A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Revolução Industrial Revolução ou evolução ?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Revolução Industrial Revolução ou evolução ?"— Transcrição da apresentação:

1 Revolução Industrial Revolução ou evolução ?
Tese: instalação definitiva do modo de produção capitalista. Completa-se a transição, na medida em que o sistema de fábrica é o momento final do processo de expropriação dos produtores diretos, agora transformados em proletários, enquanto os meios de produção pertencem à burguesia.

2 Razões Acumulação de capital. Existência de matérias-primas.
Mão de obra disponível. Mercados consumidores.

3 Pioneirismo Inglaterra. Este país reunia em melhor grau as condições anteriormente descritas. Acrescente-se a Revolução Inglesa e sua estabilidade. A associação da burguesia com a gentry ( nova nobreza ), rompendo com os entraveis feudais. Ex. OS CERCAMENTOS E MASSA DISPONÍVEL.

4 Acrescente-se os atos de navegação que permitiram aos ingleses o domínio completo dos mercados mundiais. Acrescente as invenções e a cultura de pesquisa.

5 Primeira fase Maquinofatura têxtil. Exemplos, lançadeiras volantes que aumentou em muito a capacidade do tecelão, produzindo um desequilíbrio técnico, com a ausência de fios. A ‘necessidade’ fez a invenção de uma máquina com fios finos e grossos. Na sequência, o tear mecânico, que passou a exigir uma nova forma de energia. Surgia a máquina a vapor.

6 Tese – a utilização de energia não humana para a produção.
Durante um bom tempo, ficou restrita à Inglaterra, mas no século XIX expandia-se para a Europa. Resumidamente tem-se: Segunda Fase: nova forma de energia e novos interesses: comunicação, belicismo e transportes A) Bélgica – 1830 – utilizando basicamente capitais ingleses. B) França – 1848 – evolução lenta.

7 C) Alemanha – 1870 – pós unificação.
D) Norte da Itália – 1870 – pós unificação. E) Rússia – pós 1890.

8 POTENCIAS TRADICIONAIS X POTENCIAS EMERGENTE
Novos emergentes ( fora da Europa ) , com novos interesses. ERA MEIJI, EUA ( Pós-secessão ).

9 RESULTADOS Desenvolvimento da produção em massa e a extrema divisão do trabalho. Aparecimento do capitalismo industrial e posteriormente do capitalismo monopolista. Aumento demográfico. Modificações de técnicas agrícolas. Crescente urbanização e seus problemas

10 Configuração de duas classes distintas.
Melhoria de condições de vida das classes altas, proporcionando maior conforto. Situação dramática dos trabalhadores. Afirmação do Estado Liberal. Desenvolvimento do Imperialismo. Em virtude dos problemas sociais, o surgimento do socialismo.

11 SOCIALISMO X LIBERALISMO
PRECURSORES – CARTISMO E LUDISMO. SOCIALISMO ROMÂNTICO. SOCIALISMO CIENTÍFICO. ANARQUISMO. SINDICALISMO. CATOLICISMO SOCIAL.

12 IDÉIAS DE MARX MANIFESTO COMUNISTA. IDEOLOGIA ALEMÃ. O CAPITAL.
LEITURAS DE MARX. MAIS VALIA. O FUTURO DO SOCIALISMO.

13 ORGANIZAÇÃO OPERÁRIA. A.I.T. ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DOS TRABALHADORES. DEMOCRACIA SOCIAL X REVOLUÇÃO. EXPERIÊNCIA DA FRANÇA: A COMUNA DE PARIS. O SOCIALISMO NA RÚSSIA.


Carregar ppt "Revolução Industrial Revolução ou evolução ?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google