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Escola é empresa? Claudio de Moura Castro
= Escola é empresa? Claudio de Moura Castro
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“É preciso redesenhar a máquina para o homem”
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“O processo de trabalho precisa ser estudado científicamente”
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“Há uma maneira melhor de se fazer as coisas”
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Frederick W. Taylor
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Eficiência não é assunto da escola!
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Produtivismo é coisa de neoliberal!
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Educação não é mercadoria!
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Escola não é empresa!
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Avaliação discrimina contra os pobres!
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Soluços semânticos, nada mais
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Parte 1 Sozinho ou acompanhado?
"" (Camões) Parte 1 Sozinho ou acompanhado?
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Uma pessoa
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Pelo menos dois forçudos
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Se há vários, é preciso combinar direito.
Empurrar ou puxar?
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Se são muitos, é preciso boa gerência
Empresas, escolas, igrejas, ONGs, clubes... Organizações são cada vez mais complexas e tortuosas É preciso mais competência para obter os resultados desejados
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Parte 2 As regras ecumênicas, servem para todos
"" (Camões) Parte 2 As regras ecumênicas, servem para todos
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Escolas e empresas têm necessidades comuns?
Clareza quanto aos objetivos. Se um empurra o piano e outro puxa... Portanto, têm que definir claramente o que querem fazer ONCOTAVA, ONCOTÔ, ONCOVÔ: Só medindo e estabelecendo metas quantitativas
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Mais com menos? Todas as organizações querem obter mais resultados com o mesmo esforço Ou o mesmo, com menos esforço Ou resultados melhores Mais pneus? Mais processos julgados? Mais fieis na igreja? Ensino de mais qualidade?
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Relação entre esforço e resultado sempre será uma preocupação
Produtividade e eficiência são as medidas para avaliar esse nexo Portanto, seja no Vaticano ou na fábrica de Bombril, pensa-se em eficiência e produtividade Escola não é diferente Isso é neoliberal? E Taylor com isso?
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Empresas avançaram antes
Taylor inaugura as preocupações com a eficiência do trabalho Em 150 anos houve muitos avanços, cria-se a Ciência da Administração Será que essas ideias não servem para escolas?
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Cinco regras ecumênicas
Definir objetivos claros e mantê-los por muito tempo [piano sobe ou desce?] Quantificar metas [medir, para saber onde estamos] Compartilhar metas Instrumentos para acompanhar Ferramentas para premiar, punir e corrigir desvios
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Parte 3 O perfil das melhores escolas
"" (Camões) Grande avanço na avaliação Brasil tem hoje o sistema mais abrangente do mundo (PG e provão) Parte 3 O perfil das melhores escolas
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Como são as melhores escolas?
Pesquisa na Europa: melhores escolas públicas têm objetivos claros, não ficam mudando, todos conhecem e compartilham, administração atenta para identificar e corrigir erros Sem conhecer as 5 regras, é como se as tivessem usando
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Ou seja, sem saber, as melhores escolas funcionavam com as regras clássicas da gestão de empresas
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Parte 4 Gestão sob medida para escolas
"" (Camões) Grande avanço na avaliação Brasil tem hoje o sistema mais abrangente do mundo (PG e provão) Parte 4 Gestão sob medida para escolas
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Gestão sob-medida para escolas
Ter ou não lucro: mesmas regras Resultados arbitraria e livremente escolhidos pelo responsável IDEB? Deserção? Felicidade? Igualdade? --> Não importa
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Muitos modelos, mesmas ideias
INDG: Vicente Falcone
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Muitos modelos, mesmas ideias
TEO (Oderbrecht) Marcos Magalhães TESE -Procentro
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Muitos modelos, mesmas ideias
Fundação Pitágoras
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SGI (Fundação Pitágoras)
Gestão de redes municipais Primeiro passo: definir prioridades da Secretaria de Educação Segundo passo: captar prioridades dos diretores, professores e alunos Terceiro passo: vamos compatibilizar Atenção: prioridades demais é fatal!
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Metas quantitativas Geralmente IDEB Histogramas comparando:
Escola com município, estado e país Turma com outras turmas Alunos com outros alunos Gráficos colados na porta da secretaria Alunos fazem próprias tabelas
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Como anda a escola Rotinas para acompanhar desempenhos, sucessos e problemas Murais listam conquistas e dificuldades, em cada sala Alunos sabem como está sua classe
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SGI: Agnóstico na pedagogia
Apenas pergunta: Onde a escola quer chegar? Como medir o progresso? Como está avançando? Onde chegou? Nada sobre a maneira de ensinar, pedagogia ou filosofia
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Implementação 27 R$ /aluno por dois anos, depois não tem custos
Relação custo /resultado imbatível Implementação fácil, mas dá trabalho Só funciona se prefeito quiser Vulnerável à mudanças de governo e acidentes de percurso
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Resultados do SGI Entre 2007 e 2009: mais quatro pontos decimais
É o dobro do avanço brasileiro 43 municípios do Vale do Jequitinhonha: 3,2 para 5,1 Sorocaba: Prêmio P. da Qualidade Sorocaba e S. J. Campos: melhores do Brasil (> meio milhão)
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Diferenças: privadas Alunos de famílias mais educadas
Ambiente melhor atrai professores melhores Diretor tem mais ferramentas e autonomia Há prêmios e punições Se gestão falhar, fecha
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Públicas Regras piores na escolha dos diretores Não escolhe alunos
Falta de autonomia e de formas de premiar ou punir Depende de liderança e sedução do diretor
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claudiodemouracastro@positivo.com.br www.cmcastro.com.br
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