidade linguagem coloquial espaço amostral transformação de energia propriedades geométricas biosfera estatística hidrosfera recursos materiais atmosfera ciclo da água ecossistema biodiversidade poluentes geometria plana e espacial evolucionismo variações de temperatura Patrimônios etnoculturais e artísticos indicadores de desenvolvimento

71 Biologia implicações socio-econômicas da energia
ordenar eventos históricos Biologia funções da lingugem recursos naturais situação problema gráfico cartesiano concepções artísticas interpolações freqüencia variações populacionais variantes linguísticas litosfera conservação de energia linguagem formal rendimento energético escalas de tempo cálculo de área e volume contexto histórico cultural textos literários consagrados diversidade extrapolações recursos energéticos origem da vida intervenção humana contexto político cultural probabilidade linguagem coloquial espaço amostral transformação de energia propriedades geométricas biosfera estatística hidrosfera recursos materiais atmosfera ciclo da água ecossistema biodiversidade poluentes geometria plana e espacial evolucionismo variações de temperatura Patrimônios etnoculturais e artísticos indicadores de desenvolvimento

72 História implicações socio-econômicas da energia
ordenar eventos históricos História funções da lingugem recursos naturais situação problema gráfico cartesiano concepções artísticas interpolações freqüencia variações populacionais variantes linguísticas litosfera conservação de energia linguagem formal rendimento energético escalas de tempo cálculo de área e volume contexto histórico cultural textos literários consagrados diversidade extrapolações recursos energéticos origem da vida intervenção humana contexto político cultural probabilidade linguagem coloquial espaço amostral transformação de energia propriedades geométricas biosfera estatística hidrosfera recursos materiais atmosfera ciclo da água ecossistema biodiversidade poluentes geometria plana e espacial evolucionismo variações de temperatura Patrimônios etnoculturais e artísticos indicadores de desenvolvimento

73 Geografia implicações socio-econômicas da energia
ordenar eventos históricos Geografia recursos naturais funções da lingugem situação problema gráfico cartesiano concepções artísticas interpolações freqüencia variações populacionais variantes linguísticas litosfera conservação de energia linguagem formal rendimento energético escalas de tempo cálculo de área e volume contexto histórico cultural textos literários consagrados diversidade extrapolações recursos energéticos origem da vida intervenção humana contexto político cultural probabilidade linguagem coloquial espaço amostral transformação de energia propriedades geométricas biosfera estatística hidrosfera recursos materiais atmosfera ciclo da água ecossistema biodiversidade poluentes geometria plana e espacial evolucionismo variações de temperatura Patrimônios etnoculturais e artísticos indicadores de desenvolvimento

74 Língua portuguesa e literatura
implicações socio-econômicas da energia ordenar eventos históricos Língua portuguesa e literatura funções da lingugem recursos naturais situação problema gráfico cartesiano concepções artísticas interpolações freqüencia variações populacionais variantes linguísticas litosfera conservação de energia linguagem formal rendimento energético escalas de tempo cálculo de área e volume contexto histórico cultural textos literários consagrados diversidade extrapolações recursos energéticos origem da vida intervenção humana contexto político cultural probabilidade linguagem coloquial espaço amostral transformação de energia propriedades geométricas biosfera estatística hidrosfera recursos materiais atmosfera ciclo da água ecossistema biodiversidade poluentes geometria plana e espacial evolucionismo variações de temperatura patrimônios etnoculturais e artísticos indicadores de desenvolvimento

75 ANÁLISE DA PROVA DE REDAÇÃO DO ENEM

76 A ÚLTIMA PROPOSTA:

77 “A crueldade do trabalho infantil é um pecado social grave em nosso País. A dignidade de milhões de crianças brasileiras está sendo roubada diante do desrespeito aos direitos humanos fundamentais que não lhes são reconhecidos: por culpa do poder público, quando não atua de forma prioritária e efetiva, e por culpa da família e da sociedade, quando se omitem diante do problema ou quando simplesmente o ignoram em decorrência da postura individualista que caracteriza os regimes sociais e políticos do capitalismo contemporâneo, sem pátria e sem conteúdo ético.” (Xisto T. de Medeiros Neto. A crueldade do trabalho infantil. Diário de Natal. 21/10/2000.)

78 “Submetidas aos constrangimentos da miséria e da falta de alternativas de integração social, as famílias optam por preservar a integridade moral dos filhos, incutindo-lhes valores, tais como a dignidade, a honestidade e a honra do trabalhador. Há um investimento no caráter moralizador e disciplinador do trabalho, como tentativa de evitar que os filhos se incorporem aos grupos de jovens marginais e delinqüentes, ameaça que parece estar cada vez mais próxima das portas das casas.” (Joel B. Marin. O trabalho infantil na agricultura moderna.

79 O trabalho infantil na realidade brasileira.
“Art. 4º- — É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do Poder Público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.” (Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei nº , de 13 de julho de 1990.) Com base nas idéias presentes nos textos acima, redija uma dissertação sobre o tema: O trabalho infantil na realidade brasileira.

80 Ao desenvolver o tema proposto, procure utilizar os conhecimentos adquiridos e as reflexões feitas ao longo de sua formação. Selecione, organize e relacione argumentos, fatos e opiniões para defender seu ponto de vista e suas propostas, sem ferir os direitos humanos. Observações: • Seu texto deve ser escrito na modalidade padrão da língua portuguesa. • O texto não deve ser escrito em forma de poema (versos) ou narração. • O texto deve ter, no mínimo, 15 (quinze) linhas escritas. • A redação deve ser desenvolvida na folha própria e apresentada a tinta. • O rascunho pode ser feito na última folha deste Caderno.

81 O FORMATO: Tema de ordem social explícito;
Fornecimento de uma pequena coletânea; Três textos verbais; Um texto “sincrético”; Solicitação sutil de uma proposta de intervenção; Ênfase no respeito aos direitos humanos.

82 A GRADE DE CORREÇÃO: As notas variam entre 1 e 4 pontos.
ADEQUAÇÃO AO TEMA / ESTRUTURA ARGUMENTAÇÃO UTILIZAÇÃO DA NORMA CULTA COESÃO PROPOSTA DE INTERVENÇÃO As notas variam entre 1 e 4 pontos.

83 INSCRIÇÃO Período de Inscrição: 02 de maio a 02 de junho Fazer a inscrição na própria escola: via correio ou via internet Concluintes Fazer a inscrição nas agências do correio ou via internet Egressos A inscrição pela internet não se aplica aos alunos sujeitos à isenção da taxa de R$ 35,00

84 O ENEM Data: 27 de agosto Horário: !3 horas às 18 horas RECOMENDAÇÕES
1. Chegar ao local da prova às 12 horas; 2. Levar documento de identidade; 3. Comprovante de inscrição e ficha do questionário sócio-econômico preenchida; 4. Lápis, borracha, caneta esferográfica preta, régua;

85 DURANTE A PROVA RESULTADOS 1. A permanência mínima é de uma hora;
2. O caderno de questões só poderá ser levado após às 17 horas; RESULTADOS Os resultados serão divulgados de 16 a 30 de novembro. Nota 01 => Questões objetivas (0 a 100 pontos) Nota 02 => Redação (0 a 100 pontos)

86 UTILIZAÇÃO DA NOTA ENEM
As universidades têm autonomia sobre a utilização da nota do ENEM; ALGUNS EXEMPLOS Universidade do Grande ABC (UniABC): O ENEM pode substituir o vestibular; NF = 0,8 N + 0,2 ENEM N: Nota do vestibular (1) NF = 0,8N + 0,2.x1,2xENEM (2) NF = N N: nota da primeira fase

87 Programa Universidade para Todos - ProUni
Só pode se candidatar ao ProUni o estudante que tiver participado do Exame Nacional do Ensino Médio ENEM referente ao ano de 2005 e obtido a nota mínima divulgada pelo Ministério da Educação. Os resultados do ENEM são usados como critério para a distribuição das bolsas de estudos, isto é, as bolsas são distribuídas conforme as notas obtidas pelos estudantes no ENEM. É um programa do Ministério da Educação, criado pelo Governo Federal em 2004, que oferece bolsas de estudos em instituições de educação superior privadas, a estudantes brasileiros de baixa renda sem diploma de nível superior. O ProUni é o maior programa de concessão de bolsas de estudos da história da educação brasileira.

88 Maiores Informações Apresentação de Slides: www.ciadaescola.com.br
ProUni: prouni-inscricao.mec.gov.br/prouni INEP (ENEM): Telefone:

89 SIMULADO ENEM 2006

90 1) Durante o século XIX e XX os países de ponta no desenvolvimento de tecnologias travaram uma batalha movida a ferro, carvão e vapor nos trilhos de seus territórios. Os engenheiros alemães, ingleses e norte-americanos buscavam atingir a excelência de seus conhecimentos, motivados pelo nacionalismo e pelo cientificismo e os colocavam em teste na construção de locomotivas fabulosas e velozes. Analise abaixo o gráfico de um teste desenvolvido em uma locomotiva alemã na década de 30 do século XX. O gráfico ao lado mostra o teste no qual a locomotiva alemã atingiu sua máxima velocidade em 11 de maio de 1938 perto da cidade de Friesak. A linha vermelha representa um perfil de altitude (hipsometria). a)podemos afirmar que a locomotiva atingiu a velocidade máxima no ponto de mais alta altitude; b)podemos afirmar que a locomotiva manteve a velocidade de 124 mph ou superior por 10 Km; c)podemos afirmar que a locomotiva percorreu todo o trajeto com velocidade constante; d)podemos afirmar que não houve influência do relevo nas alterações de velocidade da locomotiva; e)podemos afirmar que na maior parte do trajeto a velocidade da locomotiva se manteve acima das 100 mph.

91 2) A gravura ao lado foi produzida por Andy Warhol, um artista plástico norte americano que se tornou célebre por utilizar em suas obras elementos do cotidiano popular, da propaganda e personalidades muito conhecidas como Elvis Presley e no caso ao lado, Albert Eistein. Trata-se de uma simbologia urbana e “pop”. O físico alemão e sua fórmula E = m.c2 tornaram-se ícones da cultura popular do século XX. A imagem que condiz com a mesma linguagem utilizada por Andy Warhol é: c) a) b) d) e)

92 3) Texto I “Transgênicos são plantas criadas em laboratório com técnicas da engenharia genética que permitem "cortar e colar" genes de um organismo para outro, mudando a forma do organismo e manipulando sua estrutura natural a fim de obter características específicas. Não há limite para esta técnica; por exemplo, é possível criar combinações nunca imaginadas como animais com plantas e bactérias.” Fonte Texto II “Essas plantas não foram modificadas para aumentar a produtividade, sua energia vital é canalizada para funções de resistência e, por isso, tendem a produzir menos que as convencionais. Além disso, em países em que foi introduzido há mais tempo, o cultivo de transgênicos tem por conseqüência um aumento do custo de produção e da dependência dos agricultores, o que inviabiliza a agricultura familiar - que no Brasil é responsável pela maior parte da produção de alimentos - e gera mais êxodo rural e concentração de terra. Como parte significativa da pobreza está na área rural, esse processo resulta em mais fome.” Fonte: O tema dos transgênicos afeta diretamente a questão da biodiversidade e das sociedades rurais no Brasil e no Mundo, uma vez que: a) os produtos aumentam os ganhos dos produtores e incentivam a agricultura familiar que aposta na monocultura; b) a intervenção humana no processo dos trangênicos não existe, trata-se de um fenômeno natural gerado pela própria evolução das espécies vegetais; c) com os altos custos de produção agrícola as famílias tendem a migrar para as cidades e a agricultura volta-se para a monocultura de grandes lucros; d) os alimentos transgênicos auxiliam a produção familiar, uma vez que as lavouras ficam menos vulneráveis a pestes e não precisam de cuidados; e) o principal objetivo da agricultura de transgênicos é incentivar a produção policultora e de remanejamento do solo.


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