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Adriana da Silva Jacinto CT-282 Prof. Dr.Parente

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Apresentação em tema: "Adriana da Silva Jacinto CT-282 Prof. Dr.Parente"— Transcrição da apresentação:

1 Adriana da Silva Jacinto CT-282 Prof. Dr.Parente
Capítulo 4 - Currículo e instrução em tutores automáticos

2 Os tutores precisam ter três características:
Exercer controle sobre a seleção e seqüência do material a ser apresentado; Responder às perguntas dos estudantes sobre determinado assunto; Determinar quando um estudante precisa de ajuda.

3 Questões centrais sobre tutoria inteligente:
A natureza da aprendizagem; A natureza do ensino:A instrução é um processo de comunicação também. A natureza do assunto: existem tutores expositores e procedimentais.

4 O que será apresentado? formulação da representação do material;
seleção e seqüência de conceitos particulares a partir daquela representação.

5 Propaeudeutics: adoção de um modelo especialista??
relaciona a teoria com a prática; justifica, explica e testa possíveis soluções para problemas; encontra estratégias de resolução de problemas; gerencia memória durante estágios intermediários de parendizagem;

6 Tutores expositores X Tutores procedimentais
Diferença é evidente em problemas associados com seleção e ordenação de material. Expositores: problema para manter foco, coerência e convergência do assunto. Procedimentais: problema de ordenação das sub - competências e seleção de exemplos e exercícios para refletir essa ordem;

7 Princípios da seleção de materiais:
Priorizar conceitos que são mais fortemente relacionados com conhecimentos existentes; Apresentar generalidades antes de apresentar tópicos específicos.

8 Tutores procedimentais: Ensina por exemplos e exercícios
gerenciamento; transparência estrutural; personalização.

9 Métodos instrucionais: ( Como)
Diálogo: ensina fatos, conceitos, regras, relações funcionais e competências derivadas dessas regras. Modelagem instrucional: uso de exemplo e guias práticos

10 Outras considerações:
Responder a perguntas; intervenção tutorial: Model Tracing e Issue based tutoring ; questões para investigação: desenho instrucional, teorias de aprendizagem e instrução, modularidade

11 Considerações na escolha da aplicação:
Trabalhar com domínios que possam ser formalizados; Não usar linguagem específica; Usar princípios conhecidos; Usar ambas técnicas de intervenção tutorial; Projetar levando em consideração a modularidade e a robustez.

12 Referências bibliográficas
1. POLSON, Martha C. RICHARDSON, J. Jeffrey. Foundations of Intelligent Tutoring Systems


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