A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O uso de georreferenciamento nas instituições do Governo Federal: I3Geo como solução governamental Marcelo Felipe Moreira Persegona.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O uso de georreferenciamento nas instituições do Governo Federal: I3Geo como solução governamental Marcelo Felipe Moreira Persegona."— Transcrição da apresentação:

1 O uso de georreferenciamento nas instituições do Governo Federal: I3Geo como solução governamental
Marcelo Felipe Moreira Persegona

2 Desafio Atual Transformação em Conhecimento Tratamento da Informação
Vantagem competitiva Transformação em Conhecimento Tratamento da Informação Obtenção da Informação Capacitação Tecnológica Fonte: Prof. Hélio Gomes de Carvalho -

3 O que é Web Mapping? Web Mapping é um processo de desenhar, implementar, gerar e entregar mapas na Web. Um uso especial de Web Mapping são os mapas exibidos em dispositivos móveis, tais como telefones celulares, PDAs, GPS e outros dispositivos. Os dispositivos móveis de mapas também podem exibir textos e informações sensitivas de localização, tais como pontos de interesse, termos de localização baseados em serviços mais frequentemente usados.

4 O que é georreferenciamento?
O georreferenciamento possibilita, ainda, entender melhor o comportamento de cidades, regiões e países, pela representação visual dos dados em forma de mapas, possibilitando a percepção de tendências e de informações que no formato textual não seriam percebidas devido ao grande volume de dados a serem analisados. Este tratamento da informação, ainda, agrega maior qualidade e precisão à informação, permitindo maior presteza, efetividade e transparência na análise a ser realizada pelos analistas de inteligência.

5 Sistema de Web Mapping

6 Softwares Livres que podem ser utilizados
Criação, Visualização e Manipulação Banco de Dados Visualização

7 Conversão de Shapefiles para SQL Banco de Dados Geográfico
Arquivos Shape File Banco de Dados Geográfico Arquivos SQL Representação SHAPE BEGIN; CREATE TABLE "geo_america_sul" (gid serial PRIMARY KEY, "f_code" varchar(5), "nam" varchar(254), "na2" varchar(2), "na2_descri" varchar(254), "na3" varchar(1), "na3_descri" varchar(254), "wfbpathln" varchar(16), "area" float8, "perimeter" float8); Conversão Conversão

8 Integração de tabela textual com tabela com atributo geográfico

9 Por que utilizar o I3Geo?

10 Infra-estrutura em Software Livre
Por que utilizar o I3Geo? Infra-estrutura em Software Livre

11 Software Livre O software livre deve possuir quatro liberdades fundamentais: A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito. A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo para as suas necessidades. Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade. A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo. A liberdade de aperfeiçoar o programa, e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie. Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.

12 Existe uma comunidade organizada no Governo Federal
Por que utilizar o I3Geo? (continuação) Existe uma comunidade organizada no Governo Federal

13 Customização da aplicação
Por que utilizar o I3Geo? (continuação) Customização da aplicação

14 Integração com outros sistemas externos
Por que utilizar o I3Geo? (continuação) Integração com outros sistemas externos

15 Conexão remota a outras bases de dados geográficas via protocolo WMS
Por que utilizar o I3Geo? (continuação) Conexão remota a outras bases de dados geográficas via protocolo WMS

16 Possui versão para dispositivos móveis
Por que utilizar o I3Geo? (continuação) Possui versão para dispositivos móveis

17 Ferramentas são “amigáveis”
Por que utilizar o I3Geo? (continuação) Ferramentas são “amigáveis”

18 Por que utilizar o I3Geo? (continuação)
Roda em ambiente Web

19 Não requer instalação prévia de nenhum software no cliente
Por que utilizar o I3Geo? (continuação) Não requer instalação prévia de nenhum software no cliente

20 Rápida aprendizagem na utilização e na customização
Por que utilizar o I3Geo? (continuação) Rápida aprendizagem na utilização e na customização

21 Instituições Governamentais
PR – Presidência da República SAEI – Sistema Monitora, Assentimento Prévio, GeoCrises Casa Civil – GeoPR MMA - Ministério do Meio Ambiente INPA - Instituto de Pesquisas da Amazônia OTCA - Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (uso interno) MEC - Ministério da Educação MS - Ministério da Saúde IDEMA - RN ULBRA - Porto Velho CRISP IBRAM - Instituto Brasília Ambiental (uso interno) ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil (uso interno) CONAB - Companhia Nacional de Abastecimento (uso interno) SEI - Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31 Alguns recursos de representação de dados no I3Geo

32 Sistema de Web Mapping

33 Sistema de Web Mapping

34 Sistema de Web Mapping

35 Sistema de Web Mapping

36 Sistema de Web Mapping

37 Programas necessários no Servidor Web
Programa I3Geo (Apache + I3Geo + Mapserver + outros programas) Banco de dados PostgreSQL PostGIS

38 Onde obter mais informações sobre o I3Geo

39 Onde obter mais informações

40 Considerações finais O processo cognitivo está ligado ao tratamento e formatação do dado, e sua transformação em informação. Para isso, o usuário das informações, utiliza-se das funções de representação (idéia ou imagem que tem do mundo) ligadas ao seu saber em relação ao objeto estudado/observado. O processo cognitivo simplifica a sua avaliação e classificação para permitir a comunicação da sua interpretação dos dados por meio da formulação de problemas concretos.

41 Considerações finais Os sistemas de georreferenciamento, integrados ao processo cognitivo, também propiciam a captação de uma quantidade maior de informações que de outra forma não seria possível. A representação das informações em forma de mapas facilita o processo de captura de novos conhecimentos por estar composto pelo conhecimento tácito do usuário, os quais são utilizados para realizar os processos de análise, de síntese e de compreensão das novas informações que lhe são apresentadas; e aplicação, onde o indivíduo mobiliza seu conhecimento para uma circunstância específica.

42 Considerações finais Os softwares livres viabilizam o desenvolvimento e utilização deste tipo de aplicação, por não se necessitar adquirir licenças para o desenvolvimento e uso dos sistemas de georreferenciamento. Caso se fizesse via softwares proprietários, o alto custo inviabilizaria o projeto.

43 Demonstração online

44 Obrigado!!! Nossa arte é o conhecimento!
IP Consultoria Ltda. SRTVS 701 Bloco O Sala 882 Ed. Multiempresarial – Asa Sul – Brasília – DF – CEP: Fone/FAX: 55 (61) URL: Obrigado!!! Marcelo Felipe Moreira Persegona Diretor de Projetos André Luiz Moreira Persegona Diretor de Desenvolvimento Nossa arte é o conhecimento!


Carregar ppt "O uso de georreferenciamento nas instituições do Governo Federal: I3Geo como solução governamental Marcelo Felipe Moreira Persegona."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google