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PublicouPedrohenrique Isabel Alterado mais de 10 anos atrás
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Adriana da Silva Jacinto CT-282 Prof. Dr.Parente
Capítulo 4 - Currículo e instrução em tutores automáticos
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Os tutores precisam ter três características:
Exercer controle sobre a seleção e seqüência do material a ser apresentado; Responder às perguntas dos estudantes sobre determinado assunto; Determinar quando um estudante precisa de ajuda.
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Questões centrais sobre tutoria inteligente:
A natureza da aprendizagem; A natureza do ensino:A instrução é um processo de comunicação também. A natureza do assunto: existem tutores expositores e procedimentais.
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O que será apresentado? formulação da representação do material;
seleção e seqüência de conceitos particulares a partir daquela representação.
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Propaeudeutics: adoção de um modelo especialista??
relaciona a teoria com a prática; justifica, explica e testa possíveis soluções para problemas; encontra estratégias de resolução de problemas; gerencia memória durante estágios intermediários de parendizagem;
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Tutores expositores X Tutores procedimentais
Diferença é evidente em problemas associados com seleção e ordenação de material. Expositores: problema para manter foco, coerência e convergência do assunto. Procedimentais: problema de ordenação das sub - competências e seleção de exemplos e exercícios para refletir essa ordem;
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Princípios da seleção de materiais:
Priorizar conceitos que são mais fortemente relacionados com conhecimentos existentes; Apresentar generalidades antes de apresentar tópicos específicos.
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Tutores procedimentais: Ensina por exemplos e exercícios
gerenciamento; transparência estrutural; personalização.
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Métodos instrucionais: ( Como)
Diálogo: ensina fatos, conceitos, regras, relações funcionais e competências derivadas dessas regras. Modelagem instrucional: uso de exemplo e guias práticos
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Outras considerações:
Responder a perguntas; intervenção tutorial: Model Tracing e Issue based tutoring ; questões para investigação: desenho instrucional, teorias de aprendizagem e instrução, modularidade
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Considerações na escolha da aplicação:
Trabalhar com domínios que possam ser formalizados; Não usar linguagem específica; Usar princípios conhecidos; Usar ambas técnicas de intervenção tutorial; Projetar levando em consideração a modularidade e a robustez.
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Referências bibliográficas
1. POLSON, Martha C. RICHARDSON, J. Jeffrey. Foundations of Intelligent Tutoring Systems
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