A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

HISTÓRIAS EXTRAORDI NÁRIAS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "HISTÓRIAS EXTRAORDI NÁRIAS"— Transcrição da apresentação:

1 HISTÓRIAS EXTRAORDI NÁRIAS
Edgar Allan Poe

2 Edgar Allan Poe

3 EDGAR ALLAN POE (1809-1849) Nasceu em Boston (EUA)
Um dos precursores da literatura policial e fantástica Morte controversa: embriaguez? 1839: Tales of the Grotesque and Arabesque (Histórias extraordinárias)

4 1845: “O corvo” (The raven), publicado no Evening Mirror. Trecho:
Ave ou demônio que negrejas! Profeta, ou o que quer que sejas! Cessa, ai, cessa! clamei, levantando-me, cessa! Regressa ao temporal, regressa À tua noite, deixa-me comigo. Vai-te, não fique no meu casto abrigo Pluma que lembre essa mentira tua. Tira-me ao peito essas fatais Garras que abrindo vão a minha dor já crua." E o corvo disse: "Nunca mais". (Tradução de Machado de Assis)

5 INFLUÊNCIAS E CONTEMPORANEIDADE
E. A. Hoffmann Lord Byron Charles Baudelaire

6 TEORIA LITERÁRIA A filosofia da composição (The philosophy of composition): tentativa de racionalizar ao máximo a arte.

7 CONTOS DE HE Narrados em 1ª pessoa: aproximação pelo relato
Longas descrições Terror psicológico Limite entre lucidez e loucura “William Wilson” e a questão do duplo

8 LITERATURA GÓTICA Gênero em voga na época: gosto da massa
À margem do racionalismo e do materialismo burguês Pseudociência: frenologia* A morte e seus efeitos físicos Reanimação dos mortos Luto

9 Teoria que estuda o caráter e as funções intelectuais humanas, baseando-se na conformação do crânio; frenologismo. (Dicionário Aurélio Eletrônico)

10 Início: O Castelo de Otranto (1764), de Horace Walpole:
- cenários medievais; - personagens melodramáticos; temas e símbolos recorrentes (segredos do passado, manuscritos escondidos, profecias, maldições); psicologia do terror; imaginário sobrenatural. Apogeu: década de 1790

11 POR QUE “GÓTICA”? “Gótico” vem de Godo, um dos importantes povos medievais responsáveis pelo fim do Império Romano. A literatura gótica é assim chamada porque seus cenários se inspiram na época medieval.

12 Catedral gótica de Barcelona 1298-1913

13 DIÁLOGOS COM A LITERATURA GÓTICA
Filmes: Nosferatu, uma sinfonia de horror (1922); Drácula (1931); Drácula, o vampiro da noite (1958); A dança dos vampiros (1968); Nosferatu, o vampiro da noite (1979); Drácula de Bram Stoker (1992); Entrevista com o vampiro (1994); Crepúsculo (2005). Música: Black Sabbath, Kiss, Depeche Mode, The Cure, Iron Maiden, Evanessence, etc.

14 Drácula de Bram Stoker Entrevista com o vampiro

15 Nightwish

16 Rita Lee Doce vampiro (1979)

17 A INFOEDUCAÇÃO RECOMENDA
Portal Edgar Allan Poe

18 BIBLIOGRAFIA SITES PORTAL EDGAR ALLAN POE BRASIL. < Acesso em THE EDGAR ALLAN POE SOCIETY OF BALTIMORE. < Acesso em

19 LIVROS Drácula, de Bram Stoker (L&PM) Frankenstein, de Mary Shelley (Companhia das Letras) O médico e o monstro, de Robert Louis Stevenson (FTD) Noite na taverna, de Álvares de Azevedo (Nova Alexandria)

20 Histórias fantásticas (Ática, col. Para gostar de ler)
O fantasma de Canterville, de Oscar Wilde (L&PM) O retrato de Dorian Gray, de Oscar Wilde (L&PM) Lenora, de Heloísa Prieto (Rocco) 13 melhores contos de vampiros da literatura universal, org. de Flávio Moreira da Costa (Ediouro) Contos de espanto e alumbramento, de Ricardo Azevedo (Ed. Scipione)

21 BOA LEITURA!


Carregar ppt "HISTÓRIAS EXTRAORDI NÁRIAS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google