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Engenharia de Produção
FACULDADE CAMPO REAL Engenharia de Produção 7º not. Ética como ciência e como vida: as escolas éticas Aula 3 Prof. Ms. luigi chiaro
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do sentido da vida humana desde
Ética É a construção do sentido da vida humana desde o encontro com o outro.
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do saber sobre o comportamento
Arte e Ciência Arte de viver bem Arte = habilidade que não é redutível a regras nem é totalmente transmissível por ensino Sui generis: fazer bem para si mesmo. Ciência do saber sobre o comportamento Para...
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respeitar à pessoa humana ?
Ensinar a morrer para apreender a viver. (inspirado em Shakespeare) A ética como ciência deve Ensinar a buscar a perfeição no Belo e no Bom (até a morte... eu tanásia) Dilema ético... O que posso O que devo o que queiro
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Diferentes escolas Ética da felicidade/sabedoria (Grécia)
Teleológica (Cristianismo) Responsabilidade (Protestante) Do dever (deontológica) (Kant) Transvalorização dos valores (Nietzsche) Utilitarismo (Bentham) Pragmatismo (Dewen) Do discurso (intersubjetividade) (Habermas) Da solidariedade Dussel e outros teól Do cuidado Boff Igualdade Singer
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Grécia (séc.Vº) Ética: dimensão pessoal da Política Busca-se o BEM Individual comum esforço de compreender e dominar o mundo, o destino com base nos princípios.
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Grécia Busca da ética: Virtudes Fonte: CONHECIMENTO Interprete: Daimon Moral: positiva (seja feliz) Felicidade sabedoria, justiça, prudência...
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Controlar a paixão pela razão
fim último do homem? FELICIDADE = realização consciente e racional do bem (= uso da razão) ! VIRTUDE = Não é para todos é = conquista VIS = homem forte em dominar as paixões (=extremos) pela razão Controlar a paixão pela razão É superar opostos (como?) meio termo equilíbrio eudeimonia
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Cristianismo ética da salvação (teleológica)
não mais a felicidade sim a santidade Base da ética: Fé Fonte: Deus-Bíblia (teônoma) Interprete: Igreja Moral: negativa (não faça) mandamentos. Liberdade: ir ou não até Deus Virtuoso: homem temente à Deus
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Ética protestante aparece também a ética protestante de Calvino … revisitada por Weber como ética da responsabilidade.
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IDADE MODERNA a moral passou a ser considerada a partir de um ponto de vista laico, não religioso. ser moral e ser religioso deixaram de ser as mesmas coisas, tornando-se perfeitamente possível admitir que um homem ateu seja moral. o fundamento dos valores morais não se encontra em Deus, mas no próprio ser humano.
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Maquiavel divisão da moral: pública
privada tudo é lícito (se o fim for nobre) O homem não é bom. Descartes a ética deve ser racional as paixões são boas para autopreservação até o uso da razão
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Espinoza: Paixões nem boas nem ruins sim naturais
vício: fraqueza de quem segue paixões virtude: força, autodomínio.
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Kant ( ) a ação moral tem caráter autônomo, pois o homem é o único ser capaz de se determinar por meio de leis que a própria razão estabelece Homem: sempre fim nunca meio Deontologia + esclarecimento
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Imperativo categórico
DEVER ! = faz o homem livre Lei + Razão Moral é universal e só do homem: Imperativo categórico Agir como se a ação fosse uma lei universal
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Hegel ética subjetiva (pessoal) consciência de dever objetiva (social) costumes, leis e normas de uma sociedade. MARX Moral = produção social – regula relações sociais. Verdadeira moral: só na igualdade Ética coletiva: decorre da política ‘o modo de produção da vida material condiciona o desenvolvimento da vida social, política, intelectual’.
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Nietzsche Sim à do senhor (baseada no sim à vida)
Quebra as tabuas da moral clássica Não à moral do escravo (piedade, bondade) Sim à do senhor (baseada no sim à vida) superar o bem e o mal Homem = de fera domesticado para super – homem TRANVALORAÇÃO dos valores. TRANSMUTAÇÃO O que é bom? O que leva à Potência mal? O que leva à fraqueza
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Princípio da maior felicidade + prazer - dor Bentham
Utilitarismo Mill Princípio da maior felicidade + prazer - dor Bentham valor: o que é digno de ser escolhido valor Máx. felicidade princípio: utilidade
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Utilitarista e subjetiva Promove o mercantilismo das atividades
Pragmatismo Dewen e James Utilitarista e subjetiva Promove o mercantilismo das atividades Bom é o que vale...
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Moral: fechada o que é imposta aberta do amor,da liberdade
Russel Ética subjetiva: relacionada ao grupo social (fechada) para bem ou para mal. Bergeson Moral: fechada o que é imposta aberta do amor,da liberdade
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Nossa época relativismo moral, individualismo exagerado,
narcisismo hedonista, recusa simultânea da religião e da razão. Superar a crise: razão – paixão (emoções)
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Habermas Superar a razão instrumental a subjetividade com o agir comunicativo Método: discurso intersubjetivo Verdade: só consensual
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Da solidariedade e do cuidado
Dussel; Boff Cuidar do universo e planeta (ecológica) Singer (da igualdade) Todo ser vivo é igual por ser tal Não se alimentar de animais.
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que a desigualdade seja vantajosa para todos.
Rawls Teoria da justiça justiça = equidade direitos iguais distribuição de todos os bens que a desigualdade seja vantajosa para todos.
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respeito à pessoa humana
Ensinar a morrer para apreender a viver. (inspirado em Shakespeare) A ética como ciência deve Ensinar a buscar a perfeição no Belo e no Bom (até a morte... eu tanásia) Dilema ético... Entre o obedecer a e brincar a ser Deus... (crescei... dominai a terra) Observar ou manipular a vida, a natureza...
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Para refletir A ética ao longo do tempo, mudou ao sabor das correntes filosófico-religiosas. Qual das leituras aprece ser mais equilibrada? Ponto central da ética é a liberdade unida à vontade e à responsabilidade. Hoje, as últimas duas são desviadas em nome de uma suposta liberdade mais ampla. Qual a sua reflexão a respeito da asseverativa?
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A seu ver, qual ou quais as causas de tantas leituras?
Atividade Com base texto´: ‘ética, apostila’ escreva uma breve reflexão elucidando os seguintes pontos: Muitas escolas e leitura uma única realidade: a ética nos ajudam a compreender a transitoriedade da mesma. A seu ver, qual ou quais as causas de tantas leituras? É possível viver em uma sociedade anómica (sem reconhecimento das leis). Justifique sua reposta.
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Informações sobre trabalho
Digitado Em forma de artigo/comentário tendo como base o material apresentado. Entrega no dia Antes da entrega será solicitada a leitura de alguns (sorteio).
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