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Edgar Luiz Fedrizzi Filho

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Apresentação em tema: "Edgar Luiz Fedrizzi Filho"— Transcrição da apresentação:

1 Edgar Luiz Fedrizzi Filho
Presidente

2 Proporcionar a participação da sociedade em ações de
responsabilidade social.

3 Terceiro Setor O que é? O terceiro setor é composto por organizações que visam objetivos coletivos (embora não sejam integrantes do governo) e têm natureza privada (embora não objetivem auferir lucros). Fonte: André Falconer, IDIS

4 Terceiro Setor 3º Setor Estado Mercado 1º Setor 2º Setor Governo
Empresas Estado Mercado 3º Setor Fonte: Andrés Falconer, IDIS. OSC’s, Fundações, Associações

5 Sociedade em três setores
Terceiro Setor Sociedade em três setores O que caracteriza cada setor, em relação aos seus recursos financeiros: Primeiro Setor: recurso público para fins públicos. Segundo Setor: recurso privado para fins privados. Terceiro Setor: recurso privado para fins públicos.

6 Trajetória do Terceiro Setor
Atuação das ordens religiosas Até 1930 o Estado não atua oficialmente no social (Prática da caridade: “primeiro-damismo”) Voluntariosa e dependente da doação Essencialmente amadora Buscava minimizar sofrimentos Terceiro Setor

7 Terceiro Setor no Brasil
Crescimento de 157% de 1996 a 2002¹ 3 milhões de empregos diretos² 5% PIB² 1 – Dados IBGE/IPEA – GIFE, ABONG, 2002. 2 – Dados preliminares PNUD - Brasil, 2006.

8 Terceiro Setor no Brasil
Existem no país cerca de 276 mil entidades sem fins lucrativos³. 3- Publicação As Fundações Privadas e Associações sem Fins Lucrativos no Brasil 2002 (FASFIL). O estudo é resultado da parceria firmada pelo IBGE e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), com a Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais (Abong) e o Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (Gife).

9

10 Entidade comunitária de origem empresarial, sem fins lucrativos
Atuação estadual Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) Responsabilidade social com enfoque em investimento social privado

11 Fundada em outubro de 1996 por 33 empresários da região do Vale do Sinos - RS

12 Origem de Recursos Mantenedores: Institucional
Patrocinadores: Eventos e Editais Investidores: Programas e Projetos Sociais

13 Origem das Receitas

14

15 Transformação Social Programa Centros de Vivência - atendimento socioeducativo a crianças e adolescentes entre 06 e 18 anos e em situação de vulnerabilidade social. Atendimento direto: CVR: 200 crianças e adolescentes atendidos CVCSB: 130 crianças e adolescentes atendidos

16 Transformação Social Projeto Inventando Moda
Projeto Geração Empreendedora Projeto Vencer Comércio 7ª Edição Projeto Vencer Ideal Mecânica 5ª Edição

17 Assistência Social Tecnologia de fortalecimento da articulação e atuação em rede de organizações sociais do RS 32 organizações participantes 8.000 crianças e adolescentes beneficiados

18 Assistência Social Balcão de Projetos – 2009 230 projetos contemplados
Programa “O Troco do Carinho” 5.419 pessoas beneficiadas diretamente

19 Capacitação e consultoria
Realização de 10 cursos anuais Temas abordados Associações e Cooperativas Geração de Renda e Sustentabilidade Elaboração de Projetos Sociais Captação de Recursos Avaliação e Monitoramento de Projetos Sociais Comunicação e Marketing Relatório de Atividades e Balanço Social

20 Responsabilidade Social
Promoção da Responsabilidade Social Principais eventos: Café da Manhã de prestação de contas Encontro Gaúcho do Terceiro Setor Jantar Tributo à Cidadania Empresarial

21 Selo para Mantenedores e Investidores

22 Responsabilidade Social Empresarial
RSE - é uma forma de conduzir os negócios que torna a empresa parceira e co-responsável pelo desenvolvimento social. É definida como uma forma de  gestão estratégica na qual os  relacionamentos da empresa com  indivíduos e grupos de contato são  gerenciados com base na ética e tendo em  vista a consolidação e o aprofundamento  das relações. Fonte: ETHOS, 2003

23 Relações da empresa RSE Sócios / Acionistas Funcionários Terceirizados
Fornecedores / Prestadores de Serviços  Clientes / Consumidores  Comunidade  Governos  Meio Ambiente

24 Investimento Social Privado
ISP É o uso planejado, monitorado e voluntário de recursos privados, sejam eles de pessoas físicas ou jurídicas, em projetos de interesse público. Fonte:

25 Retorno institucional
RSE Retorno institucional Enriquecimento do ambiente de trabalho Reconhecimento do consumidor Valorização da imagem institucional Visibilidade na mídia Acesso a capitais e mercados Atração e retenção de talentos Fomento ao consumo consciente

26 Mantenedores

27 Mantenedores

28 Mantenedores

29 Mantenedores

30 Mantenedores

31 Mantenedores

32 Mantenedores

33 Mantenedores 33

34 Parceiros:

35 Dicas de sites para pesquisa:
WWW Dicas de sites para pesquisa: Fundação Semear: Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social: Grupo de Institutos, Fundações e Empresas: Centro de Estudos do Terceiro Setor - FGV: Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social: Filantropia: Mapa do 3º Setor: Observatório Social: Rede de Informações para o Terceiro Setor: Terceiro Setor:

36 Rua Joaquim Pedro Soares, 540 Centro – Novo Hamburgo - RS
(51)


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