Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouGeovane Ferra Alterado mais de 10 anos atrás
1
AS BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA – a experiência da UFSC
Seminário: Bibliotecas Universitárias e Educação a Distância São Leopolod RS, 2 de junho de 2005
2
Contextualização: Novo cenário no ensino superior brasileiro.
3
Mudanças demográficas
BRASIL - Matrículas na graduação: Ciclo de crescimento acelerado nas últimas décadas. 1980 a 1994 – 20,6% 1994 a 1998 – 28% 1999 e 2000 – 13,6% 2002 – 3,5 milhões de matriculados.
4
Mudanças demográficas
Cursos noturnos: Instituições federais: 20,1% Instituições privadas: 66,4% Instituições estaduais: 46,1% Instituições municipais: 73,3%
5
Mudanças tecnológicas
200 milhões de computadores em uso no mundo. Taxa de aumento anual 20% Brasil 9 milhões em 2002 acessam Internet 6 milhões, em 1999 declaram IR 1,6 milhões de provedores em 1999.
6
Impactos da mudança da tecnologia no ensino
Mesma hora/mesmo local Mesma hora/local diferente - videoconferência, - audioconferência - eletronic boards - Chats
7
Impactos da mudança da tecnologia no ensino
Hora diferente/mesmo local - Aulas online - Estações de trabalho - Fóruns/listas de discussão
8
Impactos da mudança da tecnologia no ensino
Hora diferente/local diferente - - Correio de voz - FTP - Compartilhamento de banco de dados
9
O papel das universidades
Formar pessoas altamente qualificadas Aprendizagem permanente Promover, gerar e difundir conhecimento por meio da investigação científica
10
Possibilidades/Caminhos
Ampliar o uso da tecnologia nas universidades tradicionais - Internet - - Laboratórios de Informática - Jogos/RPG - Simulações - Inteligência artificial - Alunos presenciais/cursos online
11
Possibilidades/caminhos
Novo modelo para a Educação Superior Instituições desatreladas de um enraizamento espaço temporal Universidades Virtualizadas
12
Educação a distância A inovação tecnológica aplicada ao
ensino caracteriza a educação à distância como uma das tendências mais marcantes do último milênio.
13
Ensino a distância na UFSC
Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção, em 1995 criou o Laboratório de Ensino à distância com o objetivo de dar suporte pedagógico e tecnológico para o ensino à distância. Em 1996 instalou-se o primeiro equipamento de vídeo conferência em oito salas das instituições que integram a Rede Catarinense de Ciência e Tecnologia.
14
Ensino a distância na UFSC
Princípios EAD/LED Referencial pedagógico - Mídias integradas - Tutoria - Avaliação - Inteligência Aplicada
15
Ensino a distância na UFSC
Através do LED foram ofertados cursos de: - Formação de Professores - Cursos de Especialização - Cursos de Mestrado - Grupos de Discussão e Colaboração - Cursos de Formação Continuada
16
Tecnologias
17
Videoconferência
18
Teleconferência emissão recepção retorno satélite estúdio de TV
empresa / escola retorno satélite fone / fax / internet
19
Vídeo Aulas satélite emissão correios recepção fitas / apostilas
estúdio de TV empresa / escola
20
LED - Mestrado Programas de Mestrado a distância
Cerca de 1000 alunos em 15 Estados Videoconferência (áudio e vídeo em tempo real), impresso (livros e artigos) e workshops presenciais. Tutoria Orient. Pedagógica
21
LED - Programas Abertos
Cerca de alunos desde 1995 Teleconferência, material impresso, vídeo-aulas, Internet Tutoria Orientação Pedagógica
22
LED- Especialização Programas de Especialização e Capacitação
330 alunos em 23 Estados Internet, workshops presenciais, material impresso Tutoria Orientação Pedagógica
23
A experiência da BU/UFSC
Acesso integral ao acervo da biblioteca da UFSC - livros e artigos científicos - bases de dados referenciais e de textos completos dissertações e teses PPGEP/UFSC - textos completos – Internet (mais de teses em .pdf ou html)
24
Como tudo começou... Parceria entre LED e BU/UFSC
- Assinatura da base de dados ABI Inform (800 títulos texto completo) e Education Plus Text (170 títulos texto completo) e CSSP/IEEE Computer Society, com acesso através de senhas. - Assinatura de 19 bases de dados referenciais - Contratação de um bolsista.
25
Principais serviços oferecidos
Referência virtual Tutoriais, Orientação e normalização de trabalhos científicos Empréstimo, renovação e reserva
26
Treinamento do usuário EAD
Encontros presenciais para: - Apresentar todos os serviços - Instruções de uso de todos os recursos disponíveis,
27
Um novo enfoque do ensino à distância na UFSC
28
1° Momento (Agosto de 2005) Cursos de graduação em física e matemática
Público alvo: - professores da rede estadual de ensino que estejam efetivamente em sala de aula.
29
Modelo Concentrado
30
Modelo Distribuído
31
PÓLOS Infra-estrutura de Produção, Distribuição E Comunicação Espaço
Didático Espaço Administrativo Infra-estrutura de apoio ao ensino
32
Espaço Didático Espaço Administrativo Infra-Estrutura de apoio ao Ensino
33
São Bento do Sul Joinville Concórdia Blumenau São Miguel do Oeste Videira Rio do Sul Lages Florianópolis Criciúma Tubarão
34
Licenciatura em Física Licenciatura em Matemática Ciências da Administração Outros cursos Especialização, Mestrado, etc
35
Qual a atuação da Biblioteca Universitária neste novo contexto?
36
Impacto sobre os serviços da Biblioteca
Ampliação do número de usuários: aumento da demanda por serviços Maior interação Relacionamento bidirecional Maior popularização da publicações eletrônicas Conhecer o perfil do usuário de EAD
37
Pesquisas EAD x Bibliotecas virtuais e busca de informações
Mudança no acesso a informações Acadêmicas Pesquisas via Internet Pesquisas em bibliotecas tradicionais Pesquisa em Bibliotecas Virtuais
38
Tendência à personalização dos serviços
Pesquisa em Bibliotecas virtuais Exigem bons sistemas de acesso e mecanismos de recuperação de informações Ainda se observam a quase inexistência de serviços de informação personalizados Tendência à personalização dos serviços
39
Bibliotecas Universitárias e Educação a Distância
Necessidade de serviço virtual personalizado: Bibliotecas como prestadoras de serviço e não como repositórios de conteúdo Foco: comunidade, tecnologia, serviços, conteúdo.
40
Pesquisa sobre padrões de uso de mecanismos de busca de informações
Mais de 1 milhão de buscas analisadas Buscas pequenas e simples Pouca busca avançada Usuários não visitam além da 1a ou 2a página de resultados Tempo médio dedicado à busca: 6 a 10 minutos
41
Gestão dos serviços para EAD
Gerenciamento das senhas Gerenciamento dos empréstimos e devoluções Controle das reservas online Pesquisas em bases de dados com acesso limitado ao IP institucional, Envio de cópias de material impresso
42
Sabemos onde queremos chegar no contexto da EAD?
As bibliotecas universitárias podem ocupar um lugar ainda maior na educação superior e continuada nas próximas décadas.
43
É necessário que as bibliotecas mudem
seu foco, pois não são mais os usuários que se encontram distantes das bibliotecas e sim as bibliotecas que se encontram distantes dos usuários. (Wielhoski apud Levacov, 1997)
44
Faz-se necessário que as Bibliotecas
extrapolem os limites da estratégia convencional, procurem visualizar o futuro e criem mecanismos para alcançar às necessidades e expectativas dos usuários...planejando seus serviços dentro de uma nova ótica, tendo uma visão holística, redesenhando suas atividades e seus processos. (Garcez, E.M.S, 2000)
45
Enquanto isso...
46
Bibliotecas Híbridas Refletem o estado transicional das bibliotecas.
Este conceito é o mais adequado para satisfazer as necessidades de informação durante a transição pelas quais as bibliotecas convencionais vem passando.
47
Bibliotecas Híbridas Devem oferecer uma gama de interfaces,
diferentes acessos e tipos de informações, em diferentes suportes e/ou mídias.
48
Algumas considerações:
Graças à tecnologia da telecomunicação, onde o documento reside, não é o mais importante. O conceito de lugar torna-se secundário, tanto para os bibliotecários quanto para os usuários. O importante passa a ser o acesso e, com confiabilidade da informação. O conceito de tempo também se altera. A instantaneidade passa a ser a palavra de ordem.
49
Algumas considerações
Impossível imaginar qualquer processo de ensino-aprendizagem sem suporte informacional.
50
Algumas considerações:
Para serem significativas as experiências de aprendizagem devem acontecer no contexto das disciplinas acadêmicas, independente de serem presenciais ou a distância.
51
Questão crucial Qualquer iniciativa de educação a
distância em instituições de ensino superior deve incluir desde a sua concepção a participação efetiva da Biblioteca Universitária.
52
O futuro aponta para: Implantação de serviço de referência em
tempo real, 24X7 Uso de novas tecnologias para capacitação dos usuários Integração de sistemas e redes. Capacidade de inovação dos bibliotecários.
53
Fontes Bibliográficas
ALVES, Maria Bernardete Martins. A percepção do processo de busca de informação em bibliotecas, dos estudantes do curso de Pedagogia de UFSC, à luz do Modelo ISP (Information Search Process). Florianópolis, 2001, 125 f. (Dissertação de Mestrado). ______. Bibliotecas virtuais e o uso das novas tecnologias de informação para treinamento de usuários. (Trabalho não publicado).
54
Fontes bibliográficas
BLATTMANN, Ursula. Modelo da gestão da informação digital online em bibliotecas acadêmicas na educação à distância: biblioteca virtual. Florianópolis, f. (Tese de Doutorado) BLATTMANN, Ursula; DUTRA, Sigrid K.W. Atividades em bibliotecas colaborando com a educação a distância. Ens. APB, São Paulo, n. 63, fev
55
Fontes Bibliográficas
DUTRA, Sigrid K.W.: FRANZONI, Ana M.B.; LAPOLLI, Edis M. A Biblioteca Universitária e seus serviços aos projetos de ensino a distância: a experiência da UFSC. Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias, 12, 2002, Recife. Anais... CD-ROM. GARCEZ, Eliane M. S. Identificação das necessidades e expectativas de usuários de bibliotecas nos cursos de ensino a distância. Florianópolis, f. (Dissertação de Mestrado).
56
Fontes Bibliográficas
LEVACOV, M. Bibliotecas virtuais: revolução? Ci. Inf., Brasília, v. 26, n. 2, p , maio/ago
57
Sigrid Karin Weiss Dutra
Muito obrigada!!! Sigrid Karin Weiss Dutra
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.