A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O relativismo ético no país e na igreja

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O relativismo ético no país e na igreja"— Transcrição da apresentação:

1 O relativismo ético no país e na igreja
Jeitinho Brasileiro O relativismo ético no país e na igreja

2 O que é o jeitinho brasileiro?
É tão brasileiro que não tem tradução em outras línguas É a “malandragem”, o “jogo de cintura” peculiar ao brasileiro, que lhe provê meios para se sair bem de situações complicadas. Pode manifestar a flexibilidade para resolver problemas (parte boa) ou a habilidade para burlar as regras e levar vantagem sobre os outros (parte ruim)

3 Uma Definição "O jeito, ou o jeitinho brasileiro, é a imposição do conveniente sobre o certo". É a "filosofia" do: se dá certo é certo; desde, é claro, que "dar certo" signifique "resolver meu problema", ainda que não definitivamente. Lourenço Stélio Rega

4 Atual mas nem tanto! A pressão do catolicismo no Brasil-Colônia obrigou os escravos a aplicar o “jeito” para manter suas crenças. Os presentes dos portugueses Quanto mais o tempo passa, mais o “jeitinho” fica sofisticado. A tecnologia ajuda a combater, mas gera ainda mais criatividade.

5 O jeito na prática O que você acha dessa situação ? (vídeo aprendiz 4)
Os favores políticos, as filas de bancos, a ocupação dos assentos preferenciais, o imposto de renda (recibos e afins) Se alguma coisa dá errado, pensamos logo em “nos adiantar” e pegar um “atalho” que nos traga alguma vantagem.

6 Nosso comportamento muitas vezes é como segue...
"O brasileiro não nega a existência da lei, o que ele nega é a sua aplicação naquele momento". "O jeito não se contenta apenas em transgredir a norma. Às vezes, pela própria transgressão da norma, é preciso dar um jeito para não haver punição. Neste caso há a união incestuosa entre o jeito e a corrupção.“

7 O Círculo Maligno 1. Descaso público 6.Impunidade 2. Necess. Popular
5. Corrupção Uso do Jeito 4. Quebra da lei

8 Mas o que isso tem a ver com a igreja?
Romanos Mateus 22.21 O envolvimento dos crentes com a política Teologia da prosperidade

9 O Jeitinho na igreja (lado positivo)
O caso do Padre Cícero O contrabandista de Deus Pra. Iva Coutinho (Equilíbrio no uso do jeito) O relacionamento secular como meio para ganhar as pessoas para Cristo

10 O Jeito na igreja (Lado negativo)
A mentira justificada – “É melhor investir na obra, que pagar uma multa”/”Faço no meu trabalho” O uso do nome de Deus para auto-promoção As divisões e formação de partidos dentro das igrejas. O “choro” de interesse- pedindo dinheiro no rádio Jogando “verde” – “a igreja precisa me ajudar”

11 O que fazer para usar o jeito sem pecar?
Se você precisa mentir, não faça! Se a sua vantagem prejudicar alguém, não faça! Não permita que o uso do jeitinho destrua seu testemunho de cristão Flexibilidade não é desonestidade Os princípios bíblicos do amor ao próximo, respeito às autoridades, santificação, verdade, não são relativos.


Carregar ppt "O relativismo ético no país e na igreja"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google