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Perfil dos Professores de Ensino Básico

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Apresentação em tema: "Perfil dos Professores de Ensino Básico"— Transcrição da apresentação:

1 Perfil dos Professores de Ensino Básico
Ministério da Educação Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Perfil dos Professores de Ensino Básico Fórum Anual de Docentes Estácio 2010 Joaquim José Soares Neto

2 História do Inep O Inep foi criado no dia 13 de janeiro de Inicialmente, era chamado de Instituto Nacional de Pedagogia. Em 1952, o professor Anísio Teixeira assumiu a direção do Inep e a gestão passou a dar maior ênfase ao trabalho de pesquisa. Anísio tinha como objetivo estabelecer centros de pesquisa como um meio de “fundar em bases científicas a reconstrução educacional do Brasil”. (Relatório do Inep 50 anos, 1987). Em 1972, o Inep foi transformado em órgão autônomo, sendo denominado como Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. A partir de 1995, houve o processo de reestruturação do órgão, para que as informações educacionais pudessem, de fato, orientar a formulação de políticas do Ministério da Educação. Em 1997, o Instituto passou a existir como o único órgão encarregado das avaliações, pesquisas e levantamentos estatísticos educacionais do governo federal. Nesse mesmo ano, o Inep é transformado em autarquia federal. Nos últimos anos, o Instituto reorganizou o sistema de levantamentos estatísticos e teve como eixo central de atividades as avaliações em praticamente todos os níveis educacionais.

3 Avaliações Educacionais
Objetivos Analisar os sistemas de ensino Subsidiar a formulação de políticas educacionais Acompanhar e avaliar políticas educacionais Perguntas Em que condições socioeconômicas ocorre o processo educacional? O que o sistema oferece aos alunos? Quem tem acesso? Como se dá a progressão dos alunos? Que competências os alunos adquirem? Quanto custa e como é financiado o sistema educacional? Como se compara o sistema educacional nacional com outros sistemas de ensino?

4 A lógica do Censo Escolar
Dependência administrativa Localização Salas Equipamentos Infra-estrutura Laboratórios Biblioteca Acessibilidade Formação Idade Sexo Cor/Raça CPF Nacionalidade ANO LETIVO t Modalidade Etapa Horário Duração do turno Número de alunos Disciplinas Idade Sexo Deficiência Cor/Raça Nome da mãe

5

6 Indicadores Educacionais Eficiência e Fluxo Escolar
Taxas de Rendimento (Aprovação, Reprovação e Abandono); Taxas de Distorção Idade-Série e Idade-Conclusão; Idade Mediana e Idade Mediana de Conclusão; Taxas de Transição (Promoção, Repetência e Evasão); Tempo Médio Esperado de Permanência no Sistema; Tempo Médio Esperado para Conclusão; Taxa Média Esperada de Conclusão; Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.

7 Dados Gerais 2009 Censo Escolar Prova Brasil/SAEB
Anos Iniciais 5.467 Municípios Escolas Alunos Anos Finais 5.498 Municípios Escolas Alunos Ensino Médio 750 Municípios 1.644 Escolas alunos Matrículas Ensino Fundamental: Matrículas Ensino Médio:

8 Perfil dos Professores de Ensino Básico

9 Inep Quantidade e Etapas de Atuação

10 Escolaridade por etapa de atuação
Inep Escolaridade por etapa de atuação

11 Escolas e Turmas de atuação
Inep Escolas e Turmas de atuação Alunos por turma 19,5 25,0 29,5 33,2

12 Adequação entre disciplina de atuação e curso de formação
Inep Adequação entre disciplina de atuação e curso de formação

13 Instituições formadoras dos docentes em exercício
Inep Instituições formadoras dos docentes em exercício

14 Inep Salário

15 Como garantir um bom professor em sala de aula?
Políticas para o magistério: Atratividade da carreira docente Formação inicial Seleção Avaliação Desenvolvimento profissional

16 Atratividade da carreira docente
Características que podem ser alteradas por meio de políticas públicas: Remuneração Condições de emprego (contrato de trabalho) Condições de trabalho Perspectivas de carreira Status social / Reconhecimento profissional

17 Como selecionar um candidato com potencial para ser um bom professor?
Instrumentos utilizados em algumas experiências internacionais – unicamente ou de forma combinada: Diplomas específicos para docência ou certificados; Exames escritos com questões fechadas e abertas sobre conteúdos curriculares e pedagógicos; Currículo dos candidatos; Entrevistas com diretores e/ou conselho escolar; Observação de aula-teste;

18 No caso brasileiro A contratação é feita pelas secretarias de educação
Os exames escritos ainda se apresentam como a melhor opção de instrumento para seleção O ideal é garantir que os candidatos que entrem na carreira demonstrem possuir os conhecimentos considerados necessários para uma prática docente efetiva e que sejam passíveis de medir em um exame escrito, antes que a prática se efetive

19 Como são as seleções no Brasil hoje?
Não existem informações agregadas sobre todas as seleções que são realizados no país Gatti e Nunes (2009) em uma pesquisa com 35 seleçõess para professores de séries iniciais de secretarias estaduais e de capitais do país, observam que: Cobram majoritariamente conhecimentos de legislação e estrutura de funcionamento dos sistemas educacionais; Geralmente cobram algum domínio de Língua Portuguesa, mas não de Matemática nem Ciências Sociais e Naturais; São poucas questões sobre os fundamentos da educação, e raramente relacionadas às práticas docentes; Itens se referem geralmente a conteúdos teóricos e de modo superficial.

20 Muito Obrigado! Ministério da Educação
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Muito Obrigado! Nota: Nesta apresentação foram utilizados dados da Prova Brasil, Censo Escolar, Censo da Educação Superior e RAIS


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